Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Activistas lutam contra extinção de botos no Mar Báltico
A população do cetáceo que vive nas águas gélidas do norte europeu caiu 60% nos últimos anos. Ambientalistas exigem que as autoridades proíbam os pescadores de usar redes, que constituem armadilha fatal para os botos.
![]() |
25 DE NOVEMBRO
WavEC, Offshore Renewables, realiza o seu seminário anual
O WavEC, Offshore Renewables, realiza o seu seminário anual no dia 25 de Novembro, no Museu da Electricidade, em Lisboa. No dia seguinte será organizado com a Embaixada da Holanda um encontro dedicado à exploração das oportunidades de cooperação entre entidades portuguesas e holandesas no sector das energias renováveis marinhas.
![]() |
POLAMPORTOS 03
Esta terça-feira, no Porto de Aveiro
A Direcção-Geral da Autoridade Marítima, através da Direção do Combate à Poluição do Mar, participa, esta terça-feira, dia 29 de Outubro, na POLAMPORTOS 03 - uma reunião de coordenação com as principais Administrações Portuárias do Continente -, que se realiza nas instalações da Administração do Porto de Aveiro (APA).
![]() |
Acção de limpeza na Doca de Pesca em Setúbal pretendeu sensibilizar cidadãos
A Doca de Pesca do Porto de Setúbal foi alvo de uma operação de limpeza, no dia 20 de Outubro, numa ação de voluntariado enquadrada no Projeto 02 do “Arte em Toda a Parte” da Immochan, em parceria com o “Grace” e a “aMar”, e apoio da APSS, CMS. O evento recebeu ainda a participação de um representante da Bivalmar – Pesca de Bivalves, CRL e da Setúbal Pesca – Associação Pesca Artesanal.
![]() |
AFIANÇA ESPECIALISTA:
Portugal vai perder 100 metros de costa, subindo o risco das «grandes inundações»
A costa portuguesa representa um dos maiores desafios colocados à União Europeia, na proteção do meio ambiente face às alterações climáticas. Em alguns pontos do litoral português, o avanço do mar pode mesmo roubar 100 metros à costa, se nada for feito para abrandar os efeitos da erosão costeira. Especialista coloca maioria da costa em risco elevado e muito elevado.
![]() |
23 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA
Aquecimento global vai afectar estuários e rias
O aquecimento global e a subida do nível do mar terão efeitos devastadores nos estuários e rias portugueses provocando a redução da produção agrícola, alertam especialistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8ºC este século e o nível do mar poderá subir até 82 centímetros, com danos relevantes na maior parte das regiões costeiras do globo, segundo o quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA, EM PORTIMÃO
Julieta regressa ao habitat natural com apoio da Marinha
A Lancha de Fiscalização Rápida Argos colabora hoje, 11 de outubro, na devolução de uma tartaruga marinha da espécie Caretta caretta ao seu meio natural após dois anos e meio longe de “casa”. A “Julieta”, assim se chama, será libertada ao largo de Portimão, após ter estado em tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem.
![]() |
VOLUNTÁRIOS LIMPAM PRAIA DOS COELHOS, EM SETÚBAL
Uma tonelada de lixo recolhida numa manhã de outono
Uma ação de limpeza na Praia dos Coelhos, na Arrábida, realizou-se no último sábado de manhã, no âmbito da iniciativa “Amar Setúbal”, organizada pela Câmara de Setúbal e pela APAMB – Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental. Ao todo, vinte voluntários retiraram da praia e zonas envolventes uma tonelada de lixo. O balanço é, segundo a organização, “muito positivo”.
![]() |
Medusas pararam central nuclear na Suécia
Uma praga de medusas obrigou à paragem de uma das maiores centrais nucleares do mundo - na Suécia. Os operadores da central nuclear de Oskarshamn, no Sudeste do país, tiveram de parar o reactor número três depois de toneladas de medusas-da-lua (Aurelia aurita) terem entupido os tubos que transportam água fria até às turbinas da central, para arrefecer os reactores.
![]() |
APSS participa em acção de limpeza na Praia dos Coelhos
A APSS vai participar numa acção de limpeza na Praia dos Coelhos, na Arrábida, que decorrerá no dia 5 de outubro, no âmbito da iniciativa “Amar Setúbal” organizada pela APAMB – Associação Portuguesa de Inspeção e Prevenção Ambiental e Câmara Municipal de Setúbal.
![]() |
Microalga protege antiga reserva natural das Selvagens das incursões de pescadores espanhóis
Ilhas ou rochedos, as Selvagens? "Rochedos? Eu pago IMI da casa que tenho na Selvagem Grande", diz o médico e ornitólogo Francis Zino. Ironicamente, tem sido um vegetal tóxico a principal defesa da reserva natural contra incursões espanholas.
![]() |
Marinha e Zoomarine devolvem tartaruga marinha ao seu habitat
A Marinha Portuguesa, através do Comando da Zona Marítima do Sul, em associação com o Zoomarine devolveu esta quinta-feira, ao mar, a tartaruga marinha "Kapa".
![]() |
GAIA
Três toneladas de lixo retiradas do estuário do Douro por desempregados
São quatro e estão recrutados até ao fim do ano para limpar a Reserva Natural Local do Douro. Recebem mensalmente 409 euros e vivem entre espécies raras, combatendo, também, a praga de chorões.
![]() |
EUA
Autoridades perplexas com número muito elevado de golfinhos mortos
Pelo menos 124 golfinhos deram à costa desde julho, todos já mortos ou moribundos. Só no mês passado, foram 89, um número sete vezes superior ao normal. O organismo norte-americano responsável pela monitorização e proteção dos mamíferos marinhos considera que estas mortes representam um "evento invulgar", que vai agora ser investigado.
![]() |
Porto de Setúbal duplica capacidade de produção de electricidade
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA assinou, com a empresa SolarWaters, o fornecimento e montagem de dois sistemas de produção de energia fotovoltaica, a instalar nas coberturas dos edifícios das oficinas e do Cais 3.
![]() |
GRACIOSA, AÇORES
Projecto alemão inédito quer trocar energias fósseis por renováveis
Meta da ideia única no mundo é eliminar geradores a diesel e investir apenas em energia verde na Graciosa. Se der certo, a iniciativa poderá servir de modelo para outras partes do mundo.
![]() |
Porto de Sesimbra: Praia do Ouro com Bandeira Azul
A Praia do Ouro, localizada no Porto de Sesimbra, uma das mais belas do litoral português, viu reconfirmada a atribuição da Bandeira Azul, no dia 13 junho, uma certificação que associa às condições naturais, um conjunto de infraestruturas e serviços de excelência.
![]() |
COSTA DA CAPARICA E ESPINHO
Pescadores e moradores. A perceção do risco sobre a erosão costeira e galgamento oceânico em núcleos urbanos antigos
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), através do atual Núcleo de Estudos Urbanos e Territoriais (NUT), e em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), desenvolve um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia sobre políticas de território e conflitos ambientais, na relação com a erosão costeira. O projeto intitula-se Regulações e Conflitos Ambientais Devido à Erosão Costeira.
![]() |
Cientistas dizem que Parque Marinho da Arrábida começa a dar frutos
Há mais e maiores peixes nas zonas onde a pesca foi proibida, em 2009, no Parque Marinho Luiz Saldanha, na Arrábida. Esta conclusão vem de estudos realizados por investigadores do ISPA-Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Os resultados são, no entanto, preliminares e é preciso mais tempo de monitorização para uma melhor avaliação.
![]() |
Vaga de calor leva gaivotas a trocar mar pelos telhados das cidades costeiras
Há cada vez mais gaivotas no miolo urbano das cidades costeiras como Lisboa, Porto, Peniche, Setúbal ou Portimão e o fenómeno está a aumentar com a atual vaga de calor, disse à Lusa um especialista da SPEA.