Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ESTA TERÇA-FEIRA, O AUDITÓRIO DO EDIFÍCIO SEDE DA APS ACOLHE O EVENTO:
«Natural Hazards Safety Tools applied to Port and Maritime Environment»
Esta terça-feira, 25 de Setembro, o auditório do Edifício Sede da APS acolhe o evento “Natural Hazards Safety Tools applied to Port and Maritime Environment”. A organização cabe à empresa “Qualiseg” e à associação Fórum Oceano, sendo abordados os seguintes temas:
Riscos Naturais e potenciais impactes; Resiliência do espaço Marítimo-Portuário face a situações de catástrofe.
A entrada é livre.
![]() |
MINISTRA DO MAR:
Portugal quer ser «estação de serviço» para navios a gás natural
Portugal quer afirmar-se como uma "estação de serviço atlântica" a abastecer navios de grande porte a gás natural, afirmou a Ministra do Mar, uma das medidas que a indústria naval e portuária precisa para poluir menos.
À margem da abertura do encontro internacional Oceans Meeting, que juntou em Lisboa centenas de especialistas em ambiente e em transporte naval, Ana Paula Vitorino afirmou que a maior parte das novas encomendas de navios de cruzeiro são alimentadas a gás natural liquefeito.
![]() |
Energia das marés testada na Escócia
A Comissão Europeia (CE) aprovou recentemente mais uma fase de um projecto da Nova Innovation, com sede em Edimburgo, na Escócia – Enabling Future Arrays in Tidal (EnFAIT) –, cujo objectivo é promover a geração de electricidade a partir da energia das marés. Trata-se de um projecto de 20 milhões de euros que já vem sendo testado há um ano, e cujo design e desenvolvimento têm demonstrado sucesso, pode ler-se no comunicado oficial.
![]() |
O primeiro navio a hidrogénio a dar a volta ao mundo está em Lisboa
O Energy Observer chegou a Lisboa para uma nova etapa da sua Odisseia para o Futuro, uma viagem à volta do mundo que começou em junho de 2017 em França, com a duração de seis anos e que irá passar por 50 países e 101 portos de escala.
A tripulação, comandada por Victorien Erussard e Jérôme Delafosse, apresentará em Lisboa as tecnologias existentes a bordo, relatará a expedição e procurará descobrir soluções inovadoras para a salvaguarda do planeta.
![]() |
72 Países E Várias Organizações Mundiais Assinam Esta Sexta-Feira Em Lisboa Declaração Conjunta Sobre Os Oceanos
A edição de 2018 do Oceans Meeting termina esta sexta-feira com uma Reunião Ministerial que juntará na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, um total de 72 países (grande parte deles representados por Ministros e Secretários de Estado com a pasta dos Oceanos) e várias Organizações Internacionais com responsabilidades em matéria dos oceanos – casos das Nações Unidas, UNESCO, Comissão Europeia ou IMO.
No final da Reunião Ministerial, será lida a Declaração Conjunta.
![]() |
PRIMEIRO SISTEMA DE LIMPEZA OCEÂNICA DO MUNDO
Rewatch System 001 lançado com sucesso no Pacífico
Após cinco anos de pesquisa e experiências, o primeiro sistema de limpeza oceânica do mundo foi lançado na Baía de São Francisco.
O sistema encaminha-se agora para ponto intermediário, entre 250 a 350 milhas náuticas no mar, onde será submetido durante duas semanas a testes antes de prosseguir a sua jornada em direcção ao Grande Depósito de Lixo do Pacífico, a 1.200 milhas náuticas da costa, para iniciar a limpeza.
![]() |
Plástico: o problema dos mares
Will McCallum, responsável pelos oceanos da Greenpeace do Reino Unido, escreveu um livro – Viver Sem Plástico -, onde expõe o problema, mas incide principalmente nas soluções. Aquele que denomina de “guia para mudar o mundo e acabar com a dependência do plástico”, pode ser uma das soluções para este grande problema cuja resolução pode e deve passar por cada um.
![]() |
EVITANDO O LANÇAMENTO DE LIXO PARA O MAR
Bruxelas quer que navios passem a pagar taxa de resíduos indirecta
Bruxelas quer que os navios passem a pagar uma taxa de resíduos indireta, independentemente da entrega efetiva de lixo. O comissário europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas considera que desta foram se incentiva os navios a entregar o lixo na costa em vez de o lançar para o mar.
Em entrevista ao jornal Público, Karmenu Vella disse que “será exigido a todos os navios que paguem uma taxa (de resíduos) indireta, que deverá ser paga independentemente da entrega, ou seja, dissociada dos volumes de lixo entregues”
![]() |
FIGUEIRA DA FOZ
Dragagens abastecem Praia da Cova com areia
Novas dragagens deverão arrancar em breve para abastecer a Praia da Cova, a norte do quinto molhe, localidade da freguesia de São Pedro, onde a erosão costeira ameaça a zona residencial. A transferência de areia, da barra e do areal urbano, envolve a Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) e a Agência Portuguesa d Ambiente (APA).
![]() |
A 15 E 16 DE SETEMBRO, COM O APOIO DA APS
Limpar (e catalogar) o lixo marinho em duas praias de Sines
A Câmara Municipal de Sines assinala o Dia Internacional de Limpeza Costeira (15 de setembro - International Coastal Cleanup, apoiado pela Ocean Conservancy) e o Dia Nacional de Limpeza de Praias (16 de setembro), com a 2.ª ação de monitorização “Os suspeitos do costume - Do Rio ao Mar sem Lixo!”, limpando e catalogando os resíduos do areal.
Esta acção decorre de um desafio lançado pelo Programa Bandeira Azul (ABAE) 2018, que visa a elaboração do TOP 10 dos itens mais abundantes e as possíveis origens, análise sobre os seus impactos e reflexão sobre formas de os evitar.
![]() |
Esclarecimento da APSS sobre dragagens no Sado
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, tem vindo a desenvolver desde 2004 um Plano de Monitorização de Dragagens, onde tem compiladas as várias dragagens realizadas ao longo do tempo, sendo que a última com alguma expressão se verificou há mais de 4 anos, não sendo por isso razoável estabelecer qualquer relação causa-efeito entre as dragagens realizadas e a erosão verificada nas praias. (...)
![]() |
Marinha participa em acção simbólica de libertação de espécies marinhas no oceano
A Marinha, através da lancha de fiscalização Hidra, participou na libertação de espécies marinhas junto à ilha do Martinhal, numa ação promovida pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no âmbito da abertura do Campeonato do Mundo de Pesca Submarina, em Sagres, no Algarve. Foram libertados 04 Meros.
A ação contou com a participação da Ministra do Mar, do Secretário de Estado do Ambiente e do Secretário de Estado das Pescas.
![]() |
Resíduos de navios de mercadorias em Leixões diminuíram no 1º semestre
"Os resíduos produzidos em Leixões (Porto), durante o primeiro semestre de 2018, face ao mesmo período de 2017, diminuíram, pelo que o aumento de carga movimentada não significa necessariamente aumento da produção de resíduos associada", avançou à agência Lusa fonte do gabinete de imprensa da APDL.
![]() |
VÍDEO
Oceanos: vamos ter mais plásticos do que peixe?
Todos os anos são produzidas mais de 300 milhões de toneladas de plástico no mundo e 8 milhões despejadas nos oceanos. Para acabar com esta praga é preciso reciclagem, proibição de sacos e de talheres descartáveis, uso de bactérias e fungos e mudança de hábitos no consumo alimentar. Dois minutos e 59 segundos para explicar a invasão dos plásticos no mundo.
![]() |
Mais de 900 navios já têm depuradores a bordo
Até 31 de Maio, 983 navios já estavam equipados com depuradores (sistemas de limpeza de gases se escape dos navios, também designados scrubbers), avança a EGCSA,(Exhaust Gas Cleaning Systems Association). No entanto, a mesma associação não acredita que este panorama venha a vingar.
“Embora tenha havido um aumento na procura, e não sendo a capacidade do estaleiro um problema”, outras limitações se podem impor, como a “disponibilidade de experientes nestas instalações”, refere a EGCSA, em comunicado.
![]() |
Exposição sobre lixo marinho
A APLM tutela uma exposição sobre o tema do lixo marinho muito completa, que pode deslocar-se temporariamente à sua escola ou município. Esta exposição é bilingue, inclui vários painéis rígidos (com suporte próprio), diversos materiais didáticos e interativos, e amostras de lixo recolhido nas praias do nosso país (requer espaço mínimo de 120 m2). Encontra-se também disponível uma versão mais pequena desta exposição com posters em tela, e amostras de lixo recolhido nas praias do nosso país (necessita de local e meios para fixação de aproximadamente 12 posters).
![]() |
Por um oceano limpo
São treze milhões de toneladas de plástico a chegar ao oceano, por ano. Garrafas, embalagens, palhinhas, correias de plástico e materiais de pesca constituem a maior parte do lixo encontrado nos oceanos. Na UE, os países concordaram em começar a monitorizar a quantidade de plástico consumido e em tomar medidas capazes de promover a substituição de produtos descartáveis e de curta duração por materiais reutilizáveis e mais duradouros.
![]() |
INVESTIGAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS DO AMBIENTE E DO MAR DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Boto: extinção à vista na costa portuguesa
No primeiro semestre de 2018 foram registados 27 botos mortos na costa portuguesa. O número, que ultrapassa em muito os valores registados para o primeiro semestre dos anos anteriores, antevê um cenário catastrófico para a presença destes golfinhos em águas nacionais: podem desaparecer por completo em menos de 20 anos. O alerta é de uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) e da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (SPVS), que aponta a captura acidental em artes de pesca como a principal causa do declínio do boto em Portugal.
![]() |
Baía de Armação de Pêra é paraíso para biólogos e mergulhadores
A baía de Armação de Pêra é considerada um paraíso para biólogos marinhos e mergulhadores, servindo de casa a mais de 800 espécies. Este recife natural estende-se por cerca de 12 quilómetros e é estimado ser um dos maiores em Portugal.
Nesse sentido, a Câmara de Silves defende a classificação da baía de Armação de Pêra como "Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário".
![]() |
Recuperação do sistema dunar entre Ílhavo e Mira está concluída
A terceira fase da empreitada de protecção e recuperação do sistema dunar entre Ílhavo e Mira será inaugurada em breve. A obra teve início em Agosto de 2017 e ficou concluída no dia 18.
O projecto custou 2,4 milhões de euros, tendo sido financiado por fundos comunitários em 85 por cento e o restante pela empresa pública responsável por um vasto conjunto de intervenções na zona ribeirinha da região.