Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FIGUEIRA DA FOZ

Estudo vai decidir sobre a extracção de areia

Luís Leal, da Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), entidade parceira da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Câmara Municipal para a dragagem de três milhões de metros cúbicos de areia no areal urbano, defende que o estudo de impacte ambiental é que vai determinar de onde vai ser extraído o material inerte.

CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO DO PROJECTO PLATICEMAR

5 empresas de Aveiro entre as vencedoras

Na 1ª Gala Platicemar, realizada no Hotel Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, foram anunciados os 24 vencedores finalistas do concurso ideias de negócio do projecto Platicemar que apoia e facilita o aparecimento de novas empresas de base tecnológica na economia do mar.

A Região de Aveiro inscreveu cinco finalistas entre as empresas vencedoras: Moulds Bond, R5 Marine Solutions, Natursensae, Projeto ViP e MERO.

Porto de Setúbal quer consenso com pescadores para deposição de areias de dragagens no Sado

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) "não vai permitir a deposição de dragados na zona da Restinga até que haja uma solução de consenso com os pescadores", garantiu à agência Lusa fonte da administração portuária.

CENTRO DE CIÊNCIAS DO MAR E DO AMBIENTE | FIGUEIRA DA FOZ

MARE e APLM criam aplicação para contar o lixo marinho

Desde 14 de Fevereiro que está disponível a plataforma lixomarinho.app, que serve para contabilizar o lixo marinho nas praias portuguesas. Promovida por investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM), a aplicação também está disponível no Facebook e instagram, refere a FCTUC.

PORTO DE SETÚBAL

Mariscar SEM Lixo arranca nos portos Palafíticos da Carrasqueira e do Possanco

A Campanha de Sensibilização e Limpeza das margens do estuário do Sado, Mariscar SEM Lixo, organizada pela Ocean Alive, arranca dia 24 de Fevereiro com uma ação de limpeza dos Portos Palafíticos da Carrasqueira e do Possanco, e conta com o apoio do Porto de Setúbal.

Navios da Marinha treinam apoio ao combate à poluição

O navio hidrográfico "D. Carlos I" e a lancha hidrográfica "Auriga", com uma equipa embarcada de operacionais da Direção de Combate à Poluição do Mar da Direção-Geral da Autoridade Marítima, realizaram no dia 12 manobras e operações numa área a sul da barra Sul de Lisboa, a fim de testar o emprego destes navios no combate à poluição no mar por hidrocarbonetos.

Investigadores do Porto lideram consórcio que visa localizar redes-fantasma no mar

Investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), no Porto, lideram um consórcio europeu que visa, através de sensores, localizar as "redes-fantasma" que se perdem no mar e assim "reduzir o lixo", revela a responsável.

CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO DO PROJECTO PLATICEMAR

5 empresas da Figueira da Foz entre as vencedoras

A 1ª Gala Platicemar decorreu a 31 de Janeiro, no Hotel Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel. Na ocasião, foram anunciados os 24 vencedores finalistas do concurso ideias de negócio do projeto Platicemar que apoia e facilita o aparecimento de novas empresas de base tecnológica na economia do mar.
Empresas da Figueira da Foz que integram a lista das finalistas vencedoras: Ocean Scanner, Undersee, AquaAll, OffShore Energy Figueira e AquaDreams.
 

Estudo revela que águas europeias são chave para regularização do clima

O que explicam os investigadores de sete países é que as águas europeias impulsionam a reviravolta do oceano, chave para a regularização do clima, e essa circulação no Atlântico meridional pode não só ajudar investigadores a calcular melhor o degelo do Árctico, como futuras mudanças na capacidade do oceano mitigar as mudanças climáticas.

TAILÂNDIA, 7 E 8 DE MARÇO

ASEM meeting on Marine Debris

Nos dias 7 e 8 de março, decorrerá na Tailândia a Reunião de Alto Nível da ASEM sobre Sustentabilidade Marinha, cujo objectivo principal consiste em promover o debate sobre acções com impacto na Sustentabilidade Marinha e estratégias que sejam centradas nas pessoas e simultaneamente no ambiente.

A grande obra no litoral do país vai acontecer na Ria de Aveiro

A grande obra no litoral do país vai acontecer na ria de Aveiro Desta parece que vai ser mesmo de vez. O desassoreamento da ria de Aveiro está a poucas semanas de avançar para o terreno.
É a maior de todas as intervenções destes últimos anos no litoral e nas lagoas costeiras”, destacou ao PÚBLICO o Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, a propósito da obra orçada em 17,5 milhões de euros (mais IVA).

Polis adjudicou desassoreamento da Ria de Aveiro por 17,5 milhões de euros

A Polis Litoral Ria de Aveiro anunciou a adjudicação a empreitada do desassoreamento na Ria de Aveiro pelo valor de 17,5 milhões de euros. A empreitada mais importante da sociedade pública participada pelas autarquias da região, atualmente em fase de liquidação, ocorre no mês em que celebra 10 anos de existência.

Governo aprova alterações na Rede Natura 2000 para defesa de espécies marinhas

Foram aprovadas em Conselho de Ministros duas resoluções que alteram limites de áreas da Rede Natura 2000 para proteger espécies e habitats marinhos.

Uma das resoluções altera “os limites do sítio Costa Sudoeste (PTCON0012), incluído na lista nacional da Rede Natura 2000”, refere uma nota do Conselho de Ministros. “A área do sítio mais do que duplica, com o objectivo de promover a protecção de duas espécies de cetáceos incluídas na Directiva relativa à conservação dos habitats naturais e da flora e fauna selvagens: o roaz e o boto”, refere a mesma nota.

Novas regras para a reciclagem de navios

A DGRM disponibiliza online circular que tem como objectivo informar as partes interessadas sobre as novas regras aplicadas à reciclagem de navios, a partir de 31 de dezembro de 2018.

SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE AREIAS (BYPASS) DE NORTE PARA SUL DA FOZ DO MONDEGO

Agência Portuguesa do Ambiente confirma estudo

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garante que o estudo sobre o sistema de transposição de areias (bypass) de norte para sul da foz do Mondego será realizado em 2019. Quem o garantiu foi o vice-presidente, Pimenta Machado. Este responsável afiançou que será lançado um concurso para se aferir “a melhor solução técnica” para a Figueira da Foz e Aveiro.

Candidaturas abertas ao Programa Bandeira Azul 2019

Estão abertas as candidaturas até 15 de janeiro 2019!
O programa Bandeira Azul, na edição de 2019, irá trabalhar o tema “Do Rio ao Mar sem Lixo” , sendo que de acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

PE e Conselho chegaram a acordo sobre redução de lixo marinho

O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu chegaram a acordo sobre medidas propostas pela Comissão Europeia para reduzir o lixo marinho. Este acordo, que tem como objectivo principal alcançar 10 produtos de plástico mais frequentemente encontrados nas praias, apesar de conseguido, necessita ainda de ser formalmente ratificado pelos Estados-membros e pelo Parlamento Europeu (PE), o que se prevê concluído até à Primavera de 2019.

UNCTAD ALERTA:

Portos devem estar preparados para alterações climáticas

O alerta é da UNCTAD – Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento: os portos à escala global devem ser preparados para os inúmeros e gigantes desafios que serão colocados pelas alterações climáticas.

PRESTIGE | MARÉ NEGRA

17 anos depois, Governo espanhol vai receber indemnização de 1,5 mil milhões

O Supremo Tribunal de Espanha determinou o pagamento de indemnizações que superam 1,5 bilião de euros pelo devastador vazamento de petróleo provocado em 2002 pelo navio "Prestige" na costa da Galícia.

Na sentença definitiva, com data de 19 de dezembro, o Supremo confirma a responsabilidade civil directa do capitão do navio, o grego Apostolos Mangouras, da seguradora The London Owners Mutual Insurance Association e subsidiariamente da proprietária da embarcação, Mare Shipping, pelos danos da maré negra ocorrida em novembro de 2002.

Governo aprova adesão à Convenção sobre biofouling

Foi publicado em Diário da República o Decreto n.º 26/2018, “que aprova, para adesão a Convenção Internacional relativa ao Controlo dos Sistemas Antivegetativos Nocivos nos Navios, adoptada em Londres, em 5 de outubro de 2001, no contexto de uma conferência diplomática, a Conferência AFS, realizada sob a égide da Organização Marítima Internacional”, informa a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Total: 815