Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Ministro do Mar acompanhou trabalhos de mapeamento de coral vermelho ao largo de Albufeira

O Ministro do Mar acompanhou esta segunda-feira, ao largo de Albufeira, os trabalhos de uma equipa do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) que está a mapear a distribuição de coral vermelho (corallium rubrum) na costa portuguesa.

Trata-se de uma espécie vulnerável, alvo de apanha ilegal para joalharia e objetos decoração e também outras ameaças, como redes de pesca, e que Ricardo Serrão Santos está empenhado em proteger.

REPORTAGEM DA REVISTA «VISÃO»

Isto é coral vermelho!

“Isto é coral vermelho!” A segurar uma pequena amostra do que foi recolhido no fundo do mar, é assim que Joana nos apresenta aquele bem precioso, a rama que os pescadores algarvios costumam trazer agarrada às redes, sem saberem que há quem pague milhares para ter uma joia daquela cor. “Aqui só soubemos da sua existência depois de anunciarem a detenção de uma rede ilegal”, conta a bióloga, a lembrar a notícia de há dois anos, segundo a qual a polícia marítima apanhou três portugueses e três espanhóis com 32 quilos do precioso coral que, no mercado paralelo, pode render mil euros por quilo.

Porto da Figueira da Foz subscreve Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro

O Porto da Figueira da Foz assumiu o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares ao assinar o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, que é coordenado pela CCDRC.

Os compromissos assumidos pelas 84 entidades que subscreveram o pacto assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular.

UE ACELERA INCLUSÃO

«Shipping» mais perto de integrar esquema de comércio de emissões

Está cada vez mais perto o cenário de inclusão do transporte marítimo no esquema de comércio de emissões, depois do Comité do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar do Parlamento Europeu ter votado a favor da introdução no ETS (Emissions Trading System) dos navios de cinco mil ou mais toneladas de arqueação bruta. Além deste desenvolvimento, os deputados defenderam que tal progresso não, por si só, suficiente.

OVAR

Projecto de sensibilização para o lixo marinho vai ser financiado

“Fishing the Plastic – (H)À Pesca (N)Do Plástico” da Associação Business as Nature, numa parceria com a Câmara Municipal de Ovar, é um dos seis projectos vencedores do programa de “Prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho” aprovados e financiados pelos EEA Grants em Portugal.

Draga já retirou dois milhões de metros cúbicos de areia do Porto de Aveiro

O quadro da zona portuária em Aveiro mudou. Em dois meses desapareceu o enorme monte de areia. Com a maior parte já retirada, já foram sugados dois milhões de metros cúbicos, deslocados para o mar, protegendo a costa.

Poluição oceânica por microplástico foi subestimada

A pandemia de plástico que assola os oceanos parece pior do que até agora anunciada. Novos estudos demonstram que a poluição oceânica por microplástico foi subestimada, havendo pelo menos o dobro do número de partículas do que se pensava anteriormente.

Primeiro Hastear Bandeira Azul 2020

A Praia do Ancão, em Loulé e a Marina de Portimão receberam as Cerimónias Nacionais de Hastear de Primeira Bandeira Azul em Praia Costeira e em Marina.

A Coordenação Nacional e o Júri do Programa Bandeira Azul reconhecem, assim, o trabalho desenvolvido pelo Município de Loulé desde 1987, ano em que hasteou a primeira Bandeira Azul, e assinalam a sua evolução ao longo destes 33 anos. Em 2020, as 10 praias de Loulé são galardoadas com Bandeira Azul.

Covid-19 e poluição: diminuiu no ar; mas, e no no mar?

Um grande problema é observado na imprensa norte-americana e europeia: o possível aumento da poluição dos oceanos em razão do descarte indiscriminado dos equipamentos de apoio aos cidadãos e profissionais da saúde. O plástico é um material essencial para o equipamento de proteção individual (EPI) do pessoal de saúde. As máscaras que usam, chamadas FPP, têm um material filtrante feito de uma malha de fibras plásticas que retém vírus. Para não falar em óculos e viseiras.

ABERTURA DA ÉPOCA BALNEAR ESTE SÁBADO, 13 DE JUNHO

São Jacinto recebe Bandeira de Praia Acessível e Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro

Este sábado, dia 13 de junho pelas 11h00, será realizada a cerimónia de abertura da Época Balnear 2020, na Praia de São Jacinto, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, do Capitão do Porto de Aveiro, Humberto Rocha e do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

Neste dia serão hasteadas a Bandeira Praia Acessível Para Todos, que promove o cumprimento da legislação sobre acessibilidade, bem como com a Bandeira Qualidade de Ouro 2020, atribuída pela QUERCUS, que premeia as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade.

MIGUEL LACERDA

«O tonto e fritado da cabeça» que tira lixo nos Oceanos desde 1981

Mergulhador chegou a ser abordado pela polícia por trazer lixo do mar para a praia. Já "pescou" fardos de droga e acredita cada vez menos na sustentabilidade náutica, apesar de todos os anos recolher cerca de 30 mil litros de desperdícios marinhos.

A recolher lixo dos Oceanos desde 1981. Miguel Lacerda foi mergulhador profissional, campeão de pesca submarina, participou em expedições científicas e estudos de fauna marinha. Foi o primeiro cidadão nacional a mergulhar nas águas da península antártica em 2010, numa expedição a bordo de um navio quebra-gelo russo e conta já com mais de 20 travessias oceânicas, em circum-navegação ou a bordo de veleiros. Agora dedica-se apenas a navegar e recolher lixo oceânico. "Desde 1981 que chamo a atenção para o lixo dos Oceanos, chamaram-me fritado da cabeça, maluco, tonto, provavelmente os mesmos que hoje que dão palmadinhas nas costas quando me vêm chegar à praia com litros de lixo", contou ao DN o "velhote", já com 63 anos, recordando que na década de 80, quase foi preso em Cascais por trazer lixo do mar para a terra.

Bruxelas vai revelar aliança europeia para o hidrogénio. Projecto de Sines terá destaque

A Comissão Europeia deverá anunciar no final do mês de junho os detalhes da sua nova Aliança para o Hidrogénio Limpo (Clean Hydrogen Alliance, no original), em inglês, na qual se inclui o projeto luso-holandês Green Flamingo, com vista à criação de uma unidade industrial de larga escala para a produção de hidrogénio verde em Sines, a partir da energia fotovoltaica.

NO VALOR DE 373.700 EUROS

Murtosa lança dragagem de porto de abrigo da Torreira

O município da Murtosa avançou com um procedimento concursal para a dragagem de manutenção do porto de pesca da freguesia da Torreira, na Ria de Aveiro.
Segundo o edital do concurso público publicado dia 29 de Maio em Diário da República, a empreitada tem valor base de 373.742 euros. O prazo de execução previsto é de 130 dias.

Estaleiros de Viana apostam na inovação

A West Sea instalou no interior do ferryboat Sicilia – com 186 metros de comprimento, capaz de transportar mil passageiros e 480 veículos, da companhia de transporte marítimo Baleària –, um tanque de grandes dimensões, com capacidade para armazenar 425 metros cúbicos de GNL, com os quais terá autonomia para navegar 1.100 milhas náuticas. A vantagem ambiental da propulsão deste ferry ser assegurada por GNL está calculada numa redução de emissões poluentes (que elimina emissões de partículas pesadas e de enchofre) da ordem dos 30%, o que corresponde a menos 9.100 toneladas de emissões por ano.

Toneladas de máscaras descartáveis podem ir parar ao mar

Luvas e máscaras não são recicláveis, e atirá-las para o chão começa a fazer parte do “novo normal” um pouco por todo o mundo. E mesmo que só 1% das máscaras vá parar ao mar, são 40 toneladas de plástico a inundar os oceanos, alerta a WWF

CONHEÇA A LISTA COMPLETA

360 praias galardoadas com Bandeira Azul

A Bandeira Azul vai ser hasteada este ano em 360 praias fluviais e costeiras, mais oito do que em 2019, anunciou a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, que pede responsabilidade aos veraneantes no regresso ao mar.

As distinções deste ano, apresentadas em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, contemplam 322 praias costeiras, mais cinco do que em 2019, e 38 fluviais, mais três do que no ano passado.

As praias estão distribuídas pelo Algarve (87), Norte (76), Tejo (57), Centro (46), Alentejo (36), Açores (42) e Madeira (16).

Ensejo para revisitarmos algumas notícias que ao longo dos anos, temos publicado sobre a Bandeira Azul
 

Praia Vasco da Gama e Porto de Recreio de Sines renovam Bandeira Azul

A praia sob gestão da Administração dos Portos de Sines e do Algarve tem vindo a ser galardoada com a Bandeira Azul desde 2007, de forma ininterrupta.

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou dia 20 de maio a atribuição da Bandeira Azul à Praia Vasco da Gama e ao Porto de Recreio de Sines, infraestruturas geridas pela APS, que têm vindo a ser distinguidos com este galardão de forma ininterrupta desde 2007 e 2008, respetivamente. A atribuição deste galardão comprova o comprometimento da APS com a proteção do meio ambiente e com um desenvolvimento sustentável das atividades económicas geridas por esta autoridade portuária.

Espuma na Ria de Aveiro sem qualquer risco de contaminação ambiental ou perigo para o meio marinho

Na sequência de notícias veiculadas este sábado, 16 de maio, por vários órgãos de comunicação social, tendo por título dominante “Quercus denuncia descarga poluente na ria de Aveiro” e relativa à obra de Remoção de Inertes da ZALI, o Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.), acaba de tomar posição, refutando as acusações da Quercus.

EAGLE BRASILIA

Porto de Sines recebe navio tanque movido a GNL

O Porto de Sines recebeu a 26 de Abril o navio “Eagle Brasília”, um dual-fuel Aframax, que tem a particularidade de ser movido a GNL – Gás Natural Liquefeito. De notar ser muito rara a utilização deste combustível em navios tanque, nomeadamente no que respeita aos navios que transportam produtos petrolíferos.

Nesta viagem, o navio “Eagle Brasília”, proveniente do porto de Sullom Voe, no Reino Unido, atracou no Terminal de Granéis Líquidos para proceder à descarga 100 mil toneladas de crude para a refinaria de Sines. O navio tem um comprimento total de 250 metros e cerca de 44 metros de largura, apresentando um calado máximo de 15,1 metros.

Fórum Oceano participa em sessão sobre Ciência dos Oceanos e implementação da Agenda 2030

A Fórum Oceano participou na Sessão "The UN Decade of Ocean Science for Sustainable Development: From Challenges to Actions", organizada pelo Ministério do Mar, Academia das Ciências de Lisboa e Comité Português para a COI/UNESCO. A iniciativa promoveu o debate sobre como as Ciências dos Oceanos podem contribuir para o desenvolvimento sustentável e a prossecução dos objetivos da Agenda 2030

Total: 815