Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Os oceanos estão mais estáveis, mas isso não é bom para as alterações climáticas

É um círculo vicioso: o aumento da temperatura da atmosfera está a aquecer a superfície dos oceanos; por sua vez, águas mais quentes agravam o problema das alterações climáticas, conclui estudo sino-americano.

O estudo publicado na revista Nature analisou as águas dos oceanos ao longo da última metade deste século e os resultados pareciam, à partida, promissores. As conclusões indicavam que a estratificação dos oceanos, isto é, o fenómeno de formação de camadas horizontais de água com diferentes densidades, estáveis e ordenadas, que permite que as menos densas flutuem sobre as mais densas, está a aumentar significativamente. Isto quer dizer que os oceanos se tornaram mais estáveis, com menos oscilações.

Portugal Blue pesca 50 milhões para a economia azul

Novo fundo de capital de risco, financiado por dinheiro europeu e nacional, vai investir em projetos da economia do mar através de outros fundos. Mas não interessa apenas o sucesso financeiro: as metas de sustentabilidade também entram na equação.

Portugal e Holanda selam aliança para o hidrogénio verde, com Alemanha na mira

Fulcrais para esta parceria vão ser precisamente os portos marítimos de Sines e Roterdão, como ponto de partida e de chegada, respetivamente, do hidrogénio produzido em território português e exportado para a Holanda, de onde depois será distribuído pelo norte da Europa. “Não iremos a lado nenhum se desenvolvermos o hidrogénio sozinhos e temos consciência disso, por isso temos falado com outros países, participado em fóruns internacionais. No hidrogénio, o compromisso político e a colaboração entre diferentes stakeholders é tão ou mais importante que o desenvolvimento das tecnologias de produção”, afirmou João Galamba.

Porto de Sines integra o maior evento ibérico de Gás Natural

O Porto de Sines participa no “Green Gas Mobility Online Event”, um congresso que se realiza de 22 a 24 de setembro, e que tem como objetivo debater temáticas relacionas com gás natural e gases renováveis, procurando encontrar respostas para os atuais desafios do setor dos transportes.

Tendo em conta o atual contexto de pandemia, todo o evento decorre online, tanto as conferências temáticas como a exposição virtual onde se pode “navegar” e conhecer a oferta das empresas participantes. O certame é organizado pela GASNAM, a associação que promove o gás natural e renovável como combustível para o transporte terrestre e marítimo em Espanha e em Portugal, que conta já hoje com os principais players ibéricos do setor.

Arranca a 1.ª fase da Ciclovia do Mondego, em terrenos do Porto da Figueira da Foz

Em celebração da Semana Europeia da Mobilidade, foi inaugurada terça-feira, 22 de setembro, a 1.ª fase da futura “Ciclovia do Mondego” entre a Figueira da Foz e a Fontela (zona norte do terminal comercial), na presença da Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa. Este troço de ciclovia ligará no futuro, a Figueira da Foz a Coimbra.

OCEANBIRD

O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável.

De acordo com um relatório do The Driven, um consórcio sueco apresentou um navio transportador de carros com capacidade para 6 mil a 7 mil veículos e para atravessar todo o Oceano Atlântico, ao mesmo tempo que reduz 90% das emissões de dióxido de carbono.

Fundo do mar conta a história do clima com 66 milhões de anos

Estudo analisou registos de sedimentos marinhos. Investigadores alertam que, se as emissões de CO2 não baixarem até 2100, a temperatura média do planeta pode aumentar entre os cinco e os dez graus Celsius.

Passadiço vai ligar a praia da Barra à da Costa Nova

Até ao final deste ano, as praias da Barra e da Costa Nova vão ficar ligadas por um passadiço de madeira, que vai recuperar algumas das estruturas já existentes e construir outras de raiz.

Estudo de Impacte Ambiental dá luz verde ao novo terminal de contentores em Leixões

O estudo de impacte ambiental referente ao novo terminal de contentores do Porto de Leixões mostrou-se favorável à prossecução do projecto. O relatório refere que a «maioria dos impactes negativos» são «pouco significativos» e estão ligados «à fase de construção». Já na fase de exploração, analisa, «os aspectos negativos são de natureza paisagística». A notícia foi recebida com agrado pelo presidente da APDL, Nuno Araújo.

DRAGAGENS NA ZALI DO PORTO DE AVEIRO

Agência Portuguesa do Ambiente adjudica campanha de monitorização com recurso a traçadores fluorescentes

A Agência Portuguesa do Ambiente adjudicou à Universidade de Aveiro a campanha de monitorização com recurso a traçadores da execução da “Empreitada de Dragagem dos Fundos Adjacentes e Remoção dos Inertes da ZALI-Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro”, por 86 mil euros.

Em comunicado, a Agência Portuguesa do Ambiente salienta que a campanha de monitorização, cuja coordenação do acompanhamento técnico/científico é realizada pela Universidade de Aveiro/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e unidade de investigação RISCO, inclui diversas componentes de monitorização entre as quais se destaca a utilização de traçadores fluorescentes, componente pioneira em Portugal.

Sintra aprova projecto para criação de Área Marinha Protegida

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o desenvolvimento de um projeto para a criação de uma Área Marinha Protegida em Sintra. O projecto de cariz ambiental pretende preservar o meio marinho, assim como os recursos naturais do concelho, indo ao encontro da Estratégia da União Europeia para a Biodiversidade traçada até 2030.

Ministra da Agricultura colocada a par do projecto do Baixo Vouga Lagunar

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) está “a terminar” o projecto de execução do chamado sistema de defesa primário do Baixo Vouga Lagunar, executando também já o Estudo de Impacto Mmbiental (EIA).

Informações prestadas pelo presidente da CIRA, Ribau Esteves, à Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, durante uma visita que fez à Região de Aveiro “para se inteirar do Projeto de Desenvolvimento Agrícola do Vouga – Bloco do Baixo Vouga Lagunar”.

PROGRAMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA DA BANDEIRA AZUL

O PNVBA é apoiado pela Fundação Vodafone Portugal, como parte do Projeto Praia Saudável, cujo protocolo foi renovado em 2018 até setembro de 2022.
Através do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul, a Coordenação Nacional está representada nas praias e marinas galardoadas e, dessa forma, procura assegurar que são cumpridos os critérios do Programa Bandeira Azul ao longo da época balnear. No âmbito deste programa, os coordenadores regionais e/ou os jovens vigilantes, acompanhados por uma check list, visitam as praias galardoadas uma vez por semana e reportam qualquer situação que necessite de intervenção.

E se tivesse de mudar de profissão porque já não há oceano?

Vasco Ribeiro (surf), Joana Schenker (bodyboard), Fernando Pimenta (canoagem) e Miguel Lacerda (mergulho) surpreenderam os seus seguidores nas redes sociais ao anunciar que iriam colocar um ponto final nas respectivas carreiras. No entanto, tratou-se apenas de uma campanha de comunicação promovida pelo canal Discovery para lembrar a importãncia dos oceanos.

A campanha, com criatividade da Mustard, parte da ideia de que os quatro atletas não poderão continuar a praticar as suas modalidades devido à poluição causada pelo plástico. Por isso mesmo, cada um deles partilhou no Instagram uma foto das suas novas profissões, voltando a apanhar os seguidores de surpresa. Vasco Ribeiro dedicar-se-ia ao imobliário, Joana Schenker à contabilidade, Fernando Pimenta à jardinagem e Miguel Lacerda descobriria os encantos de ser soldador.

NEC Platforms lança bioplástico para ajudar a diminuir resíduos plásticos marinhos

A NEC Corporation, empresa japonesa, acaba de anunciar que a sua subsidiária NEC Platforms iniciou as vendas a nível global do NeCycle, um bioplástico celulósico altamente funcional que contém aproximadamente 50% de ingredientes vegetais não comestíveis, sendo biodegradável em ambientes naturais em aproximadamente quatro anos.

O NeCycle é composto por celulose, um recurso vegetal não comestível obtido de madeiras, palha de arroz, etc., e ingredientes seguros, apresentando propriedades amigas do ambiente tais como a decomposição a longo prazo no oceano e possuindo uma durabilidade que lhe permite ser aplicável a uma vasta gama de produtos.

Bandeira Azul | Época Balnear 2020

Durante a época balnear , sobretudo neste ano particular, registam-se ocorrências nas praias e pode haver necessidade de hastear as Bandeiras Azuis mais tarde ou mesmo de as arriar temporariamente, devido a incumprimentos. Para que os banhistas estejam informados, o balanço é feito diariamente e as ocorrências atualizadas e disponibilizadas na site Bandeira Azul.

«A Pesca por um Mar sem Lixo» arranca em VIANA DO CASTELO

“A Pesca por um Mar sem Lixo” deu mais um passo para cumprir o objetivo de reduzir o lixo marinho na costa portuguesa com o alargamento do projeto ao porto de pesca de Viana do Castelo, que conta no arranque com a adesão de 14 embarcações.

Viana do Castelo é o 16º porto de pesca a aderir a esta iniciativa, numa parceria que envolve a Docapesca, Câmara Municipal de Viana do Castelo, Vianapesca, Apropesca, Associação de Armadores de Pesca do Norte, Associação Portuguesa de Lixo Marinho, Resulima e For-Mar.

EMISSÕES DE CO2 PROVENIENTES DO TRANSPORTE MARÍTIMO

Incentivar a utilização de combustíveis hipocarbónicos

O IMT divulga a consulta pública da iniciativa FuelEU Maritime – Green European Maritime Space. Com a consulta, que está aberta até 10 de setembro de 2020, pretende-se que os cidadãos e os parceiros do sector marítimo-portuário emitam parecer e identifiquem as suas prioridades, o que permitirá à Comissão compreender melhor a forma como a EU pode ajudar o setor a tornar-se mais sustentável e competitivo, mas também mais moderno e resiliente às crises.

Marinha colabora com o Zoomarine na libertação de duas tartarugas marinhas

A Marinha Portuguesa, através do NRP Hidra, apoiou, no dia 20, a libertação de duas tartarugas marinhas que foram devolvidas ao seu habitat natural, o mar.

​​​​A libertação ocorreu após cumprido o período de reabilitação no Porto de Abrigo do Zoomarine e contou com a presença, a bordo do navio da Marinha, de elementos daquela entidade e do Comandante de Zona Marítima do Sul, Comandante Rocha Pacheco.

O Mar Começa em Ti!

Os resíduos que vão para o esgoto, o cano ou a sarjeta comprometem, em primeiro lugar, as Estações de Tratamento de Águas Residuais, cujo trabalho é essencial para a excelência da qualidade da água balnear, forçando-as a aumentar os recursos, humanos, materiais e financeiros utilizados no tratamento das águas. E, quando os resíduos chegam ao Oceano acentuam os graves problemas associados à poluição das águas balneares marítimas e fluviais e impedem-nos de realizar as suas funções, essenciais para a sobrevivência do Planeta.

Total: 800