Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




EXPOSIÇÃO PERMANENTE | MUSEU DO MAR REI D. CARLOS

Cascais na rota dos naufrágios

O mar de Cascais, através das prospecções e escavações realizadas pelos arqueólogos subaquáticos, dá conta da ocorrência de inúmeros naufrágios, da época romana à contemporaneidade.
O vasto e rico mundo subaquático permite aos arqueólogos ampliar o campo de investigação, num universo fascinante de descoberta.

ESTA SEXTA-FEIRA, 31 DE MARÇO | ENTRADA LIVRE PARA O COLÓQUIO

Colóquio de encerramento da exposição «Os Tesouros dos Arquivos do Barreiro… em Lisboa»

Pacheco Pereira, do Arquivo Ephemera; Fernando Rosas, do Instituto de História Contemporânea; Silvestre Lacerda, da Torre do Tombo e Álvaro Ferreira da Silva, da Universidade Nova SBE são os protagonistas do colóquio “Os Tesouros dos Arquivos do Barreiro… em Lisboa” que esta sexta-feira, 31 de março, tem lugar na Gare Marítima de Alcântara. A sessão começa às 15h00 e o dia termina com a Sunset Archive Party a partir das 17h30.

NAVIO-MUSEU SANTO ANDRÉ

Exposição «As redes de emalhar na pesca do bacalhau: os pesqueiros e as quotas»

Enquadrada numa série expositiva sobre a pesca do bacalhau com redes de emalhar, esta exposição leva-nos aos pesqueiros e às políticas públicas de resposta aos grandes desafios lançados às pescarias longínquas portuguesas. Numa conjuntura de crescente limitação do esforço de pesca e das zonas tradicionais de captura de bacalhau, a frota dos navios redeiros mostrou resiliência, não deixando de ser uma tipologia valorizada em paralelo com a pesca do arrasto.

ESTE SÁBADO, DIA 25, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Inauguração da Exposição «Ordem e Progresso», de Héctor Zamora

Em 2017, o artista mexicano Héctor Zamora inaugurava no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia a exposição “Ordem e Progresso” - uma nova versão de uma performance-instalação que realizou, em 2012, no Paseo de los Héroes Navales, em Lima, e, em 2016, no Palais de Tokyo, em Paris.

Para a apresentação no MAAT, foram seleccionados sete barcos de diferentes zonas piscatórias, como Sesimbra, Ericeira, Nazaré, Aveiro e Figueira da Foz. Verdadeiros exemplares da pesca artesanal portuguesa, construídos entre o final da década de 1960 e o início da de 2000, estas embarcações foram recolhidas tendo em conta o seu avançado estado de degradação.

Aquário Vasco da Gama lança projecto «MAR»

O Aquário Vasco da Gama, da Marinha Portuguesa, comemora 125 Anos em 2023. No mês de MARço, vai desenvolver uma iniciativa dedicada ao MAR, com o apoio da BP, que se dirige a todos os visitantes que têm no primeiro nome a palavra “Mar”, tal como Marcelo, Maria, Marco, Marina, entre outros tantos nomes, que poderão usufruir de entrada gratuita.

EXPOSIÇÃO PARA VER NO NAVIO MUSEU SANTO ANDRÉ, ATÉ 30 DE JULHO

As redes de emalhar na pesca do bacalhau: A frota dos navios redeiros

A exposição retrata o período de actividade piscatória do Navio Santo André com a arte de redes de emalhar. Para ver no Navio Santo André, até 30 de Julho.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Memórias da Arte Xávega»

Exposição fotográfica que remonta às memórias da Arte Xávega na praia da Vagueira, nos anos 90. Da autoria do médico António Leitão Marques, os retratos acompanham algumas jornadas de trabalho e mostram com se pratica esta arte atualmente em declínio e transmitem-nos e, à luz dos dias de hoje, as mudanças que a mesma foi sofrendo.

Açores criam equipa equipa multidisciplinar para desenhar museologia de Construção Naval

A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais dos Açores, Sofia Ribeiro, vai constituir uma equipa multidisciplinar para “desenhar o projecto de museologia” do Museu de Construção Naval, em Santo Amaro do Pico. O anúncio foi feito no âmbito de uma visita ao local, acompanhada por membros dos Amigos do Museu, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

Marinha Portuguesa e Google Arts and Culture lançam projecto conjunto

No dia 1 de Fevereiro assinalaram-se os 706 anos da criação formal da Marinha; a partir dessa data, mais de 22 mil conteúdos digitais da Marinha Portuguesa podem ser vistos online no Google Arts & Culture pelo público em todo o mundo, devido à parceria entre as duas entidades que gerou o projecto “Portugal, um Legado Marítimo”.

ATÉ 6 DE MAIO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Terra Incógnita: Pioneiros do mar português»

Em finais de Oitocentos, naturalistas, zoólogos e oceanógrafos descobriam o mar e iniciava-se um dos períodos mais profícuos na exploração científica do mar.

O conhecimento da terra incognita – assim se denominava, então, o mar profundo – aguçava a curiosidade dos cientistas que, impelidos pela notícia das primeiras viagens dos navios oceanográficos, partiam em busca do mapeamento do fundo oceânico e da identificação dos espécimes que nele habitavam.

 

Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra lançam volume 2 dos Cadernos do Arquivo

O Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra lançou, esta segunda-feira, o volume 2 dos Cadernos do Arquivo, dedicado à obra do arquiteto Paulo Henrique de Carvalho e Cunha. O evento decorreu no âmbito das comemorações do 99º aniversário da APSS, no Cais 3 do Porto de Setúbal.
“Arquitetura, planeamento urbano e projetos portuários a sul do Tejo” é o título do caderno assinado pelo também arquiteto José Luís de Saldanha e editado pelo Arquivo dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.

MMI é um dos melhores museus para visitar com crianças

O blogue twinkl.pt elegeu o Museu Marítimo de Ílhavo como um dos melhores museus para visitar com crianças.

A publicação destaca o trabalho realizado no museu, as exposições permanentes e o Aquário dos Bacalhaus, "que costuma ser a atração favorita das crianças". Refere ainda que "a programação do museu é extensa e oferece oficinas, exposições e palestras relacionadas ao universo marítimo. Uma viagem pelo mar português que irá encantar as crianças!".

Natal no Museu Marítimo de Ílhavo

Este Natal, o Museu Marítimo de Ílhavo tem várias atividades para crianças

O “Mar nas Artes” é o tema escolhido para os três dias de actividades do programa “Natal no Museu Marítimo”. Perceber de que forma o Mar aparece nas várias expressões artísticas é o desafio lançado às crianças, através de jogos, visitas e muitas oficinas que vão despentear ideias e pôr a criatividade à prova.

SOLIDARIEDADE

MMI vende presépio do CASCI

O presépio do CASCI - Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo está disponível na loja do Museu Marítimo de Ílhavo.

Em 2022 a bora mantém as já tradicionais ligações ao mar.

MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Centro de Religiosidade Marítima

Quem vai ao mar reza para de lá voltar. Mar e devoção estão intimamente ligados e em Ílhavo, terra de marinheiros, materializa-se essa relação no Centro de Religiosidade Marítima (CRM), inaugurado a 8 de agosto de 2021, integrando as comemorações do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).

ESTE SÁBADO, DIA 19, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Inauguração da exposição «Memórias da Arte Xávega», de António Leitão Marques

Exposição fotográfica que remonta às memórias da Arte Xávega na praia da Vagueira, nos anos 90. Da autoria do médico António Leitão Marques, os retratos acompanham algumas jornadas de trabalho e mostram com se pratica esta arte atualmente em declínio e transmitem-nos e, à luz dos dias de hoje, as mudanças que a mesma foi sofrendo.

Museu Marítimo de Ílhavo apresentou oferta educativa para 2022/23

O Museu Marítimo de Ílhavo recebeu Educadores de Infância e Professores no Auditório do Museu.

Num dia inteiro dedicado às comunidades escolares, o museu deu a conhcer a oferta educativa para o novo Ano Letivo 2022/23 e o novo projeto "Missão sem título". Os presentes tiveram ainda oportunidade de, através de visita guiada, conhecer os três espaços do museu - Museu Marítimo de Ílhavo, Navio-Museu Santo André e Centro de Religiosidade Marítima.

18 A 20 DE NOVEMBRO

Dia Nacional do Mar no Museu Marítimo de Ílhavo

Em 2022, o museu volta a assinalar o Dia Nacional do Mar. Entre os dias 18 e 20 de novembro a temática marítima permanece como base de uma programação onde se incluem o lançamento da 10ª edição da revista ARGOS, uma apresentação de livro, a abertura de nova exposição temporárias atividades para crianças.

A 29 DE OUTUBRO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

10.º Seminário Desafios do Mar Português

O Seminário “Desafios do Mar Português”, evento ímpar no panorama nacional, regressa com a sua 10.ª edição, consolidando o seu propósito de promover a discussão e partilha de conhecimento científico sobre as mais diferentes perspectivas da cultura marítima.

Com o tema “Do Mar às Artes”, a edição de 2022 decorre a 29 de Outubro e será dedicada às mais variadas expressões artísticas que têm o Mar como inspiração, divulgando manifestações culturais que realçam e afirmam a identidade marítima portuguesa.

Estaleiro-Museu na Murtosa chega aos 2.000 visitantes para ver construir o moliceiro

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa, que mostra "ao vivo" a construção do barco moliceiro, atingiu a marca de dois mil visitantes, revelou a Câmara Municipal.

“O Estaleiro-Museu do Monte Branco assume-se com um dos pilares referenciais, no que às medidas de preservação e valorização diz respeito, da candidatura do Barco Moliceiro a Património Mundial da Humanidade, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro”, salienta uma nota municipal.
 

Total: 329
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17