Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Porto de Sines integra debate sobre presente e futuro da transição energética do sector marítimo em Portugal
No dia 9 de fevereiro, o Presidente da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A, José Luís Cacho, integrou o painel de debate sobre Green Shipping/Maritime Challenges no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, numa conferência centrada nos desafios que o sector marítimo atravessa na rota para a neutralidade carbónica.
Num painel multifacetado que pretendeu discutir o presente e futuro do setor marítimo em Portugal, o Presidente da APS ponderou sobre os desafios no processo de transição energética no porto, destacando a importância das ferramentas digitais em desenvolvimento no âmbito da Agenda NEXUS na concretização do plano estratégico do Porto de Sines, aliando o processo de transição energética e digital aos corredores logísticos servidos pelo Porto de Sines.
AÇORES | COM VÍDEO
Atlânticoline lança concurso para construção de navios eléctricos
A Atlânticoline lançou o concurso para a construção de dois navios eléctricos para a operação nas ilhas do Triângulo – o preço base é de 25 milhões de euros.
A empresa espera que os novos barcos comecem a navegar em 2026.
Porto do Funchal integra projeto de investigação europeu para criar infraestruturas eficientes e sustentáveis
O projeto de investigação SHIFT to Direct Current (SHIFT2DC), cujo principal objetivo é criar infraestruturas de energia mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, recebeu um financiamento superior a 11 milhões de euros, no âmbito do Programa Horizonte Europa, e envolve mais de 30 parceiros de 12 países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Países Baixos, Hungria, Itália, República Checa, Suécia, Suíça e Portugal.
Em território português, o Porto do Funchal é o único que integra a iniciativa, infoma a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.
APRAM investe 700 mil euros em projeto para o fornecimento de energia verde a navios atracados
A APRAM S.A. (Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira) vai investir cerca de 700 mil euros no Green Ports Madeira, um projeto em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira, co-financiado pela União Europeia em 50%.
O projeto Green Ports Madeira pretende avaliar a viabilidade e o impacto do desenvolvimento de infraestruturas de Onshore Power Supply (OPS) e de descarbonização nos portos, possibilitando, por exemplo, que os navios atracados desliguem os seus motores ligando-se à rede elétrica, sem interrupção do funcionamento das máquinas e dos serviços de bordo.
«MSC WORLD EUROPA» LIGA-SE COM SUCESSO À ENERGIA EM TERRA PELA PRIMEIRA VEZ NO MAR MEDITERRÂNEO
A MSC Cruzeiros continua a avançar no seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao ter ligado com sucesso o MSC World Europa à energia em terra no porto de Valetta, Malta- a primeira instalação de energia em terra operacional no Mediterrâneo.
A MSC Cruzeiros efectuou os primeiros testes no inicio deste ano em La Valetta e a experiência adquirida contribuiu para aperfeiçoar a processo de implementação da energia em terra. A partir de agora, o MSC World Europa ligar-se-à às instalações de energia em terra quando fizer escala em Valetta. O navio fará escalas todas as semanas durante todo o próximo ano e em 2025.
Central fotovoltaica instalada no principal porto de pesca do Algarve
A Docapesca – Portos e Lotas revela que foi concluída a empreitada de instalação da nova central fotovoltaica para autoconsumo no Porto de Pesca de Olhão.
“O projeto, que representa um investimento de 200 mil euros, contemplou a reabilitação e reutilização de um sistema porticado em betão para estacionamento de viaturas, com a integração do sistema de produção fotovoltaica”, adianta a empresa pública. Refira-se que o Porto de Olhão é o que movimenta maior quantidade de pescado no Algarve.
PORTO DE AVEIRO SUBSTITUI LUMINÁRIAS DE SÓDIO POR LED EM TODA A ÁREA PORTUÁRIA
O Porto de Aveiro concluiu o processo de substituição das luminárias de lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão por luminárias LED, em toda a zona portuária: terminais, arruamentos e via de cintura portuária, num total de 751 luminárias intervencionadas.
Esta alteração traduz-se numa poupança energética anual de 295 942 kWh e numa redução de Gases de Efeito de Estufa (GEE) de 72 toneladas/ano.
O PRIMEIRO 100% PORTUGUÊS
CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO E GRUPO ETE APRESENTARAM O NOVO FERRYBOAT ELÉCTRICO
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Grupo ETE apresentaram, no dia 26 de outubro, o novo Ferryboat Eléctrico de Aveiro.
A embarcação, que irá substituir o navio que atualmente faz a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, ficará nesse local em testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que será anunciada em breve.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o novo Ferryboat Elétrico é um exemplo da forma como as autarquias devem realizar o seu investimento público, focando-se nos cidadãos e dando primazia à sustentabilidade ambiental e ao combate às alterações climáticas.
PORTO DE AVEIRO APRESENTA POTENCIALIDADES NO ÂMBITO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE A MISSÃO EMPRESARIAL NORUEGUESA
A Administração do Porto de Aveiro recebeu, no dia 21, uma missão empresarial norueguesa, constituída por 22 participantes, tendo sido dado a conhecer as potencialidades dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz para o desenvolvimento económico no âmbito das energias renováveis offshore.
A visita ao Porto de Aveiro teve como destaque as áreas destinadas às unidades industriais do sector eólico offshore, incluindo visita à CSWIND Portugal, unidade industrial de produção de torres eólicas instalada na área portuária.
Empresas norueguesas visitam portos portugueses
O Norwegian Offshore Wind, maior ‘cluster’ na Noruega com missão de desenvolver cadeias de valor na área da energia eólica em alto mar, realiza uma missão empresarial a Portugal até esta sexta-feira, em que irá visitar vários portos portugueses.
A esta organização pertencem mais de 400 empresas focadas na transição energética.