Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ PARTICIPAM NO «OCEANIC RENEWABLE SUMMIT 2024»
Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram no “Oceanic Renewable Summit 2024”, promovido pela APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis, que decorreu no dia 17 de abril, em Lisboa.
Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, integrou o painel de debate dedicado ao tema “Reinforcing a Local Supply Chain to Unlock an Economic Opportunity”, moderado por Gisela Santos, Diretora da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial do INEGI, e que contou, ainda, com a participação de José Luis Inogés Esteban, Gestor de Desenvolvimento de Negócios da Navantia, S.A., S.M.E, Pedro Ponte, Diretor de Equipamentos, Infraestruturas e Ambiente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e Ricardo Gomes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da AICCOPN.
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APRAM investe em eficiência energética no Porto do Funchal
A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) vai investir 14,9 mil euros num estudo para melhorar a eficiência energética dos edifícios da Gare Marítima do Porto do Funchal, Gare do Cais 6, Centro Náutico de São Lázaro e Cais 8.
A perspetiva, avança a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, é obter uma poupança anual na ordem dos 35 mil euros. “O nosso compromisso com o ambiente e com a sustentabilidade é muito sério, e este é mais um passo no sentido de tornarmos os Portos da Madeira mais eficientes em termos energéticos, com ganhos ambientais e económicos”, sublinha Paula Cabaço.
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Porto de Setúbal recebe primeiro posto de carregamento eléctrico para náutica de recreio
A Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Mobi.E assinaram dia 11 de abril um protocolo de cooperação que contempla a instalação, na Doca das Fontaínhas, de um posto de abastecimento para embarcações elétricas de recreio.
O Protocolo de cooperação, assinado pelo do Presidente da APSS, Carlos Correia, e pelo CEO da Mobi.E, Luís Barroso, prevê “o desenvolvimento e implementação de estruturas de carregamento de veículos elétricos, incluindo para efeitos do presente protocolo viaturas, ligeiras e pesadas, e embarcações de recreio, de pesca e de atividade marítimo-turística, nas áreas sob jurisdição da APSS” e pretende “dar o seu contributo para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, do Plano ECO.AP 2030, do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050).
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Projecto vai permitir aumentar o volume de mercadorias transportadas por comboio
Porto de Setúbal avança com electrificação dos acessos ferroviários aos terminais portuários
O concurso público para a electrificação do “last mile” ferroviário, de acesso aos terminais portuários do Porto de Setúbal, já foi lançado e irá permitir reduzir os constrangimentos existentes na ligação dos terminais à rede ferroviária nacional. Esta obra compreende a eletrificação dos ramais e canais de acesso aos terminais, facilitando a etapa final do transporte (last mile) e a reformulação do layout ferroviário para permitir manobras entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado.
O investimento será de 17,5 milhões de euros, o prazo para apresentação de propostas decorre até 1 de julho e o período previsto para a realização dos trabalhos é de 420 dias.
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Sector das eólicas e offshore é prioridade para APSS
Porto de Setúbal marcou presença na WindEurope 2024
O Porto de Setúbal esteve presente na WindEurope 2024, em Bilbao, naquele que é considerado o maior evento europeu da indústria eólica on-shore e offshore e respetiva cadeia de valor. Entre 20 e 22 de março, mais de 12 mil profissionais do setor puderam assistir a cerca de 40 conferências e ouvir 250 palestrantes, ficando a conhecer as principais novidades do mercado eólico, a nível europeu e mundial.
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APSS instala Sistema de Energia Solar
A APSS - Administração dos Portos de Sesimbra e Setúbal, S.A. instalou um Sistema Solar Carpark no parqueamento do seu edifício sede, constituído por um conjunto de 132 painéis solares fotovoltaicos monocristalinos, destinado à produção de energia elétrica para autoconsumo. Uma intervenção que se enquadra na resposta aos desafios estratégicos de descarbonização e transição energética da empresa.
A eletricidade produzida permitirá a redução em cerca de 40 a 45% da fatura de energia elétrica. A instalação, a cargo da empresa Keepon, representou um investimento de 52 mil euros, prevendo-se um retorno num período de 4 anos, além da melhoria significativa da qualidade do estacionamento no edifício sede.
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O PRIMEIRO COMBUSTÍVEL DO MUNDO 100% SUSTENTÁVEL É PORTUGUÊS!
O primeiro combustível do mundo 100% sustentável é produzido em Portugal, mais precisamente no estuário do Sado, junto aos estaleiros navais.
A Eco-Oil é a empresa produtora do Eco-Green Power que em agosto de 2022 recebeu o certificado de garantia de redução de emissões de CO2 em 99,75%. A proporção é simples: por cada tonelada de fuel “limpo” que vai para o mercado, é menos uma tonelada de combustível fóssil que se usa.
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Prio fez primeiro abastecimento de ECO Bunkers B20 no Porto de Aveiro
A Prio concretizou, dia 15, o primeiro abastecimento de ECO Bunkers B20 no Porto de Aveiro. É um passo considerado muito relevante pela empresa instalada no Porto de Aveiro que aposta em produtos ligados à descarbonização do setor marítimo.
O navio abastecido pertence à frota de navios Schulte & Bruns Nederland BV que faz escala regularmente no Porto de Aveiro.
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Porto de Sines integra debate sobre presente e futuro da transição energética do sector marítimo em Portugal
No dia 9 de fevereiro, o Presidente da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A, José Luís Cacho, integrou o painel de debate sobre Green Shipping/Maritime Challenges no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, numa conferência centrada nos desafios que o sector marítimo atravessa na rota para a neutralidade carbónica.
Num painel multifacetado que pretendeu discutir o presente e futuro do setor marítimo em Portugal, o Presidente da APS ponderou sobre os desafios no processo de transição energética no porto, destacando a importância das ferramentas digitais em desenvolvimento no âmbito da Agenda NEXUS na concretização do plano estratégico do Porto de Sines, aliando o processo de transição energética e digital aos corredores logísticos servidos pelo Porto de Sines.
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AÇORES | COM VÍDEO
Atlânticoline lança concurso para construção de navios eléctricos
A Atlânticoline lançou o concurso para a construção de dois navios eléctricos para a operação nas ilhas do Triângulo – o preço base é de 25 milhões de euros.
A empresa espera que os novos barcos comecem a navegar em 2026.
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Porto do Funchal integra projeto de investigação europeu para criar infraestruturas eficientes e sustentáveis
O projeto de investigação SHIFT to Direct Current (SHIFT2DC), cujo principal objetivo é criar infraestruturas de energia mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, recebeu um financiamento superior a 11 milhões de euros, no âmbito do Programa Horizonte Europa, e envolve mais de 30 parceiros de 12 países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Países Baixos, Hungria, Itália, República Checa, Suécia, Suíça e Portugal.
Em território português, o Porto do Funchal é o único que integra a iniciativa, infoma a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.
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APRAM investe 700 mil euros em projeto para o fornecimento de energia verde a navios atracados
A APRAM S.A. (Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira) vai investir cerca de 700 mil euros no Green Ports Madeira, um projeto em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira, co-financiado pela União Europeia em 50%.
O projeto Green Ports Madeira pretende avaliar a viabilidade e o impacto do desenvolvimento de infraestruturas de Onshore Power Supply (OPS) e de descarbonização nos portos, possibilitando, por exemplo, que os navios atracados desliguem os seus motores ligando-se à rede elétrica, sem interrupção do funcionamento das máquinas e dos serviços de bordo.
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«MSC WORLD EUROPA» LIGA-SE COM SUCESSO À ENERGIA EM TERRA PELA PRIMEIRA VEZ NO MAR MEDITERRÂNEO
A MSC Cruzeiros continua a avançar no seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao ter ligado com sucesso o MSC World Europa à energia em terra no porto de Valetta, Malta- a primeira instalação de energia em terra operacional no Mediterrâneo.
A MSC Cruzeiros efectuou os primeiros testes no inicio deste ano em La Valetta e a experiência adquirida contribuiu para aperfeiçoar a processo de implementação da energia em terra. A partir de agora, o MSC World Europa ligar-se-à às instalações de energia em terra quando fizer escala em Valetta. O navio fará escalas todas as semanas durante todo o próximo ano e em 2025.
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Central fotovoltaica instalada no principal porto de pesca do Algarve
A Docapesca – Portos e Lotas revela que foi concluída a empreitada de instalação da nova central fotovoltaica para autoconsumo no Porto de Pesca de Olhão.
“O projeto, que representa um investimento de 200 mil euros, contemplou a reabilitação e reutilização de um sistema porticado em betão para estacionamento de viaturas, com a integração do sistema de produção fotovoltaica”, adianta a empresa pública. Refira-se que o Porto de Olhão é o que movimenta maior quantidade de pescado no Algarve.
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PORTO DE AVEIRO SUBSTITUI LUMINÁRIAS DE SÓDIO POR LED EM TODA A ÁREA PORTUÁRIA
O Porto de Aveiro concluiu o processo de substituição das luminárias de lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão por luminárias LED, em toda a zona portuária: terminais, arruamentos e via de cintura portuária, num total de 751 luminárias intervencionadas.
Esta alteração traduz-se numa poupança energética anual de 295 942 kWh e numa redução de Gases de Efeito de Estufa (GEE) de 72 toneladas/ano.
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O PRIMEIRO 100% PORTUGUÊS
CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO E GRUPO ETE APRESENTARAM O NOVO FERRYBOAT ELÉCTRICO
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Grupo ETE apresentaram, no dia 26 de outubro, o novo Ferryboat Eléctrico de Aveiro.
A embarcação, que irá substituir o navio que atualmente faz a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, ficará nesse local em testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que será anunciada em breve.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o novo Ferryboat Elétrico é um exemplo da forma como as autarquias devem realizar o seu investimento público, focando-se nos cidadãos e dando primazia à sustentabilidade ambiental e ao combate às alterações climáticas.
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PORTO DE AVEIRO APRESENTA POTENCIALIDADES NO ÂMBITO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE A MISSÃO EMPRESARIAL NORUEGUESA
A Administração do Porto de Aveiro recebeu, no dia 21, uma missão empresarial norueguesa, constituída por 22 participantes, tendo sido dado a conhecer as potencialidades dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz para o desenvolvimento económico no âmbito das energias renováveis offshore.
A visita ao Porto de Aveiro teve como destaque as áreas destinadas às unidades industriais do sector eólico offshore, incluindo visita à CSWIND Portugal, unidade industrial de produção de torres eólicas instalada na área portuária.
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Empresas norueguesas visitam portos portugueses
O Norwegian Offshore Wind, maior ‘cluster’ na Noruega com missão de desenvolver cadeias de valor na área da energia eólica em alto mar, realiza uma missão empresarial a Portugal até esta sexta-feira, em que irá visitar vários portos portugueses.
A esta organização pertencem mais de 400 empresas focadas na transição energética.