Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Porto de Sines integra debate sobre presente e futuro da transição energética do sector marítimo em Portugal

No dia 9 de fevereiro, o Presidente da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A, José Luís Cacho, integrou o painel de debate sobre Green Shipping/Maritime Challenges no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, numa conferência centrada nos desafios que o sector marítimo atravessa na rota para a neutralidade carbónica.

Num painel multifacetado que pretendeu discutir o presente e futuro do setor marítimo em Portugal, o Presidente da APS ponderou sobre os desafios no processo de transição energética no porto, destacando a importância das ferramentas digitais em desenvolvimento no âmbito da Agenda NEXUS na concretização do plano estratégico do Porto de Sines, aliando o processo de transição energética e digital aos corredores logísticos servidos pelo Porto de Sines.

AÇORES | COM VÍDEO

Atlânticoline lança concurso para construção de navios eléctricos

A Atlânticoline lançou o concurso para a construção de dois navios eléctricos para a operação nas ilhas do Triângulo – o preço base é de 25 milhões de euros.

A empresa espera que os novos barcos comecem a navegar em 2026.

Porto do Funchal integra projeto de investigação europeu para criar infraestruturas eficientes e sustentáveis

O projeto de investigação SHIFT to Direct Current (SHIFT2DC), cujo principal objetivo é criar infraestruturas de energia mais inteligentes, eficientes e sustentáveis, recebeu um financiamento superior a 11 milhões de euros, no âmbito do Programa Horizonte Europa, e envolve mais de 30 parceiros de 12 países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Países Baixos, Hungria, Itália, República Checa, Suécia, Suíça e Portugal.

Em território português, o Porto do Funchal é o único que integra a iniciativa, infoma a APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira.

APRAM investe 700 mil euros em projeto para o fornecimento de energia verde a navios atracados

A APRAM S.A. (Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira) vai investir cerca de 700 mil euros no Green Ports Madeira, um projeto em parceria com a Empresa de Eletricidade da Madeira, co-financiado pela União Europeia em 50%.

O projeto Green Ports Madeira pretende avaliar a viabilidade e o impacto do desenvolvimento de infraestruturas de Onshore Power Supply (OPS) e de descarbonização nos portos, possibilitando, por exemplo, que os navios atracados desliguem os seus motores ligando-se à rede elétrica, sem interrupção do funcionamento das máquinas e dos serviços de bordo.

«MSC WORLD EUROPA» LIGA-SE COM SUCESSO À ENERGIA EM TERRA PELA PRIMEIRA VEZ NO MAR MEDITERRÂNEO

A MSC Cruzeiros continua a avançar no seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao ter ligado com sucesso o MSC World Europa à energia em terra no porto de Valetta, Malta- a primeira instalação de energia em terra operacional no Mediterrâneo.

A MSC Cruzeiros efectuou os primeiros testes no inicio deste ano em La Valetta e a experiência adquirida contribuiu para aperfeiçoar a processo de implementação da energia em terra. A partir de agora, o MSC World Europa ligar-se-à às instalações de energia em terra quando fizer escala em Valetta. O navio fará escalas todas as semanas durante todo o próximo ano e em 2025.

Central fotovoltaica instalada no principal porto de pesca do Algarve

A Docapesca – Portos e Lotas revela que foi concluída a empreitada de instalação da nova central fotovoltaica para autoconsumo no Porto de Pesca de Olhão.

“O projeto, que representa um investimento de 200 mil euros, contemplou a reabilitação e reutilização de um sistema porticado em betão para estacionamento de viaturas, com a integração do sistema de produção fotovoltaica”, adianta a empresa pública. Refira-se que o Porto de Olhão é o que movimenta maior quantidade de pescado no Algarve.

PORTO DE AVEIRO SUBSTITUI LUMINÁRIAS DE SÓDIO POR LED EM TODA A ÁREA PORTUÁRIA

O Porto de Aveiro concluiu o processo de substituição das luminárias de lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão por luminárias LED, em toda a zona portuária: terminais, arruamentos e via de cintura portuária, num total de 751 luminárias intervencionadas.

Esta alteração traduz-se numa poupança energética anual de 295 942 kWh e numa redução de Gases de Efeito de Estufa (GEE) de 72 toneladas/ano.

O PRIMEIRO 100% PORTUGUÊS

CÂMARA MUNICIPAL DE AVEIRO E GRUPO ETE APRESENTARAM O NOVO FERRYBOAT ELÉCTRICO

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Grupo ETE apresentaram, no dia 26 de outubro, o novo Ferryboat Eléctrico de Aveiro.

A embarcação, que irá substituir o navio que atualmente faz a ligação entre São Jacinto, em Aveiro, e o forte da Barra, em Ílhavo, ficará nesse local em testes de navegação e de carregamento até ao momento da sua inauguração oficial, que será anunciada em breve.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o novo Ferryboat Elétrico é um exemplo da forma como as autarquias devem realizar o seu investimento público, focando-se nos cidadãos e dando primazia à sustentabilidade ambiental e ao combate às alterações climáticas.

PORTO DE AVEIRO APRESENTA POTENCIALIDADES NO ÂMBITO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS OFFSHORE A MISSÃO EMPRESARIAL NORUEGUESA

A Administração do Porto de Aveiro recebeu, no dia 21, uma missão empresarial norueguesa, constituída por 22 participantes, tendo sido dado a conhecer as potencialidades dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz para o desenvolvimento económico no âmbito das energias renováveis offshore.

A visita ao Porto de Aveiro teve como destaque as áreas destinadas às unidades industriais do sector eólico offshore, incluindo visita à CSWIND Portugal, unidade industrial de produção de torres eólicas instalada na área portuária.

Empresas norueguesas visitam portos portugueses

O Norwegian Offshore Wind, maior ‘cluster’ na Noruega com missão de desenvolver cadeias de valor na área da energia eólica em alto mar, realiza uma missão empresarial a Portugal até esta sexta-feira, em que irá visitar vários portos portugueses.

A esta organização pertencem mais de 400 empresas focadas na transição energética.

Porto de Setúbal

Total: 31
1 [2]