Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal recebe primeiro posto de carregamento eléctrico para náutica de recreio

A Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Mobi.E assinaram dia 11 de abril um protocolo de cooperação que contempla a instalação, na Doca das Fontaínhas, de um posto de abastecimento para embarcações elétricas de recreio.

O Protocolo de cooperação, assinado pelo do Presidente da APSS, Carlos Correia, e pelo CEO da Mobi.E, Luís Barroso, prevê “o desenvolvimento e implementação de estruturas de carregamento de veículos elétricos, incluindo para efeitos do presente protocolo viaturas, ligeiras e pesadas, e embarcações de recreio, de pesca e de atividade marítimo-turística, nas áreas sob jurisdição da APSS” e pretende “dar o seu contributo para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, do Plano ECO.AP 2030, do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050).

Para o presidente da APSS, Carlos Correia, “a parceria que hoje concretizamos com a Mobi.E, não é apenas mais um evento ou uma ação singular, mas antes, a primeira de um conjunto de iniciativas que integram um roteiro de ações concretas para a descarbonização do Porto de Setúbal, um dos pilares da estratégia Hub2Green Setúbal. Uma estratégia que visa transformar o Porto de Setúbal num Hub Económico de Desenvolvimento Sustentável diferenciador a nível, regional, nacional e europeu, parte de cadeias logísticas sustentáveis e infraestrutura determinante para a criação de emprego, a atração dos novos clusters da reindustrialização, nomeadamente o papel do Porto de Setúbal para a estratégia nacional das energias renováveis oceânica, bem como outras das energias verdes e da economia circular, inovação e bioeconomia”.

Por seu lado, o presidente da Mobi.E salientou que “o protocolo que assinamos hoje é serviço público e responde a necessidades específicas, criando condições para termos um país ambientalmente mais sustentável. A APSS e a Mobi.E têm os mesmos objetivos e a assinatura deste protocolo reflete a aposta cada vez maior na descarbonização por parte das duas entidades”. Luís Barroso destacou ainda “a celeridade e capacidade de resposta da Mobi.E pondo de pé em menos de dois meses este projeto, que permitiu ao Porto de Setúbal afirmar-se como porto pioneiro na instalação de um posto de abastecimento elétrico para embarcações de náutica de recreio”.

A Sessão incluiu ainda uma Mesa-Redonda sob o tema A Mobilidade Elétrica: Rumo à Descarbonização, que contou com Isabel Moura Ramos, da APSS, Alexandre Videira, da Mobi.E, Manuel Novais, da Rodocargo, João Gouveia, da ANTRAM e Manuel Costa Braz, da SUNCONCEPT, tendo moderação do Professor Tiago Farias, do Instituto Superior Técnico. Para terminar foi inaugurado o posto de carregamento na Doca de Recreio das Fontainhas.