Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL impulsiona transição para transporte elétrico em colaboração inovadora com o IKEA e KLOG

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) colabora na iniciativa revolucionária para a implementação de veículos elétricos no transporte de mercadorias em Portugal. Terça-feira, 18 de junho, foi apresentado na sede da KLOG o camião elétrico da KLOG que realizará o transporte de mercadorias do IKEA para o Porto de Leixões. O evento, que contou com a presença de Hugo Lopes, da Direção Desenvolvimento e Sustentabilidade da APDL, e representantes do IKEA, Scania e KLOG, visou promover a sustentabilidade e reduzir as emissões de carbono no setor logístico.

Esta transição elétrica é resultado do desafio lançado em 2023 pela IKEA Supply Chain Operations e pelo Scania Group, marcando um avanço ousado no mercado português, onde a eletrificação do transporte pesado ainda enfrenta desafios consideráveis.

A APDL, reconhecendo sua responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento sustentável, fornecerá soluções de carregamento no porto, essencial para a operação dos veículos elétricos.

João Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL, afirma: “As operações portuárias que realizamos têm uma influência direta significativa na economia portuguesa. Reconhecemos a nossa responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento sustentável e para sermos uma força líder na transição para um futuro neutro em carbono, principalmente ao viabilizar transportes eletrificados.”

Esta iniciativa destaca a importância da colaboração entre diferentes setores para alcançar a descarbonização do transporte. “Para podermos fazer uma verdadeira mudança em direção à descarbonização do transporte, precisamos colaborar em toda a cadeia de valor”, diz Dariusz Mroczek, Gerente de Área de Categoria de Transporte, Operações da Cadeia de Suprimentos da IKEA.

Evalena Falck, Chefe de Gestão de Contas Estratégicas da Scania, acrescenta: “Na Scania, temos como objetivo impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável. Esta colaboração mostra como isso pode ser feito na prática e espero que inspire outros a seguir o exemplo.”

Egídio Lopes, Diretor-Geral da KLOG, conclui: “Estamos imensamente orgulhosos de estar entre os primeiros em Portugal a operar transportes de mercadorias elétricos. Nossa visão é ser reconhecida no mercado internacional como uma empresa de logística líder em excelência de serviços, promovendo práticas empresariais e ambientais responsáveis.”

A APDL está comprometida em continuar seu papel de liderança na promoção de práticas sustentáveis e na facilitação de soluções inovadoras que beneficiem tanto a economia quanto o meio ambiente.