Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sector das eólicas e offshore é prioridade para APSS

Porto de Setúbal marcou presença na WindEurope 2024

O Porto de Setúbal esteve presente na WindEurope 2024, em Bilbao, naquele que é considerado o maior evento europeu da indústria eólica on-shore e offshore e respetiva cadeia de valor. Entre 20 e 22 de março, mais de 12 mil profissionais do setor puderam assistir a cerca de 40 conferências e ouvir 250 palestrantes, ficando a conhecer as principais novidades do mercado eólico, a nível europeu e mundial.

Para o Porto de Setúbal, representado no evento pela Vogal do Conselho de Administração da APSS, Isabel Moura Ramos, e pelo Diretor de Engenharia, Infraestruturas e Ambiente da APSS, Pedro Ponte, o evento traduziu-se num enorme sucesso e uma excelente oportunidade para alavancar um setor que já é uma das grandes prioridades para a Península de Setúbal ao nível dos investimentos industriais.
Segundo Isabel Moura Ramos, «foram realizados mais de 100 contactos empresariais, institucionais e governamentais, que demonstram que o Porto de Setúbal consolida o seu posicionamento como infraestrutura crítica nacional para o sucesso e promoção das energias renováveis oceânicas no contexto europeu».

O Porto de Setúbal participou também no momento promovido pelos Portos de Portugal, em que estiveram presentes a Embaixada de Portugal na Noruega, Wavec Offshore, Norwegian Offshore, Norwegian Inovation, ETERMAR, e WindEurope Ports Platform.

A nova estratégia do Porto de Setúbal 2030 – Hub2 Green Setúbal, pretende diversificar o negócio e a oferta de serviços logísticos para as indústrias e energias verdes, transformando o Porto de Setúbal num hub económico de desenvolvimento sustentável. Atualmente, a APSS está a desenvolver dois projetos que têm como objetivo impulsionar o negócio das eólicas offshore, assim como dos seus parceiros, nomeadamente através da construção do TW - Terminal Wind2Sea Offshore e de uma Área Logística de Apoio ao Offshore, no Sapal do Moinho Novo.

A previsão dos investimentos industriais para a Península de Setúbal, que inclui projetos em áreas como os biocombustíveis, eólicas offshore, bioindústria, reparação naval sustentável, entre outros deverá atingir os cerca de 3 mil milhões de euros durante os próximos anos e fará do Porto de Setúbal um parceiro imprescindível para a melhoria da competitividade e internacionalização da economia local, regional e nacional