Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
António Guterres:
Número de «zonas mortas» nos oceanos quase duplicou numa década
O número de “zonas mortas” nos oceanos quase duplicou numa década, demonstrando o “fracasso generalizado” de protecção dos mares e a necessidade de novas metas globais “ambiciosas”, alerta o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
O aumento das zonas oceânicas sem vida animal ou vegetal, para 700 em 2019 face a 400 em 2008, é uma das conclusões da segunda Avaliação Oceânica Mundial, realizada por centenas de cientistas de todo o mundo e agora apresentada pelo secretário-geral em mensagem de vídeo.
![]() |
ESTE SÁBADO
Limpeza Subaquática no Porto e Marina de Velas
No âmbito da campanha Entre-Mares, decorre este sábado, dia 22 de Maio, uma acção de limpeza subaquática (com apneia e garrafa) a decorrer no Porto e Marina de Velas, entre as 09h00 e as 12h00.
Esta acção é levada a cabo por um grupo de voluntários, e conta com o apoio do Município de Velas.
![]() |
«Praia mais limpa com» está de volta
Desde 2017, o Programa Bandeira Azul coordena o projeto “Praia mais limpa com…” dirigido a empresas, associações ou escolas que priorizam a sustentabilidade e reconhecem a importância de participar em actividades de educação ambiental e social.
O projecto tem como objectivos sensibilizar os participantes para a problemática do lixo marinho, para a necessidade de alterar comportamentos perante os resíduos produzidos e, também, para o impacto que estes têm na biodiversidade marinha, nos oceanos e, consequentemente, nas alterações climáticas.
![]() |
VIOLETA LAPA
Encontrei muito lixo no mar em todo o lado, até em ilhas remotas
Violeta Lapa só aprendeu a nadar há cinco anos, mas agora faz do mar a sua vida. O Atlantis, um programa de educação ecológica marinha para escolas, é uma das faces da sua paixão pelos oceanos. A dança subaquática é outra.
![]() |
Sines e Roterdão parceiros em candidatura vencedora
O Porto de Sines integra o consórcio liderado pelo Porto Roterdão, no âmbito de uma candidatura enquadrada no Green Deal 2020, cujo principal objectivo é o de preparar a cadeia logística para um futuro mais limpo e sustentável, recorrendo a combustíveis verdes em todos os meios de transporte.
O projecto integra 45 parceiros entre autoridades portuárias, instituições de ensino e investigação que se propõem desenvolver 12 projetos piloto focados na sustentabilidade e “smart logistics” nas operações portuárias. As demonstrações a desenvolver visam testar os desafios e vantagens do recurso a energias renováveis como o Hidrogénio Verde, Amónia ou Bio-LNG no shipping internacional.
![]() |
Mais de 1600 acções de combate à poluição marítima em mega-operação
Várias autoridades e entidades realizaram mais de 1600 ações de fiscalização e investigação em Portugal no âmbito da operação "30 Days at Sea 3.0" de combate à poluição marítima que ocorreu em março.
De acordo com notas da Polícia Judiciária, Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública, no âmbito da operação, que decorreu entre 1 e 30 de março, foram realizadas em Portugal 1683 ações de investigação e/ou fiscalização. Destas, 441 ações foram direcionadas a poluição de navios e/ou de instalações no mar, tendo sido detetada uma infração e 1.176 fontes de poluição terrestre ou de recursos hídricos com impacto no ambiente marinho, verificando-se a existência de 71 infrações.
![]() |
5 DE MAIO
ABAE presente no BlueFest
Esta quarta-feira, 5 de maio, a ABAE vai participar, através dos seus Programas, na primeira edição do BlueFest, que pretende ser um Fórum onde a Ciência, as novas tecnologias e a inovação são os principais motores na transição para uma Economia Azul Regenerativa.
![]() |
Portugal tem mais 12 praias com Bandeira Azul do que em 2020
Portugal tem 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul este ano, mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista, anunciou o Programa Bandeira Azul.
![]() |
DGRM divulga orientações para a gestão de matérias contendo amianto a bordo de navios
Os navios de bandeira da União Europeia (UE) e de países terceiros que façam escala em portos ou ancoradouros da UE, no âmbito do Decreto-Lei n.º 66/2020, de 14 de Setembro, que executa o cumprimento, na ordem jurídica nacional, das obrigações decorrentes do Regulamento (UE) 1257/2013, de 20 de Novembro (SRR), estão obrigados desde 31 de Dezembro de 2020, a ter a bordo um Inventário de Matérias Perigosas (IHM) com um Certificado ou Declaração de Conformidade, respectivamente.
![]() |
Porto de Leixões tornar-se-á o primeiro porto com emissões zero até 2035
O Porto de Leixões deu início ao processo de transição energética que o levará a atingir a neutralidade carbónica até 2035, tornando-o o primeiro porto na Europa a ser autossuficiente a nível energético, com capacidade para obter toda a sua energia a partir de fontes renováveis. Ao longo deste ano, a APDL apresentará o seu Roteiro de Transição Energética que deverá orientar ações concretas destinadas a fazer de Leixões um dos primeiros portos não poluentes, colocando-o ao nível dos principais portos do mundo e redobrando o seu empenho no crescimento de uma atividade sustentável.
![]() |
BLUEFEST | 5 DE MAIO
Santa Cruz acolhe conferência dedicada à economia azul. Pescas e aquacultura em debate
Santa Cruz vai acolher a primeira edição do Bluefest, uma conferência que pretende promover a transição para uma economia azul. “A ciência, novas tecnologias e inovação para um oceano sustentável” é o tema central do evento, que está marcado para dia 5 de Maio.
Para reflectir sobre os desafios em torno da economia azul nas próximas décadas e potenciar a partilha de boas práticas, o Bluefest irá abordar temas como áreas protegidas, erosão costeira, lixo marinho e plástico, comunidades locais, turismo azul e nomadismo digital, recursos e energias renováveis, alterações climáticas, pescas, aquacultura e segurança alimentar.
![]() |
Sylvia Earle, lendária pioneira do mundo subaquático:
Sem azul não há verde, sem oceanos não há vida
Sylvia Earle, 85 anos, com mais de 32 graus honorários e autora de mais de 225 publicações científicas e técnicas, é hoje uma das principais defensoras da proteção dos oceanos. E diz que todos nós, no nosso dia-a-dia, podemos ajudar a fazer a diferença. Conheça-a em Oceano de Esperança.
![]() |
Projecto europeu quer desenvolver estratégia de mitigação de captura acidental de cetáceos
Investigadores portugueses integram um projeto que visa desenvolver, juntamente com Espanha e França, uma estratégia de avaliação, monitorização e mitigação da captura acidental de cetáceos na região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica. Em comunicado, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto — uma das entidades portuguesas que integra o projeto — explica que o mesmo tem como principal objetivo “reduzir a captura acidental de cetáceos em atividades de pesca na União Europeia”.
Nesse sentido, o projecto, intitulado CetAMBICion e coordenado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas espanhol (CSIC), vai reforçar a colaboração e investigação científica entre os três países para avaliar o estado das populações de cetáceos.
![]() |
Programa Bandeira Azul colabora com o Projeto CircularSeas
O Programa Bandeira Azul aceitou o desafio do IPLeiria e vai colaborar com o projeto CircularSeas, organizando duas limpezas de praia, a realizar nos dias 21 e 24 de Abril, na Marinha Grande e em Almada, respetivamente.
![]() |
Fundação Oceano Azul junta 80 instituições para celebrar Dia mundial da Terra
A Fundação Oceano Azul volta a desafiar as organizações nacionais para assinalarem o Dia Mundial da Terra, que se celebra no próximo dia 22 de Abril, para desenvolverem actividades que promovam, em conjunto, uma maior consciência pública sobre o estado do nosso planeta e, em particular, do oceano.
![]() |
Teco 2030 vai ter gigafábrica de fuel cells: aposta em navios eléctricos a hidrogénio na calha
A Noruega prepara-se para apostar numa fábrica de células de combustível a hidrogénio, com uma tecnologia especialmente desenhada para embarcações eléctricas de grandes dimensões – mais um sinal de que o sector marítimo pretende mesmo acompanhar as iniciativas do sector rodoviário, onde a electrificação está mais avançada. No centro deste progresso norueguês está a empresa Teco 2030.
![]() |
ABAE assinala o Dia da Terra
A Associação Bandeira Azul da Europa juntou-se, novamente, à Fundação Oceano Azul para celebrar o Dia da Terra, a 22 de abril, este ano com o mote “O Oceano é a Nossa Terra”.
Esta iniciativa, que decorre entre os dias 17 e 25 de abril, pretende partilhar as várias atividades, das cerca de 50 diferentes organizações nacionais que se dedicam à proteção e à conservação do planeta, do ambiente e do oceano, em particular.
![]() |
Monstro Marinho no Oceanário com ajuda da Rede Eco-Escolas
Cerca de 300 mil garrafas, recolhidas em 360 lojas Pingo Doce e através da rede Eco-Escolas, ganharam nova vida sob a forma de monstro marinho. Quem passar pelo lago do Oceanário de Lisboa, na zona do Parque das Nações, irá cruzar-se com uma instalação de grandes dimensões, construída a partir de mais de 12 toneladas de plástico descartável.
O projecto foi desenvolvido pelo colectivo Skeleton Sea, em conjunto com o movimento Purify, e tem como objectivo sensibilizar para a necessidade preservar o oceano e as espécies que nele habitam. Visa também alertar para o problema do lixo marinho e para os riscos que o plástico de utilização única representa.
![]() |
Há mais de mil anos que as correntes marítimas do Atlântico não estavam tão fracas
O enfraquecimento da circulação meridional do Atlântico (AMOC, na sigla internacional), que sustenta a Corrente do Golfo, vai fazer com que os invernos sejam mais frios e ocorram mais tempestades. Também as ondas de calor na Europa vão ser mais intensas e o nível médio das águas na costa leste dos EUA vai subir ainda mais.
![]() |
ESTUDO DO ISPA:
Aves marinhas em risco de extinção com migrações por águas internacionais
Um trabalho de investigação em biologia marinha de âmbito mundial, liderado pelo ISPA – Instituto Universitário, revela que os albatrozes, cagarras e pardelas, o grupo de aves marinhas migratórias mais ameaçado de extinção, passam perto de 40% da sua vida em águas internacionais. Esta conclusão alerta para a obrigatoriedade da cooperação internacional para garantir a sua conservação.