Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
ENCALHADO HÁ 3 MESES | VÍDEO
Prossegue a odisseia do «RENA»
Imagens impressionantes chegam da Nova Zelândia onde um navio de carga se partiu ao meio. O porta-contentores está encalhado há 3 meses num recife, partiu-se em dois em consequência de uma tempestade e agora ameça criar um desastre ecológico em alto mar.
![]() |
Peniche vai produzir energia a partir das ondas
Os Estaleiros Navais de Peniche (ENP) estão a concluir a construção de um projecto-piloto para criação de energia eléctrica através das correntes marítimas. Esta inovação, de tecnologia finlandesa, já foi testada em terra. A inauguração está prevista para esta Primavera.
São necessários apenas mais dois meses para terminar a montagem da estrutura metálica que mede 44 metros de comprimento e 16 metros de largura, num total de 280 toneladas de peso.
![]() |
Centro de Energia das Ondas beneficia de parte de € 9 milhões do fundo europeu de energias renováveis marinhas
O sector de energias renováveis marinhas português vai beneficiar de uma nova iniciativa financiada pela UE de €9M, que visa facilitar o acesso a instalações de teste de energias renováveis marinhas por toda a Europa. "MaRINET" (Marine Renewables Infrastructure Network) oferece, aos participantes, períodos de teste de energias renováveis marinhas nestes centros a custo zero, através de financiamento da Comissão Europeia. O Centro de Energia das Ondas é parceiro nesta iniciativa.
![]() |
HOJE, 14 DE DEZEMBRO, EM PENICHE
Workshop ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS E BIODIVERSIDADE
O Workshop ENERGIAS RENOVÁVEIS MARINHAS E BIODIVERSIDADE tem como principal objectivo produzir orientações e estratégias de implementação para as Energias Renováveis Marinhas em Portugal, tendo em conta o contexto de biodiversidade (aves e cetáceos) e a identificação e gestão de áreas marinhas protegidas e a sua necessária monitorização. Tais recomendações serão depois discutidas em maior detalhe num workshop internacional (2º workshop) no próximo ano, para a Zona da Costa Atlântica.
![]() |
Lista Vermelha europeia
Uma nova actualização da Lista Vermelha europeia revela que 44% de todos os moluscos de água doce, 37% dos peixes de água doce, 23% dos anfíbios, 15% dos mamíferos e 13% das aves estão actualmente ameaçadas.
![]() |
GREENPEACE
Porque é que estes peixes estão na lista vermelha?
Estes peixes estão na lista vermelha da Greenpeace para Portugal porque existem fortes probabilidades de terem sido pescados com métodos que reduzem consideravelmente o seu stock ou que destroem o ecossistema marinho em que habitam. Quando cultivados em viveiros, existem fortes probabilidades destes serem pouco sustentáveis.
![]() |
COM VÍDEO
Portugal tem turbina eólica flutuante pioneira no mundo
Foi instalada com êxito a primeira turbina eólica flutuante na costa portuguesa. O projecto desenvolvido pela EDP, a InovCapital e a Principle Power é pioneiro a nível mundial, já que não exigiu a utilização de qualquer equipamento de carga pesada offshore. Além disso esta é a primeira turbina eólica em águas abertas no Atlântico.
![]() |
APSS obtém Certificação Ambiental LLOYD’S
A APSS tem desenvolvido, ao longo dos últimos anos, uma actividade objectiva, em termos ambientais, económicos e sociais. Tendo por base este objectivo estratégico, implementou um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) agora certificado pela Lloyd´s Register Quality Assurance LRQA, de acordo com a NP EN ISO 14001:2006, o qual está integrado com o Sistema de Gestão da Qualidade igualmente auditado com sucesso.
![]() |
Estudo da IMO antecipa redução nas emissões de CO2
Um estudo encomendado pela Organização Marítima Internacional (IMO) sobre Avaliação de Medidas de Eficiência Energética para o Transporte Internacional de Navios demonstra que a implementação das medidas levará a reduções significativas de gases de efeito estufa (GEE) provenientes dos navios, especificamente reduções de dióxido de carbono (CO2).
Segundo o estudo, até 2020, são estimadas uma média de 151,5 milhões de toneladas de reduções anuais de CO2 a partir da introdução das medidas anunciadas. A sua aplicação vai resultar numa redução significativa no consumo de combustível, levando a uma poupança significativa nos seus custos para a indústria naval.
![]() |
Quercus defende retirada de populações junto à costa
A associação ambientalista Quercus diz que em alguns casos é preferível retirar as populações ameaçadas devido ao elevado custo das obras de requalificação da faixa costeira portuguesa, onde mais de dois terços correm risco de erosão, segundo o vice-presidente daquela organização, Francisco Ferreira.
![]() |
Temperatura do mar ajuda a prever intensidade de incêndios
Cientistas descobriram que pequenas mudanças nas temperaturas dos oceanos Atlântico e Pacífico permitem prever a severidade dos incêndios nas florestas tropicais da América do Sul, incluindo na Amazónia, revela um estudo financiado pela NASA.
"Permite-nos prever, com três a cinco meses de avanço, a severidade da época de incêndios", disse Yang Chen, cientista da Universidade da Califórnia Irvine (UCI) e autor da investigação, cujos resultados são publicados na sexta-feira na revista científica Science.
![]() |
PRAIA DA VITÓRIA | AÇORES
Simulacro de derrame de combustível
A Câmara Municipal da Praia da Vitória, o Comando da Zona Aérea dos Açores, a Base Aérea Nº4, o 65th Air Base Wing (destacamento americano na Base das Lajes), a Capitania do Porto da Praia, a Polícia de Segurança Pública e os Bombeiros da Praia da Vitória realizaram, com sucesso, na manhã de quarta-feira, um exercício de resposta a um derrame de combustível no Tank Farm, o parque de combustíveis norte-americano localizado no Juncal.
![]() |
O ECOSAL ATLANTIS em Marrocos
Entre 29 e 30 de Setembro decorreram as Jornadas do Sal Tradicional – Rota do Atlântico em Marrocos. O evento teve lugar na Faculdade Polidisciplinar de Larache. Além de investigadores universitários assistiram às Jornadas elementos de vários sectores relacionados com a produção, administração local e regional e organizações ligadas ao turismo.
![]() |
TRANSPORTE FLUVIAL
O Danúbio está a secar
O Danúbio, o segundo maior rio da Europa, é um dos cursos de água menos navegáveis do continente. Apesar da Estratégia do Danúbio, que viu a luz do dia durante a presidência húngara da UE, a seca deste Verão resultou no nível de águas mais baixo de sempre que, por sua vez, provocou um enorme engarrafamento de tráfego.
![]() |
Redes ilegais em águas italianas
Em 2002, a União Europeia proibiu as redes derivantes para proteger a fauna mediterrânica e indemnizou os pescadores. Mas para muitos deles, a pesca ao atum e ao espadarte é muito lucrativa. Assim, contornam a proibição com a ajuda da máfia.
Alguns depositaram-nas e consignaram-nas às autoridades, à semelhança de outros que entregaram as suas Colt e Winchester aos xerifes da cidade. Outros, impulsionados pela ilusão dos ganhos ou pela necessidade de sobrevivência, continuam a usá-las, escondidas junto aos cais dos portos tunisinos ou lançadas à vontade nas águas calabresas. As redes de pesca pelágica, conhecidas aqui como spadare porque serviam para capturar o atum e o espadarte, foram proibidas em 2002 pela União Europeia porque destroem o ambiente marinho. Em Itália são a primeira causa de morte dos cachalotes e golfinhos que são apanhados por estas paredes invisíveis.
![]() |
Primeiro ferry híbrido a hidrogénio
O Hornblower Hybrid encontra-se equipado com motores eléctricos que geram uma potência de 1 400 CV. A energia eléctrica necessária ao funcionamento dos referidos motores é gerada a partir de gás de hidrogénio por uma célula de combustível de membrana de troca de protões (PEM). As mini-turbinas eólicas e os painéis fotovoltaicos instalados no deck desta embarcação ajudam igualmente à sua propulsão e, no caso de ser necessário, os seus geradores a diesel são accionados de modo a cobrir as necessidades adicionais de energia.
![]() |
Investigadores de Coimbra avaliam a contaminação por dioxinas da fauna e flora marinha costeira
Um estudo pioneiro a nível internacional, realizado por uma equipa de investigadores dos Centros de Estudos Farmacêuticos (CEF) e de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra (UC), determinou o teor de dioxinas presente na cadeia trófica (alimentar) estuarina.
![]() |
ARTIGO DO «ABC» REVISITADO POR FERNANDO ALVES
A balada triste do Tejo
Toledo é Toledo graças ao Tejo. O rio cantado por Lope de Vega, por Camões também, muitos outros, traz nostalgia impregnada a nascente. Hoje, as ninfas já não se podem banhar nas águas do "Tajo", por mor do lixo que o conspurca.
Na TSF, Fernando Alves revisita artigo amargo do diário espanhol "ABC".
![]() |
LIXO ESPACIAL EM ÁGUAS PROFUNDAS
Oceanos - Cemitérios de satélites
A 24 de Setembro deste ano o satélite não comandado UARS, da Agência Espacial Norte Americana, afundou-se algures no oceano Pacífico. Poucos dias depois, outro satélite decidiu repousar em águas profundas, desta feita no Índico.
Trata-se do satélite de pesquisa alemão Rosat, que reentrou na atmosfera terrestre sobre o Golfo de Bengala, no nordeste do Oceano Índico, a 25 de Outubro.
![]() |
SEATWIRL
Novo sistema eólico offshore continua a produzir energia quando o vento cessa
O sistema experimental sueco SeaTwirl está desenhado para armazenar cineticamente a energia do vento até ser necessária. Desta forma, permite produzir energia mesmo quando o vento não está a soprar.
O topo do SeaTwirl é constituído por uma turbina eólica vertical que gira independentemente da direcção do vento. Esta é a única parte do sistema localizada acima da superfície da água.