Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Luís Menezes Pinheiro nomeado coordenador do Comité Nacional para a Década do Oceano

Luís Menezes Pinheiro, docente e investigador da Universidade de Aveiro (UA), foi nomeado coordenador do Comité Nacional para a Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030. Este Comité tem como missão promover e coordenar a acção de Portugal para a concretização dos objectivos da Década, com uma visão particular para o Atlântico, intimamente relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Marítimos a bordo de embarcações de investigação podem pedir reforma antecipada aos 55 anos

O Conselho de Ministros aprovou recentemente o decreto-lei que alarga o regime de antecipação da pensão de velhice dos inscritos marítimos da marinha do comércio de longo curso, de cabotagem e costeira e de pesca, com excepção dos profissionais de pesca, aos inscritos marítimos que desenvolvam a sua actividade profissional a bordo de embarcações de investigação registadas no registo convencional, quando estas naveguem em alto mar ou ao longo das costas em idênticas condições de navegação das embarcações de comércio de longo curso, de cabotagem e costeira.

Este navio leva os robôs do INESC TEC até ao «mar profundo»

É um "laboratório no Atlântico" e permite transportar equipamentos até 60 milhas da costa para recolher dados. A missão é clara: levar a robótica até ao mar profundo e recolher dados. E está cumprida.

Fenómenos costeiros de proliferação de algas aumentaram nas últimas décadas

Equipa de investigadores utilizou imagens de satélite para avaliar a evolução dos blooms de algas que ocorreram entre 2003 e 2020. Estudo foi publicado na Nature.

A partir de imagens de satélite, é possível observar a fluorescência causada pela proliferação do fitoplâncton, com padrões de cores espalhados pelo mar por quilómetros. Estes fenómenos sempre ocorreram, mas parecem estar a tornar-se mais frequentes. De acordo com um novo estudo, nas últimas duas décadas, os conhecidos blooms de algas aumentaram nas regiões costeiras no mundo, revela um artigo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

AÇORES

Estudo sobre valorização dos resíduos pesqueiros vale prémio a investigadora micaelense

"Produtos de valorização de resíduos da indústria pesqueira dos Açores" é o estudo da investigadora Nádia Valério premiado com 8500 euros no V Concurso Mares Circulares, iniciativa ibérica promovida pela Coca-Cola European Partners.

Investigadora portuguesa co-lidera a expedição Paleoceanografia da Margem Ibérica

 Fátima Abrantes, investigadora do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e colaboradora no Centro de Ciência do Mar (CCMAR), é co-chief na expedição Paleoceanografia da Margem Ibérica (EXP397), realizada a bordo do navio americano JOIDES Resolution, que esteve ancorado na Doca de Alcântara.

 

Está aberta a rota para uma arquitectura do bacalhau e de outros peixes

Nos últimos anos, o arquitecto e investigador André Tavares calçou umas galochas, vestiu um impermeável e subiu ao cesto da gávea para perceber, na vastidão do mar, se era possível uma história da arquitectura que a cruzasse com o oceano mas, sobretudo, com os seres marinhos que o habitam. Acabado de aportar às livrarias, o livro Arquitectura do Bacalhau e de Outras espécies carrega nos porões os resultados das primeiras incursões por mares pouco ou nada navegados, entre nós, abrindo novos horizontes para a compreensão de uma actividade, a arquitectura, que, garante ele, está longe de se esgotar na terra firme onde assenta alicerces.

Projecto Saltfree II avalia resiliência biológica em contexto de salinização costeira

A resposta de cada espécie, a resiliência e a sua sensibilidade à presença de contaminantes antropogénicos em contexto de intrusão salina por ação da subida do nível médio da água do mar, ou através dos lençóis freáticos, foram a base do estudo do projeto Saltfree II. Para isso, os investigadores experienciaram em laboratório os efeitos destes cenários mais realistas, quantificando os valores de segurança para a proteção da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas.

ONU reconhece projecto da Universidade do Minho para a Década do Oceano

Um projecto da Universidade do Minho que usa ADN para monitorizar recursos pesqueiros no Atlântico foi reconhecido pelas Nações Unidas como contributo para os desafios desta Década do Oceano. Chama-se “DNA-based approaches for fisheries monitoring”, é liderado por Filipe Costa e junta parceiros de três continentes.

Este é um dos 287 projectos (actions) de todo o Mundo agora endossados pela ONU, que desafia assim a ciência a reverter a degradação do ecossistema marinho e a alicerçar a Agenda 2030.

ESTUDO

Sustentabilidade corporativa dos portos portugueses

Respondendo a convites à realização de estudos que examinem a sustentabilidade empresarial (SC) em contexto portuário, este estudo analisa o caso português, visto que é pouco conhecido, apesar de algumas iniciativas pioneiras dos portos portugueses como o desenvolvimento da Janela Única Logística.

Seguindo uma abordagem qualitativa, as informações foram colectadas por meio de entrevistas semiestruturadas, notícias e vídeos disponíveis publicamente, sites de portos marítimos e relatórios. Partindo do modelo de Oliver (1991), que combina a teoria institucional e a perspectiva da dependência de recursos, estendemos a teoria adicionando a visão baseada em recursos para analisar os fatores institucionais que preveem as respostas estratégicas dos portos marítimos à CS.

UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Vai nascer uma unidade do ECOMARE para impulsionar a economia do mar

A criação do novo Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA), que vai incorporar dois inovadores laboratórios, foi financiada em sete milhões de euros, verba que chega do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A apresentação pública do Projecto aconteceu quarta-feira, dia nacional do mar, e teve como convidados o ministro da Economia e do Mar, o Secretário de Estado do Mar e outros membros envolvidos no desenvolvimento desta nova unidade.

OE 2023

Navio de Investigação Mário Ruivo vai ter capacidades de pesquisa reforçadas

O Relatório do Orçamento do Estado para 2023 (OE 2023) refere que, em 2023, o Governo vai aumentar as capacidades do Navio de Investigação Mário Ruivo com “a instalação de um conjunto de equipamentos técnico-científicos na área de pesquisa oceanográfica e pesca, por forma a dotá-lo com meios de última geração, que permitirão a realização autónoma das campanhas obrigatórias de investigação das pescas e de vigilância do ambiente marinho em todas as suas vertentes”.

Esta aquisição será financiada pelo programa Crescimento Azul (EEA-Grants) e pela componente C10 — Mar do Plano de Recuperação e Resiliência.

Expedição científica identifica quatro zonas a preservar ao largo de Cascais, Sintra e Mafra

As regiões marinhas da montanha de Camões, Cabo da Roca, a plataforma rochosa da Ericeira, e entre o Cabo Raso e a costa sul de Cascais são zonas importantes a preservar, revela uma investigação recente.

As regiões integram uma área ao largo dos municípios de Cascais, Sintra e Mafra estudada com trabalho de campo nos últimos 12 dias, tendo o coordenador científico da iniciativa, Emanuel Gonçalves, destacado hoje, no final da expedição científica, que para já se verificou que aquelas são zonas de grande biodiversidade e com mais valores naturais. O trabalho de análise dos dados vai agora continuar nos próximos meses.

A ameaça das doenças parasitárias para os ecossistemas marinhos costeiros

As doenças parasitárias são uma grande ameaça aos ecossistemas marinhos costeiros e podem ter um forte impacto ecológico e económico nas zonas e comunidades afetadas. Nos próximos três anos, um projeto liderado por Luísa Magalhães, investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, vai estudar o impacto da infeção por parasitas em organismos de zona costeira como moluscos bivalves, que representam um importante sector de exportação português. A relevância do projeto valeu-lhe o prémio FLAD Science Award Atlantic, no valor de 300 mil euros.

ESTA SEGUNDA-FEIRA

A inovação no mar traz a Portugal 25 países para um dos maiores exercícios nacionais de robótica

Esta segunda-feira, dia 12 de Setembro, tem início o maior exercício que se realiza em Portugal dedicado à experimentação robótica e de veículos não-tripulados. Na décima segunda edição do REPMUS22, uma vez mais co-organizada pela Marinha Portuguesa, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pelo Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e pela NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI), estarão presentes mais de mil pessoas, entre militares, investigadores científicos e civis, de entidades nacionais e internacionais.

Há buracos no fundo do mar ao largo do Açores que não se sabe como surgiram

As hipóteses para o seu aparecimento adensam o mistério: intervenção do homem ou de uma espécie desconhecida de caranguejo, emanações gasosas ou até proveniência alienígena são algumas das explicações avançadas.

Portugal lidera projecto de restauração de ecossistemas marinhos no Ártico

A Universidade de Aveiro lidera um consórcio europeu de 30 entidades que vai investir 8,5 milhões de euros num projeto de restauração dos ecossistemas marinhos e costeiros e aumento da resiliência climática na bacia do Ártico e do Atlântico. A verba tem origem no programa Horizonte Europa.

Em causa está o projecto "A-AAgora - Atlantic and Artic basin lighthouse - restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience", que visa "definir e implementar um plano para a Ágora Atlântico-Ártica que incorpore as Soluções Baseadas na Natureza desenvolvidas através de demonstração e uma estrutura de gestão validada".

Especialistas estabelecem parâmetros para avaliar eficácia das áreas marinhas protegidas

Um artigo recentemente publicado por especialistas de instituições nacionais estabelece um conjunto de indicadores que irão permitir avaliar o desempenho e a eficácia da preservação oferecida pelas áreas marinhas protegidas (AMP).

Pela primeira vez foram seleccionados e tidos como prioritários para a monitorização destas áreas em Portugal indicadores de governança, ou seja, uma lista validada de parâmetros e periodicidade de monitorização associada, acordados entre investigadores, gestores das áreas e peritos em governação.

Surfistas e cientistas dão «nova vida» à floresta de algas em Peniche

No âmbito do projecto ReGeneration Surf, cientistas e surfistas vão ao mar recolher as sementes das algas e levam-nas para um laboratório, onde são criadas num ambiente ideal para o seu crescimento.

As primeiras algas com crescimento controlado em laboratório já foram lançadas ao mar em Peniche, depois de dois meses no “berço”, com atletas, ambientalistas e cientistas unidos em torno do projecto ReGeneration Surf.

“É algo que nunca foi feito. É um projecto ainda em fase experimental, mas foi uma grande experiência reunirmo-nos há uns meses para aprender sobre o processo de reflorestação das algas e, agora, activamente, fazer essa reflorestação, colocando as algas no oceano”, salientou Natalie Fox, coordenadora do ReGeneration Surf, projecto apoiado pela Liga Mundial de Surf (WSL).

Açores, a peça-chave para desvendar um dos maiores enigmas da história natural das tartarugas-comum

O projecto COSTA visa assegurar a conservação das tartarugas marinhas nos Açores e do seu habitat oceânico no Atlântico, através da monitorização, investigação, educação ambiental, formação técnica e apoio à decisão.

Total: 223
[1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12