Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
CIÊNCIAS DO MAR
Onde o gosto pela biologia se aprofunda
O Mar Profundo é o domínio dos oceanos para além das 200 milhas de profundidade, uma linha divisória um tanto arbitrária, mas funcional do ponto de vista descritivo.
O mar profundo é também aquele que fica para além do acesso directo da luz solar, uma definição de fronteira e transição que deve ser entendida com amplitude. Este espaço tridimensional dos nossos oceanos foi durante séculos um campo de incógnitas, um gerador de mitos, um reduto de incertezas e indiferença e um desafio desconhecido.
Farmácias vivas marinhas
O que a baba de um caracol marinho tem a ver com as túnicas dos imperadores romanos? E o vómito de uma baleia com a perfumaria francesa do século XIX? E os corais moles do Caribe com o parto de uma vaca? Essas relações absurdas foram possíveis graças à Biotecnologia, uma ciência multidisciplinar formada pela interacção entre a Biologia, Bioquímica, Citologia, Engenharia Genética e uma boa dose de criatividade e paciência dos cientistas.
Bioprospecção a partir dos oceanos
No que diz respeito ao nosso planeta, estima-se que existam cerca de 30 milhões de insectos, 1,5 milhão de algas, 1,5 milhão de fungos, 1 milhão de animais, além da existência de mais de 400 mil espécies de plantas. Grande parte dessa riqueza natural é oriunda dos oceanos, que representam a maior concentração de vida no planeta, cobrindo 70,8% da superfície da Terra.
Organismos marinhos como fonte de novos fármacos: histórico & perspectivas
Nesta breve revisão comentam-se alguns aspectos históricos dos estudos químicos e farmacológicos realizados com organismos marinhos e suas implicações científicas, como a descoberta de novos produtos naturais com acção em alvos moleculares peculiares, além da utilização desse conhecimento pela indústria farmacêutica no processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de fármacos.
VÍDEO RTP - 1975
Sabe o que é a Malacologia?
Segundo programa conduzido por Ruy Ferrão sobre o ramo da biologia que estuda os moluscos designada por malacologia, com destaque para as actividades de mergulho e recolha de espécies efetuadas no Centro Português de Actividades Subaquáticas (CPAS).
O fenómeno do Raio Verde
O Raio Verde, popularizado pelo romance de Júlio Verne com o mesmo nome, não é fácil de observar. É um raro fenómeno meteorológico que se dá ao nascer ou ao pôr-do-sol, em condições muito particulares de tempo. É mais frequente no mar e só pode ser observado se o horizonte estiver absolutamente visível, isto é, sem qualquer neblina. Com determinados valores de temperatura e humidade relativa há boas probabilidades de se dar.