Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Maersk avança com impressão 3D a bordo dos seus navios
A impressão 3D tem sido apontada como um fenónemo que poderá revolucionar o sector dos transportes e da logística e eis que a Maersk aparece a dar o exemplo: O grupo dinamarquês – através dos seus membros Maersk Line, Maersk Tankers e Maersk Drilling – faz parte de um consórcio (denominado Green Ship) que está a desenvolver um projecto-piloto que recorre à impressão 3D de peças sobressalentes nos seus navios e nas suas plataformas offshore.
Entre os membros do consórcio estão também a J. Lauritzen, a MAN Diesel & Turbo, a DNV GL, a Copenhagen Business School e a Create it REAL, sendo o projecto financiado pelo Fundo Marítimo Dinamarquês (Danish Maritime Fund).
Com este piloto, a Maersk e restantes parceiros do consórcio pretendem encontrar a forma ideal para reduzir o número de peças sobressalentes a transportar, permitindo ao mesmo tempo uma resposta rápida em termos de reparação ou manutenção.
Tecnologia a evoluir rapidamente e já preparada para a indústria marítima
«A tecnologia da impressão 3D está a desenvolver-se rapidamente e acreditamos que está pronta para ser utilizada na indústria marítima», refere Sverre Patursson Vange, da J. Lauritzen, que destacou ainda a valia de ter no projecto empresas como a DNV GL, a MAN Diesel & Turbo e a Create it REAL.
«Ao colocar as impressoras a bordo de uma série de navios e obter experiência prática, este projecto tentará enfrentar os desafios na prática à medida que eles aparecem», refere o consórcio em comunidado. Para começar, serão colocadas impressoras em determinados navios e plataformas offshore e será dada formação às tripulações para que sejam independentes em todo o processo.