Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
«REEFS» EM PARCERIA COM O PORTO DE SINES
A Universidade de Coimbra no PRR: do Oceano às Estrelas
UC está a desenvolver vários projetos inovadores no âmbito das Agendas Mobilizadoras, iniciativas colaborativas entre instituições públicas e privadas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Evento esta quinta-feira, 13 de fevereiro, debate estas iniciativas.
A Universidade está a desenvolver o REEFS, um dispositivo submerso, inovador em Portugal, que é instalado no fundo do mar, próximo da costa o que facilita a sua instalação, manutenção e a transmissão da energia elétrica para a costa através de um curto cabo submarino. É fundamental esta localização próxima dos consumidores pois a actividade sócio-economica desenvolve-se junto ao litoral.
Além de gerar energia renovável de forma sustentável, esta tecnologia poderá contribuir também para a proteção costeira funcionando como um recife artificial que induz a rebentação precoce das ondas e reduz os efeitos da erosão e intempéries.
Inspirado nos parques eólicos, o projeto abre caminho para o desenvolvimento de parques de conversão de energia das ondas (wave farms) em Portugal, aproveitando um dos recursos naturais mais abundantes do país: a agitação marítima.
O REEFS está a ser desenvolvido em parceria com a Administração dos Portos de Sines e Algarve, utilizando o Porto de Sines como plataforma de testes. O objetivo é validar a eficiência do dispositivo na produção de eletricidade, com aplicações que incluem carregamento de baterias e fontes luminosas. Prevê-se a instalação e teste no mar, durante o verão deste ano.