Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PORTO DE SETÚBAL

Moderna unidade de economia circular do Grupo Carmona trata de resíduos dos navios

O Grupo Carmona, dedicado à limpeza e gestão de resíduos perigosos, não perigosos e valorizáveis para empresas de várias indústrias, tem em funcionamento no parque industrial da SapecBay, na Península da Mitrena em Setúbal, uma das mais modernas unidades de economia circular da Europa na reciclagem e reaproveitamento de resíduos oleosos, com 4 hectares de implantação e que representou um investimento de 15 milhões de euros.

A 7 DE AGOSTO, NO MMI

Pelo mar de amanhã | Oficina para famílias

O novo Espaço Oceanos e a exposição de Nuno Vasco Rodrigues são o cenário perfeito para lançar uma missão: proteger os oceanos! Nesta oficina, as famílias são levadas numa viagem pelas alterações climáticas e pela poluição marítima para perceberem o que ainda pode ser feito…pelo mar de amanhã.

PORTO DE PESCA DA NAZARÉ

Docapesca recolheu mais de mil quilos de lixo marinho

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A, desenvolveu uma ação de recolha de lixo marinho no porto de pesca da Nazaré no passado sábado, dia 24. A acção realizou-se em parceria com o "Mar à Deriva", no âmbito do projeto “A Pesca por um Mar Sem Lixo”. Com a participação de 13 voluntários, foram recolhidos cerca de 1.360kg de resíduos, refere a Docapesca.

A 7 DE AGOSTO

Caça à Beata na Praia da Barra

A Eco-Freguesia XXI da Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, promove, a 7 de agosto, das 10h às 13h, uma Caça à Beata na Praia da Barra, acção que visa sensibilizar a população em geral e promover a limpeza do areal.

A Gafanha da Nazaré é uma das freguesias que participa nas atividades de Caça à Beata, nas praias com Bandeira Azul, iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul Europa com o apoio da Fundação Vodafone Portugal e da Missão Beatão.

Resultados MedWeek 2021

Entre os dias 5 e 11 de julho, 12 ONGS internacionais, que desenvolvem o Programa Bandeira Azul no Mediterrâneo, organizaram diversas limpezas de praia e outras ações de educação e sensibilização ambiental, no âmbito da campanha #BlueFlagMedWeek, que tem como mote “Cuidar do Mar que nos une” e que se realizou pelo 5º ano consecutivo.

Novo Verde incentiva à reciclagem nas Praias de Faro com limpeza subaquática

A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, continua a percorrer as praias de Portugal com a iniciativa “Reciclar e a Nossa Praia”, para sensibilizar os portugueses para a poluição dos mares e oceanos. A campanha vai marcar presença nas praias do distrito de Faro, até 24 de julho, para sensibilizar para a deposição correta dos resíduos, de forma a proteger-se um dos bens mais essenciais que possuímos, a água.

Concurso AMAR A PRAIA

“AMAR A PRAIA – Concurso de Práticas Sustentáveis”, visa destacar e partilhar as práticas sustentáveis desenvolvidas pelos concessionários e estimular aqueles que estão mais próximos dos utentes e, também, mais atentos às necessidades das zonas balneares. As práticas sustentáveis podem incidir em áreas como água, energia, resíduos, equipamentos, ruído, educação e sensibilização ambiental ou segurança.

Para participar no Concurso, os concessionários devem inscrever-se, entre 01 d e julho e 30 de setembro, em bandeiraazul.abae.pt, onde podem consultar o regulamento completo.

PRIO, Porto de Aveiro e Aveiport juntam-se pela descarbonização do Porto de Aveiro

A PRIO, a Administração do Porto de Aveiro e a Aveiport, empresa do Grupo ETE, juntam-se para levar a cabo um projecto integrado, com foco numa parceria tripartida, com vista à descarbonização do porto de Aveiro. Depois de uma primeira fase piloto, durante 3 meses, em estreita colaboração com a Administração do Porto de Aveiro, foi decidido alargar-se o projecto, estando previsto o fornecimento de Ecodiesel pela PRIO a todos os equipamentos motorizados a operar no porto.

MEPC 76

Saiba todas as novas medidas adoptadas para a descarbonização do «Shipping»

O Comité concluiu a 76ª reunião do MEPC com a aprovação de medidas para enfrentar as mudanças climáticas, incluindo a adopção de medidas de curto prazo para reduzir a intensidade de carbono dos navios, e discussão sobre o caminho da indústria naval para alcançar a Estratégia Inicial da IMO, reduzindo globalmente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) dos navios pela metade até 2050, face aos níveis de emissão de 2008.O Comité concluiu a 76ª reunião do MEPC com a aprovação de medidas para enfrentar as mudanças climáticas, incluindo a adopção de medidas de curto prazo para reduzir a intensidade de carbono dos navios, e discussão sobre o caminho da indústria naval para alcançar a Estratégia Inicial da IMO, reduzindo globalmente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) dos navios pela metade até 2050, face aos níveis de emissão de 2008.

ESTA QUARTA-FEIRA

Porto de Aveiro organiza webinar «Decarbonising small and medium ports»

O Porto de Aveiro, em colaboração com os parceiros envolvidos na descarbonização do porto e em associação com a Comissão Europeia promovem, esta quarta-feira, dia 7 de Julho, um Webinar subordinado ao tema ‘Decarbonising small and medium ports‘.

Esta sessão de trabalho, explicou a administração do porto aveirense (via comunicado) constitui uma oportunidade para «discutir as melhoras práticas e também os desafios a serem enfrentados para a efectiva implementação das medidas necessárias à redução das emissões de carbono, em particular nos pequenos e médios portos (SMP), em que os desafios financeiros e tecnológicos se revelam mais críticos».

Projecto Life IP Azores Natura

Serviço de Ambiente da Ilha do Corvo recebe embarcação marítima

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores, Alonso Miguel procedeu à entrega de uma embarcação semi-rígida ao Serviço de Ambiente da Ilha do Corvo, no âmbito do projecto Life IP Azores Natura, o primeiro projecto integrado aprovado em Portugal e o maior projecto de conservação da natureza de sempre nos Açores.

Está a começar na ZPE Aveiro-Nazaré projecto para conservar a ave marinha mais ameaçada da Europa

Em Portugal, a maior ameaça para a pardela-balear, espécie criticamente em perigo de extinção, é a captura acidental em artes de pesca. Saiba o que vai ser feito até 2025 para travar essa ameaça na área mais importante para a espécie do nosso país, a ZPE Aveiro-Nazaré.

Não nos vamos livrar dos microplásticos tão cedo, mas a invenção de Fionn Ferreira tira-os da água

Óleo vegetal, pó de ferrugem, um íman e um recipiente. São estes os “ingredientes” da invenção de Fionn Ferreira, que permite medir a quantidade de microplásticos presentes na água (até na que bebemos). Para o vencedor da Google Science Fair de 2019, esta pode ser “a próxima epidemia”.

Porto de Setúbal contribui para oceanos mais limpos

O Porto de Setúbal está a criar medidas para a redução da poluição dos oceanos com a aplicação de incentivos no tarifário para o tratamento e valorização integral de todos os tipos de resíduos gerados pelos navios durante as suas jornadas no mar, a vigorar já no início de 2022. Estas medidas constam de taxas fixas pelo tratamento de todos os resíduos dos navios, incentivando os armadores a aderirem a esses serviços.

Os heróis dos oceanos num documentário de tirar o fôlego

Uma viagem ao maravilhoso mundo subaquático que precisa de ser protegido, num documentário da Rolex com oito heróis dos oceanos, cinco dos quais fazem parte do projecto Oceano de Esperança.

Conheça as 392 Praias Qualidade de Ouro 2021 galardoadas pela Quercus

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, apresentou, como habitualmente, a listagem de atribuições do Galardão Qualidade de Ouro 2021. Este ano, a Associação classifica 392 praias com Qualidade de Ouro em 2021, mais 6 do que no ano passado.

A Região do Tejo e Oeste foi a mais galardoada com 100 praias, com a região do Algarve a apresentar a maior subida e a região Centro a registar a maior queda na atribuição do galardão.

Portugal com 53 praias Zero Poluição

A associação ambientalista Zero distinguiu este ano 53 praias Zero Poluição em 30 concelhos de Portugal, representando 8% do total das 643 zonas balneares que vão estar em funcionamento nesta época.
Uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares, de acordo coma associação. Em 2020, houve mais 15 praias classificadas, ou seja, um total de 68.
 

8 Junho 2021 | esta terça-feira | Dia Mundial do Oceano

Cavalos de Guerra: entre a extinção e a conservação

"Cavalos de Guerra" documenta aquela que já foi a maior comunidade de cavalos marinhos do mundo. No entanto, o grupo que hoje habita as pradarias marinhas no Algarve está em risco de desaparecer.
No Dia Mundial do Oceano, junte-se a nós no Pavilhão do Conhecimento para assistirmos ao documentário de João Rodrigues e debatermos de que forma a ciência poderá proteger estes guerreiros ou se é inevitável a sua extinção. Contamos consigo!

António Guterres:

Número de «zonas mortas» nos oceanos quase duplicou numa década

O número de “zonas mortas” nos oceanos quase duplicou numa década, demonstrando o “fracasso generalizado” de protecção dos mares e a necessidade de novas metas globais “ambiciosas”, alerta o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

O aumento das zonas oceânicas sem vida animal ou vegetal, para 700 em 2019 face a 400 em 2008, é uma das conclusões da segunda Avaliação Oceânica Mundial, realizada por centenas de cientistas de todo o mundo e agora apresentada pelo secretário-geral em mensagem de vídeo.

ESTE SÁBADO

Limpeza Subaquática no Porto e Marina de Velas

No âmbito da campanha Entre-Mares, decorre este sábado, dia 22 de Maio, uma acção de limpeza subaquática (com apneia e garrafa) a decorrer no Porto e Marina de Velas, entre as 09h00 e as 12h00.
Esta acção é levada a cabo por um grupo de voluntários, e conta com o apoio do Município de Velas.

Total: 773