Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Equipa de combate à poluição da APRAM

A Equipa de Combate à Poluição no Mar da APRAM conta com diversas intervenções bem-sucedidas em casos reais, para além dos exercícios de simulação que algumas vezes acontecem.

Criada nos anos 90 e no seguimento da Resolução do Conselho de Ministros, n. 25/93 que aprovou o Plano Mar Limpo, a equipa é constituída por todos os operacionais, mestres, motoristas maritimos, marinheiros, entre outros elementos, onde se incluem os coordenadores/chefias de serviços que de alguma forma estão relacionadas com o tema e funções dos vários elementos da equipa.

VW exporta carros com um toque de batatas fritas. E passa por Portugal

O Grupo Volkswagen está apostado em tornar sustentáveis todas as áreas da sua operação, mesmo a expedição de veículos. Daí que os navios a que recorre tenham vantagens do ponto de vista ambiental.

Apostado em reduzir o impacto ambiental de toda a sua actividade, depois de investir fortemente nos veículos eléctricos e na alimentação das suas fábricas com uma maior percentagem de energia renovável, o grupo alemão concentrou-se agora nas 7700 deslocações de navios que anualmente transportam os seus modelos, visitando, entre outros locais, o Porto de Setúbal, de onde saem os T-Roc fabricados na Autoeuropa.
 

PROJECTO DE MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES MARÍTIMAS DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ

Declaração de Impacte Ambiental Favorável para «projecto de importância estratégica»

O final de 2020 trouxe notícia auspiciosa para a APFF, S.A.: A Agência Portuguesa do Ambiente emitiu o Título Único Ambiental referente ao Projecto de Melhoria das Acessibilidades Marítimas do Porto da Figueira da Foz.

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.) reafirma a importância estratégica deste projecto para o crescimento e desenvolvimento futuro do Porto da Figueira da Foz, o mesmo valendo para a Comunidade Portuária e todo o tecido industrial da Região Centro.
“Este projecto é absolutamente necessário para o salto qualitativo do Porto da Figueira da Foz, permitindo capacitá-lo para a entrada de navios até 140m de comprimento e 8 metros de calado” – refere a administração portuária.

EMANUEL GONÇALVES:

«O planeta não pode esperar mais»

Humildade. É isto que se sente quando se mergulha no meio de 12 gigantes cachalotes, o maior predador que alguma vez existiu no planeta. Este mergulho a norte da ilha de São Miguel, a seis milhas da costa, é a mais doce memória do biólogo Emanuel Gonçalves no meio que mais preza e onde se sente “num maravilhoso mundo à parte”: o oceano. Medo não sentiu nenhum, apesar de estes animais conseguirem destroçar um ser humano só com o impacto do seu sonar no nosso corpo. “É, em certo sentido, como estar com uma entidade alienígena: sei que têm capacidades cognitivas enormes, mas não conseguimos ainda conversar.”

Uma vida dedicada a resgatar golfinhos em cativeiro

Quando tentámos falar pela primeira vez com Richard O’Barry, ele encontrava-se algures na Indonésia, montando a operação de resgate de Rocky e Rambo, dois golfinhos presos em cativeiro ilegal no Hotel Melka. O tempo era crucial, pois pouco antes um terceiro golfinho, Gombloh, morreu “sem nunca ter tido hipótese de experimentar a liberdade”, contou-nos mais tarde. Ric (todos o tratam pelo diminutivo) não ia deixar que os outros sofressem o mesmo destino.

Governo reforça protecção do meio marinho

Foi publicado no dia 9 de Dezembro, em Diário da República, o Decreto-Lei n.º 102/2020 que transpõe a Directiva (UE) 2019/883 relativa aos meios portuários de recepção de resíduos provenientes dos navios, tendo em vista uma maior protecção do meio marinho.

De acordo com a informação avançada pelo Governo, o diploma regula a instalação e a utilização de meios portuários de recepção de resíduos provenientes dos navios que escalem portos nacionais, com vista a, nomeadamente, aumentar a protecção do meio marinho contra os efeitos negativos das descargas de resíduos no mar, assegurar o bom funcionamento do tráfego marítimo e implementar medidas de controlo, monitorização e redução do lixo marinho.

NUNO SÁ

Os tubarões azuis nos Açores tinham todos marcas de «encontros» com os humanos

O mundo não precisava definitivamente de mais um advogado. Já um cameraman subaquático, capaz de nos mostrar as maravilhas das profundezas e todas as formas como estamos a destruí-las, pode fazer a diferença. Foi por isso uma boa decisão quando, há coisa de 20 anos, e com um curso de Direito na mão e um de mergulho na outra, Nuno Sá optou pelo segundo. Agora, defende uma causa muito mais importante.

PORTUGAL INCLUÍDO

Líderes mundiais colocam oceano sustentável no topo da agenda de política global

Líderes da Austrália, Canadá, Chile, Fiji, Gana, Indonésia, Jamaica, Japão, Quénia, México, Namíbia, Noruega, Palau e Portugal comprometeram-se a gerir de forma sustentável quase 30 milhões de km2 das suas águas nacionais até 2025.

DOCAPESCA CONCLUI LIMPEZA DA BACIA PORTUÁRIA DA PÓVOA DE VARZIM

A Docapesca concluiu uma intervenção de limpeza e remoção de resíduos do fundo da bacia portuária do porto de pesca de Póvoa de Varzim numa área de aproximadamente 12.000 metros quadrados.
Foram removidos cerca de 15 metros cúbicos de resíduos, principalmente artes de pesca, pneus e poitas.

Candidaturas Bandeira Azul 2021 têm início esta quarta-feira

Esta quarta-feira, 2 de dezembro, inicia-se o período de candidaturas Bandeira Azul 2021, para praias, marinas e embarcações de ecoturismo.

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas costeiras, fluviais e lacustres, a partir do desafio lançado aos gestores de praias, marinas e embarcações para alcançar padrões de excelência num conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

APSS renova certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental

A APSS renovou com sucesso a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental de acordo com os requisitos da norma ISO 14001:2015, atribuída pela Lloyds Register Quality Assurance.

A certificação obtida premeia as preocupações da APSS pela melhoria contínua das boas práticas ambientais e de sustentabilidade a nível portuário e complementa outros estatutos já atribuídos à APSS neste domínio, nomeadamente o de Green Award Port e o de ECOPORT.

Direcção Regional do Mar recolhe lixo marinho e prepara Encontro do Mar

A Direcção Regional do Mar participou sábado, 24 de Outubro, numa limpeza de fundo organizada pelo Clube Naval do Funchal e inserida no programa de actividades de Bandeira Azul do CNF e da Marina do Funchal.

PAULA SOBRAL:

Todo o plástico retirado do mar será sempre uma gota de água no oceano

O plástico que está à superfície – ou seja, aquele que vemos e tanto nos impressiona – representa 1% de todo plástico nos oceanos. Apenas 1%. A esmagadora maioria, 94%, está no fundo e 5%, nas praias.
Continuamos a ter uma imagem demasiado ingénua do que se passa no mar e, para o resolver, só existe uma solução: consumir menos. “Tudo o resto não vai funcionar”, explica à VISÃO a presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, e professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova.

Resultados do Dia Internacional de Limpeza Costeira 2020

Durante a Semana Internacional de Limpeza Costeira, na qual o Programa Bandeira Azul organizou duas limpezas de praia, foram registadas um total de 177 ações, tendo sido realizadas 160 ACÇÕES DE LIMPEZA em praias, zonas costeiras, margens de rios, ribeiras, lagoas e no fundo do mar, em todo o país, incluindo Açores e Madeira.

Ao longo destas ações participaram 3457 voluntários, contabilizando um total de 376 horas dedicadas à limpeza e recolha de lixo marinho

ÁREA DE ESTUDO NA FIGUEIRA DA FOZ

Projecto liderado pela Universidade de Coimbra garante eficácia de drones low-cost no combate ao lixo marinho

Os primeiros resultados do projecto de investigação “UAS4Litter” indicam que os drones podem ser muito úteis no combate ao lixo marinho, um grave problema ambiental que afecta os oceanos e ecossistemas de todo o planeta.

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o projecto teve início em 2018 e é liderado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESC Coimbra) e do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-UC).

Docapesca conclui limpeza da bacia do Porto de Pesca de Sines

A Docapesca concluiu os trabalhos de limpeza e remoção de resíduos dos fundos da bacia do porto de pesca de Sines, tendo sido recolhidos 70 metros cúbicos, na sua maioria artes de pesca e pneus utilizados como defensas em embarcações.

Esta intervenção, com recurso a mergulhadores profissionais, teve como objetivo a melhoria das condições ambientais na área molhada concessionada à Docapesca, na sequência de uma inspeção subaquática.

Retirados 400 quilos de lixo da Baía de Sines e Praia Vasco da Gama

No âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira e também o World Cleanup Day, decorreu uma acção de limpeza na baía de Sines e praia Vasco da Gama. Segundo a organização, foram recolhidos 300 kg de lixo subaquático e 97 kg de lixo na praia Vasco da Gama.

Os mergulhadores retiraram do fundo mar, extintores, pneus, artes de pesca, sacos de plástico, cordas, garrafas de vidro, sapatos, baldes de plástico e máscaras.

Novo projecto quer ajudar as áreas marinhas protegidas de Portugal

Baptizado de BiodivAMP – Desenvolvimento de Ferramentas para a Monitorização e Proteção de Biodiversidade em Áreas Marinhas Protegidas ao longo da Costa Portuguesa, o novo projecto é financiado pelo Fundo Azul, tutelado pelo Ministério do Mar. O objectivo é criar mais ferramentas para que as áreas marinhas protegidas cumpram o papel para que foram criadas, disse à Wilder o coordenador, Gonçalo Silva, que trabalha como investigador no MARE – ISPA.

ICNF-RNES celebra 40 anos de actividade com baptismo de Golfinhos Roazes

O Porto de Setúbal felicita o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/RNES - Reserva Natural do Estuário do Sado que celebrou 40 anos a 1 de Outubro. E saúda a iniciativa de assinalar a data promovendo uma visita à Escola Básica nº 5, em Setúbal, com o objectivo do baptismo das quatro crias de golfinhos roazes corvineiros nascidas no estuário do Sado entre dezembro de 2019 e setembro de 2020.

Os oceanos estão mais estáveis, mas isso não é bom para as alterações climáticas

É um círculo vicioso: o aumento da temperatura da atmosfera está a aquecer a superfície dos oceanos; por sua vez, águas mais quentes agravam o problema das alterações climáticas, conclui estudo sino-americano.

O estudo publicado na revista Nature analisou as águas dos oceanos ao longo da última metade deste século e os resultados pareciam, à partida, promissores. As conclusões indicavam que a estratificação dos oceanos, isto é, o fenómeno de formação de camadas horizontais de água com diferentes densidades, estáveis e ordenadas, que permite que as menos densas flutuem sobre as mais densas, está a aumentar significativamente. Isto quer dizer que os oceanos se tornaram mais estáveis, com menos oscilações.

Total: 618