Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O Porto de Leixões bateu record nas escalas de navios de cruzeiros em 2022

O Porto de Leixões registou em 2022 um novo máximo no que a escalas de navios de cruzeiro diz respeito. Os dois terminais de cruzeiro receberam 112 escalas de navios de cruzeiro, superando as 101 escalas registadas em 2018 e 2019, e que fizeram chegar 108.626 passageiros ao Porto e Norte de Portugal através do nosso porto.

Proibição da pesca da sardinha alargada até ao final de Março

A proibição da pesca da sardinha foi alargada até ao final de março, de acordo com um despacho da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Canadá - International Marine Protected Areas Conference 5

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, desloca-se a Vancouver entre 5 e 10 de fevereiro para participar no International Marine Protected Areas Conference 5 (IMPAC5).

A deslocação ao Canadá afigura ser o momento para incrementar as relações no domínio da economia azul com um país com o qual Portugal, em 2022, celebrou o 70.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas, estando ligados por profundos laços históricos de amizade e de cooperação. Por outro lado, a visita do secretário de Estado do Mar pretende ser um follow up da visita que a delegação do Canadá realizou a Portugal em junho de 2022 no âmbito de uma missão espaço oceanos.

APDL obtêm a Autorização de Segurança enquanto gestor de infraestruturas ferroviárias

Foi atribuída à APDL a Autorização de Segurança (PT 201 2023 0001). A Certificação para o Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões é válida por 2 anos e essencial para que a APDL possa operar no respetivo terminal.

Embaixadores da América Latina de olhos postos em Sines

No dia 1 de Fevereiro, o Porto de Sines recebeu a visita de delegações diplomáticas das Embaixadas da América Latina em Portugal, numa iniciativa da Casa da América Latina, que contou com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
 

Porto de Lisboa recebe GreenPort Congress & Cruise em Outubro

No âmbito da celebração do 135.º aniversário, o Porto de Lisboa vai receber o GreenPort Congress & Cruise, uma conferência internacional dedicada à sustentabilidade e inovação, que decorrerá de 18 a 20 de Outubro.
A escolha do anfitrião para o evento internacional foi anunciada esta semana pelo director executivo da Mercator Media, Andrew Webster, que adianta: “Aguardamos com expectativa a importante visão e o conhecimento que o Porto de Lisboa trará para a conferência”.

PORTO DE LEIXÕES

Tabelas de marés 2023 já disponíveis

No âmbito da política social da APDL, encontram-se já disponíveis as Tabelas de Marés 2023 do Porto de Leixões, a toda a comunidade piscatória local.

Como habitualmente, estas tabelas são de distribuição gratuita. Para aceder às mesmas poderá deslocar-se às instalações da APDL.

TERMINAL FERROVIÁRIO DE MERCADORIAS DE LEIXÕES ARRANCOU DIA 1 COM A APDL

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. assumiu esta quarta-feira, 1 de fevereiro, quarta-feira, a gestão da infraestrutura ferroviária do Terminal de mercadorias de Leixões. A Passagem da IP (Infraestruturas de Portugal, S.A.) para a APDL foi publicada no Decreto-Lei n.º 55/2022 de 17 de agosto, após aprovação em Conselho de Ministros.

Com o Terminal ferroviário de Leixões cria-se a aproximação ao transporte marítimo, que até agora era de difícil e moroso acesso, permitindo uma otimização da atividade económica associada ao movimento ferroviário, um aumento do hinterland e uma diminuição das assimetrias do território e da pegada ambiental.

PORTO DE AVEIRO PASSA A TER ESCALA SEMANA DE LINHA DE CONTENTORES

Desde o dia 28 de janeiro que a linha regular de contentores da Ellerman City Liners no Porto de Aveiro passou a semanal.

Esta linha, que escala os portos de Cádiz, Setúbal, Aveiro, Teesport, Tilbury e Roterdão tem capacidade para movimentar até 800 TEU.

PORTO DO FUNCHAL

Janeiro com mais escalas e mais do triplo de passageiros

O Porto do Funchal terminou o mês de janeiro com um total de 35 escalas (+6), um movimento de 88 475 passageiros, mais do triplo do verificado no mesmo mês do ano passado e uma ocupação média por navio, na ordem dos 2528 passageiros, o que percentualmente significa quase 87%.

AGEPOR promove participação no Caminho de Santiago 2023

Tem a AGEPOR o privilégio de o desafiar a participar no Caminho de Santiago 2023. A opção recaiu sobre as três últimas etapas do Caminho Português da Costa e terá lugar entre os dias 17 e 21 de Maio.

PORTO DE SINES

Conferência de Arranque da Agenda NEXUS disponível em 5 vídeos

O auditório da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, recebeu, a 24 de Janeiro, a Conferência de Arranque da Agenda NEXUS, evento que contou com a presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, em representação do Ministro da Economia e do Mar.

A APS disponibiliza, num dos seus canais no Youtube, cinco vídeos reportando a íntegra da conferência.

Atlantic Smart Ports desafia startups a criar soluções para portos europeus

Programa de aceleração da Beta-i e Fórum Oceano para a Economia Azul apresentou os desafios que pretende ver resolvidos em 33 portos europeus do Oceano Atlântico. O programa financiado pela União Europeia tem em vista apoiar o desenvolvimento de 50 projetos-piloto inovadores e sustentáveis em portos de vários países, incluindo Portugal.

VIANA DO CASTELO

APDL presente na 24.ª Meia Maratona Manuela Machado

No âmbito da realização da 24.ª Meia Maratona Manuela Machado, ocorrida em Viana do Castelo a 22 de janeiro, a APDL, em parceria com o CCD - Centro de Cultura e Desporto da APDL e a Eventsport, esteve presente com um stand para promoção da 1ª Corrida do Porto de Viana e da 8.ª Corrida Porto de Leixões, tendo sido distribuídos cerca de 2000 folhetos.

ATÉ 6 DE MAIO, NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

Exposição «Terra Incógnita: Pioneiros do mar português»

Em finais de Oitocentos, naturalistas, zoólogos e oceanógrafos descobriam o mar e iniciava-se um dos períodos mais profícuos na exploração científica do mar.

O conhecimento da terra incognita – assim se denominava, então, o mar profundo – aguçava a curiosidade dos cientistas que, impelidos pela notícia das primeiras viagens dos navios oceanográficos, partiam em busca do mapeamento do fundo oceânico e da identificação dos espécimes que nele habitavam.

 

Bazuca europeia dá 20 milhões de euros ao Porto de Sines para se descarbonizar

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve vai beneficiar de, pelo menos, 19,95 milhões de euros da ‘bazuca’ europeia para pagar o investimento na modernização da infraestrutura portuária de Sines com vista à sua descarbonização.

O dinheiro não vem do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas do REACT-EU, nome do envelope menos conhecido do instrumento NextGenerationEU que a Europa montou para recuperar da pandemia Covid-19.

Publicadas regras para licenciamento específico de captura de raia curva em 2023

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos já publicou as regras para o licenciamento específico de captura de raia curva em 2023, no sentido de “dar continuidade aos estudos científicos que têm vindo a ser realizados”.

A captura de raia curva (Raja undulata) pode ser efectuada por embarcações que detenham uma autorização de pesca específica para esta espécie devidamente averbada na respectiva licença de pesca, a atribuir anualmente pela DGRM. Para 2023, é fixado em 60 o número máximo de autorizações de pesca a atribuir.

País prepara proposta para Zona de Controlo de Emissões do Atlântico

Portugal está a preparar a proposta de Zona de Controlo de Emissões do Atlântico (AtIECA) a apresentar à Organização Marítima Internacional (IMO), foi anunciado.
Nesse sentido, sob a presidência do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, decorreu na quinta-feira, no Ministério da Economia e do Mar, uma sessão de trabalho com todas as entidades envolvidas nos estudos necessários para a formalização desta proposta.

8ª FEIRA DE EMPREGO & CARREIRAS TRABALHAR NUM NAVIO

A 8ª Feira Internacional de Emprego & Carreiras Trabalhar num Navio realiza-se em Lisboa, no dia 16 de março 2023.

Está confirmada a presença de várias companhias de navios e de ensino e formação marítima, antecipando a repetição do sucesso das edições anteriores.

2400 viaturas da Autoeuropa movimentadas no Porto de Leixões

O Porto de Leixões realizou uma operação logística de embarque e desembarque de viaturas da Autoeuropa que envolveu um navio de carga Ro-Ro, serviço necessário à movimentação de veículos na área portuária.

Esta operação, agenciada pela Navex - Empresa Portuguesa de Navegação, envolveu o carregamento de um total de 2400 viaturas, com destino a Emden, na Alemanha e a descarga de um total de 360 viaturas oriundas da mesma cidade germânica.