Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTO DE AVEIRO ACOLHE ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE COMBATE À POLUIÇÃO
O Porto de Aveiro acolheu, entre 22 e 24 de novembro, o curso de “Operador de Combate à Poluição do Mar”, ministrado pela Direcção de Combate à Poluição do Mar (DCPM), organismo da Direção-geral da Autoridade Marítima (DGAM).
No curso participaram 31 formandos, pertencentes aos quadros da Administração do Porto de Aveiro, da Autoridade Marítima e das Corporações Voluntárias dos Bombeiros de Ílhavo e Velhos de Aveiro.
![]() |
Transição nos mares enfrenta desafios complexos
O debate sobre transportes marítimos, na manhã do segundo dia do Portugal Mobi Summit, foi certamente um dos painéis mais movimentados da cimeira, pelo menos até agora. Os oradores tinham todos noção da urgência de descarbonizar o setor, mas houve uma intensa troca de ideias sobre a melhor forma de concretizar a meta ou sobre a gravidade dos obstáculos. O custo da transição, as dúvidas sobre o futuro combustível dos navios, o papel dos portos, estes foram os temas principais da discussão.
![]() |
André Martins elogia parceria com APSS que devolveu Praia da Saúde aos setubalenses
A parceria entre a autarquia sadina e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) foi um factor importante para devolver a Praia da Saúde aos setubalenses. Quem o diz é André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, que lembra que o local foi “durante décadas ocupado por estaleiros e outras actividades navais que constituíam verdadeira muralha que isolava a cidade do rio”. Apesar de já intervencionada e ser alvo de muita procura, garante que a Praia da Saúde pode “ser ainda mais qualificada” no futuro.
O autarca falava na sessão de abertura do “Encontro do Mar – História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social”, organizado pela Associação Economia Azul (AEZULMAR) em parceria com o município e a APSS, que decorreu na tarde de terça-feira no Auditório Municipal Cinema Charlot.
![]() |
Porto do Funchal recebeu a última estreia do ano
A primeira escala do navio de cruzeiro Renaissance que teve lugar esta sexta-feira, no Porto do Funchal, foi a 16.ª e última estreia de navios este ano, neste porto.
A previsão era de que em 2023 houvesse 19 primeiras escalas, mas a greve dos pilotos de barra levou ao cancelamento de três, dos navios Corinthian, Norwegian Viva e Seven Seas Grandeur.
![]() |
Porto de Setúbal implementa estratégia verde para se afirmar como hub económico de desenvolvimento sustentável a nível internacional
A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, a AISET - Associação Industrial da Península de Setúbal e a aicep Global Parques, realizaram dia 29 de novembro a quinta edição do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, que foi dedicado ao tema “As Novas Indústrias: Inovação e Logística”.
Oportunidade para o presidente da APSS, Carlos Correia, anunciar a nova estratégia de desenvolvimento, denominada HUB2GREEN Setúbal, «que pretende diversificar o negócio e a oferta de serviços logísticos para as indústrias e energias verdes, aumentar a eficiência e reduzir custos através da inovação e da aposta em novas tecnologias, bem como, alargar o hinterland pela complementaridade e articulação logística com o porto de Lisboa, gerando mais valor para os serviços logísticos oferecidos por este cluster portuário alargado».
![]() |
GOVERNO DOS AÇORES REPRESENTADO NA REUNIÃO ANUAL DA COMISSÃO INTERNACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DOS TUNÍDEOS DO ATLÂNTICO
Entre os dias 13 e 20 de novembro de 2023 teve lugar, no Cairo (Egipto), a 28.ª reunião anual da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT), cujo principal objetivo foi determinar medidas de gestão das pescarias mundiais de tunídeos e afins praticadas no Atlântico e mares adjacentes.
Esta reunião contou com a participação de cerca de 600 delegados de 52 Partes Contratantes (PC), 5 Partes Cooperantes (Bolívia, Taipei Chinês, Suriname, Guiana e Costa Rica) e Organizações Não Governamentais (ONGs).
![]() |
APDL associa-se ao Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30 em parceria com a AEP e o Novo Banco
A APDL associou-se à Associação Empresarial de Portugal (AEP) e ao Novo Banco no Projeto PORTUGAL EXPORT +60<30, uma iniciativa que pretende incentivar as exportações portuguesas a atingir os 60% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030.
O Kick-off deste projeto ocorreu a 17 de novembro, no Porto de Leixões, e contou com as presenças do Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves, do Chief Commercial Officer Corporate do Novo Banco, Andrés Baltar; do Presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, do Vice-Presidente Executivo da AEP, Paulo Vaz e do Presidente do Conselho Geral da AEP, José Manuel Fernandes.
![]() |
PORTO DE AVEIRO SUBSTITUI LUMINÁRIAS DE SÓDIO POR LED EM TODA A ÁREA PORTUÁRIA
O Porto de Aveiro concluiu o processo de substituição das luminárias de lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão por luminárias LED, em toda a zona portuária: terminais, arruamentos e via de cintura portuária, num total de 751 luminárias intervencionadas.
Esta alteração traduz-se numa poupança energética anual de 295 942 kWh e numa redução de Gases de Efeito de Estufa (GEE) de 72 toneladas/ano.
![]() |
MADEIRA
Movimento de mercadorias nos portos em alta
A variação do movimento de mercadorias nos portos da Região, no 3.º trimestre de 2023, foi globalmente positiva em comparação com o mesmo período dos últimos quatro anos (+3,9% face ao 3.º trimestre de 2022; +16,1% face ao 3.º trimestre de 2019). Para esta variação contribuíram os acréscimos observados homólogos verificados tanto no descarregamento (+3,5%; +18,1% que no mesmo trimestre de 2019), como no carregamento (+7,1%; +3,3% face ao 3.º trimestre de 2019) de mercadorias. A variação homóloga acumulada foi igualmente positiva (+6,6%; +18,6% face a 2019).
![]() |
DOCAPESCA REQUALIFICA LOTA DE CASCAIS
A Docapesca e a Câmara Municipal de Cascais apresentaram esta terça-feira a nova lota e o novo cais de aprestos de Cascais, em cerimónia que contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
O investimento de cerca de 600 mil euros, cofinanciado pelo programa operacional Mar 2020, contemplou a requalificação total da lota, dotando o espaço de todas as condições para a obtenção de número de controlo veterinário, que permite a comercialização do pescado com todas as garantias de segurança alimentar.
![]() |
PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA
O Porto de Aveiro recebeu no dia 24 a visita do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, e da Vereadora, Dra. Isabel Simões Pinto.
Esta visita teve como objetivo reforçar a ligação histórica entre o Porto e o Município, nomeadamente no que respeita à estreita relação existente entre o terminal de granéis líquidos do porto e o complexo químico de Estarreja.
![]() |
«A logística é uma guerra com arte»
António Nabo Martins lança novo livro
Foi lançado recentemente o livro “A logística é uma guerra com arte”, de autoria de Nabo Martins.
O Presidente da APAT, que é também docente universitário, detalha, em depoimento ao portal da APP, os motivos que subjazem ao lançamento desta obra:
"Este livro nasce da necessidade, pelo menos no meu entendimento, de despertar a atenção, espicaçar alguma reflexão e talvez perceber porque nunca se faz nada em Portugal, pelo menos no que diz respeito a ferrovia. (...)
![]() |
PORTO DE AVEIRO REALIZA EMPREITADA DE SINALIZAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PORTUÁRIAS
O Porto de Aveiro tem em curso uma empreitada de melhoria de circulação na zona portuária, que contempla a colocação de sinalização, bem como o arranjo e pavimentação de algumas vias de circulação e terminais.
Esta empreitada, que inclui diversas intervenções, passa pela colocação de sinalização vertical no Terminal de Granéis Líquidos, Porto de Pesca Costeira e Porto de Pesca de Largo, execução de sinalização horizontal e colocação de sinalização vertical nas vias de circulação portuária e reparação pontual de pavimentos em algumas vias de circulação e dentro dos terminais.
![]() |
Actividade dos cruzeiros em Lisboa com impacto mínimo na qualidade do ar
As emissões poluentes dos navios de cruzeiro não alteram significativamente a qualidade do ar em Lisboa. A conclusão é do estudo “Modelação e Análise do Impacto do Tráfego de Navios de Cruzeiro na Qualidade do Ar na Área Metropolitana da Cidade de Lisboa, Portugal”, promovido pela CLIA - Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros, em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha).
![]() |
Seminário «Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social»
Porto de Setúbal aposta na Economia do Mar
Energias renováveis, transição energética, economia circular, inovação e tecnologia das cadeias logísticas nos transportes marítimos foram alguns dos temas discutidos no seminário “Encontro do Mar - História, Economia, Ambiente, Responsabilidade social”, evento organizado pela AEZULMAR – Associação Economia Azul em parceria com a APSS e com a Câmara Municipal de Setúbal e que se realizou no âmbito das comemorações do Porto de Setúbal.
![]() |
Doca de Santo Amaro distinguida como Marina Mais Azul 2023
A Doca de Santo Amaro, integrada na Marina de Lisboa e gerida pela Administração do Porto de Lisboa, foi distinguida com o prémio “Marina Mais Azul 2023”. Esta distinção é atribuída pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) como reconhecimento no desempenho das atividades de Educação Ambiental.
Este novo prémio vem reforçar e evidenciar a responsabilidade do Porto de Lisboa na garantia de cumprimento dos critérios e objetivos de sustentabilidade definidos, investindo em ações de formação e de consciencialização e promovendo campanhas de sensibilização e ações de educação ambiental.
![]() |
AÇORES
Movimento de mercadorias cresceu no Porto de Ponta Delgada
O Porto de Ponta Delgada aumentou em 2022 o movimento de mercadorias, segundo revelou o INE.
De acordo com o estudo sobre o movimento nos portos nacionais, o porto de Ponta Delgada movimentou 1,7 milhões de toneladas em 2022, mais do que os 1,4 milhões de toneladas do ano anterior.
![]() |
Marinha atribui condecoração ao empresário madeirense Luís Miguel Sousa
O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, condecorou com a Medalha Naval de “Vasco da Gama”, o empresário português Luís Miguel da Silva Sousa, o fundador, presidente e Presidente Executivo do Grupo Sousa, grupo empresarial português que desenvolve atividades no âmbito do transporte marítimo de carga e de passageiros, operações portuárias, logística e energia.
![]() |
DGRM
Ruído Submarino
Designa-se ruído submarino ao som de origem antropogénica que, pelas suas caraterísticas (nomeadamente frequência e intensidade) pode causar efeitos adversos no ambiente marinho. O tipo de efeitos adversos vai depender das características do ruído e do recetor, mas, no geral, são os mamíferos marinhos, e em particular os cetáceos, e os peixes e invertebrados, que utilizam o som nas suas atividades diárias e comunicação, os grupos mais vulneráveis a esta pressão.
Ao aumentar os níveis sonoros do som ambiente e assim interferir na propagação e capacidade de perceção dos sinais sonoros utilizados pelos animais marinhos, o ruído pode causar alterações comportamentais e fisiológicas (incluindo stress crónico) que a longo-prazo, podem afetar a sobrevivência e reprodução dos indivíduos. Sons de elevada intensidade e curta duração, produzidos, por exemplo, no âmbito de campanhas sísmicas, podem ainda provocar danos físicos, e, em casos extremos, morte.
![]() |
Parque Natural Marinho do Recife do Algarve
Primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário em Portugal
A costa de Albufeira, Lagoa e Silves tem ao seu largo um dos maiores recifes naturais costeiros de Portugal, que beneficia de condições naturais únicas e de uma biodiversidade marinha ímpar.