Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa cresce na carga e nos cruzeiros

Em 2023, o Porto de Lisboa registou uma subida de 8,7% nas escalas de navios de carga – 2045 escalas -, que movimentaram 11 milhões de toneladas, e mais 6% nas escalas de cruzeiros, que movimentaram o valor recorde de 758 328 passageiros.

Na carga, destaque para o crescimento de 11% na carga geral, para as 4,6 milhões de toneladas, e para a subida de 13% na carga contentorizada. O Terminal de Contentores de Alcântara, cujo projeto de investimento na modernização do mesmo se encontra na segunda fase, contribuiu para esta recuperação tendo registado um crescimento de 48% em toneladas movimentadas. Os novos serviços que em 2023 começaram a operar neste terminal, nomeadamente para a América do Sul, foram decisivos no aumento da oferta disponível para as empresas que visam exportar a partir de Lisboa.

Porto de Sines integra exercício de Cibersegurança enquadrado na Singapore Maritime Week

Enquadrado na promoção internacional da Agenda NEXUS, o Porto de Sines participou, pela segunda vez, na Singapore Maritime Week, o mais importante certame na área da inovação tecnológica focado no shipping, que teve lugar entre os dias 15 e 19 de abril, em Singapura.

A participação deste ano veio consolidar os contactos encetados na edição de 2023 com o MPA, que culminaram com a participação do Porto de Sines num Cybersecurity Table-Top Exercise (CyTx), cujo principal objetivo é o de, através da simulação de um cenário real, promover o awareness das autoridades portuárias para as ameaças do cibercrime, debatendo e encontrando as medidas mitigadoras eficazes, promovendo a partilha de informação entre os portos no âmbito da PACC-Net – Port Authorities CIO Cybersecurity Network.

Apresentação do programa do Dia da Marinha em Aveiro

O programa do Dia da Marinha 2024, que este ano se realiza em Aveiro, foi apresentado numa conferência de imprensa pela Marinha Portuguesa e pelo Município de Aveiro.

​​​A conferência contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.

Veículos eléctricos chineses acumulam-se nos portos europeus

Milhares de veículos importados estão atualmente armazenados em vários portos marítimos da Europa, muitos deles provenientes da China.

Segundo avança o “Automobilwoche”, diversos construtores têm arrendado grandes espaços nas proximidades dos principais portos europeus, para armazenarem veículos, para os quais ainda não têm clientes.

CANDIDATURAS ATÉ 24 DE MAIO

Missão Oceano e Águas - Convite à manifestação de interesse

Divulgamos convite à manifestação de interesse para a Missão Oceano e Águas. Esta iniciativa é fundamental para fomentar os esforços de colaboração para proteger e restaurar os ecossistemas marinhos e de água doce, combater a poluição dos oceanos e promover uma economia azul sustentável.

O convite à manifestação de interesse visa recolher candidaturas de comunidades de intervenientes relevantes que desejem contribuir para os objectivos da Missão "Recuperar o nosso oceano e águas até 2030" numa das bacias dos faróis da Missão da UE. Os projectos seleccionados receberão assistência técnica e estudos de viabilidade, fornecendo orientação e apoio especializados, em conformidade com os objectivos da Missão Oceano e Águas.

EMPRESÁRIOS MOÇAMBICANOS VISITAM O PORTO DE SINES ESTA TERÇA-FEIRA

Presidentes de Portugal e Moçambique num fórum de negócios entre os dois países

Os presidentes de Portugal e Moçambique participam, esta quarta-feira, em Lisboa, num Fórum de Negócios entre os dois países que traz cerca de 80 empresários moçambicanos ao Porto, a Sines e à capital portuguesa

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) preparou a missão empresarial “com o objetivo de gerar novas oportunidades para parcerias, representação de marcas em setores como petróleo e gás, agroindústria, transportes e logística, finanças e serviços, energias renováveis, hotelaria e turismo”, que vai decorrer de 22 a 24 de abril, lê-se no programa da visita da delegação.

Os empresários moçambicanos terão oportunidade de visitar empresas e reunir com empresários portugueses, no Porto, na segunda-feira, e com uma visita ao Porto de Sines, na terça-feira.

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ PARTICIPAM NO «OCEANIC RENEWABLE SUMMIT 2024»

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz participaram no “Oceanic Renewable Summit 2024”, promovido pela APREN - Associação Portuguesa de Energias Renováveis, que decorreu no dia 17 de abril, em Lisboa.

Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, integrou o painel de debate dedicado ao tema “Reinforcing a Local Supply Chain to Unlock an Economic Opportunity”, moderado por Gisela Santos, Diretora da Unidade de Gestão e Engenharia Industrial do INEGI, e que contou, ainda, com a participação de José Luis Inogés Esteban, Gestor de Desenvolvimento de Negócios da Navantia, S.A., S.M.E, Pedro Ponte, Diretor de Equipamentos, Infraestruturas e Ambiente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e Ricardo Gomes, Vice-Presidente do Conselho de Administração da AICCOPN.

«Aida Perla» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões recebeu quinta-feira o Aida Perla e mais de 3.500 passageiros. Encontra-se numa viagem de 26 dias de 26 dias desde a República Dominicana nas Caraíbas até Hamburgo na Alemanha.

Programa LIFE: Info Days EU 2024

Decorrem entre os dias 23 e 26 de abril sessões virtuais de informação sobre os convites à apresentação de propostas ao programa LIFE 2024, organizadas pela European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency (CINEA) - Agência de Execução para o Clima, as Infraestruturas e o Ambiente.

Estas sessões orientarão os potenciais candidatos através dos novos convites à apresentação de propostas de projetos, dentro dos temas prioritários para 2024 e dos quatro subprogramas LIFE.

APRAM investe em eficiência energética no Porto do Funchal

A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) vai investir 14,9 mil euros num estudo para melhorar a eficiência energética dos edifícios da Gare Marítima do Porto do Funchal, Gare do Cais 6, Centro Náutico de São Lázaro e Cais 8.

A perspetiva, avança a presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, é obter uma poupança anual na ordem dos 35 mil euros. “O nosso compromisso com o ambiente e com a sustentabilidade é muito sério, e este é mais um passo no sentido de tornarmos os Portos da Madeira mais eficientes em termos energéticos, com ganhos ambientais e económicos”, sublinha Paula Cabaço.

Aquaculture Living Breakwater for Coastal Protection and Sea Decarbonization

Workshop referente ao projecto AQUABREAK

No dia 29 de abril, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a HAEDES, ICS-FEUP e UiS vão realizar um Workshop referente ao projeto AQUABREAK - Aquaculture Living Breakwater for Coastal Protection and Sea Decarbonization.

Este evento contará com a presença dos responsáveis pelo projeto, que darão a conhecer os seus objetivos e características.

Simulacro de colisão entre navios em Portimão testa meios de combate à poluição no mar

Um simulacro de uma colisão entre dois navios mercantes que provocou o derrame de combustível no Porto de Portimão, serviu esta sexta-feira para testar os meios de prontidão e combate à poluição por hidrocarbonetos no mar.

Presença de mega-iates cresce nos Portos da Madeira

A chegada do Gelliceaux, o terceiro iate que hoje acostou no Porto do Funchal, fazendo companhia ao Melek que chegou na manhã desta quinta-feira, e o Anemoi que veio no dia 16, são três iates dos quase 30 que escolheram os portos da Madeira para abastecimento ou descanso das tripulações, desde janeiro.

Os três iates são provenientes de Antígua, nas Caraíbas, e estão em viagem de reposicionamento para a Europa.

Consulta pública sobre o CETA - Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá

A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de abril de 2024, uma consulta das partes interessadas sobre o Acordo Económico e Comercial Global entre a UE e o Canadá (CETA - Comprehensive Economic and Trade Agreement between the EU and Canada), o qual está a ser aplicado provisoriamente desde 21 de setembro de 2017.

ESTA SEXTA-FEIRA

Apresentação do programa do Dia da Marinha em Aveiro

Esta sexta-feira, dia 19 de abril, às 12h20, a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Aveiro realizam, no Auditório da Antiga Capitania, a Conferência de Imprensa de apresentação do programa do Dia da Marinha, que este ano vai decorrer na Cidade de Aveiro.

​​​​​​​​​Na ocasião estará presente o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, o Porta-voz da Marinha, Comandante Sousa Luís, entre outras entidades.

Porto de Lisboa recebe mega-iate sustentável em viagem de cruzeiro inaugural

O navio de cruzeiros Emerald Azzurra está a fazer a sua viagem inaugural e escalou esta quarta-feira o Porto de Lisboa, o primeiro porto europeu para a nova embarcação da Emerald Cruises, a mais recente linha de cruzeiros de luxo, parte do grupo Scenic.

Para assinalar a passagem pela capital portuguesa, a Administração do Porto de Lisboa presenteou o Comandante com a habitual placa comemorativa da ocasião, com o navio a ser escoltado por rebocadores da empresa Portugs.

FUNCHAL

APRAM e AIDA Cruises sobem à serra para reforçar compromisso com a cidade

Foi um primeiro acto simbólico, carregado de significado. A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) deu esta segunda-feira mais um passo no reforço da sua política de sustentabilidade ambiental, através de uma acção de plantação de árvores no Parque Ecológico do Funchal.

“Esta iniciativa ambiental marca o começo de um conjunto de ações programadas, em que os Portos da Madeira e os seus parceiros pretendem contribuir ativamente para a melhoria da qualidade ambiental da cidade do Funchal”, sintetizou a Presidente do conselho de administração da APRAM, Paula Cabaço, no final da ação que contou com o apoio da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a participação de Vincent Cofalka, capitão do navio de cruzeiro AIDAcosma, acompanhando por alguns membros da tripulação.

Porto de Setúbal recebe primeiro posto de carregamento eléctrico para náutica de recreio

A Administração do Porto de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Mobi.E assinaram dia 11 de abril um protocolo de cooperação que contempla a instalação, na Doca das Fontaínhas, de um posto de abastecimento para embarcações elétricas de recreio.

O Protocolo de cooperação, assinado pelo do Presidente da APSS, Carlos Correia, e pelo CEO da Mobi.E, Luís Barroso, prevê “o desenvolvimento e implementação de estruturas de carregamento de veículos elétricos, incluindo para efeitos do presente protocolo viaturas, ligeiras e pesadas, e embarcações de recreio, de pesca e de atividade marítimo-turística, nas áreas sob jurisdição da APSS” e pretende “dar o seu contributo para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, do Plano ECO.AP 2030, do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050).

Aquário Vasco da Gama liberta 300 peixes nativos de água doce

O Aquário Vasco da Gama (AVG), órgão cultural da Marinha Portuguesa, libertou 300 ruivacos-do-oeste (Achondrostoma occidentale), no rio Sizandro, em Runa, Torres Vedras, no dia 9 de Abril.

Estes peixes nativos pertencem a uma espécie nativa e única de Portugal que existe exclusivamente nos rios da região Oeste: Sizandro, Alcabrichel e Safarujo. Os exemplares que serão libertados são descendentes de peixes selvagens do rio Sizandro que se reproduziram em tanques ao ar livre no AVG.

«PORTOS, LOGÍSTICA E INTERMODALIDADE»

O novo livro de Vítor Caldeirinha sobre gestão portuária

“Portos, Logística e Intermodalidade” é o título do mais recente livro de Vítor Caldeirinha, Professor de Gestão Portuária e Shipping&Port, apresentado hoje na Sala de Atos da Sede da APL, na Gare Marítima de Alcântara.

A Obra, dedicada à temática dos portos, da logística e da intermodalidade, é lançada pelas Riscos Editora, e faz uma análise aprofundada sobre a dinâmica dos portos marítimos, a sua relevância e relação com a logística e a intermodalidade. Nas suas mais de 200 páginas de “Portos, Logística e Intermodalidade”, o Autor examina e analisa a gestão e as operações portuárias, o modelo de governação e o desenvolvimento sustentável destas infraestruturas.