Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Paula Cabaço é a primeira presidente da Associação internacional dos Portos da Macaronésia
A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, SA, Paula Cabaço, foi esta segunda-feira oficialmente nomeada primeira presidente da Associação Internacional dos Portos da Macaronésia.
A primeira Assembleia-geral daquela associação decorreu em Madrid, à margem da International Cruise Summit, uma conferência que reúne vários representantes da indústria dos cruzeiros. Paula Cabaço tem como vice-presidente Pedro Suaréz, de Tenerife, fazendo ainda parte da direção Beatriz Calzada, de Las Palmas, Sancha Santos, dos Açores e Irineu Camacho, de Cabo Verde.
Secretária de Estado visitou portos de pesca de Sines e de Vila Nova de Milfontes
Cláudia Monteiro de Aguiar, secretária de Estado das Pescas, visitou os portos de pesca de Sines e de Vila Nova de Milfontes, no Alentejo.
Acompanhada por Sérgio Faias e Rita Lourenço, do Conselho de Administração da Docapesca, e por Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara de Sines, foi anunciado um investimento de 200 mil euros na requalificação da lota de Sines, visando a certificação ISO22000, o referencial internacional que assegura os melhores padrões de segurança alimentar.
ENTREVISTA A DUARTE LYNCE DE FARIA
Existe um acervo muito grande de cabos submarinos que atracam no nosso país
Duarte Lynce de Faria, professor universitário, vogal do Conselho de Administração da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, e autor do livro O (novo) Direito da Segurança Marítima, aborda as questões dos cabos submarinos e da descarbonização no setor, e aponta um rumo sustentável a seguir.
Centro de Operações Marítimas inaugurou expansão das capacidades
A cerimónia de inauguração da expansão das capacidades decorreu dia 7, na Base Naval de Lisboa, foi presidida pelo Ministro da Defesa, Nuno Melo, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-Almirante Soares Ribeiro, e do Comandante Naval, Vice-Almirante Chaves Ferreira, entre outras entidades.
O Centro de Operações Marítimas (COMAR) tem a capacidade de centralizar e difundir, de forma sistemática, a informação e o conhecimento obtido sobre as atividades desenvolvidas no mar. Atua como um centro de operações interagências marítimas, com capacidade de monitorizar os oceanos e exercer o comando e controlo de um alargado leque de ações no mar, sejam elas de cariz científico ou operacional.
ESTE FIM DE SEMANA
Porto do Funchal recebeu quatro navios e 14 500 pessoas
O Porto do Funchal recebeu neste fim-de-semana quatro cruzeiros que movimentaram um total de 14 491 pessoas, das quais 10 338 passageiros.
Politécnico de Setúbal lança pós-graduação inovadora para responder à crescente economia do mar
Num painel dedicado às novas necessidades de formação e investigação, o professor Nelson Carriço, representando a equipa da Agenda Nexus no IPS, destacou a criação de um ecossistema de produtos e serviços para a Transição Verde e Digital nos setores dos transportes e multimodal. Este projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), envolve três escolas, 30 docentes e 60 bolseiros do IPS.
Para responder às exigências do mercado, foi desenvolvida a nova pós-graduação em Logística Marítima e Portuária, que se junta a uma oferta formativa já consolidada com a licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar e o mestrado em Engenharia e Gestão de Aquacultura, além de várias microcredenciais.
Museu Marítimo de Ílhavo com programação de três dias para assinalar Dia Nacional do Mar
No âmbito do Dia Nacional do Mar (16 de novembro), o Museu Marítimo de Ílhavo preparou uma programação para os dias 15, 16 e 17 de novembro, em torno da cultura marítima e da sustentabilidade dos oceanos.
A programação inicia-se no dia 15 de novembro, com as Jornadas do Mar, oficinas dirigidas à educação pré-escolar do Município de Ílhavo, com duas sessões (manhã e tarde).
Porto do Funchal com dois transatlânticos, um deles em estreia
Os três navios que esta sexta-feira acostaram no Porto do Funchal, o estreante Explora II que está em viagem transatlântica, tal como o Costa Pacifica, e o MSC Poesia que está a fazer mais um turnaround parcial, movimentaram mais de 8 000 pessoas, sendo 5 547 delas, passageiros.
O Explora II, já premiado com distinções ambientais pela sua elevada performance ecológica, é o mais recente navio da nova marca de luxo Explorer Journeys, do grupo MSC.
Porto de Aveiro palco de simulacro de ameaça de engenho explosivo
O Porto de Aveiro foi palco de simulacro de um cenário de ameaça de engenho explosivo numa instalação portuária de químicos (RMN) no porto comercial.
O exercício foi coordenado pelo Capitão do Porto e Comandante-Local da Polícia Marítima de Aveiro e teve como objetivo o treino dos elementos da Polícia Marítima na interdição de espaço molhado, vigilância, buscas e apreensão de suspeitos no mar e outras medidas cautelares de polícia, bem como o teste da prontidão e resposta, no âmbito do combate à poluição no mar.
Start Campus em Sines já está ligado a cabo submarino EllaLink
As operações no Start Campus têm vindo a acelerar nos últimos meses, quer com a REN a autorizar a mais do que duplicar a capacidade de ligação à rede, quer com a instalação da DE-CIX. Agora, a ligação do mega centro de dados ao cabo submarino transatlântico EllaLink já foi realizada.
APP marca presença na Assembleia Geral da Associação Europeia de Portos de Mar
A Associação dos Portos de Portugal (APP) marcou presença na Assembleia Geral da Associação Europeia de Portos de Mar (ESPO – European Sea Ports Organisation), que se realizou em Bruxelas, estando representada por Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, e Eduardo Feio, Presidente dos Conselhos de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, membros da direção da APP.
Durante a Assembleia Geral decorreu a eleição da nova direção da ESPO, para o biénio 2025/2026, que será liderada pelo Presidente Ansis Zeltiņš (Letónia), CEO da Autoridade do Porto Livre de Riga. Na Vice-Presidência estão Gerardo Landaluce Calleja (Espanha), Presidente da Autoridade Portuária da Baía de Algeciras, e Cédric Virciglio (França), Diretor de Planejamento Estratégico do Porto de HAROPA.
Indústria de Cruzeiros tem um impacto 1.934 milhões de euros em Lisboa
O Porto de Lisboa realizou, recentemente o “Encontro para a Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros em Lisboa”, no âmbito do seu 137º aniversário, que se assinalou entre 26 de outubro e 1 de novembro. O evento, que teve lugar no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, sublinhou a relevância da indústria de cruzeiros para a economia nacional e local, bem como os esforços que estão a ser assegurados para mitigar o impacto ambiental deste setor.
De acordo com o estudo “Avaliação do Impacto Económico da Indústria de Cruzeiros em Lisboa 2023”, realizado pela Nova SBE, esta atividade representou 0,3% do PIB nacional em 2023, gerando 794 milhões de euros, um aumento de 136%, ou seja, mais 458 milhões de euros face aos 336 milhões de 2019.
COM VÍDEO
Obra do Porto das Lajes das Flores vai avançar
A obra do Porto das Lajes das Flores, que ficou destruído pela passagem do Furacão Lorenzo em 2019, vai avançar.
A Portos dos Açores adjudicou quarta-feira a empreitada que terá um prazo de execução de cinco anos após a consignação, num investimento perto de 195 milhões de euros. O anúncio foi feito pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
«O Porto Vai à Escola»: Iniciativa Aproxima o Porto da Figueira da Foz às Escolas e Comunidade Jovem
No âmbito das celebrações do Dia do Porto da Figueira da Foz, arrancou no dia 4 de novembro a iniciativa "O Porto Vai à Escola", um projeto de divulgação e educação que visa aproximar os jovens do concelho à história, ao presente e ao futuro do Porto da Figueira da Foz.
Durante a manhã, o Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz, Eduardo Feio, acompanhado pelo Vogal do Conselho de Administração, Carlos Monteiro, e pela Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Olga Brás, visitaram as escolas sede dos quatro agrupamentos escolares e uma escola não agrupada, levando esta iniciativa educativa ao público mais jovem do concelho.
CNANS EM DESTAQUE NA RTP
Visita Guiada | Arqueologia Náutica e Subaquática
Quase ninguém tem isto presente: 97% do território português é composto por mar. Na imensidão do mar sobre a qual Portugal tem plena jurisdição, a chamada Zona Económica Exclusiva, ocorreram, ao longo dos tempos, inúmeros naufrágios. Apesar de só uma ínfima parte deles estarem registados por escrito, os investigadores sabem que, apenas na Barra do Tejo, tiveram lugar muito mais de mil naufrágios e que, entre esses naufrágios, há navios de todos os outros continentes.
Hoje, a arqueologia subaquática é capaz de revelar dados que até meados do séc. XX estavam vedados ao conhecimento. E muitos desses dados agora colhidos são preciosos para a construção da História.
No Forte de São Julião, em Oeiras, e no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), em Xabregas (Lisboa), uma visita guiada pelos arqueólogos subaquáticos José António Bettencourt, Miguel Martins e Pedro Barros, pelos conservadores-restauradores Alexandra Rodrigues e João Marrocano, e pela diretora do CNANS, Isabel Pinto.
12.º Seminário Desafios do Mar Português - Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património
O Museu Marítimo de Ílhavo promove, no dia 16 de novembro, a 12ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português”, assinalando o Dia Nacional do Mar. Este ano, o seminário será dedicado ao tema “Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património”, aprofundando a relação entre o desenvolvimento económico, os desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais.
A 12.ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português” pretende explorar a complexa relação entre o desenvolvimento económico, desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais da Ria de Aveiro. Com a presença de um vasto leque de especialistas, associações e decisores políticos, proporcionará uma plataforma para um diálogo construtivo com o intuito de promover uma visão holística que favoreça a implementação de práticas inovadoras, a fim de assegurar um futuro sustentável para a Ria de Aveiro e para as comunidades que dela dependem.
Governo considera Porto de Sines essencial para desafios energéticos da Europa
O Ministro das Infraestruturas e Habitação enalteceu o papel do Porto de Sines para a economia portuguesa. Miguel Pinto Luz considera que este é essencial para liderar os desafios energéticos que a Europa enfrenta.
“Sines é o maior porto de ‘transhipping’ nacional e, a pouco e pouco, vai-se transformar no maior porto de ‘interland’ internacional, portanto hoje é muito significativo o papel que Sines tem na economia nacional”, afirmou o governante.
Pinto Luz falava à margem da assinatura de um memorando de entendimento para a criação de um corredor verde entre os portos de Sines, Roterdão (Países Baixos) e Duisport (Alemanha) e a empresa Madoqua.
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Agosto 2024
Mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 168. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
A 16 DE NOVEMBRO
12.º Seminário «Desafios do Mar Português» - Museu Marítimo de Ílhavo
No dia 16 de novembro, o Museu Marítimo de Ílhavo promove a 12.ª edição do Seminário "Desafios do Mar Português", assinalando o Dia Nacional do Mar.
Este ano, o seminário será dedicado ao tema “Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património”, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a relação entre o desenvolvimento económico, os desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais.
Regata Troféu Porto de Lisboa 2024 encerra comemorações dos 137 anos da APL
A Regata Troféu Porto de Lisboa, promovida pela APL-Administração do Porto de Lisboa e organizada pela ANL-Associação Naval de Lisboa, encerrou as comemorações do 137.º aniversário do Porto de Lisboa.
António Caracol, Vogal do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, sublinha que «o Troféu Porto de Lisboa celebra quer o empenho, quer o apoio da APL às atividades e à vasta comunidade náutica, que o Porto de Lisboa incentiva com o seu contributo para o fomento da prática desportiva e que enaltecem a náutica de recreio.»