Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DE 2 A 5 DE ABRIL, EM LISBOA

8.ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA)

A 8ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) realiza-se nos dias 2, 3, 4 e 5 de abril, em Lisboa.

Com vários participantes já confirmados, provenientes de 3 continentes, a 8ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) será apresentada num ambiente de multiculturalidade.

Retomadas obras no Porto de Viana do Castelo para receber navios de maior dimensão

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) retoma em Abril a dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para acesso de navios de maior dimensão, suspensa em dezembro, devido ao mau tempo.

“A APDL iniciou a empreitada de quebramento, dragagem e remoção de afloramentos rochosos no canal de navegação do porto de Viana do Castelo, a 16 de outubro de 2023. A obra foi suspensa a 04 de dezembro devido ao agravamento das condições atmosféricas e agitação marítima, estando previsto retomar em meados de abril”, refere hoje, em resposta por escrito a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa.

Viajando pela história do Porto de Setúbal

Já conhece o 4.º volume dos Cadernos do Arquivo “Junta Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado: da fundação à inauguração das modernas infraestruturas portuárias (1923-1924)"?

O Porto de Lisboa convida-o a ler esta obra de Diogo Ferreira, onde o autor apresenta a súmula historiográfica sobre os primeiros anos dos locais.
 

Os melhores fotógrafos subaquáticos voltam a mergulhar

Estas são as melhores imagens do concurso britânico Fotógrafo Subaquático do Ano.

A primeira imagem nesta fotogaleria é um "retrato subaquático pioneiro" que nos põe "olhos nos olhos" com uma baleia, descreve o júri do concurso britânico Fotógrafo Subaquático do Ano, mas não leva o prémio da competição anual, entregue desde 1965. O grande vencedor é o sueco Alex Dawson, com um mergulho livre em apneia até aos restos de baleias que podem ser encontrados em águas pouco profundas da Gronelândia.

INTERRUPÇÃO DA PONTE MÓVEL DE LEIXÕES PARA LIMPEZA DAS ESTRUTURAS E VIDROS DE PROTEÇÃO

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., informa que a ponte móvel do Porto de Leixões vai estar interdita ao trânsito automóvel, na noite de 29 de fevereiro para 01 de março, das 22:00 às 06:00. O motivo da imobilização da ponte deve-se à necessidade de limpeza regular das estruturas e vidros de proteção de peões da Ponte Móvel.

A limpeza decorrerá entre as 22:00h e as 06:00h, período durante o qual a circulação automóvel será interrompida e controlada pelas forças de segurança.

OREY Shipping concluiu o licenciamento como agente de navegação no Porto de Huelva

A OREY Shipping anuncia que concluiu o licenciamento como agente de navegação no Porto de Huelva, acrescentando assim esta importante localização à sua cobertura Ibérica.

Com presença em Espanha deste 2005, iniciada através da aquisição de uma empresa local em Bilbao, a OREY Shipping foi alargando a sua actividade a outros Portos de Espanha tais como Algeciras, Valência, Sagunto e Gandia e, agora, Huelva. É uma ambição declarada continuar a acrescentar localizações em Espanha por parceira, por crescimento orgânico, ou através de aquisições.

Docapesca investe 11,2 milhões de euros na melhoria das suas infraestruturas

No ano de 2023, o investimento concretizado pela Docapesca atingiu o recorde anual absoluto de 11,2 milhões de euros, o que representou um aumento de mais de 45% face ao ano anterior,” refere o relatório daquela entidade.

Entre os investimentos está a reabilitação dos armazéns de aprestos e novo cais flutuante do porto de Vila do Conde, as novas escadas e defensas na ponte-cais número um do porto de Matosinhos, a dragagem da bacia portuária do porto de Aveiro, a pavimentação do Porto da Figueira da Foz, a nova lota de Cascais e a reabilitação das lotas de Peniche e Nazaré.

CMAR monitorizou mais de 60.000 viagens de navios em 2023 na costa portuguesa

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que o Centro de Controlo do Mar (CMAR), através do serviço de controlo de tráfego marítimo do continente, monitorizou a passagem de mais de sessenta mil (60.000) viagens de navios na costa portuguesa durante o ano de 2023, muitos deles com carga perigosa, nos Esquemas de Separação de Tráfego do Cabo da Roca e do Cabo de São Vicente.

A DGRM refere ainda que durante o ano passado foram acompanhadas as viagens associadas a 16.000 escalas de navios que demandaram os portos portugueses.

PORTO DO FUNCHAL

Dois navios trouxeram 11.618 pessoas

Numa segunda-feira novamente dominada pela rota da CAI, Cruise Atlantic Islands, no Porto do Funchal, a Madeira recebeu 11.618 pessoas, das quais 9.024 passageiros. Os passageiros e tripulantes viajaram a bordo dos clientes semanais da infraestrutura portuária Azura e AIDAcosma .

IMT e Porto de Sines trabalham harmonização de informação logística

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Admnistração do Porto de Sines reuniram-se, no âmbito do eFTI4EU Project, para iniciar o processo de harmonização entre a Plataforma e os Portais eFTI e a Janela Única Logística.

O Porto de Sines assegura assim, desde o início, o seu envolvimento em mais um processo de vanguarda tecnológica na área logística. O IMT trabalhará em estreita colaboração com outras autoridades nacionais, operadores de transportes, caso do Porto de Sines, e outras partes interessadas para fazer do Regulamento eFTI um ponto de viragem para um transporte de mercadorias mais ecológico e eficiente em Portugal e no resto da Europa.

Prio fez primeiro abastecimento de ECO Bunkers B20 no Porto de Aveiro

A Prio concretizou, dia 15, o primeiro abastecimento de ECO Bunkers B20 no Porto de Aveiro. É um passo considerado muito relevante pela empresa instalada no Porto de Aveiro que aposta em produtos ligados à descarbonização do setor marítimo.

O navio abastecido pertence à frota de navios Schulte & Bruns Nederland BV que faz escala regularmente no Porto de Aveiro.

Cabo submarino de telecomunicações 2AFRICA, que amarra em Carcavelos, reconhecido como projecto de Interesse Público

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) assinala o reconhecimento do projeto de «instalação e amarração de um cabo submarino de telecomunicações intercontinental, em fibra ótica, integrado no sistema 2AFRICA, na praia de Carcavelos», no concelho de Cascais, como ação de relevante interesse público.

José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM, sublinha que «o projeto 2AFRICA consiste num sistema de cabos submarinos que liga a Europa e circundará todo o continente africano, com aproximadamente 45.000Km de comprimento, ligando um total de 33 países, dos quais cinco na Europa, 19 em África, sete no Médio Oriente e dois na Ásia, permitindo com isto a interligação da economia portuguesa a um dos principais backbones de transmissão de dados do mundo».

Primeira edição do Blue Economy Compass

O Fórum Oceano acaba de apresentar a primeira edição do Blue Economy Compass, um guia que compreende uma análise das principais tendências globais de novas tecnologias, startups, investimento e novos modelos de negócio na economia azul, baseada nos dados da plataforma Hub Azul Dealroom.

Se é verdade que a economia azul desperta cada vez mais o interesse dos investidores, também é um facto de que é difícil aceder a informação fiável sobre as tendências do mercado azul.

Quais são as fileiras da economia azul que estão a atrair capital? Que tecnologias estão a conseguir ganhar confiança dos investidores, dos utilizadores e dos clientes? Quais as startups azuis que estão a conseguir ser lucrativas com modelos de negócio ESG? E quais são os fundos de investimento mais ativos na economia azul?
 

Porto de Lisboa e Câmara Municipal de Oeiras assinam contrato para gestão partilhada da Frente Ribeirinha em Algés

A Administração do Porto de Lisboa assinou esta segunda-feira com a Câmara Municipal de Oeiras o contrato para a gestão partilhada da Frente Ribeirinha de Algés, através da empresa municipal Parques Tejo, responsável pela gestão do serviço de estacionamento público em Oeiras.

Este acordo ajuda a valorizar a relação porto-cidade, e confere uma nova dinâmica à orla costeira do concelho de Oeiras, sobretudo no eixo entre Algés e a Cruz Quebrada-Dafundo.

PORTO DE AVEIRO ABRE CONCURSO PÚBLICO PARA UNIDADES INDUSTRIAIS DO SECTOR EÓLICO OFFSHORE FLUTUANTE

O Porto de Aveiro abriu Concurso Público para Concessão de Uso Privativo de três parcelas dominiais na Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) do Porto de Aveiro, com área total de 192.090 m2, para unidades industriais do setor eólico offshore flutuante.
Este concurso surge no seguimento da publicitação das parcelas disponíveis e no interesse de mais do que uma entidade em cada uma das parcelas.

Centro de Formação da APDL apresenta Oferta formativa para 2024

O Centro de Formação da APDL apresenta o seu Plano de Formação para 2024, com uma aposta na oferta formativa e na qualidade e inovação dos equipamentos de simulação sofisticados, presentes no Centro de Formação.

Sendo uma infraestrutura vocacionada para a prestação de serviços de formação, consultadoria e aluguer de instalações, o Centro de Formação da APDL assume-se como um parceiro para o desenvolvimento da atividade logístico-portuária.

PORTO DE AVEIRO MELHORA ASSINALAMENTO MARÍTIMO E REABILITA EDIFÍCIOS DOS MARÉGRAFOS

O Porto de Aveiro concluiu as obras da melhoria do assinalamento marítimo do porto e a reabilitação dos dois edifícios onde se encontram instalados os marégrafos, localizados no molhe central.

A primeira empreitada, no valor de 26.600€, contemplou a realização de trabalhos de pintura, nomeadamente nos farolins e molhes de acesso ao porto, com vista ao melhoramento da segurança da navegabilidade.

PÓS-GRADUAÇÃO

Marketing para a Economia Azul

A pós-graduação em Marketing para a Economia Azul, desenvolvida no âmbito do PRR-BDA, tem como objetivo oferecer formação especializada na área do marketing para todas as organizações que se relacionem com a Economia Azul.

O curso destina-se a licenciados, com experiência profissional, que tenham como objetivo vir a exercer funções nesta área ou que, trabalhando já na área, queiram aprimorar os conhecimentos, podendo assim ser capazes de satisfazer de forma esclarecida as necessidades, desafios e oportunidades empresariais e políticas, bem como a futuros empreendedores nesta área profissional e de conhecimento.

24 HORAS DE LOGÍSTICA

O 24 HORAS DE LOGÍSTICA é um evento formativo, de carácter experiencial, focado no desenvolvimento de equipas logísticas.​

​Decorre em contexto real, durante 24 horas ininterruptas, visando testar a destreza intelectual dos participantes, bem como colocar à prova as capacidades relacionais dos mesmos, através de desafios alusivos à área funcional da logística e distribuição.​

APDL DISPONIBILIZA SERVIÇO DE BÁSCULA FERROVIÁRIA

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., informa que já está disponível o serviço de báscula para o transporte ferroviário. Este serviço abrange as necessidades dos clientes do Porto de Leixões e do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), promovendo a eficiência e a otimização logística, aumentando a operacionalidade do transporte de mercadorias e contribuindo para um serviço mais sustentável.