Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Postais antigos mostram como a construção da marina fez «rodar» uma praia de Cascais
Os postais antigos têm mais poder do que se julga. Não trazem apenas memórias e nostalgia, mas também podem dar indicações sobre a evolução dos locais que imortalizam. Foi isso que aconteceu com o trabalho de um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ao analisar um conjunto de postais e outras imagens entre 1930 e 2022, conseguiu reconstituir a linha de costa de uma praia de Cascais e observar como a marina construída nos anos noventa “rodou” essa linha. A equipa quer agora fazer a mesma análise com outras praias.
A ideia parecia simples e a equipa queria perceber se funcionava. Basicamente, pretendiam saber se as imagens nos postais poderiam ser uma espécie de “mapa”. “Como é que transformamos uma imagem qualitativa da praia numa análise quantitativa? Era uma prova de conceito”, relembra ao PÚBLICO Rui Taborda, especialista em geologia marinha e costeira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um dos autores do trabalho.
![]() |
Obras de manutenção na ferrovia do Porto da Figueira da Foz já arrancaram
Iniciaram-se a 4 de agosto as obras de manutenção do ramal ferroviário do Porto da Figueira da Foz. Esta intervenção, com uma duração prevista de 90 dias e um investimento total de 90.268,85 euros, tem como objetivo geral a reparação e beneficiação das vias férreas e dos aparelhos de mudança de via (AMV).
A empreitada, que abrange uma extensão de 7,1 quilómetros de ferrovia, será realizada numa única fase e consiste essencialmente em intervenções nos AMVs, limpeza, desmatação das vias, acessórios de sinalização e correção de empeno das vias nas infraestruturas ferroviárias existentes. A obra está a cargo da empresa Socicarril – Sociedade de Construções Ferroviárias, Lda., especializada em trabalhos ferroviários nas áreas da conservação, construção e renovação de vias férreas.
![]() |
ATÉ 1 DE OUTUBRO
Exposição «Sardinha» na Afurada, Gaia
“Esta exposição resulta de um projeto de fotografia documental desenvolvido ao longo de quatro anos, entre 2018 e 2022, sobre a pesca do cerco, essa verdadeira epopeia quase desconhecida. Desse projeto resultou o livro «Sardinha», publicado em 2023. Este projecto foi desenvolvido no âmbito da residência artística MARPVZ19/20 dedicada à cultura marítima, apoiada pelo município da Póvoa de Varzim.
Percorri a maior parte dos portos de pesca, a bordo de barcos da Póvoa de Varzim, das Caxinas e de Vila do Conde, acompanhando as suas tripulações em dezenas de viagens, observando, escutando, fotografando. Essa experiência está agora traduzida em fotografias e em textos, em infografias e em desenhos técnicos que procuram retratar a vastidão da pesca do cerco.
![]() |
ATÉ DOMINGO, 17 DE AGOSTO
Navio-Museu Santo André volta a ser anfitrião do Festival do Bacalhau
O Navio-Museu Santo André volta a ser o anfitrião do Festival do Bacalhau, de 13 a 17 de agosto, com um programa que promete uma experiência enriquecedora para todos os visitantes, com duas exposições, um roteiro turístico, visitas especiais e um passeio de pasteleira.
Durante cinco dias, das 10h00 às 22h00, o Navio-Museu Santo André está aberto a visitas por um preço especial, de 1,50€ por pessoa. No dia 13 de agosto estreiam duas novas exposições temporárias dedicadas ao papel do sexo feminino: “Virar o Bacalhau: as mulheres das secas” e “As mulheres e a pesca do bacalhau”.
![]() |
EM 2024
Portos nacionais receberam 1,85 milhões de passageiros de cruzeiros
Os portos portugueses receberam, em 2024, 1,85 milhões de passageiros de cruzeiros, com destaque para Lisboa, avança um recente estudo da CLIA, a maior associação comercial da indústria de cruzeiros a nível global, que destaca o “dinamismo do sector”, impulsionado pela evolução das tendências, pela diversidade de escolhas e por experiências de viagem inovadoras.
Segundo o estudo da CLIA, em 2024, a indústria global de cruzeiros recebeu 34,6 milhões de passageiros, prevendo-se que, este ano, este número cresça para 37,7 milhões de passageiros.
![]() |
A 21 DE SETEMBRO
LEIXÕES, ATREVE-TE A CORRER ONDE NINGUÉM CORRE!
A 10.ª edição da Corrida Porto de Leixões traz uma mudança de cenário que promete surpreender os atletas: este ano, tal como na edição passada, a partida e a meta serão junto ao Forte Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira. Uma alteração motivada por obras, mas que confere um novo charme a uma prova já emblemática.
A corrida é organizada pela Eventsport e pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL. Os atletas voltarão a viver a experiência única de correr dentro do Porto de Leixões, um espaço normalmente interdito à prática desportiva.
![]() |
Carta Náutica do Porto de Lisboa | JULHO 2025
Mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 179. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
Portos dos Açores lançam concurso público para instalação de tanques de combustível nas Lajes do Pico
A Portos dos Açores, S.A. abriu um concurso público para a instalação de tanques de combustível subterrâneos no núcleo de recreio náutico das Lajes do Pico. O objetivo do concurso é selecionar um concessionário para a instalação e exploração dos tanques de combustível, visando modernizar e otimizar o abastecimento de embarcações de recreio na área. A iniciativa surge no contexto do desenvolvimento e melhoria das infraestruturas portuárias da Região Autónoma dos Açores.
De acordo com o programa do procedimento, o contrato terá a duração de 10 anos, com a possibilidade de renovação. O valor mínimo da contrapartida mensal a ser paga pelo concessionário será calculado com base nas taxas aplicáveis à instalação e exploração dos equipamentos, conforme o Regulamento de Tarifas dos Portos dos Açores.
![]() |
Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar
Uma Renascença Atlântica em Marcha
No discurso de encerramento da X Grande Conferência do Jornal da Economia do Mar, Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar, assegurou encontrar-se em marcha uma verdadeira Renascença Atlântica, que entende absolutamente necessária num momento em que o Atlântico ganha nova importância geopolítica, geoestratégica, ambiental e energética, oferecendo assim também uma oportunidade de afirmação a Portugal que temos, como Nação Marítima por eminência que somos, de saber explorar para podermos vir realmente a beneficiar de todas as inúmeros correlatas possibilidades oferecidas.
![]() |
Portugal esgota quota de atum patudo e pesca fica proibida
Portugal esgotou a sua quota de captura de atum patudo, estando esta pesca proibida a partir das 24:00 de 6 de Agosto, foi anunciado.
“Considerando os dados atuais das descargas efetuadas pela frota portuguesa da espécie atum patudo (‘thunnus obesus’) no Oceano Atlântico, verifica-se que a quota atribuída a Portugal se encontra esgotada”, lê-se numa nota da Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
![]() |
APP
Estratégia dos portos vai posicionar Portugal no centro do desenvolvimento
A Associação dos Portos de Portugal (APP) defende que a estratégia do Governo para este setor vai posicionar Portugal no centro do desenvolvimento económico e da transição energética.
"Acreditamos que a implementação da estratégia Portos 5+ permitirá posicionar os portos de Portugal como pilares centrais do desenvolvimento económico, da transição energética e da integração logística internacional, com impactos positivos nas comunidades e nas empresas", considera a APP, em resposta à Lusa.
![]() |
Pesca do polvo com limitações até Outubro
A pesca do polvo comum vai sofrer vários períodos de interdição, desde julho e até outubro, durante o período de defeso, que abrangem, entre outros, limites das capitanias da Figueira da Foz e Sines, avisa a DGRM.
Na zona entre a fronteira Norte do país e o paralelo que passa pelo limite Sul da área de jurisdição da capitania da Figueira da Foz, a pesca do polvo está proibida desde as 00h00 de 17 de julho até às 24h00 de 15 de agosto, segundo uma nota da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
![]() |
Vítor Caldeirinha assume presidência, acompanhado por Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa como vogais executivos
Portos de Lisboa e Setúbal com novo Conselho de Administração
O Governo nomeou um novo Conselho de Administração comum à Administração do Porto de Lisboa (APL) e à Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), com Vítor Caldeirinha a assumir o cargo de Presidente. A equipa integra ainda Ana Lemos, Nuno Viterbo e Paulo Ventosa como vogais executivos.
![]() |
MADEIRA
APRAM investe 600 mil euros em manutenção do rebocador Ponta do Pargo
A intervenção no rebocador Ponta do Pargo da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), que decorreu nos estaleiros de Peniche, no âmbito do calendário de manutenções periódicas, ficou concluída dia 29, num investimento de aproximadamente 600 mil euros.
A embarcação - um dos três rebocadores que integram a frota da APRAM - foi submetida a trabalhos de manutenção preventiva no casco, sistema propulsor, válvulas principais, refrigeradores, máquinas principais e auxiliares, equipamento de convés e de segurança, luzes e equipamentos de navegação, e instrumentos de comunicação.
![]() |
Vítor Caldeirinha passa a liderar administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra
Vítor Caldeirinha passou a liderar a administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra uma decisão do Governo confirmada dia29, substituindo no cargo Carlos Correia.
Com um percurso consolidado no sector marítimo-portuário, Vítor Caldeirinha iniciou a sua carreira no Porto de Setúbal, há mais de duas décadas. Entre 2013 e 2016, assumiu a presidência da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), tendo posteriormente passado pelo Porto de Lisboa, onde esteve dois anos.
![]() |
ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL ASSINA PROTOCOLO COM A CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA PAÍSES BAIXOS-PORTUGAL
A APP – Associação dos Portos de Portugal assinou ontem 31 de julho, um protocolo de cooperação com a Câmara de Comércio e Indústria Países Baixos–Portugal (CCINP), com o objetivo de reforçar a colaboração institucional e promover o desenvolvimento económico através da inovação e do empreendedorismo.
O memorando, formalizado em Leça da Palmeira pelos presidentes João Pedro Neves (APP) e Marisa Monteiro Borsboom (CCINP), estabelece um quadro de entendimento que visa potenciar a troca de experiências, a realização de eventos conjuntos e a promoção de redes empresariais entre os dois países.
![]() |
Martifer quer tomar conta dos estaleiros navais que estão sob gestão da Lisnave
Com os estaleiros de Viana do Castelo sobrecarregados de encomendas - incluindo a construção de seis Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa - e a aposta do Estado na Defesa em forte expansão, a Martifer está interessada em assumir a concessão dos estaleiros da Mitrena, atualmente sob gestão da Lisnave.
A intenção foi confirmada por fonte oficial do grupo de Oliveira de Frades ao 'Negócios', que aguarda a publicação do caderno de encargos para o concurso público a ser lançado pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), entidade que ficará com a tutela do espaço a partir de 2027.
![]() |
Eduardo Galo é o novo CEO da Transinsular
A Transinsular, empresa de referência do Grupo ETE no transporte marítimo nacional e internacional, nomeou Eduardo Galo como Chief Executive Officer, iniciando um novo ciclo de liderança orientado para o crescimento positivo e sustentável, através da logística marítima e com foco na proximidade com o cliente.
Este novo ciclo reforça o compromisso da Transinsular com um modelo de gestão centrado no cliente, que valoriza a excelência operacional, a inovação contínua e a antecipação às necessidades do mercado. O objetivo é claro: consolidar a posição da Transinsular como operador de referência no transporte marítimo em Portugal e nos mercados internacionais onde atua, como a primeira opção de clientes e parceiros de negócio.
![]() |
AVEIRO
APARA recebeu visita do Secretário de Estado das Pescas
“Um momento de diálogo direto e construtivo entre os representantes do poder político, autoridade marítima e os profissionais da pesca artesanal”. Foi este o balanço feito pela Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) do encontro de trabalho mantido, dia 28, na Gafanha da Nazaré com o Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.
Uma visita institucional acompanhada pelo Presidente da Câmara de Ílhavo e pelo Comandante da Capitania do Porto de Aveiro.
![]() |
Estruturas portuárias nacionais vão ser alvo de investimento de quatro mil milhões até 2035
As estruturas portuárias nacionais vão ser alvo de um investimento de quatro mil milhões de euros. Deste valor, 75% (três mil milhões de euros) são de investimento privado, ou seja sem o aporte do Orçamento do Estado, através do lançamento de 15 novas concessões durante os próximos 10 anos e inserem-se na estratégia para os portos comerciais do continente designada “PORTOS 5+”, apresentada pelo Governo esta quarta-feira.
Estes três mil milhões de euros destinam-se ao investimento em Leixões através do novo terminal de contentores na zona Norte e expansão do terminal Ro-Ro (roll on– roll off) na zona Sul. Em Aveiro com a expansão e modernização dos terminais atuais, novo terminal Ro-Ro (foco no cluster automóvel do Centro).
Já na Figueira da Foz está prevista a modernização dos terminais atuais e melhoria das acessibilidades marítimas, enquanto em Lisboa será feito um reordenamento e requalificação dos terminais da zona oriental e concretização da estratégia para a Silotagus.
Para Setúbal está programa a expansão do terrapleno com lançamento de novos terminais (Ro-Ro e carga geral) e o reforço das capacidades da indústria naval (concurso para estaleiro da Mitrena) e para a Sines a concretização do processo de expansão do Terminal Sines XXI e lançamento do novo terminal Vasco da Gama (contentores).