Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Governo arranca com concessão de silos responsáveis por metade dos cereais em Portugal

Vinte e quatro anos depois da primeira tentativa para concessionar os silos de cereais da antiga Silopor a privados, o Governo deu recentemente o pontapé de saída para entregar a exploração dos terminais de granéis alimentares da Trafaria e do Beato, no Porto de Lisboa, e de Vale de Figueira, em Santarém.

Com capacidade para receber e armazenar no decurso de um ano 3,4 milhões de toneladas, pelos silos da Trafaria, Beato e Vale Figueira passam mais de metade dos cereais e farinhas em Portugal.

Roterdão lidera lista dos portos mais movimentados no transporte marítimo de curta distância na União Europeia

  O mais recente relatório “Key figures on Europe – 2025”, publicado em julho.e divulgado pelo Eurostat, traz um retrato detalhado dos desenvolvimentos recentes na União Europeia, abrangendo áreas que vão desde a sociedade à economia, passando pelo ambiente e recursos naturais. Entre os temas em destaque, está o sector dos transportes, mais concretamente o transporte marítimo de curta distância, vital para a movimentação de mercadorias no espaço europeu.

O porto de Roterdão, nos Países Baixos, reafirma a sua posição como o principal porto da União Europeia no que diz respeito à movimentação de mercadorias por via marítima de curta distância. Em 2023, foram transportados 159 milhões de toneladas através deste porto, o que corresponde a 9,9% do total europeu.

Investimento estratégico do dstgroup na Gazelle Wind Power permite impulsionar o projecto Nau Azul

 A Gazelle Wind Power (Gazelle), empresa responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia inovadora de plataformas eólicas flutuantes, e o dstgroup, um conglomerado português, celebraram um acordo estratégico através do qual a dstventures(braço de capital de risco corporativo do dstgroup) investirá 1,5 milhões de euros na Gazelle. Para além deste investimento, a subsidiária do grupo especializada em engenharia e fabrico de estruturas metálicas, a premiada bysteel, irá fabricar e construir as estruturas modulares em aço para o projecto Nau Azul da Gazelle.

Museu Marítimo de Sesimbra

 A ligação de Sesimbra ao mar e à pesca, cujas evidências históricas nos transportam até há 5 mil anos, é apresentada ao público de uma forma organizada e sistematizada, onde as novas tecnologias convivem, lado a lado, com o saber dos homens do mar.

O Museu está dividido por temáticas que ocupam vários espaços existentes na Fortaleza de Santiago. A recepção situa-se junto ao Posto de Turismo, à entrada do monumento. Depois de adquirir o ingresso e ser devidamente enquadrado, o visitante poderá circular pelos vários espaços e optar por organizar a sua própria visita. Como forma de promover a ligação à comunidade local e de aproximar os munícipes à história da sua terra, as entradas são gratuitas para moradores no concelho, que podem pedir um cartão de utente para o efeito.

A 9 DE NOVEMBRO, EM LISBOA

Entrega de Prémios «All-Stars of the Sea» da MSC Cruzeiros vai decorrer a bordo do MSC Musica

 A MSC Cruzeiros realizará mais uma edição do “All-Stars of the Sea” no dia 9 de Novembro, no Porto de Lisboa, num evento que visa destacar as agências de viagens que, em termos de vendas, mais se destacaram no ano de 2024.

O ”All-Stars of the Sea 2025” decorrerá a bordo do MSC Musica que tem vindo a realizar cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa este Verão. Entre as 11:00 e as 16:00, decorrerá não só a habitual Cerimónia de entrega de Prémios, como também um almoço de Gala a bordo para todos os convidados do evento.

Transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030

  O mercado de transporte verde no sector marítimo poderá atingir 10 mil milhões de dólares até 2030, de acordo com o estudo “The $10 Billion Opportunity in Green Shipping”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). Esta estimativa tem por base a predisposição da maioria dos proprietários de carga para pagar um preço acrescido por transporte sustentável, sendo que 80% destes assume estar disposto a pagar, em média, um acréscimo de 4,5% pelo transporte marítimo verde em comparação com o convencional.

Apesar do forte interesse em soluções de transporte marítimo sustentáveis, o crescimento da disposição para pagar esse valor extra por transporte marítimo verde desacelerou, passando de +1% ao ano entre 2021 e 2023 para +0,5% em 2024. Este abrandamento é um reflexo da incerteza regulatória e da limitada maturidade do mercado de combustíveis alternativos. As empresas aguardam por um enquadramento mais claro para tomar decisões de longo prazo, o que tem travado a adoção mais generalizada destas soluções.

PODCAST TODO O PEIXE É NOBRE

Como será o futuro da sardinha? Sustentável e de aquicultura

 Com orgulho e algum saudosismo, Agostinho Sá Pereira conta que Matosinhos foi o maior porto sardinheiro do mundo. É o presidente do Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos (Napesmate), onde as fotografias dos anos de 1940 e 1960 expostas mostram uma mistura de abundância de sardinha e pobreza.

Esta pesca moldou a vida destes pescadores e desta cidade e Delfim Caetano Nora, que na mesma associação se dedica a escrever a história das famílias de pescadores, explica: “É preciso separar bem o que era o defeso e o que era a safra. A safra é uma sardinha em cada um de nós, as pessoas andam de cabeça no ar, uma alegria. No defeso andava tudo calado, com fome.”

Porto de Lisboa cresce 2% na carga movimentada até julho de 2025

  O Porto de Lisboa encerrou os primeiros sete meses do ano com um resultado global positivo, registando um crescimento acumulado de 2% na carga total movimentada face ao período homólogo de 2024. Entre janeiro e julho, passaram pelo porto 6,64 milhões de toneladas, contra 6,51 milhões no mesmo período do ano anterior.

O desempenho deve-se em grande medida à carga geral, que totalizou 3,22 milhões de toneladas, traduzindo-se num crescimento expressivo de 9,27%. Neste segmento, a carga contentorizada ascendeu a mais de três milhões de toneladas, uma subida de quase 8% face a 2024, enquanto a carga fracionada quase duplicou o seu desempenho, atingindo 191 mil toneladas, mais 40,8% face ao período homólogo.

MADEIRA

Movimento de mercadorias nos portos aumentou 3,6% no 1.º semestre de 2025

  O movimento de mercadorias nos portos da Região registou uma variação globalmente positiva, no 1.º semestre de 2025, face ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 3,6%. Este crescimento resultou do acréscimo de 4,6% no volume de mercadorias descarregadas, uma vez que o carregamento registou uma redução de 4,0%. No 2.º trimestre de 2025, o movimento total de mercadorias registou um aumento homólogo de 4,8%.

A informação foi divulgada pela Direção Regional de Estatística. De Janeiro a Junho de 2025, registou-se a entrada de 908 embarcações de recreio nas marinas da Região, com um total de 2.039 tripulantes e passageiros, representando acréscimos homólogos de 4,6% e 3,0%, respectivamente.

MSC Cruzeiros em contagem decrescente para inauguração do MSC World Asia

 A MSC Cruzeiros revelou novos detalhes sobre o MSC World Asia, que iniciará as suas viagens no Mediterrâneo a partir de 11 de dezembro de 2026.

A bordo, os passageiros podem desfrutar de uma emocionante combinação de atrações favoritas dos passageiros que regressam e novos conceitos e locais inovadores para proporcionar a melhor experiência de cruzeiro, incluindo o maior escorrega seco no mar e novas experiências e características no espaço World Promenade. Desde experiências gastronómicas internacionais a entretenimento de classe mundial, cada momento é cuidadosamente selecionado para proporcionar memórias inesquecíveis.

POR ARTUR MANUEL PIRES | COM VÍDEO

Geopolítica, Geoestratégia e Mineração em Mar Profundo

  Entre outras consequências, a invasão da Ucrânia pela Rússia tem também a de obrigar a Europa repensar as suas estratégias de abastecimento de matérias-primas, a começar pelas energéticas, como o gás, a mais curto prazo, mas nem tudo se reduz ao gás e, mais cedo ou mais tarde, a questão não deixará de se alargar a outros minérios necessários inclusive, à transição energética e que tenderão a conduzir à mineração em mar profundo…

Postais antigos mostram como a construção da marina fez «rodar» uma praia de Cascais

  Os postais antigos têm mais poder do que se julga. Não trazem apenas memórias e nostalgia, mas também podem dar indicações sobre a evolução dos locais que imortalizam. Foi isso que aconteceu com o trabalho de um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Ao analisar um conjunto de postais e outras imagens entre 1930 e 2022, conseguiu reconstituir a linha de costa de uma praia de Cascais e observar como a marina construída nos anos noventa “rodou” essa linha. A equipa quer agora fazer a mesma análise com outras praias.

A ideia parecia simples e a equipa queria perceber se funcionava. Basicamente, pretendiam saber se as imagens nos postais poderiam ser uma espécie de “mapa”. “Como é que transformamos uma imagem qualitativa da praia numa análise quantitativa? Era uma prova de conceito”, relembra ao PÚBLICO Rui Taborda, especialista em geologia marinha e costeira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um dos autores do trabalho.

Dia do Porto de Leixões é já dia 20 de Setembro! Marque na sua agenda!

  O Porto de Leixões vai abrir novamente as suas portas à comunidade no dia 20 de Setembro, entre as 10h00 e as 19h00, para mais uma edição do Dia do Porto de Leixões.

À semelhança de anos anteriores, espera-se uma grande adesão de visitantes, num dia de festa que alia ciência, cultura e diversão em diferentes espaços do porto. O evento, organizado pela APDL, contará com um programa diversificado que promete surpreender toda a família.

PRAZO TERMINA A 20 DE JANEIRO DE 2026

Horizonte Europa: «call» para financiamentos nas áreas da Logística e Portos

 Abrem a 16 de Setembro de 2025 as candidaturas para a call Horizon -CL5-2026-01-D6-08 – 'Accelerating freight transport and logistics digital innovation', integrada no Cluster 5 – Clima, Energia e Mobilidade do Programa de Trabalho 2025. Trata-se de uma oportunidade de financiamento particularmente relevante para os sectores logístico, dos transportes e portuário, no quadro do programa Horizonte Europa.

Esta iniciativa visa apoiar projectos que acelerem a inovação digital no transporte de mercadorias, com especial enfoque no desenvolvimento e adopção de plataformas de Informação Eletrónica de Transporte de Mercadorias (eFTI – electronic Freight Transport Information), em conformidade com o Regulamento (UE) 2020/1056.

A 12 DE SETEMBRO, EM LISBOA

Encontro MARE 2025

  No dia 12 de setembro de 2025, o tão aguardado Encontro MARE 2025 reunirá os investigadores das oito Unidades Regionais de Investigação (URI) do MARE, num evento repleto de workshops, palestras e oportunidades de partilha de conhecimento sobre diversas áreas e tópicos relacionados com a investigação nas ciências do mar e do ambiente, desafios e ação e cooperação para a sustentabilidade dos ecossistemas aquáticos.

Organizado pelo Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), este encontro é uma oportunidade única para fomentar a partilha científica entre os membros desta Unidade de Investigação e Desenvolvimento, discutir desafios atuais, o estado da arte, novas técnicas de investigação, e fortalecer redes de cooperação entre as diferentes URI, Grupos de Investigação e Linhas Temáticas do MARE.

As origens da pesca em Sesimbra

  Com uma tradição milenar, a prática da pesca em Sesimbra apresenta evidências materiais datadas, pelo menos, desde o Calcolítico, através da recolha de dois pesos de rede em povoados arqueológicos desse período. Documentada ao longo da pré-história recente, será durante o Império Romano que a atividade atinge um amplo desenvolvimento, facto confirmado não só pela unidade fabril de preparados piscícolas identificada em 2007, na Avenida da Liberdade, mas também através da recuperação, na zona do Cabo Espichel, de mais de metade dos cepos de âncora em chumbo identificados até ao momento na costa portuguesa.

Após a ocupação muçulmana da Península Ibérica, iniciada em 711, Sesimbra continuou um polo da captura de diversas espécies piscícolas, que serviriam para alimentação da comunidade local, como comprovaram as escavações arqueológicas efetuadas em 2005 no Castelo. Em termos documentais, é do Foral de 1201, doado por D. Sancho I, que data uma das primeiras referências escritas à prática da pesca na região de Sesimbra, nomeadamente da taxa a pagar pelo pescado, a qual seria de 1 soldo.

VIANA DO CASTELO

APDL integra o recém-criado SUSTmare - Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas

  A APDL integra o recém-criado SUSTmare – Centro de Tecnologia e Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas, oficialmente constituído no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

O SUSTmare surge como uma resposta estratégica ao potencial da energia eólica offshore e aos recursos marítimos da região Norte, reunindo entidades institucionais, científicas e empresariais com o objetivo de acelerar a inovação e promover a transferência de tecnologia no domínio das energias oceânicas renováveis e da economia azul.

SS IDEAL X | O início da contentorização

  O primeiro navio porta-contentores comercial bem sucedido chamava-se Ideal X, e pertencia à Pan-Atlantic Steamship Company. Tratava-se de um antigo petroleiro de classe T-2, da segunda guerra mundial, chamado Potrero Hills, e foi reconvertido para o transporte de carga contentorizada.

A sua primeira viagem ocorreu a 26 de abril de 1956, tendo partido do Porto de Newark (Nova Iorque) para Houston (Texas), transportando 58 contentores de 35 pés (aproximadamente 10,7 m x 2,44 m x 2,44 m), vindos diretamente de camiões, e cerca de 15.000 toneladas de petróleo a granel. O transporte demorou menos de oito horas.

Madeira investe mais de 30 milhões de euros na modernização e descarbonização dos portos

  A Madeira vai investir, ao longo dos próximos quatro anos, mais de 30 milhões de euros na modernização, requalificação e descarbonização dos portos, numa estratégia que pretende responder às atuais necessidades e preparar o futuro do crescimento económico do arquipélago, conforme anunciou a Secretaria Regional de Economia.

“O objetivo é termos portos modernos, compatíveis com as normas da União Europeia, sustentáveis e capazes de acompanhar o crescimento económico da Madeira e do Porto Santo”, sublinhou o secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, durante uma visita ao porto do Caniçal.

Cibersegurança e digitalização transformam o futuro das profissões do mar

  O sector marítimo português está a atravessar uma rápida transição digital, onde a cibersegurança assume papel central e a procura por talento qualificado supera largamente a oferta. A Escola Náutica Infante D. Henrique surge como referência na preparação de profissionais para esta nova realidade.

O primeiro episódio do podcast “Por Mares Navegados” trouxe ao debate a relação entre tecnologia e profissões do mar, com a participação de Ricardo Póvoa, coordenador do curso de Engenharia Informática da Escola Náutica Infante D. Henrique. O docente destacou que a Organização Marítima Internacional (OMI) considera a cibersegurança uma prioridade desde 2017, após uma vaga de ataques informáticos ao sector.