Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

«Anthem of the Seas» no Funchal

O “Anthem of the Seas” esteve esta quinta-feira no Porto do Funchal trazendo a bordo 4451 passageiros e 1541 tripulantes.
Proveniente de Vigo, o navio fez uma escala de 9 horas na Madeira, tendo partido para Lanzarote, no âmbito do cruzeiro de 12 noites, iniciado a 4 de junho, em Southampton, com escalas em Vigo, agora Funchal, seguindo-se Lanzarote, Grã-Canária, Tenerife, Lisboa e novamente Southampton, onde finaliza a viagem no dia 16 de junho.

Pela manhã decorreu um exercício interno de simulação de cenário de incêndio a bordo, e evacuação.

Porto de Setúbal recebe 120 alunos em dois dias

O Porto de Setúbal recebeu a visita de 120 alunos em dois dias de visitas, 23 e 25 de maio, dois grupos da Escola Salesiana de Manique, com 80 alunos, no âmbito das disciplinas de Geografia A e Economia A, e um grupo de 40 alunos da Escola Manuel da Fonseca de Santiago do Cacém, da área de Comércio e Logística, via profissionalizante.

Instituto de Socorros a Náufragos recebe 30 viaturas para reforço da vigilância na Época Balnear 2023

Realizou-se, em Cascais, a cerimónia de entrega de 30 viaturas “Volkswagen Amarok” por parte da SIVA Portugal ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), que iniciaram no dia 1 de junho a sua missão de reforço da vigilância nas praias portuguesas.

DE 6 A 8 DE JUNHO, EM ROTERDÃO

Portos de Lisboa e Setúbal presentes na Breakbulk Europe 2023

Os Portos de Lisboa e Setúbal marcam presença, pela primeira vez, na Breakbulk Europe, sob o mote “Dois Portos – Um Grande Cluster Portuário”.
Esta é uma das principais feiras mundiais dedicadas ao setor da carga de projeto e carga geral fracionada. O evento começou esta terça-feira em Roterdão, nos Países Baixos, e é também uma referência para os segmentos de mercado da atividade portuária.

Passeio Marítimo-Turístico no Rio Sado

APSS celebra Dia da Criança com jovens da APPACDM de Setúbal

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra celebrou o Dia Mundial da Criança com os jovens e utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal, proporcionando-lhes um dia diferente, através da realização de um passeio marítimo-turístico no rio Sado.

Este passeio, que se realizou no âmbito das comemorações do Centenário do Porto de Setúbal, foi feito a bordo da embarcação “Maravilha do Sado” e contou com a presença de 33 jovens. Foi uma viagem cheio de boa disposição e alegria, em que os presentes puderam admirar a paisagem e as vistas daquela que é considerada uma das mais belas baías do Mundo.
 

Porto de Setúbal a crescer 8%

No primeiro trimestre de 2023 foram movimentadas no Porto de Setúbal mais de 1,6 mil toneladas, um acréscimo de 8% em relação ao mesmo período de 2022. Destaque para o segmento da carga roll-on roll-off, com 78,5% em número de viaturas, um total cerca de 92 mil viaturas, das quais 69% foram exportadas.

Todos os restantes modos de acondicionamento apresentaram desempenho positivo: Graneis líquidos com 13,5%, mais de 69 mil toneladas; Carga geral fracionada com 5,8%, 319 mil toneladas; Carga contentorizada com 2,3% em número de TEU, cerca de 43 mil TEU; Graneis sólidos com 3,4%, 671 mil toneladas.

Docapesca transfere competências para seis municípios do Algarve

Albufeira, Faro, Lagos, Olhão, Portimão e Tavira passam a ter competências de gestão das áreas relacionadas com a atividade náutica de recreio e das áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico. A assinatura dos protocolos com a Docapesca aconteceu a 29 de Maio, na sede da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, em Faro. A cerimónia foi presidida pela Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, e pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Porto de Lisboa recebe uma das maiores movimentações de grãos de soja de sempre

No terminal portuário de Palença, em Almada, concessionado à Sovena Oilseeds, decorreu uma descarga de 70 mil toneladas de grãos de soja, uma das maiores alguma vez feitas no Porto de Lisboa. Esta operação traduz a importância estratégica deste terminal, nomeadamente a capacidade de receber navios de grandes dimensões para abastecimento nacional da indústria transformadora e do setor agroalimentar.

Localizado na margem esquerda do rio Tejo, no concelho de Almada, o terminal de Palença movimenta mais de 1 milhão de toneladas de granéis alimentares por ano, para produção de rações animais, óleos e biodiesel.

PROMOVIDA PELA APLOP

Porto de Lisboa acolheu Conferência «Direito Portuário e Marítimo»

O Porto de Lisboa acolheu na segunda-feira, dia 29 de Maio, na Gare Marítima de Alcântara, a Conferência "Direito Portuário e Marítimo" promovida pela APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa.

A cerimónia de abertura contou com as intervenções de João Pedro Neves, Presidente da Associação dos Portos de Portugal, de Ireneu Camacho, Presidente da APLOP e de Moreira da Silva, Coordenador do Grupo de Trabalho do Direito Portuário e Marítimo dos Países de Língua Portuguesa.

Porto de Sines na rota de cooperação belga para a neutralidade carbónica

Pierre-Yves Dermagne, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Economia e do Trabalho da Bélgica, visitou o complexo portuário, logístico e industrial de Sines, acompanhado por uma comitiva de empresários daquele país, de áreas como a transição energética e sustentabilidade ambiental.

A delegação belga foi recebida por António Costa e Silva, Ministro da Economia e do Mar e pelo Conselho de Administração da APS, acompanhados ainda por altos representantes da aicep Global Parques, IAPMEI e Câmara Municipal de Sines.

Os desafios de um mar que não pára de subir

A proximidade do mar costumava ser uma medalha no peito de muitas cidades portuguesas, que prosperaram ao longo de décadas com o contributo do turismo, do comércio e da capacidade de atrair população e investimento. Hoje, em tempos de alterações climáticas, estar junto à costa pode significar maior risco ou vulnerabilidade. A subida do nível médio das águas pode acelerar a erosão costeira, a perda de território e o aumento das inundações nas áreas junto ao litoral.

Por Luís de Menezes

Fábrica Júdice Fialho de Olhão

A fábrica de conservas de peixe em azeite de Olhão estava localizada no sítio denominado do Costado, freguesia de Marim, concelho de Olhão, distrito de Faro. Destinava-se a conservas de peixe em azeite, terminando a sua instalação a 20-3-1913 e através de um pedido de alvará de licença para exploração da fábrica passado pela Câmara Municipal de Olhão a 10-9-1917 e laboração pelo Administrador do Concelho em 22-9-1917, tendo concessão de alvará n.º 939 de 17-5-1923.

Delegação do Governo Regional de Ganwon, Coreia do Sul, visitou Ílhavo

Uma delegação do Governo Regional de Ganwon, Coreia do Sul, esteve de visita ao município de Ílhavo, para conhecer os projectos de desenvolvimento ligados à Economia do Mar.

O périplo incluiu uma reunião com Acúrcio Santos, secretário-geral da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, para debater a situação local das pescas artesanais e costeiras. Seguiu-se uma visita ao ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, acompanhada pelo Dr. Ricardo Calado, investigador do CESAM – Universidade de Aveiro, onde puderam conhecer os projetos de investigação em curso, em espacial os relacionados com as algas.

APS integra projecto europeu para descarbonizar o corredor Sines-Madrid

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) integra um projecto europeu (ADMIRAL) que pretende revolucionar a forma como as empresas gerem as suas cadeias de abastecimento e logística.

Tendo como base a Janela Única Logística (JUL), e o envolvimento dos operadores de terminais, plataformas logísticas, operadores logísticos multimodais e autoridades, a APS lidera o desenvolvimento do programa piloto “Portugal-Espanha” que tem como objetivo estabelecer um corredor multimodal, digital e verde, entre Sines e Madrid promovendo a utilização das infraestruturas de uma forma mais eficiente, de modo a que as emissões de CO2 e utilização de energia proveniente de combustíveis fósseis seja significativamente reduzida.

«Praia da Costa Nova» foi navegar para outras águas

A embarcação que “pintava” a Ria de Aveiro de cores vivas e que dava a conhecer a imensidão dos seus canais, desde a Costa Nova até à Torreira, mudou de águas. Muito em breve, a lancha Praia da Costa Nova vai começar a operar na Figuei­ra da Foz, regressando à sua função inicial, a de fazer carreiras. «A lancha vai fazer o transporte regular de passageiros en­tre a cidade da Figueira da Foz e a Gala», avançou Gustavo Barros ao Diário de Aveiro, recordando que a embarcação tem capacidade para cerca de 80 pessoas.

Concurso Sardinhas 2023

Está aberto o Concurso Sardinhas 2023 e o mote está lançado: Abril, Sardinhas mil!

Organizado pela EGEAC, o concurso convida o país e o mundo a darem largas à imaginação na criação de ‘modelos’ originais de Sardinha.

AQUÁRIO VASCO DA GAMA

Projecto «MAR» em destaque na rubrica «SINAIS», da TSF

O Projecto «MAR», lançado pelo Aquário Vasco da Gama, que se encontra a comemorar 125 anos, esteve em destaque na TSF, rubrica "SINAIS", assinada por Fernando Alves.

No mês de MARço, desenvolve uma iniciativa dedicada ao MAR, com o apoio da BP, que se dirige a todos os visitantes que têm no primeiro nome a palavra “Mar”, taisl como Mariana, Marcelo, Maria, Marco, Marina, entre outros tantos nomes, que poderão usufruir de entrada gratuita.

Mais de 8 mil pessoas em dois navios no Porto do Funchal

O Porto do Funchal acolheu dia 22 os navios de cruzeiro “Iona” e “Ambience” que trouxeram nesta viagem 8 184 pessoas, sendo 5924 passageiros, refere a APRAM em comunicado.

O “Iona” chegou de Southampton, de madrugada, com 4623 passageiros e 1646 tripulantes. Partiu às 16h30, para Tenerife, após uma escala de 11 horas na Madeira.

Proibição da pesca da sardinha alargada até ao final de Março

A proibição da pesca da sardinha foi alargada até ao final de março, de acordo com um despacho da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Portos de Lisboa e de Setúbal aderem à United Nations Global Compact

As Administrações dos Portos de Lisboa e de Setúbal aderiram à rede Global Compact Network Portugal, uma iniciativa de sustentabilidade das Nações Unidas (ONU), que visa a aplicação dos princípios sustentáveis e dos objetivos da Agenda 2030.
Este pacto global reúne organizações cujas estratégias e actividades estão em linha com os princípios universais de direitos humanos, a protecção ambiental, as práticas laborais e o combate à corrupção.