Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Notícias
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Porto de Lisboa e World Monuments Fund anunciam nova fase da intervenção nos murais de Almada Negreiros
O Secretário da Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, presidiu à apresentação do VI Volume dos Cadernos do Porto de Lisboa e à assinatura de um novo protocolo de colaboração entre a APL-Administração do Porto de Lisboa e a World Monuments Fund Portugal, intitulado Conservação e Restauro dos Painéis de Almada Negreiros na Gare Marítima de Alcântara.
Na sua intervenção o Secretário da Estado das Infraestruturas frisou que «não basta construir novas infraestruturas: temos também de cuidar das que já existem. Verbos como restaurar, recuperar e preservar são palavras-chave neste processo.»
Na cerimónia estiveram ainda presentes o Presidente do Conselho de Administração da APL, Vítor Caldeirinha, e o Presidente da WMF Portugal, Miguel Horta e Costa.
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PODCAST
Um museu para interpretar o Porto de Lisboa
Mariana Pinto dos Santos, coordenadora histórica do Centro Interpretativo dos Murais de Almada Negreiros, na doca de Alcântara do Porto de Lisboa, conta como a história deste porto se cruza com a cidade e como os murais de Almada Negreiros se tornaram um marco importantíssimo em Lisboa - tendo sido uma pedrada no charco à época.
"O nosso Porto de Lisboa" é uma parceria da Mensagem com o Porto de Lisboa . Por aqui passam temas de história escondida, curiosidades, e a vida num dos portos mais antigos do mundo, mas também economia, sustentabilidade e futuro.
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Relatório revela tecnologia que transforma lixo em energia a bordo de navios de cruzeiro
A indústria de cruzeiros tem investido pesadamente em tecnologias ambientais, e os resultados já são visíveis a bordo, indica a CLIA Brasil.
A associação revelou que o recém-lançado Relatório Anual de Tecnologias e Práticas Ambientais (ETP) mostra que os navios vêm incorporando sistemas avançados que permitem, por exemplo, transformar lixo em energia e reduzir significativamente o desperdício de alimentos.
O documento foi elaborado pela Cruise Lines International Association, a CLIA Global, e traça o perfil da frota das suas associadas, destacando avanços mensuráveis na agenda ambiental das empresas.
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Madeira é o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025
A Madeira foi eleita como o Melhor Destino de Cruzeiros da Europa 2025. Um prémio entregue pelos World Cruise Awards que, nas palavras do secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, pertence a todos os madeirenses.
“Este reconhecimento não se dirige apenas ao setor dos cruzeiros, que, de facto, muito merece. É também uma justa homenagem a todos os madeirenses, cuja simpatia, competência e arte de bem receber tornam a Madeira um destino turístico de excelência”, afirmou José Manuel Rodrigues, responsvel pela tutela da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA).
O galardão foi entregue durante a 5.ª Gala Anual dos World Cruise Awards, que decorreu este ano no Bahrein, no Médio Oriente, e foi a quarta vez consecutiva que a Região foi premiada. Em 2022 e 2023, já tinha conquistado o galardão de Melhor Destino de Cruzeiros da Europa, e no ano passado os Portos da Madeira foram distinguidos como o Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade.
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De forma totalmente gratuita
Porto de Leixões disponibiliza dados meteorológicos em tempo real
A APDL não é apenas responsável pela gestão dos portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo — também presta um conjunto alargado de serviços à comunidade, reforçando a sua missão pública e o compromisso com a transparência.
Entre esses serviços, destacamos a nossa plataforma de informação meteorológica, acessível a toda a população.
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No Natal e Ano Novo
MSC Musica com embarque e desembarque no Funchal
Neste Natal e Ano Novo, a MSC Cruzeiros propõe uma grande variedade de itinerários para estas duas épocas festivas.
O grande destaque vai para os itinerários realizados pelo MSC Musica, com embarque e desembarque no Funchal, escala em Santa Cruz de Tenerife, Arrecife de Lanzarote, Puerto del Rosário, Santa Cruz de La Palma, Las Palmas de Gran Canária. Até ao dia 11 de abril de 2026, poderá embarcar em itinerários de 5,7,9 e 11 noites, com a possibilidade de voos de Lisboa e do Porto para o Funchal. Na época do Natal e Ano Novo, o navio estará no Funchal no dia 27 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026, para quem quiser realizar embarque e desembarque no Funchal numa das épocas festivas.
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Deve Portugal ter Navios de Manutenção de Cabos Submarinos?
A pergunta é meramente retórica? Possivelmente porque, infelizmente, não há actualmente em Portugal empresas nem um ecossistema económico o que, sob muitos aspectos, pareceria uma fonte de negócio evidente, como a conversa com Mário Pinho, Presidente da AIN, José Barros, ex-alto quadro da ANACOM, e Rui Ribeiro, Vice-Presidente do OEID, bem o ilustra.
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POR Teresa Barros Cardoso
Pensar o Árctico para Além da Geopolítica
O gelado Árctico continua a ser um dos pontos escaldantes do mundo, antes de mais, como é próprio da época que estamos a viver, pela imensidade dos seus recursos naturais, energéticos e minerais e que um crescente degelo tem tornado verosímil uma possível exploração a relativamente curto prazo, degelo que, por outro lado, irá permitir também uma crescente intensificação de navios a usarem as suas rotas marítimas com significativas vantagens em tempo despendido e, como tal, também em termos financeiros, assim como, porque tudo o que aí se passa afecta directamente todo o planeta, igualmente em termos Ambientais, incluindo desde questões relacionadas com a saúde dos Oceanos ao que se diz como Alterações climáticas. Mas talvez, por isso mesmo, seja também tempo de pensar o Árctico para Além da Geopolítica.
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PORTOS DE LEIXÕES E VIANA DO CASTELO PARTICIPAM NO MILLENNIUM PORTUGAL EXPORTADOR 2025
Os Portos de Leixões e Viana do Castelo marcaram presença na 20.ª edição do Millennium Portugal Exportador, realizada no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Reconhecido como o maior fórum nacional dedicado à internacionalização das empresas portuguesas, este encontro promove a criação de novas oportunidades e reforça a presença das empresas portuguesas nos mercados internacionais. Esta edição reuniu entidades nacionais e internacionais e contou com uma ampla área de exposição, complementada por um programa diversificado de conferências temáticas, cafés de debate, workshops especializados e reuniões bilaterais, fomentando contactos e parcerias estratégicas.
A participação dos Portos de Leixões e Viana do Castelo reforça o compromisso da APDL em promover as exportações e a competitividade da economia nacional, evidenciando o papel estratégico dos portos no desenvolvimento económico e na internacionalização das empresas
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Sines e Suape com aproximação para parceria portuária
O Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Nordeste do Brasil, está a negociar uma parceria estratégica com o Porto de Sines, avançando num entendimento que poderá aproximar os dois lados do Atlântico. Sines, considerado o porto europeu mais próximo da região nordestina, surge como opção natural para servir de plataforma de entrada das exportações brasileiras no mercado europeu.
As administrações dos dois portos destacam a semelhança das suas estruturas, ambas reúnem áreas industriais de grande dimensão, ligações logísticas diversificadas e interesse crescente em projectos ligados à transição energética.
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Entre o mar e o risco: como se protege um porto em 2025
Com rotas mais longas e voláteis desde o Mar Vermelho e um ambiente digital mais hostil, a segurança portuária tornou-se um dos pilares da competitividade económica e da continuidade operacional. Do tráfego ilícito à cibersegurança, o risco deixou de ser periférico para se tornar estrutural, exigindo operações, tecnologia e governaçáo à prova de stress. Portugal tem vindo a responder, do enquadramento ISPS a iniciativas como a Port Cyber Arena.
Nesta reportagem, mostra-se o que mudou e o que está em jogo.
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Segurança, saúde e bem-estar a bordo
O relatório Crew Claims Report 2025, publicado pela norueguesa Gard, descreve as principais tendências e desenvolvimentos em lesões, doenças e fatalidades de marítimos, em todo o mundo.
Com base em dados de sinistros de 2024 e em insights de mais de 6000 marítimos, o relatório revela um aumento preocupante da morte de tripulantes e enfatiza a necessidade de priorizar o bem-estar mental e físico no mar.
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CNN PORTUGAL SUMMIT
Salvador Malheiro: Governo quer «catapultar» país para o mercado de carbono azul
Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar, adianta, na CNN Summit, que Portugal está "praticamente" a atingir a meta dos 30% de áreas marinhas protegidas dentro da sua Zona Económica Especial.
O país está, assim, muito próximo de atingir o objetivo que tem em comum com as restantes nações que representam 42% de toda a linha costeira do planeta. "Estamos todos alinhados na sustentabilidade do oceano", acrescenta.
O governante destaca que "Portugal está a afirmar-se enquanto nação marítima de excelência", com uma ZEE "enorme só atrás da França e da Inglaterra".
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Madeira vai receber as maiores companhias cruzeiros do mundo na Cimeira da CLIA em 2026
A Madeira vai receber, entre 23 e 26 de fevereiro de 2026, a Cimeira Europeia da Cruise Lines International Association (CLIA), a maior associação comercial da indústria de cruzeiros a nível global. O evento conta com a parceria do Governo Regional da Madeira e da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).
Considerado o evento europeu de referência para o setor, esta Cimeira (CLIA European Summit) reúne anualmente executivos das maiores companhias de cruzeiros, decisores políticos e entidades ligadas ao turismo e à economia do mar. A edição de 2026 realiza-se no Funchal, Madeira, região insular portuguesa que se afirma como uma porta de entrada estratégica entre a Europa e o Atlântico, num contexto marcado pelo crescimento e pela transformação do setor dos cruzeiros na Bacia Atlântica.
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BlueTechPort no Porto de Barcelona
A construção do BlueTechPort do Porto de Barcelona, um investimento de 52,3 milhões de euros, teve início em novembro. O espaço total de 25 700 m2 (maior que três campos de futebol) inclui seis áreas principais, focadas na inovação, investigação e educação em tecnologia marítima: MareNostrum Research Space; Networking Meeting Rooms; Exhibition Innovation Art; BlueTech Summit Auditorium; e BlueLab.
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POR ARTUR MANUEL PIRES
Uma questão de acesso
O mar tal como o conhecemos e foi criado por Deus – logo ao segundo dia da criação, e completado ao terceiro com a separação da água e da terra – tem conhecido recentemente um processo significativo de parcelamento, quase sempre por motivos generosos.
Depois de durante muito tempo as únicas restrições ao mar comum, assentarem nas 12 milhas de águas territoriais, contadas a partir da baixa mar da costa das nações ribeirinhas, e depois na definição e extensão de 200 milhas para a Zona Económica Exclusiva (ZEE), a acrescentar àquelas águas, e agora com o estabelecimento das extensões das plataformas continentais – e apesar da posse destas não conferir qualquer quantidade do mar que as cobre -, têm surgido e proliferado as reservas de áreas oceânicas para fins de irrepreensível utilidade e altruísmo, como ao nível interno, o nosso Parque Marinho Luís Saldanha, nas proximidades de Sesimbra, e a nível internacional, as diversas reservas marinhas que se vão muito corretamente criando.
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«Juntos somos mais fortes» | Madeira leva exemplo da CAI às Jornadas da Mobilidade da Macaronésia
A Presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, levou esta sexta-feira, às ‘Jornadas sobre a Mobilidade na Macaronésia’, o “bom exemplo” do itinerário da Cruise Atlantic Islands (CAI), como uma forma de agregar e potenciar as características únicas e complementares destes territórios do Atlântico.
“Não haja dúvidas que juntos somos mais fortes”, começou por sublinhar Paula Cabaço, referindo-se às potencialidades e características únicas das ilhas que compõem a região da Macaronésia: Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira. E continuou: “A marca CAI já existe desde 1994, e no ano passado decidimos dar um passo em frente, transformando esta marca coletiva numa associação com personalidade jurídica, a Associação dos Portos das Ilhas da Macaronésia, o que nos permite falar com as companhias de cruzeiros a uma só voz.”
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CNN PORTUGAL SUMMIT
É preciso definir qual será o combustível do futuro dos navios
Duarte Rodrigues, COO e administrador do Grupo Sousa e da GS Lines, refere que o país está a caminhar no sentido certo da descarbonização, ainda que haja alguns problemas. "Temos muita vontade em construir navios novos, mas, desde logo, coloca-se a questão que combustível será aquele do futuro?".
Jorge Antunes, CEO da Tecnoveritas, destaca que ao nível da engenharia naval, o país encontra-se num momento de aprendizagem sobre qual será o combustível do futuro. "Sabe-se, no entanto, que a frota mundial tem uma média de idade superior a 15 anos". "Estes navios vão andar por aí durante alguns anos".
Já Tiago Martins, responsável do grupo ETE, sublinha que está em curso um "projeto estruturante" e que vai mudar o paradigma do setor em Lisboa. "O projeto vai permitir tirar cerca de 400 camiões por dia, ou mil toneladas de Co2 de Lisboa através de um terminal em Castanheira do Ribatejo".
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Viana do Castelo indica «absoluta determinação» de reafirmar maritimidade como “«força do território»
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, realçou a “absoluta determinação” de reafirmar a maritimidade como a “força do território”. No arranque da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, que aconteceu no Teatro Municipal Sá de Miranda, o autarca indicou que, no concelho vianense, existe “uma enorme vontade de nos afirmarmos através do mar e da inovação, particularmente no domínio da energia, que é um dos grandes desafios da atualidade”.
No evento, organizado pela Câmara Municipal e pelo Centro de Excelência Jean Monnet – Europa Azul Sustentável – OCEANID +, da Universidade Nova de Lisboa, Luís Nobre garantiu que as infraestruturas portuárias “são um fator de diferenciação e de afirmação de qualquer território”, defendendo a aposta sólida no Porto de Viana enquanto fator de atratividade económica e empresarial.
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Conservas com record de exportações à vista
Em 1853, o andaluz Sebastian Ramirez fundava em Vila Real de Santo António a primeira fábrica de conservas em Portugal. Cinco gerações depois, concentrada em Matosinhos, a Ramirez permanece como uma das marcas mais antigas do mundo a operar no mercado.
O auge da produção do setor aconteceu durante a I e II Guerras Mundiais, quando a indústria portuguesa de conservas foi uma das principais responsáveis pela alimentação dos soldados de ambos os lados.
Das 400 fábricas de conservas que Portugal chegou a ter, hoje o setor é formado apenas por 20, que asseguram aproximadamente quatro mil postos de trabalho diretos, dos quais 80% são ocupados por mulheres, e mais de sete mil indiretos..
A indústria conserveira nacional "vive uma fase de crescimento sustentado", tendo fechado o ano de 2024 com uma faturação de 390 milhões de euros, cifra que constituiu "o melhor resultado da década, impulsionado pela recuperação da sardinha e pela valorização do atum".



















