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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Notícias

Portos de Cabo Verde celebram protocolo com Associação Empresarial de Sines

A empresa pública dos portos de Cabo Verde (ENAPOR) celebra esta segunda-feira, dia 10, um protocolo de cooperação com a Associação Empresarial de Sines para estreitamento de relações e promoção de acções de intercâmbio.

Estarão em foco atividades “nos domínios da segurança e ambiente, operações e gestão portuária, transição digital e descarbonização”, informa a ENAPOR, dada a vocação portuária de Sines. O protocolo vai ser celebrado na sede da empresa estatal cabo-verdiana, na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente.

CONTRIBUTOS ATÉ 17 DE FEVEREIRO

Comissão pede opiniões sobre futuro Pacto Europeu para os Oceanos

A Comissão Europeia lançou um apelo à apresentação de contribuições e opiniões que definam a moldar o Pacto Europeu para os Oceanos.

Anunciado pela presidente Ursula von der Leyen nas suas orientações políticas, o Pacto Europeu para os Oceanos visa manter “um oceano saudável, resiliente e produtivo; promover uma economia azul sustentável e competitiva, incluindo a pesca e a aquicultura; e trabalhar para estabelecer uma agenda abrangente para o conhecimento, investigação e inovação no ambiente marinho, bem como para o investimento”, refere uma nota de imprensa da Comissão.

Governo dos Açores aprova regime de apoio ao conhecimento nas pescas

O Governo dos Açores aprovou o regulamento do regime de apoio à transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

Segundo uma portaria publicada recentemente no Jornal Oficial, o regulamento promove o regime de apoio à transferência de conhecimentos entre cientistas e pescadores, no âmbito da iniciativa de fomento de pescas sustentáveis e da restauração e conservação dos recursos biológicos aquáticos, previsto na legislação da União Europeia. Pretende-se com o regulamento “reforçar as atividades de pesca sustentáveis do ponto de vista económico, social e ambiental”.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Dia 8 de Fevereiro de 1924, o naufrágio do vapor britânico «Mora», ao norte do cabo de São Vicente.

 No dia 8 de Fevereiro de 1924, o Mora, sob o comando do Capitão J. W. Worthington, encontrava-se numa viagem de transporte de carvão, com origem em Manchester, escala em Roterdão e destino final para Savona, Itália.

Ao aproximar-se da costa portuguesa, próximo ao cabo de São Vicente, foi apanhado por uma violenta tempestade, caracterizada por ventos fortes vindos de oeste, mar agitado e uma neblina densa, condições que provocaram o encalhe do navio em formações rochosas traiçoeiras.

A 11 E 12 DE FEVEREIRO

Ocean Open Day 2025: Semana Dedicada à Ciência e Tecnologia do Mar

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Politécnico de Leiria, em Peniche, organiza mais uma edição do Ocean Open Day – Semana Aberta da Ciência e Tecnologia do Mar, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2025.

Este evento é especialmente dirigido a alunos do ensino secundário e profissional e visa proporcionar uma experiência enriquecedora através de: Atividades práticas e experimentais; Saídas de campo; Palestras temáticas sobre áreas fundamentais como biologia marinha, biotecnologia azul, aquacultura e inovação alimentar

PORTO DE AVEIRO PARTICIPA EM VISITA ESTRATÉGICA DA OFFSHORE WIND PORTS PLATFORM NA POLÓNIA

O Porto de Aveiro marcou presença no encontro anual da Offshore Wind Ports Platform, uma iniciativa promovida pela WindEurope, em colaboração com a Wind Industry Hub (WIH) e a Associação Polaca de Energia Eólica. O evento decorreu nos portos de Świnoujście e Szczecin, na Polónia.

Representando o Porto de Aveiro, esteve Sofia Ventura, do Gabinete de Estratégia, que integrou uma delegação composta por líderes do sector portuário, representantes governamentais, especialistas em energia e jornalistas.

Laboratório Marefoz levou Universidade de Coimbra para a Figueira da Foz há nove anos

 O laboratório Marefoz, integrado no programa MARE da Universidade de Coimbra (UC), cumpriu nove anos na Figueira da Foz, e funcionou como ponta de lança da implementação da instituição naquele município do litoral centro.

Ouvido pela agência Lusa à margem da sessão comemorativa do aniversário do Marefoz, Nuno Mendonça, vice-reitor da UC, lembrou que ainda antes da implementação do laboratório, em 2016, – no edifício da incubadora de empresas da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, onde ainda se mantém -, na sua génese esteve, dois anos antes, “a identificação da parte do município da necessidade de melhoria da qualidade da água no estuário do rio Mondego”.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

No dia 5 de Fevereiro de 1859 o naufrágio do vapor «Ignez de Castro» na praia sul de Peniche

O “Ignez de Castro” foi um navio a vapor misto de carga e passageiros, construído em 1854 pelo estaleiro Scott & Sons, Greenock, na Escócia, para a Glasgow & Lisbon Steam Ship Co.

A 25 de Outubro de 1854, estava concluído e pronto para operar. Com 40,1 metros de comprimento, 5,3 metros de boca, possuía um deslocamento de 178 toneladas brutas. Equipado com um motor a vapor de 60 cavalos nominais e um único hélice, o navio oferecia uma maior eficiência e manobrabilidade, em comparação com os tradicionais vapores de rodas.

Apresentação do Livro «O Porto e a Barra da Figueira da Foz» destaca importância histórica e económica do Porto da cidade

A Casa do Paço da Figueira da Foz foi palco da apresentação do livro histórico-documental “O Porto e a Barra da Figueira da Foz”, da autoria de Rui Cascão e Marco Penajoia. A obra, que revisita a evolução do porto da cidade e a sua relação com o desenvolvimento económico, social e cultural da região, representa um marco significativo na preservação da memória coletiva da Figueira da Foz.


Coordenado por José Augusto Bernardes, que conduziu a apresentação ao lado dos autores, o livro reflete a centralidade do Porto da Figueira da Foz no crescimento da cidade e na sua integração nas dinâmicas regionais e nacionais. A cerimónia contou ainda com a presença de Eduardo Feio, Presidente do Conselho Administração do Porto da Figueira da Foz, Gonçalo Vieira, Presidente da Comunicada Portuária da figueira da Foz e de Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS | CANDIDATURAS ATÉ 31 DE MAIO

7.º Prémio de Estudos em Cultura do Mar | Octávio Lixa Filgueiras | Museu Marítimo de Ílhavo

As inscrições para a 7.ª edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras encontram-se abertas.

Pretende-se com este prémio, instituído em 2012 pelo Museu Marítimo de Ílhavo e pela Câmara Municipal de Ílhavo, evocar e divulgar a obra e memória do Professor Arquiteto Octávio Lixa Filgueiras, um dos mais reconhecidos investigadores portugueses em temas de Cultura do Mar.

O Prémio tem um valor pecuniário de 3.000 euros e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação inéditos e realizados no âmbito da cultura marítimo-fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

Atletas de Fotografia e Vídeo Subaquáticos do Clube Naval de Sesimbra Campeões Nacionais em 2024

  Luís Campos, atleta do Clube Naval de Sesimbra (CNS), sagrou-se Campeão Nacional de Fotografia Subaquática em 2024 e Joel Machado Campeão Nacional de Vídeo Subaquático.
Os dois atletas do CNS venceram também a Taça de Portugal de Fotografia e Vídeo Subaquático de 2024 nas respectivas categorias.

Portos da Madeira com movimento record de mercadorias em 2024

O total da carga movimentada nos portos e terminais da Região Autónoma da Madeira, em 2024, atingiu 1 432 211 toneladas, +1,39%, ou seja, mais 19 596 toneladas que em 2023, e um recore absoluto se analisarmos os últimos 10 anos. Este crescimento deve-se, sobretudo, ao bom desempenho do item mercadoria contentorizada que representou 817 324 toneladas, +5% (=40 245 toneladas) que o registado, em 2023), também um número inédito que constitui um novo record nestes portos.

A Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, salienta que estes números positivos demonstram “a boa performance da economia regional verificada nos últimos três anos que foi de crescimento consecutivo.”

APDL renova Autorização de Segurança enquanto Entidade Gestora de Infraestruturas Ferroviárias

A APDL assegurou a renovação da Autorização de Segurança (PT 21 2025 0001), concedida pela Autoridade Nacional de Segurança Ferroviária, enquanto entidade gestora de infraestruturas ferroviárias. A Autorização de Segurança ora renovada, compreende, no seu âmbito, os Terminais Ferroviários de Mercadorias de Leixões e da Guarda.

A renovação da certificação, em conformidade com a Diretiva (UE) Nº 2016/798 do Parlamento Europeu e o Decreto-Lei n.º 85/2020, reflete o compromisso da APDL em garantir elevados padrões de segurança na gestão de infraestruturas ferroviárias integradas no contexto portuário.

ILHA TERCEIRA, AÇORES

Lançado concurso para gare de passageiros do Porto de Pipas

O concurso público para a empreitada de requalificação da gare de passageiros do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, foi lançado com um preço base de dois milhões de euros.

Segundo o anúncio publicado em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores e lançado pela Portos dos Açores, empresa que gere os portos açorianos, a empreitada tem um prazo de execução de 10 meses. A 23 de dezembro de 2024, o Conselho do Governo decidiu o reforço em 2,175 milhões de euros da comparticipação financeira no contrato-programa para as obras que têm vindo a ser executadas no porto.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia 1 de Fevereiro de 1856, e de 1857, os naufrágios das escunas «Mary» em Lagos

A história marítima é repleta de dificuldades no que toca à identificação precisa de navios naufragados, especialmente quando se trata de embarcações mercantes britânicas dos séculos XVII a XIX. Durante este período, era comum batizar navios com nomes genéricos e repetitivos, o que complica enormemente a tarefa de historiadores e investigadores que tentam reconstruir naufrágios e rotas comerciais.

Entre os nomes mais frequentes na marinha mercante britânica, encontramos “Elizabeth”, “Ann”, “James”, “Hope”, “Friendship” e “Mary”. O nome “Mary”, em particular, e as suas variadas declinações, é um verdadeiro pesadelo para quem estuda os naufrágios do Atlântico, pois inúmeras embarcações receberam essa designação ao longo dos séculos.

Terminais públicos e privados com resultados positivos

Porto de Setúbal encerra 2024 com crescimento sustentado e forte aumento nos Granéis Líquidos

O Porto de Setúbal registou, em 2024, um crescimento sustentado em vários segmentos de atividade, com um total de 6,5 milhões de toneladas movimentadas (+3,7% face a 2023), consolidando o porto como um dos principais motores da economia portuária regional e nacional.

O setor dos Granéis Líquidos destacou-se com um expressivo crescimento de 41,3%, principalmente devido aos produtos energéticos provenientes do Porto de Sines e ácidos movimentados no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) da SAPEC. Também os granéis sólidos (+5%) e a carga Ro-Ro (+2,4% em toneladas e +4,6% em unidades) registaram aumentos significativos. Já a carga contentorizada teve um incremento de 1,2% em toneladas, representando, ainda assim, um decréscimo de 1,8% em número de contentores e de 0,8% em número de TEU´s. A carga geral fracionada também teve uma ligeira diminuição de 2,7%, face ao ano anterior.

Porto de Sines estreita relações com os portos da Namíbia

APS e Namport assinam Memorando de Entendimento

A APS, Administração dos Portos de Sines e do Algarve acaba de assinar um Memorando de Endimento ((MoU) com a Namport, The Namibian Ports Authority.

Trata-se de parceria estratégica que visa melhorar o intercâmbio de conhecimento, o reforço das capacidades e a excelência operacional entre as duas autoridades portuárias. Uma parceria que, segundo a Namport, marca uma nova era de cooperação marítima, abrindo caminho para o crescimento mútuo, a inovação e o desenvolvimento económico sustentável.

Prémios Cruceroadicto 2024

Porto de Lisboa eleito Melhor Porto Atlântico da Europa

O Porto de Lisboa foi distinguido como o Melhor Porto Atlântico da Europa na terceira edição dos Prémios Cruceroadicto, um prestigiado reconhecimento internacional, promovido pela Cruceroadicto e votado exclusivamente pelos passageiros de cruzeiro. Os vencedores foram anunciados na Fitur Cruzeiros, uma secção dedicada ao setor de turismo de cruzeiros, na feira internacional FITUR Madrid 2025.

O Porto de Lisboa destacou-se entre os finalistas da categoria de Melhor Porto Atlântico da Europa, que incluíam os portos de Reiquiavique (Islândia) e de Santa Cruz de Tenerife (Espanha). A votação, encerrada no passado dia 1 de janeiro de 2025, contou com a participação de viajantes que embarcaram em cruzeiros nos últimos meses.

Este prémio marca uma evolução significativa para o Porto de Lisboa, que em 2023 havia alcançado o terceiro lugar na mesma categoria, atrás de Las Palmas Gran Canária e de La Corunha. A conquista deste ano confirma Lisboa como uma referência no setor e reforça o seu compromisso em proporcionar uma experiência de excelência a todos os turistas que escolhem a capital portuguesa como porto de escala, partida ou chegada.

APDL promove renovação do Parque de Telemetria no Porto de Leixões: Modernização e Eficiência

A APDL, no âmbito do seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e eficiência operacional, concluiu a renovação do parque de telemetria dos contadores de água no Porto de Leixões. Este avanço tecnológico representa um marco na gestão inteligente de infraestruturas e recursos hídricos, fortalecendo a capacidade de monitorização em tempo real e promovendo uma utilização mais eficiente e sustentável da água.

A solução adotada integra a tecnologia LoRaWan, que possibilita uma comunicação eficaz entre sensores e dispositivos, combinando transmissões de dados a longas distâncias com baixo consumo energético. Este sistema reduz significativamente o impacto ambiental associado à operação e aumenta a abrangência e versatilidade da rede de telemetria, que atualmente cobre grande parte do Porto de Leixões, as zonas da Ribeira do Porto e o Cais de Gaia. Está também em curso um estudo para a expansão desta tecnologia a outras áreas do Rio Douro, reforçando o compromisso da APDL com a sustentabilidade em toda a sua área de influência.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia de 29 de Janeiro, o naufrágio da fragata l´Astrée, em 1796

A última viagem da fragata francesa “l´Astrée” tinha começado a 1 de Janeiro de 1796, em Guadalupe, nas Antilhas Francesas, onde tinha embarcado um carregamento de café e de açúcar, destinado aos mercados da metrópole.

Quase um mês depois, ao largo dos Açores, os estragos causados pelos vermes xilófagos das águas quentes das Caraíbas faziam-se sentir através das infiltrações de água salgada que, a cada momento, faziam subir o nível da água no interior da embarcação.

A bordo, os 180 marinheiros, passageiros e soldados de marinha estavam desesperados. Com efeito, há já vários dias e noites que as 5 bombas do navio mal conseguiam esgotar a água, que não cessava de subir nos porões.