Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
MADEIRA
Movimento de mercadorias nos portos da Região registou subida ligeira no período de janeiro a setembro de 2024
No domínio dos transportes marítimos, contabilizaram-se, nos primeiros nove meses de 2024, 161 navios de cruzeiro entrados nos portos da Região (menos 7 que no mesmo período do ano passado). Apesar do número de escalas ser menor do que no ano anterior, o número de passageiros em trânsito (386 057) aumentou face ao mesmo período de 2023 (+5,3%).
A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA
Encerramento da pesca da sardinha
Foi determinado o encerramento da pesca da sardinha capturada pelos barcos do cerco a partir das 00h00 do dia 4 de dezembro deste ano e até à reabertura em data a determinar em 2025.
Segundo um despacho publicado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), é proibido manter a bordo, desembarcar, expor para venda ou vender sardinha com cerco, exceto, a título acessório, até 10% do total desembarcado em cada maré.
Porto de Lisboa encerrou 19.ª conferência da AIVP e passou o testemunho a Nova Iorque, cidade anfitriã do evento em 2026
Terminou sexta-feira a 19ª Conferência Mundial da AIVP-Associação Internacional de Cidades Portuárias, que reuniu em Lisboa dezenas de especialistas, decisores e líderes de todo o mundo, tendo o Porto de Lisboa como anfitrião de três dias de intensos debates e partilhas sobre os desafios e oportunidades das cidades portuárias modernas. No encerramento oficial, foi anunciado que a 20ª edição desta conferência terá lugar no Porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2026.
O encerramento contou com a participação Carlos Correia e Isabel Moura Ramos, respetivamente presidente e vogal do Conselho de Administração da APL, de Mario Girard, Presidente do Conselho de Administração do Porto do Quebec, Canadá, e de Andrew Kimbally, Presidente da New York City Economic Development Corporation, EUA.
Porto de Setúbal prorroga concessões da Tersado e Sadoport por mais 10 anos
A APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra anuncia a conclusão do processo de prorrogação dos contratos de concessão de serviço público dos terminais TMS-1 e TMS-2. As concessões, atribuídas respetivamente à Tersado e à Sadoport, foram prolongadas por mais 10 anos, passando a vigorar até 2034.
A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, nos termos da alínea a) do n.º 2 do art.º 34.º dos seus Estatutos, emitiu os Pareceres Vinculativos n.ºs 80/AMT/2024 e 81/AMT/2024, no sentido favorável à prorrogação dos contratos dos terminais, que constituem duas das infraestruturas portuárias mais relevantes do Porto de Setúbal, desempenhando um papel estratégico no desenvolvimento e crescimento do porto, das empresas e do seu hinterland.
Epson associa-se à Maersk para reduzir as emissões do transporte marítimo
A Epson, empresa global de tecnologia, anuncia uma parceria com a Maersk, uma das maiores empresas de transporte marítimo e logística do mundo, para utilizar combustíveis que reduzem as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), como o biodiesel e o metanol verde, no seu transporte marítimo para a Europa.
A colaboração representa o início de um programa de três anos para aumentar o volume de contentores transportados, utilizando combustíveis com emissões reduzidas de GEE, e é um passo importante para o compromisso da Epson de se tornar uma empresa neutra em termos de carbono e sem recursos do subsolo até 2050. Com o ECO Delivery Ocean, a Maersk oferece uma solução que permite aos proprietários de carga reduzir as emissões de GEE do seu transporte marítimo até 82% em comparação com os contentores convencionais transportados com combustíveis fósseis.
Aumento do turismo de cruzeiros leva companhia a criar novos itinerários pelos Açores
“O lançamento de novos cruzeiros é acompanhado por novos itinerários”. É esta a equação de sucesso enfatizada por Eduardo Cabrita, diretor-geral na MSC Cruzeiros, aquando da escala inaugural da MSC Virtuosa no porto de Ponta Delgada, para realçar que este tipo de turismo está a aumentar cada vez mais.
Até 2019, as “percentagens de crescimento eram pouco expressivas”. Todavia, no pós-pandemia, as “pessoas ficaram com mais vontade de viajar”, o que resultou “num aumento exponencial” do número de escalas por ano.
Porto de Lisboa foi palco de estreia de atribuição do Prémio AIVP - Antoine Rufenacht
O Porto de Lisboa, enquanto coorganizador e anfitrião da 19.ª Conferência Mundial Cidades e Portos (AIVP), promovida pela Associação Internacional Cidades e Portos (AIVP), foi palco para a atribuição do Prémio AIVP - Antoine Rufenacht, atribuído pela vez, para premiar o melhor projeto que promove estratégias globais e integradas para o desenvolvimento de cidades portuárias.
O Porto da Cidade de Tânger (SAPT SA) venceu esta primeira edição do Prémio entre 23 projetos candidatos e seis finalistas, destacando-se pelo impacto inovador e sustentável da sua proposta. O HAROPA PORT (Paris, França) recebeu também uma menção honrosa especial pelo projeto Requalificação do Porto de Javel Bas, pelo Júri, composto por peritos de várias áreas e liderado por Geraldine Knatz, professora na Universidade da Califórnia do Sul e a primeira mulher Diretora Executiva do Porto de Los Angeles.
Porto de Lisboa assinou Agenda AIVP 2030 com dez objetivos e 46 medidas sustentáveis
Teve início quarta-feira a 19.ª Conferência Mundial da AIVP - Association Internationale Villes et Ports, tendo o Porto de Lisboa como anfitrião. A decorrer até 30 de novembro, a conferência da AIVP visa promover uma reflexão profunda sobre o futuro das cidades portuárias e o seu papel essencial na sustentabilidade global, entre mais de 400 participantes e prestigiados oradores e analistas nacionais e internacionais.
A cerimónia de abertura contou a presença dos presidentes das Câmaras de Lisboa e Oeiras, Carlos Moedas e Isaltino Morais, respetivamente, do presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia, e do presidente da AIVP, Edouard Philippe, actual presidente da Câmara de Le Havre e antigo primeiro-ministro de França.
Portugal utiliza 80% da quota de pesca de peixe-espada-preto e captura pode encerrar
Portugal já utilizou 80% da quota de pesca de peixe-espada-preto e estas capturas podem vir a ser proibidas, avisou a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
“[…] Considerando os dados de captura de peixe-espada-preto (‘Aphanopus carbo’), nas águas da União e águas internacionais da zona CECAF [Comité das Pescas para o Atlântico Centro Este] 34.1.2, informa-se que a utilização desta quota atingiu os 80%”, lê-se numa nota da DGRM. Assim, conforme avisou, pode vir a ser necessário proibir a captura desta espécie.
Por Ana Paula Sardinha
O impacto da tecnologia na criação de cadeias de abastecimento mais eficientes
A gestão de uma cadeia de abastecimento pressupõe a criação de um processo integrado que consiste no planeamento, produção, fornecimento e entrega dos produtos finais num determinado ponto. Atualmente, a complexidade inerente a todo o circuito assenta num conjunto de soluções tecnológicas capazes de melhorar algumas das componentes da cadeia de abastecimento, sempre numa perspetiva colaborativa ao trabalho realizado pelas pessoas.
De uma perspetiva global, a tecnologia oferece uma otimização de todo o processo com ganhos de eficiência significativos e, em alguns casos, uma redução dos custos nas operações. As várias soluções tecnológicas acrescentam visibilidade, previsibilidade e flexibilidade às operações da cadeia de abastecimento.
App de Monitorização das Águas Subterrâneas vence 1.º Blue Biotech Hackathon
A primeira edição do “Blue Biotech Hackathon” decorreu na Universidade do Algarve e na Sala Azul, em Albufeira. Na Universidade do Algarve realizaram-se seminários, brainstorming e a formação de equipas, sendo que em Albufeira o programa sob o lema “junte-se a nós para inovar e criar soluções na Biotecnologia, Ciência e Indústria”, contemplou a apresentação de projectos e respectivos resultados perante um júri nomeado para o efeito.
Portos de Lisboa, Setúbal e Vigo firmam Protocolo de Cooperação Internacional
Os Portos de Lisboa (APL), Setúbal (APSS) e a Autoridade Portuária de Vigo (APV) assinaram esta quarta-feira um Memorando de Entendimento (MoU), que estabelece um quadro de colaboração para o fortalecimento da economia azul e o desenvolvimento sustentável.
Este Acordo Internacional não normativo foi assinado durante a 19.ª Conferência Mundial da AIVP - Association Internationale Villes et Ports, que se iniciou a 27 de Novembro tendo o Porto de Lisboa como anfitrião.
Carta Náutica do Porto de Lisboa | Outubro 2024
Mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 170. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
PORTOS DOS AÇORES
PA PARTICIPA EM MADRID EM REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS PORTOS DAS ILHAS DA MACARONÉSIA
A Portos dos Açores, S.A. (PA) participou, em Madrid, na primeira reunião formal da Assembleia-Geral da Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, na qual foi discutida a criação de um plano comercial e de marketing para o triénio 2025/2027, o qual estará especialmente direcionado para o turismo de cruzeiros sob a marca comum ´Cruise Atlantic Islands’.
A representação da PA nas reuniões em Espanha coube à Presidente do Conselho de Administração, Sancha Costa Santos, que foi eleita na ocasião representante dos Açores na Junta Diretiva da Associação Internacional dos Portos da Macaronésia.
CRUZEIROS
Virgin Voyages vence prémio da Condé Nast Traveller na categoria de Grandes Navios
A Virgin Voyages venceu a categoria de grandes navios nos Reader’s Choice Awards 2024 da Condé Nast Traveller, pelo segundo ano consecutivo.
A revista aborda viagens de luxo e é famosa pelas suas recomendações de destinos, hotéis, restaurantes e experiências de alto nível em todo o mundo. Além de artigos sobre tendências de viagem, a Condé Nast Traveller também publica a “Gold List” e os “Readers’ Choice Awards“, onde avaliam os melhores destinos, resorts, companhias aéreas e de cruzeiros, com base nas preferências dos leitores e dos editores.
Madeira vence Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade
O Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade é o da Madeira. A ‘shortlist’ incluía o Cruise Center Steinweder (Alemanha), Flåm Port (Noruega), Kai Tak Cruise Terminal (Hong Kong), Port Montreal (Canada), Porto of Copenhagen (Dinamarca), Porto of Kiel (Alemanha), Valleta Cruise Port (Malta) e Victoria Cruise Terminal (Canada), mas o Porto do Funchal levou a melhor.
O galardão foi anunciado na Gala Anual que decorreu no Savoy Palace, no Funchal na presença de dezenas de convidados e figuras ilustres do panorama do turismo mundial.
PROMOVIDA PELO Centro de Formação da APDL EM PARCERIA COM O IPVC
Acção de formação inovadora utilizando simuladores terrestres
O Centro de Formação da APDL, em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC], realizou recentemente uma acção de formação inovadora utilizando simuladores terrestres.
Esta iniciativa proporcionou aos formandos uma experiência imersiva e prática, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas essenciais no sector portuário.
DeepNeuronic
Startup covilhanense estabelece parceria de inovação com o Porto de Lisboa
A DeepNeuronic, uma startup covilhanense especializada em soluções de Inteligência Artificial (IA), estabeleceu uma parceria com o Porto de Lisboa, no âmbito da sua estratégia de modernização e digitalização. Esta colaboração insere-se nos esforços do Porto de Lisboa para integrar tecnologias de ponta, otimizando a segurança e a eficiência das suas operações através de monitorização inteligente e proativa.
Através desta parceria, a DeepNeuronic vai aplicar as suas soluções avançadas de IA no ambiente portuário, contribuindo para operações mais seguras e eficientes. “Este é um marco relevante na trajetória da startup, alinhando-se com os objetivos estratégicos da Administração do Porto de Lisboa (APL) de se tornar um «porto mais verde» e tecnologicamente evoluído”, avança a DeepNeuronic, em nota de imprensa.
Museu está a leiloar artefactos do Titanic (e outros tesouros)
O carvão que alimentava o Titanic até ao seu naufrágio em 1912 está a ser vendido a par de milhares de outros artefactos históricos do Museu do Tesouro dos Náufragos, fundando em 1976 pelo mergulhador e especialista em naufrágios Richard Larn, que está agora à venda e ainda não encontrou comprador.
Para além de vender a colecção do museu, a casa de leilões também oferece, numa venda em separado, objectos do arquivo pessoal de Larn.
CANDIDATURAS ATÉ 15 DE JANEIRO DE 2025
PRR tem 1 milhão de euros para apoio à transição energética e redução do impacto ambiental na pesca e aquicultura
O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que se encontra aberto um novo Aviso da Componente C10 – Transição verde e digital e segurança nas pescas, integrada na Dimensão “Transição Climática” do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, visando a celebração de contratos de financiamento que irão promover a execução de projectos que apoiem a inovação, a transição energética e a redução do impacto ambiental para entidades do sector da pesca.
Este Aviso destina-se ao apoio à transição energética e redução do impacto ambiental para empresas do sector da pesca e da aquicultura. A dotação afecta ao presente concurso, na componente de incentivo não reembolsável, é de 1 milhão de euros.