Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal recebe visita de estudantes norte americanos da Universidade de Akron

  O Porto de Setúbal recebeu a visita de um grupo de estudantes de licenciatura e professores da Universidade de Akron, Ohio, EUA. A visita, realizada no âmbito do programa académico de gestão da cadeia de abastecimento e gestão de operações, teve como objetivo proporcionar um contacto direto com as operações portuárias e as estratégias de logística implementadas no Porto de Setúbal.

O programa teve início às 10h00 e decorreu ao longo de aproximadamente uma hora e meia, incluindo visitas às principais infraestruturas portuárias, nomeadamente o Terminal Multiusos – Zona 1 (carga geral), Zona 2 (contentores) e o Terminal Roll-on/Roll-off (veículos). Durante a visita, os participantes tiveram oportunidade de conhecer os processos de carga e descarga de mercadorias, bem como as tecnologias utilizadas para otimizar a eficiência das operações.

Escola do Mar dos Açores tem curso de segurança na manobra e operação de gruas portuárias

  A Escola do Mar dos Açores tem abertas inscrições para o curso de “Segurança na Manobra e Operação de Gruas Portuárias”. Este curso, de 8 horas, pretende dotar os participantes de competências que lhes permitam efectuar operações seguras, eliminando os possíveis riscos de acidentes decorrentes da utilização incorrecta dos equipamentos.

Esta acção de formação tem como objectivos específicos a qualificação do condutor para que possa actuar como um profissional; cuidados do manobrador; características gerais de funcionamento das gruas; normas gerais de segurança; normas e regras particulares aplicáveis ao equipamento; sinalização e normas de utilização; e identificação dos riscos na operação com o equipamento.

Na Arrábida pode esconder-se um berçário de tubarões-azuis

 A quase 60 quilómetros da costa da Arrábida, para lá das fronteiras do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, os tubarões-azuis são a espécie da megafauna local mais frequentemente observada ao longo de toda a coluna de água. Nessa área, devido ao canhão Lisboa-Setúbal, um vale submarino, as profundidades podem ir dos 60 aos 2.500 metros.

 

Porto do Funchal, com três navios, movimenta 4.824 pessoas

Os três navios que estiveram esta terça-feira no Porto do Funchal, AIDAblu que acostou no cais norte, e os transatlânticos Seabourn Ovation e Explora 2, que atracaram no cais sul, geraram um movimento de 4.824 pessoas, das quais 3.162 passageiros.

ESTA QUINTA-FEIRA, 27 de Março

«Explora II» com escala inaugural no Porto de Leixões

O «Explora II» vai ter a sua escala inuagural no Porto de Leixões esta quinta-feira, 27 de Março. É também a primeira escala de um navio da Explora Journeys no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

O EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, foi entregue pelo construtor naval ao armador do EXPLORA II, a 12 de setembro de 2024, no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente, perto de Génova, Itália.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia 26 de Março, o naufrágio do cargueiro angolano «Kassamba» ao largo de Leixões

O cargueiro angolano “Kassamba” foi construído no Japão, em 1977, pelos estaleiros Ujina Zosensho, de Hiroshima.

Com um casco de aço, 136 metros de comprimento, 20,5 metros de boca e 11,6 metros de calado, deslocava 8544 toneladas brutas e era propulsionado por um motor diesel que lhe permitia alcançar até 15 nós de velocidade máxima. Operado pelas Linhas Marítimas de Angola, o navio realizava transporte de carga geral em rotas internacionais, ligando portos africanos a europeus.

PENICHE

DOCAPESCA CONCLUI CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL DO PRIMEIRO PORTO DE PESCA EM PORTUGAL

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. concluiu com sucesso a certificação do Sistema de Gestão Ambiental do  , de acordo com a norma ISO 14001, cumprindo assim o seu plano estratégico e reafirmando o compromisso com a sustentabilidade.

Esta certificação reflete a prioridade da Docapesca na responsabilidade ambiental, consolidando os procedimentos associados à gestão sustentável dos portos de pesca sob sua gestão.

PORTO DE AVEIRO ACOLHE MISSÃO NORUEGUESA NO ÂMBITO DA ECONOMIA AZUL

O Porto de Aveiro recebeu a Missão “Norwegian Delegation Visit to Portugal | Port Modernization”, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral de Política do Mar no contexto do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants. O evento contou com a colaboração da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, da Embaixada da Noruega em e da Innovation Norway.

Inserido no âmbito da Economia Azul, reuniu 35 delegados de Portugal e Noruega, constituindo uma oportunidade única para o fortalecimento das relações bilaterais e para a promoção de um diálogo construtivo sobre temas ligados à modernização portuária.

ATÉ 31 DE MARÇO

«Faz, Refaz e Envia» é o tema do concurso das sardinhas das Festas de Lisboa 2025

“Faz, Refaz e Envia” é o desafio lançado pela EGEAC para o concurso das sardinhas deste ano, que nesta 15ª edição volta a convidar todas as pessoas, portuguesas ou estrangeiras, residentes ou não em Portugal e de todas as idades, a participar na competição que anualmente desafia os limites da criatividade na invenção de novas sardinhas.

Até às 18h de 31 de março, cada pessoa pode enviar, de forma individual ou coleCtiva, um limite máximo de três propostas de sardinhas.

O navio de cruzeiros mais sustentável do Mundo

Porto de Lisboa recebeu a primeira escala do Norwegian Aqua

O Porto de Lisboa recebeu a primeira escala do Norwegian Aqua, o mais recente e sustentável navio de cruzeiros do mundo. Lisboa foi escolhida para integrar as viagens preparatórias que antecedem a viagem inaugural oficial, agendada para 28 de março entre Southampton e Boston.

«É uma grande honra e prestígio que Lisboa tenha sido escolhida, uma vez mais, como um dos destinos das viagens inaugurais dos navios da Norwegian Cruise Line, um dos principais operadores que nos visita, o que traduz a confiança no Porto de Lisboa », afirmou Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL).

Delegação Alemã do Estado da Baixa-Saxónia visita Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu a visita do Subcomitê para os Assuntos relacionados com Transportes Marítimos e Portos da Comissão de Economia, Transportes, Construção e Digitalização do Estado Federado da Baixa-Saxónia, liderada pelo líder parlamentar do Partido Social Democrata (SPD), Nico Bloem.

Recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, Pedro do Ó Ramos, a delegação teve a oportunidade de conhecer as principais características do porto e da Zona Industrial e Logística de Sines, com destaque para os projetos em curso, nomeadamente no que respeita a sustentabilidade ambiental e transição energética e digital.

23 DE MARÇO

Dia Meteorológico Mundial

No dia 23 de Março de cada ano, as instituições meteorológicas, enquadradas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), celebram o Dia Meteorológico Mundial. Fazem-no desde 1961 em torno de um tema que todos os países devem abordar a seu modo.
Associamo-nos à iniciativa com esta newsletter temática, composta por notícias publicadas no portal da APP ao longo dos últimos anos.

Portos dos Açores adjudica levantamento topo-hidrográfico do porto da Madalena

A Portos dos Açores, S.A., adjudicou à Atlanticland Consulting Lda. o contrato para a aquisição de serviços de levantamento topo-hidrográfico e tridimensional no Porto da Madalena. O contrato, no valor de 14.600,00€, foi assinado a 08 de março de 2025, e tem um prazo de execução de 31 dias.

Este levantamento tem como objetivo a inspeção dos molhes e retenções de proteção do porto, bem como o mapeamento hidrográfico da bacia portuária. O estudo pretende também identificar eventuais necessidades de intervenção e fornecer uma base de dados atualizada para futuros projetos.

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

Neste dia 19 de Março, o naufrágio de uma corveta do Brasil

A praia da Samarra, situada na costa ocidental de Portugal, no concelho de Sintra, é uma pequena enseada isolada, encaixada entre falésias escarpadas. Mas a sua beleza natural esconde um mar traiçoeiro, caracterizado por correntes fortes e fundos rochosos, que historicamente representaram um desafio à navegação. Durante séculos, a região foi palco de inúmeros naufrágios, devido à falta de pontos de referência costeiros, aos frequentes nevoeiros e à força da ondulação, tornando-se um local de grande interesse para o estudo da história marítima portuguesa.

Em 1786, a praia da Samarra foi cenário do naufrágio da corveta portuguesa “Nossa Senhora do Carmo, São José e Almas,” que partira de Pernambuco rumo a Lisboa, transportando uma carga valiosa composta por açúcar, cochinilha, café, couros, algodão e pau-brasil.
Com efeito, ao aproximar-se da costa portuguesa, no dia 19 de Março de 1786, esta embarcação encontrou condições marítimas adversas, naufragando às cinco da tarde.

A 27 DE MARÇO, NA SEDE DO COMM

Tertúlia Náutica dedicada à Recuperação e Conservação de Embarcações Históricas

 O Clube de Oficiais da Marinha Mercante anuncia que o Contra-Almirante Victor Gonçalves de Brito vai ser o orador da tertúlia a decorrer no auditório da sede do COMM no dia 27 de março.
Tema: a Recuperação e Conservação de Embarcações Históricas.
Pretende-se que a iniciativa constitua um contributo para a difusão da cultura marítima em Portugal.

Ginásio Clube Figueirense vence Taça dos Portos Feminina

Realizou-se este domingo, na Figueira da Foz, a 3.ª edição da Taça dos Portos, a primeira dedicada à modalidade de remo.

O Ginásio Clube Figueirense, na categoria de shell de 8 com timoneiro, venceu a Taça Feminina e ficou em 2.º lugar na Masculina. Para além das duas principais regatas, realizaram-se mais dez provas nas categorias de remo jovem e absolutos.

PORTOS DA MADEIRA

APRAM presente na «CLIA Cruise Week 2025»

A Presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, esteve presente na CLIA Cruise Week 2025, que decorreu esta semana, durante três dias em Roterdão, nos Países Baixos.

Paula Cabaço esteve acompanhada pela diretora comercial da APRAM, Patrícia Bairrada, e manteve vários contatos com companhias e industriais do setor, como o responsável pela CLIA na Península Ibérica, Alberto Serrano e parceiros de portos espanhóis.

Os baleeiros das Lajes do Pico: uma odisseia rumo ao futuro

É um legado com mais de um século, que um dos três municípios de uma das ilhas mais fotografadas do Atlântico não quer permitir que se perca no meio do oceano. A Câmara Municipal das Lajes do Pico está a preparar uma candidatura para a classificação dos botes baleeiros açorianos a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Com isso, segundo Ana Brum, presidente da autarquia, procura-se criar “um plano de salvaguarda a dez anos” para “manter o património baleeiro e o gosto pela sua história”. Peça-chave de todo o processo, Filipe Fernandes, um dos mais categorizados oficiais de botes baleeiros açorianos, sublinha, porém, que a candidatura “não é sobre a baleação”. “Isso acabou. É sobre os botes baleeiros, as suas regatas. Isso existia antes e vamos procurar que continue a existir nos anos vindouros.”

Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro

A 15 de Março, o afundamento do «Dago»

O “Dago” era um navio a vapor britânico, construído em 1902, na cidade de Dundee, Escócia, pelos estaleiros Caledon Shipbuilding & Engineering, Co. Ltd.
Encomendado pela Wilson Line, um dos grandes nomes da navegação britânica, o navio foi inicialmente registado no porto de Hull, Inglaterra, em nome de Wilson, Sons & Co. Ltd.

Por Nuria Martín

Transformação financeira: liderar a mudança na logística global

Na logística, onde cada segundo conta e as margens de erro são mínimas, a função financeira deixou de ser um mero vigilante dos custos, um garante da fiabilidade contabilística e um guardião da fiabilidade fiscal, para se tornar o pilar da empresa.

As finanças modernas devem refletir e apoiar as prioridades estratégicas de cada companhia. A evolução de uma gestão financeira descentralizada para um modelo globalmente integrado exige que os gestores financeiros assumam o papel de parceiros estratégicos indispensáveis ao crescimento sustentável.