Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

1.º CONGRESSO DA PEQUENA PESCA FOI UM SUCESSO

Secretária de Estado das Pescas anunciou principais objectivos do Plano Estratégico da Pequena Pesca 2022-2030 e sublinha a aprovação do Mar 2030 pela Comissão Europeia com verba de apoio no valor de 540 milhões de euros, um envelope financeiro que supera o do anterior período de programação.

VEJA O VÍDEO

Portos da Madeira vão adquirir equipamento de transformação de energia eléctrica

Os portos da Madeira vão ter de adquirir equipamentos de transformação de energia eléctrica para facultarem aos navios de cruzeiro. O objectivo desta indústria turística é reduzir em 40% a emissão de dióxido de carbono até 2030 e zero de emissões poluentes até 2050.

O Mar Começa Aqui | Inscrições Abertas

A campanha “O mar começa aqui” visa educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular. Promover a cidadania activa e estimular a criatividade dos nossos jovens são as palavras de ordem desta campanha que tem a arte como elemento impulsionador.

Está aberta a rota para uma arquitectura do bacalhau e de outros peixes

Nos últimos anos, o arquitecto e investigador André Tavares calçou umas galochas, vestiu um impermeável e subiu ao cesto da gávea para perceber, na vastidão do mar, se era possível uma história da arquitectura que a cruzasse com o oceano mas, sobretudo, com os seres marinhos que o habitam. Acabado de aportar às livrarias, o livro Arquitectura do Bacalhau e de Outras espécies carrega nos porões os resultados das primeiras incursões por mares pouco ou nada navegados, entre nós, abrindo novos horizontes para a compreensão de uma actividade, a arquitectura, que, garante ele, está longe de se esgotar na terra firme onde assenta alicerces.

Navio ro-ro «CIUDAD DE CADIZ» faz primeira escala no Porto de Viana do Castelo

O Porto de Viana do Castelo recebeu esta segunda-feira, dia 5 de dezembro, a primeira escala do navio de carga Ro-Ro «CIUDAD DE CADIZ», pertencente ao grupo Louis Dreyfus Armateurs.

Oriundo de Nápoles, na Itália, com peças para a empresa Airbus a bordo, este novo serviço de linha regular vai escalar ainda os portos de Tunes, Tanger Med e Nantes Saint-Nazaire.
A concretização desta escala reforça o potencial do Porto de Viana do Castelo para operar esta tipologia de carga.

APSS apresenta Projecto da Futura Marina de Setúbal

Decorreu a 28 de Novembro, no auditório do edifício sede da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, a apresentação do Estudo Prévio para a Futura Marina de Setúbal. Uma sessão que, para além do Conselho de Administração da empresa, contou com a presença de André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, de vereadores do município e dos presidentes das juntas de freguesia.

PORTO DO FUNCHAL

16 mil pessoas em apenas dois dias

O Porto do Funchal recebeu, em dois dias, cinco navios de cruzeiro e um total de 16 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.
Nesta terça-feira, atracam os navios “Mein Schiff 4” e “Azura”. Na segunda-feira acostaram os navios “AIDAnova”, “Ventura” e “Silver Down”.
O “Mein Schiff 4”, proveniente de Tenerife, traz 2416 passageiros e 901 tripulantes, a bordo. Fica 33 horas na Madeira, onde pernoita e regressa a Canárias, à ilha de Lanzarote, às 14h00, de quarta-feira.
O “Azura” vem de Las Palmas, com 1762 passageiros e 1130 tripulantes. Faz uma escala de 16 horas no Porto do Funchal e parte às 21h30 também para Lanzarote.

Carga movimentada nos portos da Europa em recuperação

Os níveis de carga movimentada nos portos da União Europeia estão a regressar lentamente aos níveis pré-pandémicos, de acordo com o Eurostat.
O peso total das mercadorias movimentadas nos portos da União Europeia (UE) diminuiu 7% em 2020, em comparação com 2019, mas recuperou 4% para 3,5 mil milhões de toneladas em 2021.

Os Países Baixos continuaram a ser o maior Estado-membro no transporte marítimo de mercadorias em 2021. Os portos holandeses movimentaram 590 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 32 milhões de toneladas em comparação com o ano anterior. Isto representa 17% do volume total de mercadorias transportadas por via marítima o ano passado na UE.

Projecto Saltfree II avalia resiliência biológica em contexto de salinização costeira

A resposta de cada espécie, a resiliência e a sua sensibilidade à presença de contaminantes antropogénicos em contexto de intrusão salina por ação da subida do nível médio da água do mar, ou através dos lençóis freáticos, foram a base do estudo do projeto Saltfree II. Para isso, os investigadores experienciaram em laboratório os efeitos destes cenários mais realistas, quantificando os valores de segurança para a proteção da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas.

CRUZEIROS

«Queen Victoria» e «Mein Schiff Herz» no Porto do Funchal

Os dois navios que estiveram acostados no Porto do Funchal, no sábado “Mein Schiff Herz” e “Queen Victoria”, movimentaram 5 244 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O “Queen Victoria” chegou de Vigo, com 1818 passageiros e 962 tripulantes. Ficou 11 horas na Madeira, tendo seguido às 18h00 para Las Palmas.

Porto de Aveiro presente na Mostra Tecnológica do Mar da UA

O Porto de Aveiro marcou presença na Mostra Tecnológica do Mar da Universidade de Aveiro , no passado dia 29 de novembro.

Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, participou na mesa-redonda “Economia do Mar na região Centro”, na qual se debateram os desafios que a Economia Azul em Portugal, mais concretamente na região Centro, ainda têm de enfrentar.

Universidade de Coimbra vence Prémio Inovação Expo Fish com projecto de valorização do ouriço-do-mar

O projecto “OtimO – Optimização dos processos de produção de Ouriço-do-mar”, centrado no desenvolvimento de um modelo inovador de produção aquícola de ouriço-do-mar, foi o grande vencedor da 1ª edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, na categoria “Inovação e Investigação”. A atribuição do Prémio aconteceu na sessão de encerramento da 2ª edição da Expo Fish, uma iniciativa organizada pela Docapesca – Portos e Lotas, que teve lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Guia para gestão de Áreas Marinhas Protegidas quer ser «ferramenta útil»

O “Guia de Boas Práticas para a Gestão e Monitorização de Áreas Marinhas Protegidas” pretende ser “uma ferramenta útil” e simples para as pessoas que trabalham na área, disse um dos autores do documento à agência Lusa.

Professor e investigador do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Gonçalo Silva é coordenador do Projeto BiodivAMP – Desenvolvimento de Ferramentas para a Monitorização e Proteção de Biodiversidade em Áreas Marinhas Protegidas ao longo da Costa Portuguesa, no âmbito do qual foi produzido o guia.

Porto de Setúbal recebeu visita da Embaixadora de França

A Embaixadora de França, Hélène Farnaud-Defromont e a sua comitiva, visitaram o Porto de Setúbal a 28 de novembro, numa deslocação que visou reforçar as boas relações institucionais entre a França e organismos nacionais; no presente caso, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da administração portuária sadina.

ESPAÇO DA COMUNIDADE PORTUÁRIA E LOGÍSTICA DE SINES

«Agenda NEXUS» em foco

O programa da Comunidade Portuária e Logística de Sines (CPLS) conversou com Cláudio Pinto, director de inovação e sistemas de informação da APS, sobre o projecto Nexus.

Um projecto, liderado pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), com o objetivo de promover a transição digital e ecológica do sector dos transportes e da logística, que vai contar com um incentivo financeiro de 59 milhões de euros, no âmbito da Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

MMI é um dos melhores museus para visitar com crianças

O blogue twinkl.pt elegeu o Museu Marítimo de Ílhavo como um dos melhores museus para visitar com crianças.

A publicação destaca o trabalho realizado no museu, as exposições permanentes e o Aquário dos Bacalhaus, "que costuma ser a atração favorita das crianças". Refere ainda que "a programação do museu é extensa e oferece oficinas, exposições e palestras relacionadas ao universo marítimo. Uma viagem pelo mar português que irá encantar as crianças!".

APDL recebe Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República

A APDL recebeu a 28 de novembro a Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação da Assembleia da República, presidida pelo deputado Afonso Oliveira.

A visita teve início no Centro de Formação do Porto de Leixões, com a receção pelo Presidente do Conselho de Administração, Nuno Araújo, com uma apresentação da estratégia da APDL para as três unidades de negócio, Porto de Leixões, Porto de Viana do Castelo e Via Navegável do Douro.

«Nunca existiu tanto dinheiro disponível» para investimentos na economia do mar

No meio da guerra e a sair de uma pandemia, a economia do mar segue em velocidade cruzeiro, com novos investimentos e conquista de mercados, com as empresas a crescer, quando podem, e as universidades a colaborar. «Nunca houve tanto dinheiro disponível e nos próximos anos não vão faltar investimentos», disse Ricardo Calado, do Ecomare, moderador da mesa redonda sobre “Economia do Mar na Região Centro”, durante a Mostra Tecnológica do Mar que a Universidade de Aveiro (UA) recebeu.

Carta Náutica do Porto de Lisboa | Novembro 2022

A mais recente edição da Carta Náutica do Porto de Lisboa já está disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 147. Boas leituras!

O Centro de Documentação e Informação adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.

Associados da COTEC Portugal em visita ao Porto de Leixões

No âmbito do 12º Encontro PME Inovação 2022 da COTEC, que decorreu esta quarta-feira no Terminal de Cruzeiros, a APDL promoveu, esta manhã, uma visita ao Porto de Leixões com os associados da principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial.

Nuno Araújo, Presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S. A., congratulou-se pela iniciativa e fez questão de evidenciar os principais investimentos no Porto de Leixões que vão representar uma ampliação da capacidade de negócio e melhor gestão ambiental. “Investimos em dois segmentos concretos, em prol do aumento do negócio, do aumento da resposta satisfatória aos clientes e diminuição da pegada ambiental, sempre com foco na resiliência, tendo em conta os cenários que atravessamos, como o fecho da refinaria, a pandemia e a guerra na Ucrânia”, referiu Nuno Araújo, no decorrer na apresentação da estratégia da APDL para o Porto de Leixões.