Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTO DE LISBOA BRILHA NA MAIOR FEIRA MUNDIAL DE CRUZEIROS COM ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE
O Porto de Lisboa destacou-se na Seatrade Cruise Global 2025, o maior e mais influente evento da indústria de cruzeiros a nível mundial, que decorreu entre 7 e 10 de abril no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos. Com uma presença integrada na estratégia nacional da Cruise Portugal | APP – Portos de Portugal, o Porto de Lisboa uniu forças com os restantes portos nacionais, apresentando uma frente portuguesa coesa e ambiciosa no mercado internacional.
Sob o tema "Milestone", esta edição reuniu a elite do setor num momento crítico de transformação da indústria global. Num contexto onde o novo regime tarifário norte-americano introduz elementos de incerteza, os representantes do Porto de Lisboa conseguiram posicionar a capital portuguesa como um destino que combina estabilidade, inovação e compromisso ambiental.
![]() |
LIGAÇÃO PRIVILEGIADA AO PORTO DE LEIXÕES
Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG)
O Terminal Ferroviário de Mercadorias da Guarda (TFMG) localiza-se na região do Centro (região das Beiras) de Portugal, na cidade da Guarda, ocupando uma área contígua à estação ferroviária da Guarda, com 29.756 m2. O terminal ferroviário de mercadorias da Guarda permite a receção e expedição de contentores, contentores cisterna, caixas móveis e carga geral, promovendo a transferência intermodal ferro-rodoviária.
Por outro lado, a ligação privilegiada deste terminal com o porto marítimo de Leixões é geradora de importantes sinergias que vêm simplificar e agilizar todo o processo de transferência de mercadoria, numa verdadeira lógica de extended gate.
![]() |
Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro
Neste dia 19 de Abril, o naufrágio da lancha de pesca «Tentadora»
O mar da região de Peniche, particularmente traiçoeiro nas zonas da Consolação e do Cabo Carvoeiro, é conhecido pela rebentação irregular e fortes correntes, que se tornam mortais em dias de vento súbito.
Na tarde de 19 de Novembro de 1943, ao largo da Praia da Consolação, em Peniche, uma súbita rajada de vento virava a lancha de pesca “Tentadora”, da freguesia de Ribamar, concelho da Lourinhã. A bordo da pequena embarcação seguiam quatro homens. Dois deles, o mestre Fortunato Joaquim e o seu camarada Jacinto Platino, foram levados pela corrente e morreram afogados. Os restantes conseguiram salvar-se agarrando-se à quilha da lancha virada, onde permaneceram mais de três horas, até serem recolhidos por uma traineira de Peniche, a “Filipa de Lencastre” que os levou para o porto de Peniche.
![]() |
Ocean Travelers - Viajantes do Oceano
Ocean Travelers é um projecto de ciência cidadã promovido pelo Smithsonian Environmental Research Centre e pela ONG chilena Científicos la Basura e representa um esforço conjunto de múltiplas instituições, que valoriza a colaboração internacional e o envolvimento de uma vasta comunidade de stakeholders
O objectivo do projecto é identificar organismos (epibiontes) que viajam pelo oceano em objectos flutuantes, por exemplo em troncos e tábuas de madeira, pedra-pomes, sementes e sobre outros organismos, e que mais recentemente utilizam igualmente como substrato o plástico e outros materiais criados pelo Homem. Ao contrário dos materiais naturais, os novos habitats artificiais persistem muito tempo à superfície do Oceano, e permitem aos epibiontes viajar grandes distâncias, atingindo novos continentes e zonas remotas onde podem tornar-se espécies invasoras.
Pretende-se identificar estes organismos, as suas origens e abundâncias, com vista à protecção das comunidades marinhas locais.
![]() |
TSF | EPISÓDIO 1
Covid a Bordo: Dias de Fantasia
Uma investigação que recorda a chegada da pandemia, cinco anos depois. Em Março de 2020, entre o Rio de Janeiro e Lisboa, 13 dias a bordo de um navio de cruzeiro, durante os quais o mundo mudou. Uma história verídica em quatro episódios, com a assinatura do jornalista Celso Paiva Sol.
![]() |
APDL associa-se ao lançamento da Primeira Pedra da Bacia Oceânica do HUB AZUL DE LEIXÕES
A cerimónia de Lançamento da Primeira Pedra da Bacia Oceânica do Hub Azul de Leixões decorreu a 15 de abril no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, marcando um momento simbólico e estratégico para o desenvolvimento da economia azul na região Norte. A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), enquanto parceira associada do projeto, fez-se representar por Hugo Lopes, Diretor de Desenvolvimento e Sustentabilidade.
![]() |
NAVIO EXPLORA I DA EXPLORA JOURNEYS REALIZA ESCALA INAUGURAL NO TERMINAL DE CRUZEIROS DE LISBOA
O Terminal de Cruzeiros de Lisboa recebeu no dia 14 o Evento de Escala Inaugural do Explora I, num evento que contou com a presença de autoridades, agentes de viagens e jornalistas, naquela que foi a primeira escala do navio EXPLORA I em Lisboa.
O evento iniciou-se com um cocktail de boas-vindas, seguido da Cerimónia de Escala Inaugural com a habitual troca de placas e apresentação da Explora Journeys, no Astern Lounge. De seguida, os convidados puderam visitar as principais áreas do navio, a que se seguiu um almoço a bordo.
O EXPLORA I, o primeiro navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, foi inaugurado em outubro de 2023, em Nova York, EUA, contando com a presença da madrinha do navio, a Dra. Sylvia Earle, conhecida bióloga marinha e oceanógrafa.
![]() |
A 21 DE SETEMBRO
10.ª Corrida Porto de Leixões | Inscreva-se!
Chegou o momento de garantir o seu lugar nesta edição histórica! No dia 21 de Setembro de 2025, às 09h00, voltamos a desafiá-lo a correr e caminhar num dos cenários mais icónicos do país. Entre navios, mar e a icónica Ponte Móvel de Matosinhos, vai viver uma experiência inesquecível!
Está pronto para este desafio? Seja na corrida de 10Km ou na caminhada de 5Km, esta é a sua oportunidade para fazer parte de uma edição especial.
![]() |
APP participa na Intermodal South America 2025
A APP - Associação dos Portos de Portugal vai participar, pela sexta vez, na Intermodal South America 2025, um dos maiores eventos de logística, transporte de carga e comércio exterior da América do Sul, a decorrer em São Paulo, Brasil, entre os dias 22 e 24 deste mês.
Nesta edição, a APP destaca a participação dos Portos de Leixões, Aveiro, Lisboa, Setúbal e Sines, bem como a presença institucional das respetivas Comunidades Portuárias, da APAT - Associação dos Transitários de Portugal e da AGEPOR - Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.
![]() |
Carta Náutica do Porto de Lisboa | FEVEREIRO 2025
Mais um número da Carta Náutica do Porto de Lisboa disponível para consulta. Trata-se da edição n.º 174. Boas leituras!
O Centro de Documentação e Arquivo adquire, disponibiliza e difunde informação relevante para o Porto de Lisboa, sob a forma impressa ou electrónica, tendo em vista não só as necessidades funcionais dos colaboradores da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., mas também do público em geral.
![]() |
MSC CRUZEIROS OFERECE 21 CRUZEIROS COM PARTIDA E CHEGADA A LISBOA NO VERÃO 2025
O MSC Musica realizará 19 cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa e ainda dois mini-cruzeiros, um com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque em Génova e desembarque em Lisboa.
Os passageiros poderão ver pela primeira vez o MSC World America, enquanto navega na sua temporada inaugural de Verão nas Caraíbas.
![]() |
Porto de Setúbal reforça presença internacional na Seatrade Cruise Global 2025
O Porto de Setúbal marcou presença na Seatrade Cruise Global 2025, o maior evento mundial da indústria de cruzeiros, que decorreu de 7 a 10 de abril no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos.
A participação decorreu no âmbito da Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, que este ano apresentou uma nova identidade visual, refletindo a evolução e ambição estratégica dos portos portugueses no setor dos cruzeiros.
Integrado no stand da Cruise Portugal, o Porto de Setúbal esteve representado pelos administradores da APSS, Ricardo Roque e António Caracol, que participaram em diversas reuniões estratégicas com operadores e parceiros internacionais. Esta presença teve como objetivo reforçar o posicionamento de Setúbal como um destino competitivo, sustentável e atrativo para o segmento dos cruzeiros.
O evento foi uma oportunidade para a APSS dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido na promoção do Porto de Setúbal no setor dos cruzeiros, destacando as suas características únicas, como a localização privilegiada junto à Reserva Natural do Estuário do Sado, a proximidade à cidade e o compromisso com práticas ambientais sustentáveis.
![]() |
Por Sara Monte e Freitas
Geopolítica da Era Trump: os novos desafios logísticos
O Boston Consulting Group (BCG) alerta para a necessidade de as empresas se prepararem para quatro cenários geopolíticos possíveis na próxima década. O que chamam de regresso ao futuro, ou seja, um mundo de cooperação internacional e comércio livre, com cadeias de abastecimento estáveis; a proliferação de conflitos regionais, geradora de instabilidade geopolítica localizada, com impactos significativos nas rotas comerciais; rivalidade multipolar, originando uma fragmentação do comércio global em blocos económicos, com inflação moderada e, finalmente, a escalada global de conflitos económicos e militares generalizados, com disrupções severas nas cadeias de abastecimento.
Torna-se assim crítico que as organizações desenvolvam planos de contingência e equipas especializadas em geopolítica.
Por sua vez, o relatório “2025 Ocean Outlook”, da Xeneta, destaca os riscos geopolíticos que continuam a perturbar o transporte marítimo. Conflitos no Mar Vermelho, tensões no Estreito de Taiwan e instabilidade no Médio Oriente são apenas alguns dos desafios que as empresas enfrentam.
![]() |
LowPlast - A ARTE DE REDUZIR O PLÁSTICO
O Projecto “LowPlast – a arte de reduzir o plástico” teve por objetivo fortalecer a sensibilização para redução e prevenção de plásticos no Oceano, através da realização de acções dirigidas aos setores de fast-food, restauração, bares fluviais e de praia, hotelaria, mercados para redução do plástico de origem terrestre, e também o resultante de atividades associadas à pescar, incentivando a sua valorização após o uso e dando sentido prático à expansão da Economia Circular.
![]() |
PODCAST
Conhece as histórias de Monte Gordo?
Pesca, conservas, turismo, de tudo um pouco o areal de Monte Gordo já viu em 600 anos. Junto a Espanha, este litoral tem um passado que vai do Marquês de Pombal a Ingrid Bergman.
E o presente, de que é feito em Monte Gordo? O que sobra de mais de meio milénio de cruzamento entre povo e elites nesta língua de terra do Algarve?
É o tema deste "Da Capa à Contracapa", com José Carlos Barros, romancista e arquitecto paisagista, autor de “Os Filhos de Monte Gordo”, e Joaquim Neto Gomes, jornalista e historiador local, nascido em Vila Real de Santo António.
![]() |
POR DUARTE LYNCE DE FARIA
Cabos Submarinos: Desafios à Jurisdição Naional e ao Direito Internacional
Se o mundo evolui, imperioso é que o Direito, Nacional e Internacional, acompanhe essa mesma evolução, como sucede actualmente em relação a quanto respeita ao novo mundo dos Cabos Submarinos, uma realidade a que o Direito, tanto Nacional como Internacional, ainda não soube dar a devida atenção que Duarte Lynce de Faria já soube dar, e muito importava que Portugal, de um ponto de vista estratégico, oficial e institucionalmente, soubesse dar também.
![]() |
Turismo azul sustentável | prevenção da poluição marinha | gestão de resíduos a bordo de navios
Actualmente, o volume de negócios do turismo iguala ou até ultrapassa o das exportações de petróleo, produtos alimentares ou automóveis. O turismo tornou-se um dos principais atores no comércio internacional e representa, em simultâneo, uma das principais fontes de rendimento para muitos países em desenvolvimento.
Em 2019, antes da pandemia de COVID-19, o sector do turismo e viagens representava 10,4% do PIB global (US$ 10,3 triliões) e 10,5% de todos os empregos (334 milhões). Em 2023, este setor contribuiu com 9,1% para o PIB global; um aumento de 23,2% face a 2022 e apenas 4,1% abaixo do nível de 2019. As previsões apontam para um crescimento na contribuição do setor para o PIB global, representando 10% em 2024 e 11,4% em 2034.
![]() |
APDL MARCA PRESENÇA NA SEATRADE CRUISE GLOBAL 2025
A APDL esteve presente na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional dedicada à indústria de cruzeiros, que decorreu até 10 de abril no Miami Beach Convention Center, nos E.U.A..A participação decorreu sob a marca Cruise Portugal | APP – Portos de Portugal, em conjunto com os portos de Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira.
Este evento representa uma oportunidade estratégica para reforçar o posicionamento de Portugal na rota global do turismo de cruzeiros, promover o Porto Cruise Terminal e dar visibilidade às restantes unidades de negócio da APDL — Porto de Leixões, Porto de Viana do Castelo e Via Navegável do Douro — bem como aos projetos em curso, com especial enfoque na sustentabilidade.
![]() |
A 5 DE JUNHO DE 2025
FEIRA DE INOVAÇÃO E NEGÓCIOS AZUIS
A Feira de Inovação e Negócios Azuis (FINA) destina-se a desenvolver negócios e actividades relacionadas com a economia azul – incluindo energia oceânica, engenharia offshore, biologia marinha, pesca e aquacultura, biotecnologia azul, tecnologia subaquática, engenharia naval e oceânica, construção e reparação naval, digitalização, portos e logística, transporte marítimo, combustíveis alternativos, descarbonização, segurança e vigilância marítima, drones, serviços marítimos, ciência oceânica, ambiente e sustentabilidade, turismo azul, entre outras.
![]() |
Um Mergulho na História | Por Alexandre Monteiro
Neste dia 12 de Abril, o abalroamento do «Ricardo»
No final do século XIX, a província espanhola de Huelva transformava-se num dos principais centros mundiais de extracção de pirite de cobre, metal essencial para uma Europa que se industrializava rapidamente.
A região de Riotinto, com as suas jazidas minerais exploradas desde a Antiguidade, viu-se revitalizada por investimentos estrangeiros, nomeadamente britânicos, que dinamizaram a extracção e exportação do minério. Navios cargueiros zarpavam diariamente do porto de Huelva rumo ao norte da Europa, carregados com pirite bruta destinada aos complexos industriais do Reino Unido e da Alemanha.