Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

O terminal do Porto de Leixões sugere movimento constante, «representando o fluxo de pessoas e ideias»

Esta obra arquitetónica não deixa ninguém indiferente pela sua beleza, imponência e ousadia. A vista panorâmica do oceano Atlântico e do porto proporciona uma sensação de continuidade entre a viagem marítima e a chegada ao destino. As janelas amplas e os terraços permitem que os passageiros apreciem a vista e sintam uma conexão direta com o mar e a cidade. A sua estrutura em espiral e as fachadas revestidas de painéis cerâmicos brancos criam um impacto visual impressionante.

Tanto ao mar, tanto à terra: Um roteiro para comer, beber e amar Sesimbra

Sesimbra é sinónimo de praia, mas também de abundância – de pão de forno a lenha, de queijo de ovelhas de pasto, de vinhos que fogem ao rebanho e do “melhor peixe do mundo”. Que mais pede o Verão?

De 23 a 25 de outubro de 2024 em Tânger

LOGITERR 2024 | Salão Internacional da Mobilidade, Transportes e Logística

A Cidade de Tânger, a União Africana das Organizações de Transportes e Logística - UAOTL e a CGLU África, organizam o Fórum/Salão Internacional de Mobilidade, Transportes e Logística, intitulado "LOGITERR 2024", que terá lugar de 23 a 25 de outubro de 2024 em Tânger.

Este evento, organizado sob a égide do Ministério dos Transportes e da Logística, reunirá profissionais, decisores políticos, instituições e ONG, com atividade nas áreas de soluções de mobilidade, transporte e logística.

Estação Náutica da Póvoa de Varzim

Um Mundo de Experiências Náuticas para Todos

A Estação Náutica da Póvoa de Varzim oferece um conjunto de infraestruturas que permite desfrutar de um vasto leque de atividades náuticas. A Marina, com as suas modernas instalações, é o ponto de partida ideal para explorar o Mar.

A missão da Estação Náutica é garantir que TODOS possam desfrutar de experiências náuticas memoráveis, permitindo que cada um encontre a sua aventura ideal independentemente das suas capacidades físicas. Para tal, disponibiliza modalidades de desporto inclusivo e praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

Mealhada vai avança para estudo dos modelos de negócio e exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa

A Mealhada adianta que vai avançar para o estudo dos modelos de negócio e exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa.

O Município fala em “novas orientações” da União Europeia para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes que colocam a Plataforma como Terminal Rodoferroviário Principal neste conjunto de infraestruturas e de gestão de transportes.

Turismo de lés a lés | RTP

Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo constitui um testemunho vivo e aliciante da ligação das gentes de Ílhavo ao mar, aos barcos e à arte da pesca.

Estação Náutica de Sesimbra

Este modelo de desenvolvimento assenta na valorização integrada dos recursos do território e na promoção da oferta de equipamentos e serviços de qualidade na área da economia do mar, hotelaria, restauração e atividades relevantes para a atração turística. A Estação Náutica de Sesimbra tem como entidade coordenadora a Câmara Municipal de Sesimbra, e conta neste momento com 31 parceiros, entre entidades públicas e privadas.

A Estação Náutica de Sesimbra abrange todo o litoral do município de Sesimbra, assim como as áreas marítimas contíguas.

MADEIRA

Paula Cabaço: «Os Portos estão ao serviço da comunidade»

Foi um dia diferente para a comunidade portuária. O Porto do Funchal abriu na quinta-feira as portas à população, para assinalar o ‘Dia do Porto’. Uma oportunidade para comemorar os Portos da Madeira, e mostrar um pouco do muito que se faz na administração portuária.

“Os portos servem a comunidade, e é para ela que trabalhamos. Por isso faz todo o sentido, num dia como hoje, abrirmos as portas para aqueles que servimos”, resumiu a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, referindo-se às visitas guiadas à Gare Marítima da Madeira, aos equipamentos e instalações da APRAM e aos batismos de mar a bordo da lancha dos pilotos, que decorreram ao longo do dia.

Grupo ETE reforça a sua oferta de logística integrada com a expansão de capacidade de frio industrial na Plataforma Logística dos Açores

Com a nova unidade de frio industrial (em temperatura controlada positiva e negativa) o Grupo ETE mais do que duplica para os 1.550m2 a sua capacidade de armazenagem de cargas frigoríficas, reforçando e antecipando de forma significativa a sua capacidade de resposta às exigências e necessidades locais, na Região Autónoma dos Açores.

Com foco na satisfação dos seus clientes, e respondendo sobre a procura no contexto local, o Grupo ETE investiu recentemente na expansão da sua plataforma logística integrada nos Açores com a construção de uma nova infraestrutura de frio industrial para armazenagem em temperatura controlada, reforçando significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades específicas desta Região. Esta nova unidade de frio industrial permitirá ao Grupo ETE elevar a sua capacidade, qualidade e nível de serviço associado à sua atividade logística local.

Cais palafítico e do pôr do sol no Samouco

Um pequeno refúgio às portas de Lisboa

A praia e o cais de Samouco formam um refúgio que nos remete para um ambiente natural, mesmo em frente de Lisboa. A azáfama de quem anda na apanha de moluscos bivalves faz esquecer a antiga rotina do transporte de produtos agrícolas para Lisboa. Ao final do dia, o pôr do sol oferece-nos um olhar diferente de Lisboa, mesmo ao lado da Ponte Vasco da Gama.

Estação Náutica de Aveiro

A Estação Náutica de Aveiro (ENAveiro) é constituída por parceiros locais e regionais que potenciam o desporto de natureza, o turismo ativo e a identidade do território, numa lógica de comunicação e dinamização global dos espaços e atividades náuticas de Aveiro.

A missão da ENAveiro é a de organizar, divulgar e disponibilizar a turistas, visitantes e aos seus munícipes uma oferta integrada e diversificada de atividades náuticas e outros eventos complementares no Município de Aveiro, promovendo a cidade e a região através da valorização das suas características endógenas.

Crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada

Sines cresce exponencialmente na primeira metade de 2024

O Porto de Sines encerrou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento homólogo de 14% no total global de carga movimentada, destacando-se a Carga Contentorizada, com um crescimento homólogo de 25%, a que corresponde uma movimentação da ordem dos 989.000 TEU (1TEU = 1 Contentor de 20 pés).

No que diz respeito à movimentação por terminal, o Terminal de Contentores de Sines - Terminal XXI, reclama para si 50% do volume total de carga do porto, seguido pelo Terminal de Granéis Líquidos com 43%. De referir ainda o Terminal Multipurpose, que começa a dar os primeiros passos no sentido da recuperação da perda dos volumes associados ao carvão, com um crescimento de 74%, face ao mesmo período de 2023, correspondendo a 303.000 toneladas. De referir que este terminal tem movimentado cargas como minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira.

MADEIRA | COM VÍDEO

Pescadores capturaram 500 toneladas de gaiado para… estudo

Chegou ao Porto do Caniçal a primeira embarcação com meia tonelada de gaiado capturado na reserva das Selvagens. Trata-se de capturas autorizadas no âmbito de um estudo em que a secretaria da Agricultura, Pescas e Ambiente quer que outras embarcações se voluntariem para colaborar na recolha de dados.

Turismo de lés a lés | RTP

Gafanha da Nazaré

Gafanha da Nazaré, um paraíso para os amantes de desportos aquáticos.

O engenho e a perícia no Moinho de Maré da Mourisca

O Moinho de Maré da Mourisca está inserido na Reserva Natural do Estuário do Sado e é o único que foi restaurado e que retrata o engenho e a perícia para se aproveitar a força da água do rio.

«Bolette» no Porto de Leixões

O Terminal de Cruzeiros de Leixões acolheu a visita do Bolette, um navio da Fred. Olsen Cruise Lines que transporta mais de 1.000 passageiros a bordo numa viagem de 13 dias com passagens pelos Açores, Madeira e Lisboa.

Atrasos nos portos asiáticos aumentam e devem prolongar-se até Agosto

O congestionamento em alguns dos portos mais movimentados da Ásia pode persistir até agosto, uma vez que os navios que se desviam de alguns dos portos mais congestionados acabam por causar estrangulamentos noutros. Singapura, o centro de transbordo mais movimentado do mundo, debate-se há semanas com filas de navios à espera de espaço para atracar.

Entre as razões apontadas para este congestionamento está o facto dos navios percorrerem o longo caminho à volta de África de e para a Europa – evitando os ataques dos Houthi no Mar Vermelho – parando em menos portos asiáticos e processando mais carga através de Singapura.

Estação Náutica da Ericeira

A Estação Náutica, integrada no Concelho de Mafra, é vasta e rica na sua oferta, desde a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, ao Património Natural e Edificado do Real Edifício de Mafra, Património Mundial da UNESCO.

Venha conhecer uma faixa costeira que concentra sete ondas de classe mundial num espaço de apenas quatro quilómetros: Pedra Branca, Reef, Ribeira d’Ilhas, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.

Plataforma Ferroviária Portuguesa

Via Navegável do Douro acolhe 7.ª reunião de Conselho Estratégico da PFP

A APDL acolheu na Via Navegável do Douro a 7.ª reunião do Conselho Estratégico da PFP - Plataforma Ferroviária Portuguesa.

O encontro reuniu representantes de várias entidades e especialistas do setor - CP, Siemens, ISQ, EFACEC, Mota Engil, Somafel, Instituto Técnico de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, INCOMEF, Metro do Porto, Urbanandmainlines, SERMEC, Metro de Lisboa, LNEC e Sener - para debater e planear estratégias voltadas para o futuro da mobilidade ferroviária em Portugal.

PORTOS DE AVEIRO E DA FIGUEIRA DA FOZ RECEBEM VISITA DE SECRETÁRIO DE ESTADO DAS INFRAESTRUTURAS

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz receberam, no dia 10 de julho, a visita do Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.

O dia começou na Figueira da Foz, com uma reunião com o Conselho de Administração das duas Infraestruturas Portuárias, onde o Secretário de Estado teve oportunidade de se inteirar de todos os investimentos em curso e previstos, seguida de visita às áreas portuárias.