Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AIDA Cruises tem programadas 43 escalas no Porto do Funchal, em 2023

Comandante do AIDAnova assinala regresso da companhia às ilhas da Madeira e Canárias

O comandante do navio “AIDAnova”, Marc-Dominique Tidow, considerou esta segunda-feira o Porto do Funchal como um dos portos prioritários para esta companhia de cruzeiros que pretende aqui fazer 43 escalas, em 2023.

Nesta visita ao navio que reuniu entidades da comunidade portuária, onde se incluiu a Presidente do Conselho de Administração da APRAM, Paula Cabaço, foi apresentado o arranque da época de inverno 2022/2023 da companhia.

Agência do Transporte Marítimo da Geórgia reúne-se com DGRM e DGPM

O Diretor-Geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), José Carlos Simão, reuniu-se com a Diretora-Geral da Agência do Transporte Marítimo da Geórgia, Tamara Ioseliani, para debaterem assuntos relacionados com o Transporte Marítimo e áreas de cooperação entre os dois estados e no âmbito do processo de adesão daquele país à UE.

ENTREVISTA A MIGUEL VIANA

Energia eólica offshore será uma tecnologia central

0 plano de negócios 2021-2025 da EDP assume o investimento de 1,5 mil milhões de euros em projetos renováveis no oceano até 2025, lembrou Miguel Viana, diretor de sustentabilidade da EDP, parceira do Jornal de Negócios na iniciativa "Mar Sustentável".
A EDP já está a apostar forte na fonte inesgotável de recursos energéticos que o mar representa.

Natal no Museu Marítimo de Ílhavo

Este Natal, o Museu Marítimo de Ílhavo tem várias atividades para crianças

O “Mar nas Artes” é o tema escolhido para os três dias de actividades do programa “Natal no Museu Marítimo”. Perceber de que forma o Mar aparece nas várias expressões artísticas é o desafio lançado às crianças, através de jogos, visitas e muitas oficinas que vão despentear ideias e pôr a criatividade à prova.

Autoridades Portuárias da Madeira e das Canárias apostadas no crescimento de cruzeiros na Macaronésia

A Presidente da APRAM, S.A. terminou a viagem de trabalho às ilhas Canárias, onde foi conhecer as várias infraestruturas portuárias, bem como os diferentes projetos de ampliação e implantação de novas actividades empresariais.

Paula Cabaço reuniu com o seu homólogo de Las Palmas, Luís Ibarra, com o objectivo de reforçar a parceria, no âmbito da CAI, Cruises in the Atlantic Islands, “ numa perspectiva estratégica de desenvolver mais o turismo de cruzeiros na Macaronésia.”

DIA 30, WEBINAR NO CENTRO DE FORMAÇÃO DA APDL

«Desafios Éticos do Trabalho Híbrido»

O Centro de Formação da APDL promove, quarta-feira, dia 30 de novembro, pelas 10 horas, um Webinar subordinado ao tema “Desafios Éticos do Trabalho Híbrido”.
Webinar conduzido por Helena Gonçalves, docente, investigadora e consultora em Ética Empresarial, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Católica Porto Business School.

Projecto «Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas» em consulta

Está em consulta pública o projecto de regulamento que estabelece as regras do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, mantendo-se durante os próximos 30 dias, período em que cidadãos ou associações podem apresentar as suas observações ou sugestões no portal ConsultaLEX.

O Prémio tem como objetivo transmitir à sociedade a importância do oceano como sistema de suporte de vida no Planeta Terra, responsável pela regulação do clima, pelo fornecimento de alimento, meio de transporte e de lazer, além de providenciar muitos outros serviços e benefícios económicos, sociais, ambientais, culturais e emocionais.

SOLIDARIEDADE

MMI vende presépio do CASCI

O presépio do CASCI - Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo está disponível na loja do Museu Marítimo de Ílhavo.

Em 2022 a bora mantém as já tradicionais ligações ao mar.

Porto de Sines recebe Workshop sobre «Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos»

O auditório do Porto de Sines recebeu, no dia 22 de novembro, o Workshop subordinado ao tema “Prevenção e combate à poluição do mar por hidrocarbonetos”, no qual foram recordados procedimentos operacionais, técnicas de combate à poluição e a forma de articulação entre entidades e autoridades.

Fernanda Albino, vogal do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão de trabalho, sublinhando o comprometimento da gestão de topo da empresa em matérias de segurança, ambiente e proteção, referindo ainda que os principais objetivos da APS nestas matérias são a prevenção de todo o tipo de incidentes e acidentes e a minimização das consequências daqueles que, eventualmente, possam ocorrer.

AÇORES

Governo vai intervir na reorganização dos portos da Lagoa

O governo dos Açores e a câmara municipal da Lagoa acordaram as condições para a celebração de um protocolo de cooperação e de direito de utilização das infraestruturas de apoio aos portos de pesca da Caloura e dos Carneiros.

O objetivo do acordo, que tem origem em contatos prévios entre a autarquia e a Lotaçor, passa por melhorar as condições de operação e de segurança nos portos e garantir a optimização das infraestruturas existentes dinamizando assim as zonas envolventes.

Porto de Lisboa recebe CEO da Ocean Network Express

O Conselho de Administração do Porto de Lisboa recebeu recentemente, o CEO da ONE – Ocean Network Express, Jeremy Nixon, bem como a responsável da ONE Portugal Isabel Azeredo, tendo sido “aproveitada esta oportunidade para efectuar um breve enquadramento dos projectos de desenvolvimento futuro do porto de Lisboa”.

Fora apresentados, “ projectos de modernização do Terminal de Contentores de Alcântara, da Navegabilidade do Tejo e do fornecimento de energia eléctrica a navios”.

ONU reconhece projecto da Universidade do Minho para a Década do Oceano

Um projecto da Universidade do Minho que usa ADN para monitorizar recursos pesqueiros no Atlântico foi reconhecido pelas Nações Unidas como contributo para os desafios desta Década do Oceano. Chama-se “DNA-based approaches for fisheries monitoring”, é liderado por Filipe Costa e junta parceiros de três continentes.

Este é um dos 287 projectos (actions) de todo o Mundo agora endossados pela ONU, que desafia assim a ciência a reverter a degradação do ecossistema marinho e a alicerçar a Agenda 2030.

Congresso da Pequena Pesca realiza-se a 4 de Dezembro

A Docapesca organiza o Congresso da Pequena Pesca, no dia 4 de dezembro, em Quarteira. A iniciativa vai reunir organizações de produtores, associações de armadores, estaleiros de construção e reparação naval, organizações não-governamentais, universidades e centros de investigação.

Em cima da mesa de debate vão estar temas como a atratividade do setor da pesca, a valorização do pescado, a modernização da frota, os processos de cogestão e os desafios que se colocam ao setor.

Portugal possui um grande cluster de energia: o mar

A estratégia nacional para o mar na próxima década coloca Portugal num papel de liderança internacional. Na área do transporte marítimo e da atividade portuária, há avanços inegáveis no uso do hidrogénio e da energia elétrica. Mas falta uma visão integrada do setor, concordaram os oradores da iniciativa "Mar Sustentável".

ASSISTA AO VÍDEO

Porto de Lisboa acolheu seminário sobre Almada Negreiros e gares marítimas de Alcântara e Rocha

A Gare Marítima de Alcântara recebeu esta terça-feira, 22 de Novembro, o evento “Os murais de Almada Negreiros e as gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde D’Óbidos: olhar(es) crítico(s) sobre a sua história e convite à reflexão sobre o seu valor contemporâneo”.

O evento decorreu no âmbito da candidatura do Porto de Lisboa ao World Monuments Watch 2022 na qual uma das vertentes é a promoção cultural e o plano educativo das gares marítimas, numa parceria entre o Plano Nacional das Artes, o World Monument Fund, a Administração do Porto de Lisboa e o Centro de Formação Calvet de Guimarães.

Porto de Sines recebe Fórum Portugal Export

O Porto de Sines recebeu a sessão inaugural do Fórum Portugal Export, um evento organizado pelo Brasil Export que reuniu os líderes dos sectores da logística e infraestruturas de transportes de Portugal e Brasil.

José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão realçando a importância desta iniciativa no reforço da relação de Portugal com o Brasil. Seguidamente, os participantes assistiram a uma Palestra da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Paranaguá (ATEXP) e a dois seminários dedicados ao tema “Agronegócio brasileiro e a sinergia com Portugal”, e outro sobre “Boas práticas na gestão de portos e terminais brasileiros e portugueses”.

A 10 DE DEZEMBRO

Seminário «Porto Seco da Guarda»

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal da Guarda, organizam o Seminário online "PORTO SECO DA GUARDA", a ter lugar no dia 10 de dezembro, às 15h00.

O objectivo do seminário é iniciar um diálogo alargado com parceiros da região sobre a criação de um porto seco na Guarda.

Alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de São Martinho do Porto participaram em «Caminhada com as Algas»

Os alunos das turmas da EB1 de São Marinho do Porto participaram numa caminhada pedagógica intitulada “CAMINHADA COM AS ALGAS” dinamizada pelo CAFanafonso – Indoor Outdoor e Natureza – com o objetivo de aliar o exercício na natureza à descoberta de toda a história do “Limo Vermelho”, alga característica da praia de São Martinho do Porto.

Madeira eleita «Melhor Destino Europeu de Cruzeiros»

O prémio que consagra a Madeira como o melhor destino de cruzeiros da Europa, em 2022, anunciado esta terça-feira, foi recebido com muito entusiasmo pela comunidade portuária que trabalha com os cruzeiros e que se reuniu na Gare Marítima da região para festejar o galardão.

Uma festa simples que reuniu o Secretário Regional da Economia que tutela os Portos da Madeira, a Administração da APRAM, S.A. bem como os seus trabalhadores, agentes de viagens e operadores do shorex, todos a comemorar um prémio que distingue também o trabalho de cada um, no que toca a receber os turistas que entram na Madeira pelo Porto do Funchal.

JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DA APS

«Para 2022 o nosso objectivo é que os resultados se mantenham à volta dos números de 2021»

Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve apoia criação de “rede europeia de produção de energias verdes” que ajude “a uma melhor optimização e gestão dos recursos energéticos da União Europeia".