Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa lança Programa «Cruzeiros pela Comunidade»

A APL – Administração do Porto de Lisboa anuncia o lançamento do programa "Cruzeiros pela Comunidade", uma iniciativa pioneira para reforçar os laços entre as companhias de cruzeiro e a comunidade local, promovendo a integração social e o desenvolvimento sustentável na cidade de Lisboa.

Com o programa "Cruzeiros pela Comunidade", o Porto de Lisboa pretende promover uma relação positiva e colaborativa entre o setor dos cruzeiros e a Cidade, criando pontes entre os navios de cruzeiro que visitam a nossa Cidade e os lisboetas, incentivando práticas de turismo sustentável e envolvendo diretamente a comunidade local. Além dos benefícios económicos, espera-se que este programa inovador contribua para preservação ambiental, desenvolvimento educacional e bem-estar social, posicionando Lisboa como uma referência no turismo responsável e participativo.

Autoridade Tributária visita novo espaço para o scanner de inspecção de contentores do Porto de Setúbal

O Porto de Setúbal recebeu esta segunda-feira uma comitiva da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), cujo objectivo foi visitar o novo espaço de operação do scanner móvel de contentores do porto, um investimento da Autoridade Tributária e Aduaneira, que vem reforçar o esforço conjunto na proteção da atividade portuária.

Esta visita foi encabeçada pelo subdiretor geral dos Recursos Financeiros e Patrimoniais da AT, Nélson Roda Inácio, tendo sido acompanhada pelo director da Alfândega de Setúbal, Gil Pinto, e pelos membros do Conselho de Administração da APSS, Carlos Correia, Ricardo Roque e António Caracol.

DIA DO TRANSITÁRIO | 25 DE OUTUBRO

APAT assinala 50 anos de vida em comunhão com associados

É no dia 25 de Outubro que a APAT realiza o evento 'Dia do Transitário': um encontro especialmente dedicado às empresas associadas da APAT que visa fomentar o associativismo e a união no âmago da atividade transitária, servindo igualmente de fórum para a análise, debate e reflexão conjunta dos grandes desafios que o setor atravessa.

O evento decorrerá em Torres Vedras, no Hotel Dolce CampoReal, e contará, entre vários momentos de interesse, com uma mesa-redonda que discutirá 'O Impacto da Digitalização na Atividade Transitária' - precisamente o tem central do evento.

AÇORES

Porto de Vila do Porto

O Porto de Vila do Porto está situado na costa Sul da Ilha de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, nas coordenadas 036° 56′ 30” N, 025° 08′ 60” W.

Este porto possui, no seu interior, 5 infra-estruturas essenciais à economia local: cais comercial, cais de ferries, terminal de passageiros, porto de pescas e a marina de Vila do Porto. O Cais Comercial, cujo quebra-mar foi concluído em 1986, é dedicado a navios porta-contentores e navios de carga geral. Com um cais de 203 metros, o Porto de Vila do Porto permite a atracagem de navios até 100 metros e com um calado máximo de 6 metros.

AVEIRO

Navalria autorizada a retomar desmantelamento de navios

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) emitiu, recentemente, Declaração de Impacte Ambiental (DIA) com parecer favorável condicionado relativo ao projeto da unidade de reciclagem de navios da Navalria, no seu estaleiro localizado em terrenos portuários no concelho de Aveiro.

A atividade de reciclagem de navios já foi desenvolvida no estaleiro do grupo Martifer entre 2012 e 2021 como operador de gestão de resíduos. O alvará de licença caducou, obrigando a pedir a renovação, mas com alterações aos locais a afetar à operação de reciclagem para permitir acolher navios de maiores dimensões. A atividade preferencial a desenvolver continuará, ainda assim, a ser a construção e reparação naval.

Correio roll on roll in

Uma excelente revista de assuntos de marinha organizou uma antologia de mensagens encontradas dentro de garrafas lançadas ao mar. E aquela mensagem foi considerada particularmente interessante.

Era de Paul Gauguin, naquela altura numa das ilhas do Pacífico, quando viu a sua quantidade de azul a reduzir-se assustadoramente na sua caixa, e desesperado, chegou a colocar o endereço do seu fornecedor habitual de tintas, um bem conhecido comerciante de Bruxelas.

Madeira quer Ilhas Atlânticas como novo destino de cruzeiros

A Presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, estabelece como grande objetivo para o futuro próximo da associação que reúne as autoridades portuárias da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, a criação de um novo destino turístico de cruzeiros: O destino da Macaronésia.

“É esse o caminho que temos de apontar. Um novo destino de cruzeiros, que fale diretamente, a uma só voz, com as companhias”, disse Paula Cabaço, sustentando que os quatro arquipélagos que compõem a marca Cruise Atlantic Islands (CAI) possuem características únicas, uma autenticidade própria e identidades singulares que se complementam, e que permitem que este itinerário se apresente perante a indústria do turismo de cruzeiros como um produto apelativo e diferenciado. “Tal como hoje falamos nas Caraíbas como um destino de cruzeiros, estamos a trabalhar em conjunto, e temos todas as condições, para que no futuro as ilhas da Macaronésia sejam também um destino de referência, neste lado do Atlântico.”

AÇORES PODEM LIDERAR «PRÁTICAS MARÍTIMAS SUSTENTÁVEIS», DEFENDE PRESIDENTE DO GOVERNO

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou como orador convidado no painel de encerramento da conferência “ESG – e o trabalho Marítimo-Portuário”, que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

“Considero o mar um activo de natureza, gerador de um país de oportunidades e não só. O mar é decisivo no domínio do território, na compreensão do território português e projeta-nos em um futuro auspicioso”, afirmou José Manuel Boleiro. E acrescentou: “o negócio portuário-marítimo é uma destas oportunidades, onde poderemos, em relação ao futuro, liderar pelo exemplo, com a capacidade de inovar, de modernizar e de garantir um desenvolvimento sustentável”.

Departamento de Comércio dos EUA lança ferramenta de avaliação de riscos da cadeia de abastecimento

Chama-se SCALE a nova ferramenta de avaliação de risco da cadeia de abastecimento, introduzida pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América (USDOC) e desenhada para diagnosticar potenciais perturbações na supply chain antes de estas ocorrerem.

A SCALE permite que o governo norte-americano pondere o risco da cadeia de abastecimento em toda a economia do país e, em seguida, fornece uma avaliação de diagnóstico aprofundada do que está a impulsionar esses problemas em qualquer setor específico. Para tal, centra-se em três áreas principais: a importância de um setor para o governo, a exposição desse setor a perturbações e a dificuldade que esse setor teria em recuperar de uma disrupção.

Reportagem TSF: Rua do Tejo

A barqueira do Castelo de Almourol

As margens raramente ficam muito longe, mas ainda há barqueiros no Tejo. Geralmente trabalham para as autarquias ribeirinhas. Transportam trabalhadores e turistas.

No caso do Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, ninguém entra nas muralhas sem passar pela barqueira Patrícia. A volta é pequena e chega a fazer 50 viagens por dia.

Cientistas transferiram centenas de corais da Florida para o Texas

Cientistas transferiram cerca de 300 corais marinhos do sul do Estado da Florida para a costa do golfo do Texas para investigação e restauro.

Investigadores das universidades Nova Southeastern [NSU] e Texas A&M – Corpus Christi transferiram os corais para as instalações da primeira, em Dania Beach, de onde foram transportados para um aeroporto nas imediações e levados para o Estado do Texas. Foram tomados cuidados extremos para o transporte, disse a investigadora da NSU Shane Wever.

Dragagens em portos do Norte avançam no segundo trimestre de 2025

O Ministério da Agricultura e Pescas garante que as dragagens de manutenção em seis portos de pesca e de náutica de recreio da região Norte, que estavam previstas para este ano, deverão avançar no segundo trimestre de 2025.

DE 9 A 12 DE NOVEMBRO

Porto de Barcelona acolhe o curso MOST Iberia

A Escola Europeia – Intermodal Transport convida profissionais da Península Ibérica a participarem na edição anual do seu curso de assinatura, o MOST Iberia, que se realiza de 9 a 12 de novembro de 2024. Este curso, especialmente desenhado para participantes de Portugal e Espanha, oferece uma oportunidade única de imersão no mundo da logística intermodal marítima.

Porto de Setúbal prepara investimento em energia eólica offshore flutuante

O Porto de Setúbal e a empresa RWE Offshore Wind assinaram uma carta de apoio que marca o primeiro passo para que a infra-estrutura portuária setubalense possa tornar-se um centro logístico para a energia eólica offshore flutuante.

WEC Lines tem novas ligações entre Portugal e Alemanha

A WEC Lines começou, a 23 de setembro, o seu serviço semanal NWC-Portugal que inclui também Hamburgo, na Alemanha, ligando os portos de Leixões e de Setúbal à cidade germânica.

O serviço ocorrerá semanalmente aos sábados em Leixões, e às segundas-feiras em Setúbal, surgindo como alternativa mais ecológica face ao transporte rodoviário.

Marina de Vilamoura distinguida com dois prémios nos Yacht Harbour Association Marina Awards 2024

A Marina de Vilamoura foi distinguida com os prémios International Superyacht Marina of the Year e International Sustainable Marina of the Year, acreditados pela The Yacht Harbour Association, que atribui as mais altas distinções da indústria. Portugal volta a fazer parte deste ranking de marinas, que se distinguem por receber clientes de elevada exigência e que esperam os mais altos níveis de qualidade no que toca às instalações, às infraestruturas, à sustentabilidade e ao serviço.

Para obter estas distinções foi necessário garantir princípios diferenciadores. Para premiar o vencedor do prémio International Superyacht Marina of the Year, foram avaliados critérios como a qualidade do atendimento ao cliente e também das instalações para embarcações de grande dimensão, como pontos de abastecimento, segurança, estacionamento, espaços de manutenção e áreas sociais.

De Viana ao Funchal, conheça a estratégia dos portos nacionais para «zarpar» o crescimento

O Porto de Setúbal está a investir numa nova concessão de ro-ro para pesados, Viana quer afirmar-se como porto industrial e a Madeira quer concorrer com as Caraíbas nos destinos de cruzeiros.

ALGARVE 2030 vai financiar a descarbonização do Porto de Portimão

O Programa Regional ALGARVE 2030 tem como objetivo promover a sustentabilidade, a descarbonização e a preservação da biodiversidade na região, garantindo um desenvolvimento inclusivo e resiliente até 2030.

Neste sentido, procedeu à abertura do aviso de candidatura destinado à descarbonização do Porto de Portimão a desenvolver pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve, com uma dotação de apoio de fundos europeus no valor de 8.000.000€, com uma taxa máxima de cofinanciamento de 60%.

Posto de Controlo Fronteiriço do Porto de Leixões certificado para Inspecções de Produtos de Pesca a Granel

A APDL informa que o Posto de Controlo Fronteiriço do Porto de Leixões foi oficialmente certificado pela Comissão Europeia para a recepção e manuseamento de produtos de pesca a granel. Esta certificação representa mais uma valência do Porto de Leixões, aumentando a eficiência nas operações de controlo e inspeção de produtos essenciais para a cadeia de abastecimento de produtos refrigerados a granel.

Com este novo serviço, operado pela YILPORT Leixões, o Porto de Leixões consolida-se como um dos principais postos de controlo fronteiriço do país, reforçando a sua competitividade e assegurando o cumprimento das rigorosas normas sanitárias e de qualidade da Comissão Europeia.

LASO transporta duas pontes para Roterdão através do Porto de Aveiro

A LASO concluiu o transporte de duas pontes de 50 metros, fabricadas pela Martifer – Construções Metalomecânicas, S.A., até Roterdão, através do Porto de Aveiro.

O transporte foi realizado no início de agosto e envolveu o transporte rodoviário desde Oliveira dos Frades até ao Porto de Aveiro, e marítimo até ao Porto de Roterdão. Devido às dimensões das estruturas, o transporte requereu a utilização de um Tower Adapter, um equipamento que permite o ajuste hidráulico à largura das mercadorias que transporta, facilitando a execução de manobras mais complexas.