Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Notícias
«Cruise Portugal» promove-se na maior feira de cruzeiros do Mediterrâneo
A missão comercial da APP – Associação de Portos de Portugal, sob a marca Cruise Portugal que inclui as representações dos Portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira, como habitualmente, e o Porto da Figueira da Foz, pela primeira vez, estiveram presentes na 14ª Edição da Seatrade Cruise Med, o maior evento bienal para o mercado de cruzeiros do Mediterrâneo, que decorreu dias 11 e 12 em Málaga, sob o tema “Parcerias para o Progresso”.
A comitiva portuguesa tem vindo a crescer, o que revela a importância crescente que a atividade de cruzeiros representa para os parceiros. sendo cada vez mais os agentes económicos que se fazem representar no stand de Portugal, nomeadamente a Amundsen, a Bensaúde, Agentes de Navegação, a Buzzpath – Agência de Viagens, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Navalrocha, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, a Pinto Basto, a Pioneiro do Rio – Serviços Marítimos, a Portugs, a Shore Tours e a Wilhelmsen Port Services Portugal.
No Auditório da APDL, a 25 de Setembro
Lançamento do Livro «Disrupção das Cadeias de Abastecimento - Transporte Marítimo», de Fernando Cruz Gonçalves
A 25 de Setembro (18:00), no Auditório da APDL (Porto de Leixões, proceder-se-á ao lançamento do livro «Disrupção das Cadeias de Abastecimento - Transporte Marítimo»,.
O livro (123 páginas), da autoria do docente da ENIDH Fernando Cruz Gonçalves, especialista em Administração e Gestão - Economia Marítimo-Portuária, inclu, a abrir, homenagem póstuma a Adriano Moreira, seguindo-se testemunhos sobre o autor e a obra agora editada, num painel com várias personalidades ligadas ao sector.
Disney Cruise Line vai construir 4 novos navios de cruzeiro
A Disney Cruise Line anunciou a construção de quatro novos navios de cruzeiro entre 2027 e 2031, juntando-se à sua frota atual de cinco e quatro encomendados, e elevando a sua frota para 13 navios.
O anúncio surgiu durante o Horizons: Disney Experiences Showcase e a empresa disse que os nomes, designs e itinerários dos navios ainda estavam em desenvolvimento.
Portos da Madeira voltam a estar presentes na Seatrade Cruise Med
Os presidentes dos portos da Madeira, Grã-Canária e Tenerife e ainda os representantes dos portos dos Açores e de Cabo Verde receberam ma manhã desta quinta-feira, no stand CAI, na Seatrade Cruise Med que encerra esta sexta em Málaga, o presidente dos “Puertos del Estado”, de Espanha e a conselheira do Turismo da ilha de La Palma.
Gigantes dos mares:
Conheça os 18 maiores navios de cruzeiro do mundo!
Os maiores navios de cruzeiro do mundo são como cidades em alto mar: têm inúmeros restaurantes, atracções capazes de ocupar os hóspedes o dia inteiro, lojas, discotecas, casinos, bares e piscinas para todos os públicos. São embarcações que chegam a ter a altura de edifícios de 25 andares e podem pesar até 250 mil toneladas – que deslizam pelas águas dos oceanos.
Em Matosinhos, na rota da arquitectura da sardinha
Onde acaba o mar? A pesquisa de André Tavares e Diego Inglez de Souza tira-nos da praia e leva-nos em descoberta do que resta da arquitectura do peixe, pelo interior das ruas de Matosinhos-Sul.
A importância estratégica dos Portos Secos no fomento da Intermodalidade
Para o presidente executivo da APAT, os portos secos são «elementos-chave em redes logísticas complexas» e qualquer estratégia de logística integrada deve apostar nesta ferramenta.
Navios como o «Utopia of the Seas» podem ser minimamente sustentáveis?
Um dos maiores desafios do mercado global de cruzeiros é adequar-se aos actuais critérios ambientais, sociais e de governança. Não é diferente com o Utopia of the Seas, novo navio da Royal Caribbean.
A embarcação está preparada para reaproveitar o calor residual dos motores e usar biocombustíveis em geral e gás natural liquefeito (GNL, ou LGN na sigla em inglês), reduzindo a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Além de mais eficiente no consumo de energia limpa, o Utopia adopta outras medidas para reduzir o impacto ambiental de um navio de grande porte, como tratamento de 100% da água utilizada a bordo e gestão de resíduos.
Portugal tornou-se hub global de interconexão de dados, indica relatório
Um relatório recentemente publicado pela Deutsche Commercial Internet Exchange (DE-CIX, na sigla inglesa) revela que Portugal conquistou uma posição central no panorama global contemporâneo da internet e está hoje em destaque no plano da conetividade.
Segundo o relatório intitulado "A Global Interconnection Hub, a Gateway to Europe, a Gateway to the World", Portugal dispõe de vantagens diversas que posicionam o país como um potencial centro global de troca de dados. Essas vantagens incluem uma infraestrutura de internet avançada, uma localização geográfica estratégica, preços competitivos de transmissão de propriedade intelectual, e várias conexões de cabos submarinos globais que se encontram no Porto de Sines, no sudoeste do país.
As pedras do mar profundo cobiçadas pelos seus minerais produzem «oxigénio negro»
Nas planícies abissais no fundo do mar, onde não chega a luz do Sol para que possa haver fotossíntese, é produzido oxigénio. Como? A resposta está nos nódulos polimetálicos, uma espécie de pedras arredondadas de depósitos minerais que são cobiçados por uma nova indústria mineira. Estes calhaus do fundo do mar podem ter um papel fundamental para os ecossistemas dos fundos marinhos e, talvez, contar-nos um capítulo ainda desconhecido da história da origem da vida. Mas a actividade humana põe-nos em risco.
OBRA DECORRERÁ EM 2025
PROJECTO PARA CONSTRUÇÃO DA GARE MARÍTIMA DO PORTO DAS PIPAS VAI SER ENTREGUE À PORTOS DOS AÇORES EM SETEMBRO
O projecto de execução para a requalificação da Gare Marítima do Porto das Pipas, na ilha Terceira, está em fase final de elaboração e será entregue em meados de setembro à Portos dos Açores pela empresa adjudicatária, a Arquiangra – Arquitetura e Engenharia, Lda.
As obras de requalificação do Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo, contemplaram o aumento do cais e o prolongamento do manto de proteção ao muro de cortina existente, permitindo a operação de navios de cruzeiros temáticos, e a construção de uma rampa ro-ro, para que os ‘ferries’ que efetuam as ligações entre Angra do Heroísmo e Calheta (São Jorge) pudessem desembarcar viaturas, mas em circunstância alguma a gare marítima.
COM VÍDEO
As últimas erupções nas Canárias vistas debaixo de água
Equipa portuguesa a bordo de expedição espanhola está a colaborar na investigação da geologia e biologia do mar das Canárias. O projecto espanhol terá uma segunda expedição, nos Açores.
ESTE INVERNO
MSC Opera com embarque e desembarque no Funchal
Este inverno, o MSC Opera opera com embarque e desembarque no Funchal, entre 3 de novembro de 2024 e 20 de março de 2025.
O MSC Opera partirá do Funchal, na Madeira, e visitará as Ilhas Canárias: Santa Cruz de Tenerife (Ilha de Tenerife), Arrecife (capital de Lanzarote), Las Palmas (na Gran Canária), Puerto del Rosário (em Fuerteventura) e Santa Cruz de La Palma (a capital de La Palma).
CRUZEIROS
Carnival Corporation anuncia três novos navios (e vão ser gigantes)
Com a procura por férias em cruzeiros a chegar a níveis históricos, a Carnival Corporation, maior companhia de cruzeiros do mundo, anunciou um pedido de três novos navios para a sua marca homónima, Carnival Cruise Line, com quase 230.000 toneladas brutas. O acordo com o construtor naval italiano Fincantieri prevê o projeto, a engenharia e a construção desses navios movidos a gás natural liquefeito (GNL), que serão entregues em 2029, 2031 e 2033, respetivamente.
DE 15 A 17 DE OUTUBRO
Navegue para a Sea Tech Week 2024, em França
A Sea Tech Week®, o evento internacional dedicado à ciência e tecnologia marinha e marítima, está de volta para a sua 14ª edição, de 15 a 17 de outubro de 2024, no Centro de Congressos Quartz em Brest, França. As inscrições já estão abertas para visitantes e expositores.
O evento conta com a presença de milhares de cientistas, empresários, clusters e investigadores com oportunidades de partilhar os mais recentes avanços em investigação e inovação, estabelecer novos contactos e desenvolver ainda mais parcerias e cooperações internacionais.
9.ª Corrida Porto de Leixões
APDL Abre as Portas do Porto: Uma Corrida que Une Desporto e Comunidade em Leixões
A 9.ª edição da CORRIDA PORTO DE LEIXÕES, realizada na manhã deste domingo, 8 de setembro, registou a participação de mais de 2000 participantes.
Este evento consolidou-se como uma prova de referência no calendário desportivo, com uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de explorar a área portuária de Leixões. A organização conjunta da APDL, CCD APDL e EVENTSPORT permitiu a abertura das portas do Porto de Leixões à comunidade, e contou com o patrocínio da Galp, Yilport Leixões, Porto Cargo, Marshopping, Grupo ETE, Auchan, Vitalies, Status Marathon e Shoyce Hug.
«Portos da Madeira - APRAM» cresce na carga geral e contentorizada
Os movimentos de carga contentorizada e carga geral, nos Portos da Madeira, cresceram no primeiro semestre deste ano, 5% e 10%, respectivamente.
A carga contentorizada ascendeu às 370 962 toneladas, mais 18 509 toneladas que no período homólogo anterior. O número de contentores movimentados foi de 39 598 unidades, mais 3 305 contentores que no primeiro semestre de 2023, o que equivale a um crescimento superior a 9%.
Católica Porto Business School e APLOG juntas em pós-graduação
De uma parceria entre a Católica Porto Business School (CPBS) e a Associação Portuguesa de Logística (APLOG) surge a Pós-Graduação em Logística e Cadeia de Abastecimento, reconhecida pela European Logistic Association (ELA). O propósito? Ajudar as empresas e os seus gestores a tornarem os processos logísticos e de gestão da cadeia de abastecimento mais eficientes.
Luís Marques, co-diretor desta pós-graduação em Logística e Cadeia de Abastecimento, explica o porquê da junção destas duas áreas numa mesma formação: “Se por um lado a logística trata do planeamento, implementação e controlo eficiente e eficaz do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até ao ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes; a cadeia de abastecimento é um sistema interligado de organizações, pessoas, atividades, informações e recursos envolvidos na movimentação de um produto ou serviço do fornecedor ao cliente, englobando todos os processos e fluxos necessários para produzir e entregar um produto final”, refere.
Mar. Por fundos num antes explorados
A 1.ª etapa da missão oceanográfica dedicada às Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas (Campanha AMP Oceânicas) do IPMA chegou ao fim. O Nascer do SOL esteve no Último Porto, em Alcântara, para assistir à chegada do navio Mário Ruivo e sua tripulação especializada.
Arquivo Histórico da Marinha: O guarda fiel da memória marítima portuguesa
Situado no edifício da Cordoaria Nacional, em Lisboa, o Arquivo Histórico da Marinha guarda toda a História da Marinha portuguesa, nas suas vertentes militar e mercante. Mas luta com algumas dificuldades para chegar a bom porto.