Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Berta Cabral defende que plataformas logísticas são muito importantes para ilhas açorianas

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou, em Ponta Delgada, a importância das plataformas logísticas para as ilhas dos Açores, tendo em conta a “descontinuidade e dispersão territorial” dos Açores.

Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na apresentação da nova unidade de frio do Polo Logístico Transinsular Açores, do Grupo ETE, e adiantou que estes centros “têm um papel determinante no abastecimento e na subsistência das populações e no desenvolvimento económico local”.

ESCOLA DO MAR DOS AÇORES

Curso de Arrais de Pesca Local

Objectivos gerais: Preparação para exame de avaliação da aptidão para Arrais de pesca Local.
Desenvolver as competências para exercício do governo de embarcações de pesca de comprimento entre perpendiculares inferior a 9 m, desde que opere na área do porto de registo da embarcação e nas áreas dos portos limítrofes, de acordo com o tipo da embarcação (convés aberto ou fechado) e com os limites estabelecidos nas normas reguladoras do exercício da pesca local.

Estação Náutica de Vila do Conde

A Estação Náutica de Vila do Conde tem como objetivo apoiar a criação de uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no nosso território, incluindo oferta de alojamento, animação turística, ensino, saúde e bem-estar, cultura, desporto e outras atividades e serviços de apoio à náutica, atraindo turistas, visitantes e comunidade local, acrescentando valor e gerando emprego durante todo o ano.

Tirando partido dos magníficos recursos naturais e ambientais que o concelho possui, pretende-se proporcionar a quem nos visita experiências inesquecíveis.

CRUZEIROS NO PORTO DE LEIXÕES

Crescimento de 10% em número de passageiros e de 27% em escalas

O Porto de Leixões registou no 1.º semestre de 2024 um crescimento de 10% no número de passageiros e de 27% no número de escalas de navios face ao mesmo período de 2023.

Nos primeiros seis meses do ano, o Porto de Leixões recebeu 71 navios de cruzeiro e 73.341 passageiros traduzindo-se no melhor 1º semestre de sempre no que diz respeito à atividade de cruzeiros. Neste mesmo período, é ainda de assinalar as 7 escalas inaugurais de um total de 19 esperadas até final do ano.

Porto de Setúbal marca presença na Feira de Sant Iago

O Porto de Setúbal está presente na Feira de Sant'Iago 2024, uma das maiores e mais importantes festas populares a sul do País, que decorre até 4 de agosto e que este ano tem como tema central o cinquentenário do 25 de Abril.

O Porto de Setúbal tem um espaço próprio dentro do recinto das exposições, dando a conhecer aos visitantes o Porto e parte da sua história, abordando a atividade portuária no passado, com números, entidades, projetos e outra informação com relevo histórico, contrapondo as diferentes épocas com a realidade atual e o futuro do Porto de Setúbal, assumindo-se, hoje, como polo impulsionador do desenvolvimento económico sustentável na região e como promotor de uma crescente relação de proximidade com a população.

Mais de 19 milhões em investimentos nos portos até 2027

Em resposta aos deputados na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, o ministro José Manuel Fernandes adianta que estão previstos, entre 2024 e 2027, cerca de 14.054 milhões de euros em investimentos em infraestruturas, “nos portos de Norte a Sul”, nomeadamente, “Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Aveiro, Figueira da Foz, Peniche, Sesimbra, Setúbal, Sines, Sagres, Lagos, Portimão, Quarteira, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António”.

Conforme detalhou o Ministério da Agricultura e Pescas, estão identificados investimentos prioritários nos portos de Matosinhos (875.000 euros), Peniche (1.244.826 euros), Setúbal (350.000 euros), Sagres (1.988.044 euros), Quarteira (1.800.000 euros) e Olhão (52.000 euros).

Estação Náutica da Murtosa

A Estação Náutica da Murtosa congrega mais de três dezenas de parceiros, entre empresas e instituições, com o objetivo de divulgar e potenciar a Murtosa, coração geográfico e afetivo da Ria de Aveiro enquanto destino turístico náutico de referência, através da disponibilização de produtos integrados de qualidade e sustentáveis em equilibrio com a sociedade, o ambiente e a economia.

COOPERAÇÃO COM ANGOLA

Leixões acolhe formandos dos portos de Luanda e Lobito

O Porto de Leixões recebeu a visita de um grupo de formandos dos Portos de Luanda e Lobito, que faz parte de um programa de formação coordenado pela Universidade Católica e que proporcionou a estes alunos uma maior compreensão das operações portuárias e logísticas do Porto de Leixões.

Estas visitas representam uma oportunidade para a APDL partilhar o conhecimento e as melhores práticas com a próxima geração de profissionais do setor portuário e logístico, assim como promover a sua estratégia de sustentabilidade e inovação.

NO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO, A 3 E 4 DE AGOSTO

Oficina Céu Salgado

O Museu Marítimo de Ílhavo encontra-se a promover em julho e agosto o projeto de comunidade “Céu Salgado”, um teatro de rua com marionetas de vento. Para tal, encontram-se abertas as inscrições para as oficinas que darão origem a uma performance.

A iniciativa baseia-se na manipulação de marionetas com o vento e na transmissão de emoções que alertem a comunidade para a preservação marinha. De forma divertida, os seres marinhos invadem o céu, levando à reflexão sobre o impacto que o ser humano provoca nos habitats e espécies da costa portuguesa.

Para os adultos e jovens, a “Oficina Céu Salgado”, decorre nos dias 3 e 4 de agosto, no Museu Marítimo de Ílhavo. Os participantes são convidados a dar vida às personagens marinhas ameaçadas, através das marionetas de vento. Para tal, serão dinamizados exercícios de preparação física, consciência de grupo, desenvolvimento de características de personagens e práticas de teatro de rua.

Estação Náutica do Município de Ílhavo

Encontra-se aqui instalada uma rede diversa de instalações náuticas (desde o Porto de Aveiro a pequenos ancoradouros), globalmente equipados com os equipamentos e serviços necessários: espaço para acostagem, energia, água, tratamento de resíduos, instalações sanitárias e balneários, guinchos e/ou pórticos, etc. Existem também diversas escolas de vela e outros desportos náuticos – quer para crianças quer para adultos, associadas aos clubes náuticos mas também aos operadores marítimo-turísticos que aqui operam, e escolas náuticas (para obtenção dos diversos títulos de acreditação para a navegação de recreio).

PORTO DE AVEIRO CONCESSIONA DUAS PARCELAS DOMINIAIS À CSWIND PORTUGAL

A Administração do Porto de Aveiro e a CS Wind Portugal assinaram, a 16 de julho, contrato de concessão de uso privativo de mais duas parcelas dominiais, com uma área total de 121.362m2, localizadas na ZALI – Zona de Atividades Logísticas e Industriais.

Este contrato acontece na sequência de um concurso público, lançado em fevereiro do corrente ano, para a Concessão de Uso Privativo de 3 parcelas dominiais, na referida Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, para Unidades Industriais do Setor Eólico Offshore Flutuante.

De 23 a 25 de outubro de 2024 em Tânger

LOGITERR 2024 | Salão Internacional da Mobilidade, Transportes e Logística

A Cidade de Tânger, a União Africana das Organizações de Transportes e Logística - UAOTL e a CGLU África, organizam o Fórum/Salão Internacional de Mobilidade, Transportes e Logística, intitulado "LOGITERR 2024", que terá lugar de 23 a 25 de outubro de 2024 em Tânger.

Este evento, organizado sob a égide do Ministério dos Transportes e da Logística, reunirá profissionais, decisores políticos, instituições e ONG, com atividade nas áreas de soluções de mobilidade, transporte e logística.

Estação Náutica da Póvoa de Varzim

Um Mundo de Experiências Náuticas para Todos

A Estação Náutica da Póvoa de Varzim oferece um conjunto de infraestruturas que permite desfrutar de um vasto leque de atividades náuticas. A Marina, com as suas modernas instalações, é o ponto de partida ideal para explorar o Mar.

A missão da Estação Náutica é garantir que TODOS possam desfrutar de experiências náuticas memoráveis, permitindo que cada um encontre a sua aventura ideal independentemente das suas capacidades físicas. Para tal, disponibiliza modalidades de desporto inclusivo e praias acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

Mealhada vai avança para estudo dos modelos de negócio e exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa

A Mealhada adianta que vai avançar para o estudo dos modelos de negócio e exploração da futura Plataforma Logística da Pampilhosa.

O Município fala em “novas orientações” da União Europeia para o desenvolvimento da Rede Transeuropeia de Transportes que colocam a Plataforma como Terminal Rodoferroviário Principal neste conjunto de infraestruturas e de gestão de transportes.

Turismo de lés a lés | RTP

Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo constitui um testemunho vivo e aliciante da ligação das gentes de Ílhavo ao mar, aos barcos e à arte da pesca.

Estação Náutica de Sesimbra

Este modelo de desenvolvimento assenta na valorização integrada dos recursos do território e na promoção da oferta de equipamentos e serviços de qualidade na área da economia do mar, hotelaria, restauração e atividades relevantes para a atração turística. A Estação Náutica de Sesimbra tem como entidade coordenadora a Câmara Municipal de Sesimbra, e conta neste momento com 31 parceiros, entre entidades públicas e privadas.

A Estação Náutica de Sesimbra abrange todo o litoral do município de Sesimbra, assim como as áreas marítimas contíguas.

MADEIRA

Paula Cabaço: «Os Portos estão ao serviço da comunidade»

Foi um dia diferente para a comunidade portuária. O Porto do Funchal abriu na quinta-feira as portas à população, para assinalar o ‘Dia do Porto’. Uma oportunidade para comemorar os Portos da Madeira, e mostrar um pouco do muito que se faz na administração portuária.

“Os portos servem a comunidade, e é para ela que trabalhamos. Por isso faz todo o sentido, num dia como hoje, abrirmos as portas para aqueles que servimos”, resumiu a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, referindo-se às visitas guiadas à Gare Marítima da Madeira, aos equipamentos e instalações da APRAM e aos batismos de mar a bordo da lancha dos pilotos, que decorreram ao longo do dia.

Grupo ETE reforça a sua oferta de logística integrada com a expansão de capacidade de frio industrial na Plataforma Logística dos Açores

Com a nova unidade de frio industrial (em temperatura controlada positiva e negativa) o Grupo ETE mais do que duplica para os 1.550m2 a sua capacidade de armazenagem de cargas frigoríficas, reforçando e antecipando de forma significativa a sua capacidade de resposta às exigências e necessidades locais, na Região Autónoma dos Açores.

Com foco na satisfação dos seus clientes, e respondendo sobre a procura no contexto local, o Grupo ETE investiu recentemente na expansão da sua plataforma logística integrada nos Açores com a construção de uma nova infraestrutura de frio industrial para armazenagem em temperatura controlada, reforçando significativamente a sua capacidade de resposta às necessidades específicas desta Região. Esta nova unidade de frio industrial permitirá ao Grupo ETE elevar a sua capacidade, qualidade e nível de serviço associado à sua atividade logística local.

Cais palafítico e do pôr do sol no Samouco

Um pequeno refúgio às portas de Lisboa

A praia e o cais de Samouco formam um refúgio que nos remete para um ambiente natural, mesmo em frente de Lisboa. A azáfama de quem anda na apanha de moluscos bivalves faz esquecer a antiga rotina do transporte de produtos agrícolas para Lisboa. Ao final do dia, o pôr do sol oferece-nos um olhar diferente de Lisboa, mesmo ao lado da Ponte Vasco da Gama.

Estação Náutica de Aveiro

A Estação Náutica de Aveiro (ENAveiro) é constituída por parceiros locais e regionais que potenciam o desporto de natureza, o turismo ativo e a identidade do território, numa lógica de comunicação e dinamização global dos espaços e atividades náuticas de Aveiro.

A missão da ENAveiro é a de organizar, divulgar e disponibilizar a turistas, visitantes e aos seus munícipes uma oferta integrada e diversificada de atividades náuticas e outros eventos complementares no Município de Aveiro, promovendo a cidade e a região através da valorização das suas características endógenas.