Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
VERA CRUZ
Cruzeiros à Madeira no fim do ano
Durante décadas, dos anos 1930 até 1975, uma das tradições mais agradáveis associadas aos paquetes portugueses era a realização de cruzeiros de Fim de Ano à Madeira a partir de Lisboa. Estes cruzeiros eram muito populares no Continente e bem recebidos no Funchal, tendo sido iniciados pela Empresa Insulana de Navegação com o paquete LIMA que mais tarde utilizou também os paquetes FUNCHAL e ANGRA DO HEROÍSMO para o efeito.
A Companhia Nacional de Navegação também chegou a fazer cruzeiros de Fim de Ano à Madeira, nomeadamente com o seu paquete NYASSA.
Também a Companhia Colonial de Navegação marcou presença no Fim do Ano funchalense a partir de Dezembro de 1948, primeiro com o SERPA PINTO, depois com os navios VERA CRUZ e SANTA MARIA. A venda deste em 1973 levou igualmente o INFANTE DOM HENRIQUE a passar a noite de São Silvestre na Madeira em Dezembro de 1974 e 1975, já com as cores da CTM.
Os navios saíam de Lisboa, normalmente cheios, uns dias a seguir ao Natal, sempre na última semana do ano. Muitas vezes faziam-se cruzeiros com dois paquetes diferentes e chegou a registar-se a organização de três cruzeiros no mesmo ano. Em 1955 o cruzeiro de Fim der Ano promovido pela Colonial largou do Tejo a 30 de Dezembro, rumo ao Funchal e incluiu ainda visita a Tânger, como refere o anúncio do cruzeiro publicado no Jornal da Marinha Mercante de Dezembro de 1955.
Com o desaparecimento da frota portuguesa, a tradição mantém-se com cruzeiros em navios estrangeiros que passam a noite de 31 de Dezembro no Funchal.
ARTIGO DE LUÍS MIGUEL CORREIA
Madeira vista do "Vera Cruz"
TEJO TABLET - GALERIA FOTOGRÁFICA
Artigos relacionados: