Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Por Artur Manuel Pires

O mar nocturno

O mais extraordinário foi saber da importância que os faróis ainda possuem para a navegação, em pleno século XXI, numa altura em que se é levado a pensar que tudo o que importa à superfície da terra é imaterial e vem do espaço, e sobretudo, que tudo o que não se agita fenece.

Uma qualquer sociedade de geografia, daquelas que felizmente proliferam à volta do mundo, dedicou recentemente uma conferência ao saber se os faróis avisam para o mar a presença de terra, ou o contrário, avisam para terra a presença do mar.

Naturalmente que as comunicações e as participações se extremaram entre aqueles que mal poem os pés em terra enjoam, e aqueles que ao chegar a um hotel, mesmo que nas faldas dos Himalaias, exigem um quarto com vista para terra.

Entre estas duas atitudes, apareceram comunicações de grande interesse, sobre a existência dos faróis, de uma serenidade tal, que apenas podiam ser escritas por faroleiros.

E o mais extraordinário foi saber da importância que os faróis ainda possuem para a navegação, em pleno século XXI, numa altura em que se é levado a pensar que tudo o que importa à superfície da terra é imaterial e vem do espaço, e sobretudo, que tudo o que não se agita fenece.

A comprovar esta importância, aí estão os cerca de 20 000 faróis espalhados pela terra – ou pelo mar, lá está – dos quais 30 em Portugal Continental, 16 nos Açores e 7 na Madeira.

CONTINUE A LER AQUI







Artigos relacionados:

  • Ligados (ou não) ao mundo por debaixo de água
  • Cais quadrados, navios triangulares e combustível às cores
  • O Almirante descalço