Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Por Artur Manuel Pires
Cais quadrados, navios triangulares e combustível às cores
No futuro, os navios correm o risco de iniciarem viagens desconhecendo se vão encontrar o seu combustível no caminho., ou, natural e consequentemente, optarem apenas por rotas que garantam o seu abastecimento...
Há tempos atrás, tive o enorme prazer de ver publicado pelo excelente Jornal da Economia do Mar, um trabalho intitulado Cais triangulares, navios quadrados e contentores redondos.
Uma sua leitura feita agora, não apenas permite identificar as imperfeições de que já padecia, e que o tempo realçou, como, no entanto, permite igualmente constatar a sua oportunidade, e a conservação da situação então retratada.
Situação que, tal como aquelas imperfeições, o tempo se encarregou de agravar, justificando agora uma nova manifestação de preocupação, mas desta vez retirando a nota dos contentores, porque na realidade o problema é transversal a qualquer tipo de modalidade de transporte marítimo.
Na altura daquele artigo, a sua principal particularidade recaia na eventual incompatibilidade entre a geometria – mais do que entre as dimensões – que estavam a adquirir os navios, os cais e as cargas, tipificada na constatação de que a empreitada de alargamento do canal do Panamá, terminou quase em simultâneo com a de construção de navios, cuja configuração tornavam inacessíveis ao trânsito por aquela infraestrutura.
Ora, este estado de coisas não apenas se mantém no geral, como se agravou especificamente, com a atual questão do combustível do futuro para os navios.
Hidrogénio verde, com ou sem produção de metanol, fuel oil, amónia, energia nuclear, etc, e um misto de etc. com etc.
Artigos relacionados: