Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
GALERIA DE IMAGENS
Gigantes do Mar em Lisboa
Veja as fotografias da edição do evento The Tall Ships Races Lisboa, que celebra a primeira circum-navegação do mundo por Fernão Magalhães e Sebastián Elcano, há mais de 500 anos.
![]() |
ENTREGA DE TRABALHOS ATÉ 31 DE OUTUBRO
«A Vida dos Cais» é o mote para concurso de fotografia dinamizado pela Câmara da Murtosa
A Câmara Municipal da Murtosa lançou o “Prémio de Fotografia da Murtosa 2023”, destinado a premiar trabalhos, na área da fotografia, sobre a temática de “A Vida dos Cais”.
O concurso tem como objectivo a constituição de um acervo fotográfico, produzido a partir da heterogeneidade dos autores participantes, incentivando e premiando aqueles que se distingam pela valoração dos conteúdos, pela sua relação com o tema, pela qualidade da produção técnico-estética e por uma aproximação à contemporaneidade criativa.
![]() |
Exposição de fotografia «Slides of Nazaré»:
«É como ter o Monte Evereste perto de nós»
De entre um arquivo composto por milhares de fotografias ao longo de quase uma década, Leonardo Domingos seleccionou vinte imagens e alguns vídeos que reflectem inevitavelmente o fenómeno das ondas gigantes e do surf na sua forma mais radical, mas também a Nazaré "na sua forma mais pura e simples".
A exposição fotográfica Slides of Nazaré pode ser visitada durante sensivelmente um ano no interior do Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, também como forma de "requalificar o espaço emblemático", refere Leo Domingos, natural da vila piscatória.
![]() |
A beleza escondida dos flamingos nas salinas da ria de Aveiro
Há mais de 30 anos que João Nunes da Silva visita a ria de Aveiro e as suas salinas para fotografar aquela paisagem e as aves que ali habitam. De há alguns anos para cá, o fotojornalista de natureza começou a observar um aumento do número de flamingos (Phoenicopterus roseus), que chegam no final do Verão para passar ali a temporada fria. João Nunes da Silva não perdeu a oportunidade de fotografar aquelas aves, conhecida pelas suas tonalidades rosas.
![]() |
NUNO SÁ:
Os portugueses desconhecem muitas histórias sobre o mar
“Portugal tem uma biodiversidade marinha única a nível mundial, porque abrange desde águas quentes a águas temperadas a águas muito frias. A Madeira está mais a Sul, pelo que acolhe espécies mais tropicais. Nas margens do Continente, temos polvos, chocos, cavalos marinhos. E nos Açores passam todos os grandes migradores. Se pensarmos no oceano Atlântico como uma auto-estrada, os Açores são a única estação de serviço que existe. Estamos a falar de um terço de todas as baleias e golfinhos a nível mundial.”
![]() |
Produção fotográfica no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
A marca de luxo Roche Bobois, uma das líderes mundiais de mobiliário e decoração de interiores, realizou uma produção fotográfica no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, para o seu catálogo comercial de 2023.
A conceituada marca francesa destaca-se por escolher espaços emblemáticos e únicos para as suas produções, de reconhecidos arquitetos internacionais, como a Fundação Kubach-Wilmsen, o Edifício The Havenhuis ou a Herdade do Freixo.
![]() |
Bois na praia e lavar louça no mar:
Fotografias antigas de como era viver junto ao mar
As praias mudaram – e estas fotografias mostram-no. Desde lavar louça na praia a ver bois no areal, pessoas a descansar vestidas nas barracas da praia. O Azul seleccionou uma série de fotografias antigas que mostram essa realidade de antigamente: da praia da Figueira da Foz às praias de Santo Amaro de Oeiras, dos comboios a deixarem os passageiros na praia, dos moliceiros em Aveiro à frente ribeirinha de Santa Apolónia, dos espaços das casas que ainda não existiam.
![]() |
Entre peixes e navios afundados
Os melhores a captar o mundo subaquático de Porto Santo
As duplas Nuno Gonçalves e Ana Gomes, do Clube Naval de Sesimbra, arrecadaram três prémios nas categorias Peixe (1.º) Grande Angular (3.º) e Grande Angular com Mergulhador (1.º).
Rui Janarra e Isabel Santiago, do clube Estoril-Praia, levam para casa cinco prémios, dois segundos lugares, um terceiro e um primeiro lugar: Macro, Grande Angular com Mergulhador, Peixe e no tema desta edição Crustáceos.
![]() |
Fotografia e vídeo «mergulham» nas águas límpidas de Porto Santo
O Campeonato Nacional de Fotografia e Vídeo Subaquáticos realiza-se no Porto Santo, entre os dias 25 e 30 deste mês. Estão confirmados 55 atletas nacionais e internacionais que vão fotografar e filmar o Mundo subaquático na ilha dourada portuguesa. Porquê? Porque estas são as águas com "mais transparência e com uma vida marinha gigante", diz a organização.
![]() |
Na Afurada dos anos 60 e 70, pescadores e varinas viviam virados para o mar
As varinas conversam à soleira da porta, os pescadores reúnem-se em torno das redes de pesca, as crianças brincam sobre embarcações, junto à foz do Douro. A Afurada dos anos 60 e 70 vive na exposição com o mesmo nome, no Arrábida Shopping.
![]() |
A vida marinha (sobre)vive nas melhores fotografias do oceano
Já são conhecidos os 28 vencedores do concurso Ocean Photography of the Year 2022, que este ano teve três novas categorias: Wildlife Photographer of the Year, Fine Art Photographer of the Year e Human Connection Award: People & Planet Ocean.
O grande vencedor foi o francês Ben Thouard com a fotografia de um surfista a enfrentar uma grande onda. "Tenho tanto respeito tanto pela onda como pelos surfistas — surfar uma onda tão forte é um enorme desafio", diz o fotógrafo, em comunicado. Esta imagem valeu ao artista o primeiro prémio, tendo sido uma escolha unânime entre os seis juízes do Ocean Photographer of the Year.
![]() |
Madeira volta a receber a elite da fotografia e do vídeo subaquático
Um ano depois de o Porto Santo receber a elite mundial de fotografia e de vídeo subaquáticos, os melhores atletas europeus das duas modalidades vão regressar ao arquipélago da Madeira, que, desta vez, será o palco do 3.º Campeonato da Europa de Fotografia Subaquática e do 2.º Campeonato da Europa de Vídeo Subaquático.
Com a participação de 70 mergulhadores oriundos de 13 países, a competição vai disputar-se desta segunda-feira, dia 3, até 8 de Outubro, e terá quatro locais de mergulho: a Reserva Natural Parcial do Garajau, a corveta Afonso Cerqueira, a Baixa das Moreias e a Baixa da Cruz.
![]() |
Assim era Apúlia, o «Algarve dos pobres»: uma viagem no tempo
A Associação Mareada fez uma selecção de fotografias do século passado, imprimiu-as em grande formato, colocou-as em paletes e deixou-as nos sítios onde originalmente foram tiradas.
Podia ser hoje. Naquela fotografia virada para o mar estão dez sargaceiros, sueste enfiado, branqueta rodada pelos joelhos, galhapão armado e pés fixos na areia enquanto enfrentam as ondas do mar, arrebatando as algas nelas envoltas.
![]() |
Do mar à lata, há prémios para as melhores fotografias sobre conservas de peixe
O primeiro concurso de fotografia da associação dos industriais de conservas de peixe tem uma viagem a Estocolmo, 500 euros em material fotográfico e 300 euros em aulas de fotografia para dar.
A Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP ) organiza a primeira edição do prémio em parceria com o Instituto Português de Fotografia, e está a receber candidaturas de fotógrafos amadores e profissionais, com mais de 18 anos, até 15 de Setembro.
![]() |
A 27 DE AGOSTO
OLhares.com promove visita guiada ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
No dia 27 de agosto, o Olhares.com e a Academia Olhares vão celebrar o Dia Mundial da Fotografia com uma visita guiada ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. De seguida realiza-se um Workshop Prático alusivo à Cianotipia, um dos processos históricos e alternativos na Fotografia.
A cianotipia é uma técnica feita à mão para imprimir negativos monocromáticos. É realizada através de uma emulsão que revela as imagens em qualquer suporte absorvente em diferentes tonalidades de azul.
![]() |
Pepe Brix mostra o «mundo da pesca artesanal» açoriana em Santa Maria
A exposição “retrata a relação ancestral entre as velhas artes de pesca” e um “animal extraordinário, como o atum”, sendo que as fotografias foram captadas durante uma viagem de Pepe Brix na traineira Mestre Soares.
As fotografias documentais pretendem ser uma “porta aberta” para “que se fale sobre a sustentabilidade da pesca nos Açores”, um sector de “elevada importância para a região”.
![]() |
NAZARÉ
O fotógrafo que se apaixonou pela maior onda do mundo
Jorge Leal, fotógrafo que colocou a Nazaré nas bocas do mundo através das suas imagens, apresenta dez anos de trabalho numa exposição em que as ondas gigantes são as protagonistas principais.
![]() |
ÁLBUM FOTOGRÁFICO NO FLICKR
OCEAN CAMPUS
A APL – Administração do Porto de Lisboa deu, a 17 de Dezembro de 2021, mais um passo na concretização do Ocean Campus, com a assinatura de dois contratos de concessão, entre a APL e a Fundação Calouste Gulbenkian, e entre a APL e a Fundação Champalimaud.
Com o projecto Ocean Campus nasce um espaço de inovação e empreendedorismo, que junta na área de jurisdição do Porto de Lisboa um Cluster de atividades ligadas à economia azul e ao mar assente nos pilares do Conhecimento, Economia, Investigação e Vida, um espaço aberto a todos os cidadãos que privilegiará soluções ambientalmente sustentáveis e de mobilidade suave.
![]() |
SINES
Memórias da Praia de São Torpes registadas em livro
No âmbito das comemorações do Dia do Município, o Museu de Sines apresentou no Centro de Artes de Sines o livro “Memórias da Praia de São Torpes”, catálogo da exposição com o mesmo título que esteve patente no Museu Nacional de Arqueologia em 2016 e em Sines em 2017, conforme divulgado pelo município.
![]() |
APDL divulga vencedores da 10.ª edição do concurso de fotografia
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) divulga os vencedores da edição de 2021 do concurso de fotografia "Sentir… Mais do que um porto!".
Os prémios foram anunciados sábado, no Terminal de Cruzeiros, em cerimónia pública, que decorreu no dia do Porto de Leixões. As classificações vão desde Menção Honrosa até Primeiro Lugar, de acordo com 3 temas: “Atividade portuária/marítima turística”, “Paisagem” e “Livre”.