Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Comissão Europeia quer acabar com pesca de arrasto
A Comissão Europeia quer reforçar o sistema de licenças de pesca de profundidade, com o objetivo de eliminar as práticas de arrasto pelo fundo e as redes de emalhar fundeadas, o que poderá afetar os Açores e Madeira, noticia a agência Lusa. A proposta de Bruxelas prevê ainda financiamento para os ajustamentos necessários às novas práticas, que afetarão maioritária e diretamente navios franceses, espanhóis e portugueses.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Primeiro porto português com estatuto ECOPORT
A European Sea Port Organization (ESPO), via EcoPorts Foundation, reconheceu a excelência da qualidade ambiental na Baía de Setúbal, passando o Porto de Setúbal a integrar a rede europeia de “ECOPORTS”, após criteriosa análise que compara e distingue as melhores práticas ambientais em zonas portuárias.
![]() |
Especialistas criticam novo plano para o litoral
Ao cabo de dois anos de intervenções praticamente paradas no litoral, devido sobretudo a constrangimentos financeiros, alguns especialistas nacionais consideram que a aprovação de uma linha orientadora do Plano de Acção de Protecção e Valorização do Litoral 2012-2015 é positiva, «seja ela qual for». Apresentado no fim de Maio. o documento, que revê o Plano de Acção do Litoral 2007-2013, contempla um total de 303 acções, das quais 55 (18 por cento) são de prioridade máxima.
![]() |
Ruivaco está salvo e de boa saúde!
Ainda é cedo para dizer que o ruivaco já não está ameaçado. Mas, pelo menos, um ano depois da reintrodução deste peixe no rio Alcabrichel, há garantia de que o futuro está praticamente garantido. Agora há espécies em cativeiro, para além de que tem havido trabalho de recuperação das margens do rio. O ruivaco habita este rio no oeste - concelho de Torres Vedras - há 5 milhões de anos. E por causa da poluição dos últimos anos foi necessária uma operação de repovoamento.
![]() |
HOJE, 12 DE JULHO
Serralves debate o tema «Oceanos»
Integrado no ciclo «Serralves e a Conferência Rio+20 – Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável», decorre hoje, 12 de Julho, um debate sobre o tema dos Oceanos, contando com intervenções de Luís Valente de Oliveira, Rui Azevedo e António Sarmento, e a moderação de Ana Teresa Lehmann.
![]() |
FUNCHAL
Exercício de combate à poluição no mar
Durante a manhä de dia 4, a Capitania do Porto do Funchal realizou umexercício de combate à poluiçäo do mar por hidrocarbonetos, junto ao cais sul do porto do Funchal. Tratou-se de um exercício de familiarização dos operadores realizado em colaboração com a Administração dos Portosda Madeira, APRAM SA, treinando o estabelecimento do 3.º grau de prontidão para combater um acidente de poluição do mar em espaço portuário, conforme previsto no plano “Mar Limpo”.
![]() |
PARA IPHONE E ANDROID
Bandeira Azul lança aplicação com praias galardoadas
O Programa Bandeira Azul lançou a primeira aplicação mobile para iPhone e Android que dá a conhecer todas as praias e marinas galardoadas com Bandeira Azul em Portugal. O programa tem como objectivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para protecção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de acções que levem à resolução dos problemas aí existentes.
A aplicação Bandeira Azul não tem qualquer custo e foi desenvolvida com apoio da Fundação Vodafone Portugal.
![]() |
Guarapari, a cidade que ganha com os naufrágios
Guarapari está localizada ao sul de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo (Brasil), fazendo parte integrante de sua região metropolitana. É caracterizada por um belíssimo litoral, banhado por águas claras, e propícias ao mergulho e à pesca. O "Victory 8B" não é o único navio que virou atracção para os mergulhadores, na região.
![]() |
Greenpeace trava um dos maiores pesqueiros do mundo em porto holandês
Activistas da organização ecologista Greenpeace impediram quinta-feira, dia 28, a saída de um dos maiores navios pesqueiros do mundo de um porto holandês em direcção à Austrália, suspendendo-se do navio e colocando correntes em redor das hélices.
O FV Margiris, que deveria ter partido para pescar a Sul da ilha da Tasmânia, foi bloqueado por uma equipa da organização ecologista internacional no porto holandês de Ijmuiden, segundo a Greenpeace.
![]() |
AÇORES
Potencial marinho deve ser gerido com consensos
Os Açores têm 44 áreas marinhas protegidas, que permitem actividades economicamente proveitosas e novas valências marítimo-turisticas, afirmou Frederico Cardigos, direCtor regional dos Assuntos do Mar, defendendo a importância de consensos nesta matéria.
"Desde o Corvo até Santa Maria, têm nascido indicações de que as áreas marinhas protegidas podem ser a resposta para alguns dos conflitos latentes e os resultados são extraordinariamente interessantes", frisou Frederigo Cardigos, acrescentando que o Governo Regional não quer que estas áreas marinhas sejam um ponto de discórdia, mas que gerem "consensos" num processo participativo.
![]() |
MADEIRA
Livro fala sobre franca recuperação de lobos-marinhos
Os lobos-marinhos da Madeira, região onde a colónia destes animais está “em franca recuperação”, são os protagonistas de um novo livro assinado pela bióloga Rosa Pires destinado a divulgar a espécie e a ensinar como interagir com ela.
![]() |
Porto de Vigo impulsiona uso de gás natural como combustível marítimo
O presidente da Autoridade Portuária de Vigo, Ignacio Lopez-Chaves, e o director-geral da Gás Natural Serviços, Josep Codorniu, assinaram um acordo pioneiro na União Europeia, para analisar a introdução de gás natural como combustível para todo o tipo de barcos com o objectivo de reduzir o impacto ambiental do transporte marítimo.
![]() |
CONFERÊNCIA HOJE, 25 DE JUNHO, NO OCEANÁRIO DE LISBOA
«Urbanismo Azul – perspectivas únicas sobre a cidade à beira-mar»
A iniciativa Construção Sustentável e o Oceanário de Lisboa promovem, a 25 de Junho, pelas 18h00, a conferência “Urbanismo Azul”, integrada no ciclo de conferências Human Habitat, uma série de seis encontros com especialistas internacionais em que o urbanismo e a sustentabilidade merecem especial destaque. O acesso é livre mediante pré-inscrição.
![]() |
Diques são solução para o Baixo Vouga lagunar
Dar continuidade ao projecto de proteção do Baixo Vouga Lagunar (BVL) e concluir o dique é uma das soluções apontadas por um estudo elaborado no âmbito do programa Erasmus e apresentado no workshop “Dois Temas: Gestão da Água e Intervenção Territorial Integrada”, realizado na última semana, em Estarreja, no âmbito do projecto F:ACTS.
![]() |
É preciso «estratégia mais coerente» para gerir recursos oceânicos
O director do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores recomendou hoje ao Governo uma “estratégia mais coerente” para proteger os recursos marinhos e da plataforma continental português.
As riquezas existentes na enorme extensão de oceano sob a responsabilidade de Portugal obrigam a que o país tenha que definir uma estratégia que garanta uma exploração sustentável e assegure a defesa dos interesses económicos nacionais, sustentou Hélder Silva, na véspera da conferência do Rio de Janeiro sobre Ambiente (Rio+20), onde será debatida a gestão dos oceanos.
![]() |
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
APSS no caminho das boas práticas ambientais
A estratégia de desenvolvimento da APSS assenta na gestão equilibrada dos recursos numa perspectiva de longo prazo e orientada por modelos que integram as dimensões económica, ambiental e social. É uma empresa com um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela Lloyd´s Register Quality Assurance LRQA, de acordo com a NP EN ISO 14001:2006, sendo a mais abrangente certificação na matéria no panorama marítimo-portuário nacional.
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Doca das Fontainhas com oleão
A APSS colocou ao serviço dos utentes da Doca das Fontainhas do Porto de Setúbal um oleão dotado com as mais recentes tecnologias de segurança contra derrames, como a construção em duplo casco do reservatório e a montagem de retentores de escorrências. Foi igualmente construída uma cobertura para minimizar os efeitos das condições atmosféricas adversas.
![]() |
400 milhões de euros para combater erosão costeira
O novo Plano de Acção de Protecção e Valorização do Litoral (PAPVL) a aplicar até 2015 prevê 303 ações, das quais 153 serão de prioridades máxima e elevada, e um investimento global superior a 400 milhões de euros.
Segundo o documento, elaborado pela Associação Portuguesa do Ambiente e ao qual a Agência Lusa teve acesso, estão previstas tipologias de intervenção de defesa costeira e zonas de risco; estudos, gestão e monitorização; planos de intervenção e projectos de requalificação.
![]() |
Quercus atribui «Qualidade de Ouro» à Praia Vasco da Gama
A Praia Vasco da Gama, da responsabilidade da Administração do Porto de Sines, obteve a distinção de praia com “Qualidade de Ouro 2012” atribuída pela Quercus às zonas balneares que se destacam por, durante um período de 5 anos (2007 a 2011), terem tido sistematicamente os melhores resultados em termos de qualidade da água balnear, de acordo com os indicadores disponibilizados pelo Instituto da Água, ao abrigo da legislação nacional e comunitária em vigor.
![]() |
Ministério do Ambiente quer monitorização mais rigorosa do litoral
A ministra do Ambiente pretende apostar numa monitorização mais rigorosa da orla costeira, definindo como prioridade a segurança de pessoas e bens e a prevenção de riscos nas arribas.
A ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, afirmou que o Plano de Acção de Valorização e Protecção do Litoral 2012-2015 quer assegurar que as acções de intervenção definidas sejam concretizadas.