Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Trem Naval do Porto de Setúbal produz eletricidade
A APSS concluiu a montagem dum sistema de minigeração, na cobertura do edifício da Segurança Marítima e Portuária, nas suas instalações do Trem Naval do Porto de Setúbal. O sistema instalado, composto por um conjunto de 131 painéis fotovoltaicos, tem uma potência de 30
![]() |
COM MAIS DO DOBRO DA ÁREA DA UNIÃO EUROPEIA
Austrália cria a maior rede mundial de parques marinhos
A Austrália criou no dia 16 a maior rede mundial de parques marinhos, com mais do dobro da área da União Europeia. São 2,3 milhões de quilómetros, repartidos por diferentes áreas ao largo da costa ao redor do país, incluindo uma vasto perímetro no Mar de Corais, que circunda a Grande Barreira de Recifes.
![]() |
ESTE SÁBADO, NO PORTO DA HORTA, AÇORES
Campanha Limpa (a) Fundo 2012
Com o propósito de mostrar à população local que a classe piscatória também está preocupada com a grande temática da poluição marinha, o Observatório do Mar dos Açores (OMA) e a Associação de Espécies Demersais dos Açores (APEDA) estão a organizar uma Campanha Limpa (a) Fundo, desta vez no Porto de Pesca da Horta. Esta campanha realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, este sábado, dia 17 de Novembro, pelas 10 horas, estando também enquadrada no programa internacional “Clean Up The World”, que cumpre 20 anos de existência.
![]() |
COMEÇA HOJE E VAI ATÉ 23 DE NOVEMBRO 2012
23ª Campanha Coastwatch: «Repensar o Litoral»
De 16 de Novembro de 2012 a 21 de Março de 2013 decorre a 23ª Campanha Coastwatch: "Repensar o Litoral", uma iniciativa do GEOTA-Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.
"O objectivo desta campanha Coastwatch é alertar para a responsabilidade de todos em participar, de forma activa, no desenvolvimento sustentável das diferentes áreas costeiras de Portugal", explicam os organizadores.
![]() |
Comissão Europeia vai monitorizar emissões de poluentes do sector marítimo
A Comissão Europeia anunciou que vai começar a monitorizar as emissões do sector marítimo nos portos europeus a partir de 2013, numa decisão que é vista como um primeiro passo para a entrada do setor no esquema europeu de comércio de emissões (EU ETS).
![]() |
Alteração na temperatura dos oceanos vai afectar populações de fitoplâncton
O aquecimento futuro dos oceanos pode levar a uma drástica alteração das populações de fitoplâncton, o que poderá ter um grande impacto nas alterações climáticas. Num artigo publicado no mais recente número da «Science», investigadores da Universidade Estatal do Michigan (EUA) mostram que no final do século XXI, o aquecimento dos oceanos fará com que populações destes microorganismos cresçam junto aos pólos e diminuam nas águas equatoriais.
![]() |
40% do peixe de Fukushima é impróprio para consumo
Um ano e meio após a catástrofe nuclear de Fukushima, no Japão, os peixes capturados no mar naquela região continuam com níveis elevados de radioactividade. Num artigo publicado na revista Science, o especialista norte-americano Ken Buessler, do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, estima que 40% dos peixes são impróprios para consumo, segundo as normas japonesas.
![]() |
Novas espécies descobertas no Atlântico
Achado nas montanhas submarinas do Banco de Gorringe resultou de uma expedição da organização internacional Oceana em colaboração com investigadores da Universidade do Algarve.
![]() |
Ainda há esperança para a rara biodiversidade da praia das Avencas
A segunda reserva natural local do país está em processo de criação no concelho de Cascais, para proteger as características geológicas e biológicas da pequena praia da freguesia da Parede.
![]() |
Mar português é o 57.º mais saudável do planeta
A saúde dos oceanos foi submetida a um exame mundial, publicado na revista Nature. Portugal ficou em 57º lugar em 171 países e territórios, com as melhores notas para a biodiversidade e pesca artesanal.
O Índice da Saúde dos Oceanos – que avalia a capacidade dos mares para satisfazer as necessidades humanas, enquanto mantém a biodiversidade – é o primeiro instrumento que integra índices diferentes e os traduz numa pontuação mundial. Foi criado por uma equipa de investigadores marinhos norte-americanos e canadianos que estudou as Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) de 171 países ou territórios, com base em 10 critérios – como a provisão alimentar, turismo, biodiversidade e indústrias marinhas – agregados numa única pontuação, de zero a 100.
![]() |
Exercício de combate à poluição no porto do Porto Santo
Esta sexta-feira, 19 de outubro, realiza-se um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, designado “PENEDO12”, no porto de abrigo do Porto Santo e na Praia do Penedo. O cenário tem por base um hipotético derrame de combustível no espelho de água no porto de abrigo do Porto Santo, também com incidência na zona nascente da praia do Penedo, na decorrência de uma operação de descarga de um navio tanque. De imediato será dado o alarme e estabelecido o 3º Grau do “Plano Mar Limpo” para combate a um acidente de poluição do mar.
![]() |
Peixes podem ficar mais pequenos com aumento de temperatura dos oceanos
A emissão de gases que provocam efeito de estufa pode ter mais impacto nos ecossistemas marinhos do que se pensava. Num estudo publicado na «Nature Climate Change», os investigadores admitem que algumas espécies de peixes podem diminuir o seu tamanho entre 14 e 24 por cento devido ao aquecimento global.
![]() |
ESTA SEXTA-FEIRA
Marinha e Zoomarine devolvem ao mar 2 tartarugas marinhas
A Marinha Portuguesa, através do Comando da Zona Marítima do Sul, em associação com o Zoomarine e com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território) devolve ao mar, esta sexta-feira, dia 19 de outubro, duas tartarugas marinhas.
![]() |
EROSÃO COSTEIRA INCLUÍDA
Exposição em Brasília adverte sobre intervenção humana no meio ambiente
Imagens do fotógrafo e ecologista francês Yann Arthus-Bertrand em Brasília mostram a degradação da natureza a partir da intervenção humana, além de fenómenos ligados às mudanças climáticas.
![]() |
Posto de vigilância costeira no Cabo da Roca chumbado pelo Ambiente
GNR quer instalar uma torre de 45 metros no cabo mais visitado por turistas no país. Para já o Instituto de Conservação da Natureza deu parecer negativo, mas não é claro que o assunto esteja arrumado.
![]() |
Plano de Ordenamento da Orla Costeira Cidadela - Forte de São Julião da Barra
Resolução do Conselho de Ministros que altera o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Cidadela - Forte de São Julião da Barra, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 123/98, de 19 de outubro.
![]() |
Alimentação artificial das praias com areia é uma forma de combater a erosão costeira
A erosão costeira afecta várias regiões da costa portuguesa, mas uma forma de lutar contra este fenómeno é a alimentação artificial das praias com areia, explica o “Engenharia num minuto”, uma rubrica feita pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
![]() |
ISEG e CEGE promovem questionário sobre efeito das medidas ambientais no transporte marítimo
Investigadores do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão e do CEGE – Centro de Estudos de Gestão estão a desenvolver um projeto de investigação internacional, que tem como objetivo estudar o efeito do crescimento das atitudes e medidas amigas do ambiente nos navios no desenvolvimento do sector do transporte marítimo, procurando motivações para compreender e incentivar estas atitudes e medidas.
![]() |
Degelo do Ártico bate recorde de 2007 e preocupa cientistas
A camada de gelo no Ártico encolheu para a menor área já registada por satélites e pode diminuir ainda mais até ao fim do Verão no Hemisfério Norte. O derretimento sinaliza mudanças climáticas, afirmam pesquisadores.
![]() |
Já há mais duas águias-pesqueiras a tomar banho na albufeira de Alqueva
O projecto para trazer de volta a águia-pesqueira ao Alentejo libertou, a 15 de Agosto, mais duas aves, que se juntam às oito que já voavam sobre a albufeira de Alqueva. Por estes dias, tomam banhos para se refrescar e aprendem a pescar sozinhas.
A rotina está mais ou menos estabelecida. “Chegam de manhã cedo, alimentam-se com o peixe que deixamos nas plataformas artificiais e partem. Depois, regressam ao final da tarde”, disse Andreia Dias, coordenadora operacional do projecto.