Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
VÍDEO
Oliveira e Carmo quase a ir ao fundo
A Corveta portuguesa NRP OLIVEIRA E CARMO, a última das dez corvetas portuguesas da década de 1970, está quase pronta para ir ao fundo, ficando a aguardar a companhia da fragata NRP COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO, do patrulha NRP ZAMBEZE e do navio oceanográfico ALMEIDA CARVALHO.
Tudo a ver com o MUSUBMAR, a criação de uma frota visitável por mergulhadores, ao largo de Portimão.
![]() |
DE 2 A 5 DE JULHO
Festival Rádio Faneca – Ílhavo a Transmitir Alegria
O Centro Cultural de Ílhavo apresenta o Festival Rádio Faneca, uma iniciativa inédita, singular e diferente, de cruzamentos das artes performativas, visuais e da música. Realiza-se no Jardim Henriqueta Maia, em pleno Centro Histórico de Ílhavo, entre os dias 5 e 8 de julho, com entrada gratuita em todas as acções programadas.
Esta iniciativa realiza-se no âmbito do projecto de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo (RUCHI), desenvolvido pela Câmara Municipal de Ílhavo, tendo como ideia base os recursos materiais e imaterias deste território.
![]() |
HOJE, 27 DE JUNHO - VISITE O NAVIO CRUZEIRO ROYAL CARIBBEAN
Embarque nos passeios «O Mar é fixe»
O Pavilhão do Conhecimento não quer que fique a ver navios em 2012 e convida-o a subir a bordo de um programa de visitas guiadas com mar à vista.
Almoce num navio-cruzeiro e descubra de onde vem a água que bebeu e para onde vai o que sobrou da sua refeição. Visite a ponte do navio na companhia do comandante e descubra como uma só pessoa o consegue atracar. Perceba como é feito o controlo do tráfego marítimo do Porto de Lisboa, suba a bordo do Navio-Escola Sagres e cruze o Tejo num passeio de lancha. Descubra como os investigadores exploram os fundos marinhos nos vários laboratórios de um navio oceanográfico.
![]() |
Este ano não vai faltar sardinha no S. João!
Nos últimos dias, o receio era grande em Leixões. Em vésperas de S. João, a sardinha teimava em não dar à costa. Porém, esta quarta-feira tudo mudou. As redes encheram e o preço do peixe até caiu para metade.
A azáfama em torno da lota de Matosinhos era grande. Há várias noites que do mar saíam apenas alguns cabazes de sardinha. Por isso, quando se espalhou a palavra que aquela madrugada tinha sido frutuosa, todos os caminhos foram dar a Leixões.
![]() |
ÉPOCA BALNEAR NA MADEIRA
60 nadadores salvadores nas praias
Nas vésperas da abertura de mais uma época balnear, a Associação Madeirense para Socorro no Mar, SANAS, vai colocar um total de 60 nadadores salvadores nas praias da Madeira e do Porto Santo, de acordo com declarações do secretário-geral daquela instituição ao DN do Funchal.
![]() |
ÍLHAVO - INSCRIÇÕES ATÉ 8 DE AGOSTO
«A Corrida Mais Louca da Ria» – Corrida de Embarcações Originais
Com o objectivo principal de promover e incentivar a prática desportiva na Ria de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo aprovou as Normas de Participação da actividade “A Corrida Mais Louca da Ria – Corrida de Embarcações Originais” que, à semelhança de 2011, irá ter lugar no Jardim Oudinot e estar englobada na realização do Festival do Bacalhau, conferindo-lhe mais criatividade e diversão.
![]() |
MÚSICA DE PRAIA
Óculos de sol - Natércia Barreto
Estamos no final dos anos 60, época em que Portugal começa a acordar um pouco para as novas tendências que surgem vindas de outros países da Europa, ao mesmo tempo que cá dentro começa a notar-se a crescente oposição ao regime salazarista. A Primavera Marcelista vem dar aos portugueses uma esperança de mudança e as "modernices" vindas do estrangeiro entusiasmam os mais jovens.
Óculos de sol, de Natércia Barreto, uma canção ligeira que fala de praia, de óculos mas também de amores perdidos, retrata à sua maneira esta década de mudança.
![]() |
FESTIVAL DO ATLÂNTICO, NA MADEIRA
Espectáculos de fogo de artifício começam hoje
O Festival do Atlântico, que começou dia 1 de Junho, vai associar áreas culturais distintas, diferentes formas de arte, música, dança, bailadoe intervenções de carácter plástico. Quanto aos espectáculos piromusicais, acontecerão nos sábados de junho, a partir do dia 09, sendo novidade o facto de serem desenvolvidos por uma única empresa, apenas a partir de terra, no porto do Funchal, e vão estar subordinados aos temas "a cor do amor", "danças de luz", "vibrações" e "feitiços".
![]() |
ATÉ 30 DE SETEMBRO
Fuzileiros no apoio às praias
A Marinha, através do Corpo de Fuzileiros, está desde 1 de Junho (1 de Maio no concelho de Cascais), a prestar apoio na segurança das praias não vigiadas e apoio a banhistas, através da operação dos meios complementares de socorro atribuídos às Capitanias de Porto pelo Instituto de Socorros a Náufragos.
Nestas acções, e até 30 de Setembro, estarão envolvidos um total de 80 Fuzileiros com a missão de assegurar eficazmente a vigilância e assistência a banhistas ao longo dos mais de 2800 km de costa portuguesa.
![]() |
SONDAGEM RTP/ANTENA 1
Dois terços dos portugueses vão gozar férias em casa
Uma grande sondagem da Universidade Católica para a RTP e Antena 1 mostra que a crise teve efeitos devastadores no turismo. Os que vão fazer férias, vão gastar muito menos e cortaram no tempo fora de casa...
![]() |
TESOUROS DA NOSSA COSTA
Praia da Ilha de Tavira
A praia situa-se no extremo nascente da ilha de Tavira, junto à Barra do Cochicho, mesmo em frente a Tavira. O acesso faz-se de barco a partir do cais das Quatro Águas, em Tavira, mas a viagem não é longa e há mesmo quem prefira ir a nado até à ilha.
O caminho para o cais acompanha o rio Gilão e a frota de pesca artesanal que aí circula ou repousa, bem como extensas áreas de salinas, onde os perna-longa, pequenas aves que se assemelham a cegonhas em miniatura, se alimentam.
![]() |
Clássicos no Porto do Funchal
O Porto do Funchal foi onde se iniciou, na manhã de sábado, o passeio de dois dias de um grupo de condutores de automóveis clássicos da Madeira a caminho de Porto Moniz, no norte da ilha, onde pernoitaram, arrancando domingo para um passeio pelas serras da Encumeada.
![]() |
PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR
Peniche comemora este domingo o Dia do Pescador
Peniche comemora este domingo, 3 de Junho, o Dia do Pescador. Um programa bastante preenchido, que inclui, entre outras iniciativas, um debate, almoço-convívio e a inauguração dos novos armazéns do porto de pesca. Manuel Pinto de Abreu encerra o debate.
![]() |
PORTIMÃO
Sardinha é rainha em mostra gastronómica
Seis restaurantes situados no passadiço da Praia da Rocha, em Portimão, promovem, até este domingo, 3 de Junho, a primeira Mostra Gastronómica da Sardinha, que proporciona aos visitantes diversas formas de degustar este símbolo da gastronomia local.
![]() |
Vem aí sardinha cara e congelada!
A sardinha assada quer-se gorda, barata e no pão. No entanto, a que vamos comer, nos arraiais das festas de Lisboa, que começam esta quinta-feira, será congelada e cara. "A sardinha está a engordar e 70 por cento já tem o teor de gordura necessário, mas os próximos 15 dias são fundamentais para se atingir o pique de gordura. Este peixe é gordo, a partir de Julho, por isso, nas festas de Lisboa, deve-se comer mais sardinha congelada e o preço deverá disparar", explica ao Correio da Manhã Ricardo Santos, presidente da Sesibal, que abrange Sesimbra, Sines e Setúbal.
![]() |
Festas de Lisboa começam hoje à meia-noite
O fado e a celebração dos 80 anos das marchas populares são dois dos eixos centrais das 'Festas de Lisboa' que começam hoje à meia-noite e se prolongam por todo o mês de Junho, com programação diversificada. Uma programação diversificada, destinada a todos os públicos, levada a vários locais, com sardinhas, espectáculos nocturnos e diurnos, indoor e outoor, e que mostre as tradições lisboetas, “ao mesmo que se exibe uma internacionalidade cosmopolita”. É esta a promessa para a edição de 2012 das Festas de Lisboa.
![]() |
VELEIROS DA «TALL SHIP RACES»
Lord Nelson
Propriedade da Jubilee Sailing Trust, o Lord Nelson é uma homenagem ao famoso almirante britânico. O grande veleiro, com 52,42 metros, é a primeira de duas embarcações no mundo desenhadas propositadamente para acolher no seio da tripulação pessoas portadoras de deficiências motoras.
Colin Mudie projectou esta ideia e colocou como condição que metade da tripulação fosse portadora de deficiências físicas e também por isso a embarcação tem acessos para cadeiras de rodas em todos os espaços.
![]() |
VELEIROS DA «TALL SHIP RACES»
Pogoria
O Pogoria foi construído em 1980 para a Fraternidade Iron Shackle e chega a Lisboa vindo da Polónia. Resultado de um projecto de educação marítima, a embarcação foi concebida pelo Capitão Adam Jasser em 1971 e conta com o apoio da Televisão Nacional polaca através do programa “Flying Dutchman”.
![]() |
VELEIROS DA «TALL SHIP RACES»
Pelican of London
Com pavilhão britânico e datado de 1948, o Pelican of London é uma embarcação com 44.42 metros e foi concebido, principalmente, como navio-escola. A forma do casco é derivada das embarcações da elite francesa do final do século XIX. A plataforma do Pelican of London gera o dobro da potência do motor e é facilmente adaptada a condições extremas.
![]() |
SANTA MARIA MANUELA
De Aveiro a Lisboa, como se fôssemos para a Terra Nova
A Fugas embarcou num dos últimos sobreviventes da Frota Branca Portuguesa, numa viagem caseira, de Aveiro a Lisboa, que recria as rotinas do antigo lugre bacalhoeiro. A bordo do "Santa Maria Manuela", veleiro que está a celebrar 75 anos, aprende-se a viver o mar e a conhecer a história da tradição portuguesa na pesca do bacalhau.