Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
24 DE JULHO
Marina da Horta regista entrada de iate n.º 1000
A Marina da Horta registou a 24 de Julho a entrada do iate com o número 1000 de 2012, sendo assim atingido um número mínimo de quatro dígitos que se mantém desde 1998. O iate 1000 a dar entrada na baía da Horta este ano foi o «Kalonek» de Grégory Gasnier, um veleiro francês registado em Douarnenez, navegando com dois tripulantes, desde a nova marina das Lajes das Flores para o porto açoriano de Ponta Delgada. A embarcação tem 10,93 metros de comprimento e 12 toneladas.
![]() |
Fazer praia em Paris
Desde a semana passada, as margens do rio Sena, em Paris, contam com um cenário diferente. A Paris Plages é já uma iniciativa que marca a agenda de verão da capital francesa. Até 19 de agosto, é possível estender a tolha na areia e apanhar banhos de sol.
Aberta das oito da manhã até à meia-noite, a praia parisiense não vive só de banhos de sol. Há uma biblioteca móvel, aulas de dança, mini-golfe, entre outras atividades.
![]() |
VIAJANDO PELA HISTÓRIA
Os Pais Natal também vão à praia...
No Congresso Anual de Pais Natal 2012, na Dinamarca, dezenas de pessoas, ou melhor, de Pais Natal, decidiram que era altura de aproveitar o bom tempo e ir a banhos.
Para quem está habituado aos ares do Pólo Norte, tomar banho na Dinamarca é coisa para miudos. Bellevue Beach, em Copenhaga, é a praia escolhida pelos Pais Natal este verão.
![]() |
VÍDEO
«VERÃO TOTAL» no Creoula
De segunda a sexta-feira, até 31 de Agosto, o VERÃO TOTAL marca presença na RTP. Uma viagem feita em forma de roteiro, à descoberta de quarenta e cinco terras, de norte a sul e ilhas.
Veja o programa emitido em directo do "CREOULA".
![]() |
TALL SHIPS RACE
O desfile das tripulações pelas ruas de Lisboa
Mais de um milhar de jovens velejadores e cadetes que formam as tripulações dos vários Tall Ships desfilaram sexta-feira pelas ruas de Lisboa. Sob o sol forte, os velejadores concentraram-se na Praça do Rossio para seguir pela Rua Agusta até ao Terreiro do Paço. Foi mais uma celebração da escala da regata The Tall Ships Race 2012.
![]() |
ENTREVISTA A SARDINHA MONTEIRO
«Sagres» em Leixões, no início de Agosto
Sardinha Monteiro é o comandante do navio-escola Sagres, que está atracado no Cais de Santa Apolónia, em Lisboa, onde participa na regata internacional The Tall Ships Race. O veleiro é apenas um dos 49 provenientes de 16 países da Europa, que vão estar até domingo abertos a visitas gratuitas do público. Nesta entrevista conduzida pelo jornalista Frederico Moreno (ANTENA 1), Sardinha Monteiro explica que, depois de ter estado em Lisboa, Figueira da Foz e Funchal, o navio-escola Sagres vai estar em Leixões no início de agosto. No final de setembro, o navio vai estar em Portimão aberto a visitas do público.
![]() |
Ficar a ver navios... ouvindo música
Andam barcos (dos grandes e bonitos) na linha do horizonte. Lisboa é por estes dias a anfitriã das Tall Ship Races, ou Regata dos Grandes Veleiros, que têm passado por vários pontos da nossa costa a caminho do Rio Tejo. E este evento náutico conta com um cartaz musical, de entrada livre, hoje, sexta, e amanhã, sábado, no Jardim do Tabaco – Santa Apolónia, sempre ao fim do dia.
![]() |
17 deixas a Belmar da Costa
António Belmar da Costa, 56 anos, nasceu e reside em Lisboa. O Director-Executivo da AGEPOR é casado, tem dois filhos.
Aceitou o convite para reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta nova rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.
![]() |
Ir ao Oceanário ver os gigantes das profundezas
O leque de imagens em carteira era grande, mas Nuno Sá acabou por eleger 36 fotografias de gigantes marinhos para a exposição 'Um Oásis no Atlântico', que inaugura hoje no exterior do Oceanário de Lisboa. Segredos do mar dos Açores na rua até 19 de agosto. A entrada é livre.
![]() |
TALL SHIPS RACE
Escuteiros açorianos integram regata mundial
São 31 os escuteiros açorianos que embarcam esta quinta-feira para Lisboa, para participar numa das etapas da regata mundial da “Tall Ships Race” que parte rumo a Cádiz no domingo. Provenientes de quatro ilhas, os escuteiros do CNE-Açores vão igualmente integrar as actividades de preparação que animarão a capital ao longo de três dias.
Trata-se da “mais prestigiante” regata em que participam os escuteiros da Junta Regional dos Açores do Corpo Nacional de Escutas (CNE).
![]() |
Príncipe Perfeito associa-se à Tall Ships Race
Associando-se à presença na capital de alguns dos maiores veleiros do Mundo, o Príncipe Perfeito - o único Tall Ship de Lisboa - vai proporcionar ao público um conjunto de experiências marcantes entre 19 e 22 de Julho. Sempre a navegar, há Workshops de vela, treinos de mar e até um exclusivo mini-cruzeiro que acompanha a saída dos grandes veleiros rumo a Cádis.
![]() |
17 deixas a Eduardo Cabrita
Eduardo Cabrita, 38 anos, nasceu em Setúbal, vivendo actualmente em Lisboa. O Director-Geral da MSC Cruzeiros em Portugal é casado, tem um filho.
Aceitou o repto de reagir às 17 deixas que lhe propusemos, nesta nova rubrica do portal da Associação dos Portos de Portugal.
![]() |
«Sagres» uma vez mais na Madeira
O navio escola Sagres está desde quinta feira na madeira, onde os oficiais e cadetes têm tido um programa movimentado que começou logo no primerio dia e que írá prolongar-se até domingo, quando o veleiro deixar a Madeira.
O primeiro dia foi dedicado a aspectos protocolares, com a participação de algumas entidades regionais. Destaque para o lançamento de uma edição especial de vinho madeira, denominada NRP Sagres, 50 anos ao serviço de Portugal.
![]() |
EM AVEIRO, ATÉ DOMINGO
Feira de Sal Marinho Tradicional
A Festa da Ria 2012 que decorre até 22 de Julho, em vários espaços da cidade de Aveiro, organizada pela autarquia, contempla a realização de várias actividades de cariz cultural, desportivo e lúdico. Destacamos a realização da Feira do Sal, que termina este domingo, 15 de Julho.
![]() |
Navio-Escola Sagres de Visita ao Funchal
Tendo largado da Base Naval de Lisboa dia 7 de Julho para a sua 59.ª viagem de instrução de cadetes da Escola Naval, no ano em que celebra 75 anos desde o seu lançamento à água (em 1937) e 50 anos ao serviço de Portugal (desde 1962), o Navio-Escola Sagres visita o Funchal de 12 a 14 de Julho.
![]() |
TALL SHIP RACES - 19 A 22 DE JULHO, EM LISBOA
Visitas grátis a grandes veleiros
Lisboa recebe, entre os dias 19 e 22, 45 grandes veleiros no âmbito da regata ‘The Tall Ships Races’, que deverá atrair um milhão de pessoas para assistirem ao desfile náutico e visitar os veleiros, estima António Lobato, da Associação Portuguesa de Treino de Vela. Integram a regata os navios portugueses ‘Creoula’, ‘Sagres’, ‘Santa Maria Manuela’ e ‘Vera Cruz’ .
Com entrada gratuita, será possível visitar diariamente os veleiros em Santa Apolónia, a partir das 09h00 do dia 19. No dia seguinte, há um desfile dos três mil tripulantes, na rua Augusta.
![]() |
ALBUFEIRA
Dolphins Driven obtém certificado de qualidade
A empresa Dolphins Driven, especializada em passeios de visualização de golfinhos e excursões ao longo da costa algarvia, tornou-se na primeira empresa portuguesa do género a garantir certificação de qualidade, segundo a norma ISO9001.
O processo de certificação, que prevê a excelência na prestação dos seus serviços, entre outros aspectos, faz parte da estratégia que a empresa segue no sentido de se diferenciar da concorrência.
![]() |
TALL SHIPS SAILING CHALLENGE
Joga já!
Consegues chegar ao destino final? Escolhe um veleiro e tenta recolher as 8 bandeiras de cada país de chegada.
Atenção aos perigos. . .
![]() |
Uma noite num guindaste, por 319 euros
Desde a sua construção, em 1967, que o guindaste metálico do porto de Harlingen, em Amsterdão, servia essencialmente para descarregar madeira dos navios que chegavam da Rússia e dos países escandinavos. Após ter sido desactivado, em 1996, foi comprado por um particular que lhe destinava um fim inesperado: transformá-lo num hotel.
![]() |
GUIA INTERACTIVO
As 36 melhores praias...
... para actividades lúdicas ou levar a família, viver momentos exclusivos ou emergir na tradição, petiscar ou desfrutar da paisagem, fugir das multidões, praticar desportos náuticos ou tomar banhos fluviais. Locais rigorosamente selecionados - à medida de todos os desejos e... possibilidades.