Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
17 deixas a Luís Monteiro
Luís Monteiro, 38 anos, nasceu e reside em Portimão. Desempenha as funções de Técnico de Turismo do Município de Portimão e de Coordenador da equipa de promoção do Porto de Portimão. Casado, dois filhos; aceitou o repto para reagir às 17 deixas que lhe propusemos.
![]() |
ÍLHAVO
Festival do Bacalhau com nota positiva
Nos cinco dias da atividade, foram consumidos 7.200 kg de bacalhau salgado seco nos dez restaurantes do Festival, mais 7% que em 2011, além de cerca de 4.800 Kg de derivados de bacalhau, num total de cerca de doze toneladas e de 28.000 refeições servidas.
![]() |
GAFANHA DA NAZARÉ
«A Corrida Mais Louca da Ria» atrai centenas ao Jardim Oudinot
As equipas da Associação Cultural da Gafanha do Carmo e dos Escuteiros da Praia da Barra foram as que melhor se classificaram nesta animada prova. Beatriz Martins, vereadora da Juventude da autarquia ilhavense, acredita que “o evento em si (o Festival do Bacalhau) e o sucesso da prova, mesmo a nível de público, que se registou no ano passado fez com que, este ano, novas associações tenham querido abraçar esta iniciativa, que tem remos para continuar”, sustenta.
![]() |
FARO - COM VÍDEO
Mergulhar para ver um avião
Os destroços de um antigo bombardeiro americano são agora roteiro turístico em Faro. A ideia do roteiro submarino partiu de bióloga da Universidade do Algarve. São destroços do que restou da queda ao mar de um bombardeiro norte-americano perdido na noite, em plena 2ª Guerra Mundial, em 30 de Novembro de 1943. Tratava-se de um bombardeiro quadrimotor B-24 Liberator PB4Y da marinha americana, em patrulha anti-submarina no Golfo de Cádis, com 11 tripulantes a bordo. Seis faleceram no momento da queda, tendo os restantes sido salvos por um pescador que estava por perto naquela noite.
Pode-se ver a estrutura praticamente completa das duas asas, com 34 m de envergadura, em posição invertida. Apesar dos hélices terem sido deslocados, podem-se ver ainda os motores, assim como as cavidades para a recolha do trem de aterragem.
![]() |
DN MAR
Os homens do leme
Cruzar o Atlântico, navegar na costa portuguesa ou no Mediterrâneo, fundear numa baía, mergulhar no mar alto, navegar ao sabor do vento, simular um naufrágio, abandonar o barco.
A vida a bordo de um veleiro contada pelos homens do leme.
![]() |
Gonçalo Cadilhe e a Figueira da Foz
É um homem de mar e de lugares com quatro estações. Já correu o mundo quase todo, mas regressa sempre à Figueira da Foz. Diz que é um local “mágico”, onde por vezes há a luz do Sul, noutras ocasiões o nevoeiro do Norte.
Não é monótono, pelo contrário: Gonçalo Cadilhe já fez muitas viagens lá, entre Buarcos, o Cabo Mondego e a serra da Boa Viagem.
![]() |
DN MAR
Se eu fosse um peixe
Cinco chefs, cinco peixes. A “Notícias Magazine” convidou cinco reputados mestres na arte de preparar e confeccionar peixe a dizerem como seria a sua metamorfose. Eles aceitaram e ainda explicam o que de melhor existe no peixe que escolheram.
![]() |
TERMINA ESTE DOMINGO, 19 DE AGOSTO
Festival do Bacalhau
Assumindo o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) como mote e a comemoração dos seus 75 anos como pano de fundo, a Câmara Municipal de Ílhavo, em parceria com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, promove, até este domingo, 19 de Agosto, uma edição especial do Festival do Bacalhau, momento de vital importância para a promoção dos valores da Gastronomia e da Cultura do Bacalhau.
![]() |
TESOUROS DO LITORAL PORTUGUÊS
Costa Nova
A Costa Nova, que até inícios do séc. XIX, foi apenas um extenso areal desabitado, encanta sobretudo pela sua colorida e elegante presença. Tendo crescido por causa da actividade piscatória, com a necessidade da construção de pequenos palheiros para armazenar as alfaias de pesca, cedo se transformou numa charmosa estância balnear familiar, em finais desse século, sendo hoje igualmente um local privilegiado para os adeptos dos desportos náuticos, como a vela, o surf ou o windsurf.
![]() |
DN MAR
O mar que se come
O português rende homenagem ao oceano como nenhum outro povo ao seu mar. Ainda é mais fado do que sorte, mas à mesa não há agruras. Das rochas ao fundo, tudo se aproveita, confeccionado com o saber acumulado de séculos e séculos de ligação ao mar.
![]() |
TESOUROS DA NOSSA COSTA
Praia do Carvalhal - Grândola
A praia do Carvalhal está rodeada de dunas e pinheiros, possui infraestruturas de qualidade reconhecida, um imenso areal dourado, água límpida e cristalina e uma brisa formada pelos ventos do Oceano Atlântico.
Praia de Bandeira Azul, é caracterizada por abundante vegetação e um sistema dunar de enorme relevo, onde constantemente nos podemos deliciar com a presença de cegonhas que escolhem esta área para nidificar.
![]() |
Conchas marinhas de eleição
Apresentação powerpoint com dezenas de conchas marinhas de eleição. Algumas chegam a atingir valores exorbitantes no mercado.
![]() |
CARLOS CARVALHO
O coleccionador de Alvaiázere tem mais de 17 mil conchas
Há 37 anos que Carlos Durães de Carvalho se dedica a apanhar conchas. Tem mais de 17 mil, vindas de todo o mundo, algumas raras e valiosíssimas. Quando se viu num aperto financeiro, vendeu alguns exemplares da colecção – e fez dinheiro para comprar, a pronto, uma casa para a família, em Lisboa.
Obra de uma vida que começou nas paisagens tropicais de Inhambane, Gaza e Ilha de Moçambique, nos anos setenta do século passado, quando Carlos se dedicava à caça submarina nas águas quentes da antiga colónia portuguesa.
![]() |
BRASIL
Telenovela ajudou ao sucesso das construções na areia
No Brasil as esculturas em areia tiveram um grande incremento na década de 70 com a novela Mulheres de Areia, e os Concursos Brasileiros de Esculturas em Areia. Estes concursos tinham o patrocínio de Jornais Associados e uma empresa de Aérea Internacional. Os prémios eram bons, com viagens a Paris e prémio em dinheiro pelo Governo do Estado de São Paulo.
![]() |
SURF E TORRE EÓLICA FLUTUANTE
Praia da Aguçadoura
A praia da Aguçadoura é procurada por surfistas do Norte de Portugal e Norte de Espanha; zona ampla de grande qualidade para a prática do Surf, apropriado durante todas as marés, com swells de Noroeste para Sudoeste, ondas bastante consistentes que se quebram na praia, calma e sem condicionantes.
É em frente à Praia da Aguçadoura que está instalado o primeiro parque de energia das ondas do mundo. Parte da praia, nas zonas das dunas, foi escavada para a agricultura, nomeadamente para masseiras.
![]() |
Iates de luxo «made in» Portugal
Há trinta anos, Fernando Sena saiu de Portugal para construir barcos no mundo inteiro. Mas foi cá, frente ao Tejo, que montou um estaleiro para fazer iates de luxo. Dos que só os milionários podem ter. Reportagem da "Notícias Magazine".
![]() |
SEA LIFE PORTO
Ver a vida marinha
No Sea Life Porto é possível visitar o primeiro túnel subaquático de Portugal, com quinhentos mil litros de água. É também neste espaço, onde se descobrem várias curiosidades aquáticas, que está a maior coleção de raias focinho-de-vaca do país e piscinas rochosas onde pode pegar num ouriço e em estrelas-do-mar, acompanhado por monitores especializados do Sea Life.
É também um local onde são divulgados os riscos que o mundo marinho enfrenta e incentiva à sua preservação.
![]() |
Aprenda a fazer uma construção na areia. E ensine os miúdos
Já pensou: que actividade mantém as crianças entretidas durante o dia na praia? Além disso, tanto pode ser um simples passatempo como produzir verdadeiras obras de arte. Basta pegar na areia, juntar água e as mãos dos pequenos artistas dão vida a novos seres. Como? Nós explicamos.
![]() |
PERAFITA
Praia da Memória
Já foi conhecida como praia de Pampelido, praia da Arenosa e também como praia dos Ladrões. Localiza-se em Arnosa de Pampelido, Perafita, a norte das cidades do Porto e de Matosinhos, onde se deu o chamado Desembarque do Mindelo.
Foi nesta praia que, durante as Guerras Liberais, D. Pedro desembarcou, em 1832, com um exército de 7500 homens, para combater as tropas do seu irmão D. Miguel. Em homenagem à sua vitória foi erguido o Obelisco da Memória.
![]() |
DE 3 A 6 DE AGOSTO
Íhavo Sea Festival com a presença de Grandes Veleiros
No âmbito da comemoração dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa ao 75.º aniversário da Sagres, do Creoula e do Santa Maria Manuela, a Câmara Municipal de Ílhavo promove, de 3 a 6 de Agosto, o Ílhavo Sea Festival 2012, que, para além de um conjunto vasto de iniciativas de índole cultural e desportiva, traz novamente a frota dos grandes veleiros, e, por essa via, alguns dos maiores e mais deslumbrantes exemplares do mundo, constituindo assim mais uma excelente oportunidade de divulgação do Município de Ílhavo.