Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




FaroBoats: Startup portuguesa fabrica barcos eléctricos

A FaroBoats é um fabricante português de barcos eléctricos para lazer. O primeiro barco desta startup chama-se Faro5 e, como o nome indica, tem capacidade para cinco passageiros. A velocidade máxima é de 50 quilómetros por hora e tem uma autonomia para 12 horas.

Balanço da Época Balnear de 2022

Assistência balnear no período de 06 de maio a 31 de outubro

Na Época Balnear 2022, que este ano decorreu entre 6 de maio e 31 de outubro, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou 26 acidentes mortais nas praias portuguesas.

Semana do Mar 2022

Setubalenses e turistas voltaram a aderir

  A Semana do Mar 2022, numa organização conjunta da Câmara Municipal, da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Aporvela e Marinha Portuguesa terminou com um balanço muito positivo. Esta sétima edição contou com uma participação muito significativa de visitantes, nomeadamente nas visitas aos navios, 5 362 na Sagres, 1 912 no Sorlandet, 2 127 na Vera Cruz, 785 no Santa Maria Manuela, tendo ainda cerca de 100 pessoas usufruído de passeios no Sado.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO

Porto de Lisboa comemora 135 anos

O Porto de Lisboa celebra esta segunda-feira mais um aniversário. 135 anos depois, o Porto de Lisboa é um dos principais motores de desenvolvimento de toda a região e do país, e é uma das mais importantes portas de entrada para o comércio que alimenta a região, com mais de 12 milhões de toneladas de carga movimentada e mais de 3 mil escalas anuais.

Com 16 terminais, para todo o tipo de carga, o Porto de Lisboa é uma verdadeira rampa de lançamento para as exportações e crescimento económico. É um porto com duas margens, que diariamente acolhe milhares de pessoas que cruzam o Tejo. São mais de 17 milhões por ano.

 

DE 30 DE OUTUBRO A 4 DE NOVEMBRO

COMEMORAÇÕES DO DIA DO PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ | SEMANA ABERTA

Este domingo, dia 30 de Outubro, o Porto da Figueira da Foz comemora o 56.º aniversário da inauguração dos dois molhes delimitadores da barra, aproximando o seu território e a sua actividade a toda a população.
Entre os dias 30 de Outubro e 4 de Novembro decorrerá uma semana aberta que integra um conjunto de iniciativas direccionadas para a população em geral, comunidade escolar, trabalhadores e parceiros de negócios.

A 29 E 30 DE OUTUBRO, SÁBADO E DOMINGO

Visitas às Gares de Alcântara e da Rocha | 135 anos do Porto de Lisboa

No fim-de-semana de 29 e 30 de Outubro as Gares de Alcântara e da Rocha são duas das protagonistas das comemorações do 135º aniversário do Porto de Lisboa:
📌 Dia 29 de outubro decorrem visitas guiadas das 10hàs 12h00 e das 14h00 às 17h00
📌 Dia 30 de outubro decorrem visitas livres das 10h às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Não perca! Envie um email para comemoracoes135@portodelisboa.pt para se inscrever.

ESTE SÁBADO, 22 DE OUTUBRO

APDL celebra Dia do Douro

O DIA DO DOURO decorre este sábado, dia 22 de outubro, das 10h00 às 18h00, no Cais da Régua e no Teatrinho da Cidade.

À semelhança do habitual, estão previstas diversas atividades, entre as quais se destacam, no Cais da Régua, o batismo de navegação em minicruzeiros, as visitas ao rebocador “Cachão da Valeira”, a exibição do filme/documentário “Barcos Rabelos” e as visitas ao Museu do Douro.

Semana do Mar volta a Setúbal com comida, música e passeios no Sado

Após pausa de dois anos motivada pela pandemia, a Semana do Mar regressa com actividades gratuitas no Porto de Setúbal, entre 17 e 23 de Outubro.

Quanto a passeios, a Semana do Mar propõe expedições gratuitas ao Santa Maria Manuela e NRP Sagres e da caravela Vera Cruz, nos dias 20, 21 e 22. Há também excursões com duração de uma hora pelo Sado em embarcações tradicionais, com saídas às 11, 15 e 17 horas nos dias 20, 21 e 22, e uma única saída às 11 horas no dia 23.

SÁBADO, 15 DE OUTUBRO

Dia do Porto de Viana do Castelo

Sábado, 15 de Outubro comemora-se o DIA DO PORTO DE VIANA DO CASTELO.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo convida a comunidade a participar nas festividades que têm início às 10h00 e se prolongam até às 19h00, na marginal de Viana do Castelo.

À semelhança de anos anteriores, estão previstas diversas actividades, entre as quais se destacam as visitas às embarcações e à área portuária.
Associando-se à data, a APP difunde newsletter com notícias publicadas no seu portal e referentes ao Porto de Viana do Castelo.

DE 14 A 16 DE OUTUBRO

Setúbal recebe as comemorações do 103.º aniversário da Polícia Marítima

As comemorações do 103.º aniversário da Polícia Marítima realizam-se em Setúbal, entre os dias 14 e 16 de outubro de 2022.

Durante três dias vão decorrer diversas actividades alusivas às comemorações do Dia da Polícia Marítima, nomeadamente exposição de meios, junto ao Jardim Engenheiro Luís da Fonseca, e os tradicionais baptismos de mar, na Doca do Comércio, onde será possível navegar a bordo de uma embarcação da Polícia Marítima.

Navio Sagres regressa a Setúbal na Semana do Mar

Visitas a navios, baptismos de mar, passeios no rio e experiências em simuladores de navegação fazem parte da programação da Semana do Mar de 2022, que decorre em Setúbal entre 17 e 23 de outubro.

A Semana do Mar inclui um total de quatro visitas escolares e públicas aos navios NRP Sagres e Santa Maria Manuela, um ex-bacalhoeiro da Frota Branca, e à caravela Vera Cruz, entre 20 e 22 de outubro, sempre na zona ribeirinha, no Cais 2, e com entrada gratuita.

AVEIRO

Da Troncalhada aos clubes náuticos pelo Cais do Sal

O roteiro que propomos, em formato circular, desenvolve-se em torno de um núcleo de marinhas ainda no activo e de outras convertidas para actividades turísticas.

O início (e termo) é junto ao Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, com passagem pelo CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental, pelas instalações dos clubes náuticos e pela nova estrada “Cais do Sal”.

Festa dos Bacalhoeiros, dia 24 de Setembro, no Museu Marítimo de Ílhavo

Dia 24 de setembro a Festa dos Bacalhoeiros regressa ao Museu Marítimo de Ílhavo. Vai ser um dia inteiro dedicado aos homens de todo o país que andaram ao bacalhau. Temos visitas, documentários, foto de campanha, almoço convívio, teatro e música.
Junte-se a nós e participe neste encontro de gerações!

Dia do Porto de Leixões 2022 celebrado com grande adesão da comunidade

A 14.ª edição do Dia do Porto de Leixões, celebrado domingo, 18 de Setembro, decorreu com grande sucesso, ao receber cerca de 20 mil visitantes.

A comemoração do Dia do Porto de Leixões 2022, contou com muita animação: malabaristas e animadores, concertos, peças infantis, espetáculos de dança, insufláveis, workshops, a exposição de fotografia "Sentir mais do que um Porto", culminando com o grande concerto de Bárbara Bandeira, que fez as delícias de crianças e adultos.

ESTE DOMINGO, 18 DE SETEMBRO

APDL celebra o Dia do Porto de Leixões

A APDL celebra, este domingo, 18 de Setembro, mais uma edição do Dia do Porto de Leixões, no Terminal de Cruzeiros de Leixões.
À semelhança dos anos anteriores, estão previstas diversas actividades, entre as quais se destacam as visitas guiadas à área portuária, em autocarro e numa embarcação, uma mostra de ciência do mar, exposições, espetáculos musicais e animações para todas as idades: a banda ambulante Supertronik, o espetáculo de ballet da Escola de Ballet do Porto, o showcase e workshop com os Momentum Crew, o espetáculo de dança da escola We Dance, o concerto intimista dos Andor Violeta e o grande concerto de encerramento, que estará a cargo da Bárbara Bandeira.

Associando-se à data, difundimos newsletter temática com os mais recentes artigos publicados no portal da APP sobre o Porto de Leixões.

Dia do Porto de Leixões comemora-se este domingo, 18 de Setembro

Este domingo, 18 de Setembro, o Porto de Leixões vai abrir as suas portas a toda a comunidade, celebrando mais uma edição do DIA DO PORTO DE LEIXÕES.

O programa do Dia do Porto de Leixões arranca às 10h00 e termina às 19h00, com visitas guiadas à área portuária em autocarros turísticos, a embarcações, ao Titan e ao Terminal de Cruzeiros.

Veja o mundo oceânico que brilha no escuro através de um mergulho noturno fluorescente

“Desde passeios em pranchas de paddle sobre águas cristalinas a festivais de pirilampos cintilantes, há entusiastas da natureza que viajam pelo globo para ver a bioluminescência. Contudo, este fenómeno apelativo, mais prevalente no verão, não é o único espetáculo hipnotizante de luzes proporcionado pelo reino animal.

Alguns viajantes estão a descobrir o vasto – e muitas vezes secreto – mundo da biofluorescência do oceano, uma paisagem marinha onde os peixes brilham em tons de verde-limão, os corais revelam tons de néon e os cavalos-marinhos iridescentes podem ser confundidos com seres extraterrestres.”

ÍLHAVO

Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira das gentes ligadas à ria e ao mar

Não é a festa mais antiga da região, nem a que arrasta mais gente, embora atraia multidões, quer para ver nas margens da Ria de Aveiro, quer para participar… de barco. A festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece habitualmente na tarde do terceiro domingo de setembro. Este ano será no dia 18. A hora pode variar um pouco porque depende das marés.

Três praias de Portimão vão crescer entre 20 a 40 metros

Os areais das praias dos Careanos, Amado e Três Castelos, em Portimão, vão aumentar entre 20 a 40 metros de largura, através do seu enchimento com areia proveniente da Praia da Rocha.

A obra é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), encontrado-se o projecto de execução em fase de avaliação de impacte ambiental até dia 30 do corrente mês.

10 praias em Portugal com águas cristalinas

Portugal está repleto de boas praias, quer sejam de mar ou fluviais. Fomos à procura daquelas junto à costa que se destacam por ter as águas mais cristalinas.

Se é fã de snorkel e não resiste a um bom mergulho, além de poder apreciar paisagens deslumbrantes, tem de conhecer estas praias – sempre com a ressalva de que as condições do mar (correntes, marés, ventos, algas, etc.) podem interferir na transparência das águas em qualquer praia.

Total: 702