Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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PARCEIRO DA ESCOLA AZUL
CIEMAR - Laboratório de Ciências do Mar (SINES)
O CIEMAR tem como objetivo a promoção e execução de actividades científicas, pedagógicas e culturais destinadas à melhoria do conhecimento do ambiente marinho e à utilização sustentável dos seus recursos, dando especial atenção à região costeira do Alentejo.
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Direcção-Geral de Política do Mar
Conheça o Projecto «Leva Portugal ao Mundo»
Projeto educativo que possibilita o trabalho de alunos em torno da decoração, lançamento e monitorização de pequenos veleiros não tripulados, equipados com GPS. Permite aprendizagens multidisciplinares de temas ligados ao mar e possibilita o contacto entre alunos de diferentes países e culturas.
Em “Leva Portugal ao Mundo” as mensagens não vão em garrafas mas sim em pequenos veleiros não tripulados equipados com GPS.
O projecto “Leva Portugal ao Mundo” nasceu depois de ter chegado à costa de Portugal um dos barquinhos do projecto norte-americano ‘Educational Passages’: o WEST.
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PARCEIRO DA ESCOLA AZUL
APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho
A APLM tem por missão a defesa, conservação e preservação do ambiente face aos impactes do lixo nos ecossistemas marinhos e a sensibilização, consciencialização e co-responsabilização da sociedade para valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental.
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PARCEIRO DA ESCOLA AZUL
Centro de Ciência de Angra do Heroísmo - Observatório do Ambiente dos Açores
O Centro de Ciência de Angra do Heroísmo é um espaço de divulgação científica para todas as idades. Dispõe de uma área de exposição interativa, um pequeno laboratório e ainda uma sala multimédia, desenvolvendo atividades no âmbito da consciencialização e educação ambiental.
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PARCEIRO DA ESCOLA AZUL
Centro Ciência Viva de Lagos
A temática central do Centro Ciência Viva de Lagos é assente em conteúdos científicos relacionados com a História e a Ciência dos Descobrimentos. Desenvolve inúmeras actividades experimentais e saídas de campo das mais diversas áreas cientificas.
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PARCEIRO DA ESCOLA AZUL
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo
O CMIA proporciona acções de promoção dos valores naturais no Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. Este é um espaço natural que integra a caldeira de D. Prior alimentada diariamente pela ribeira de S. Vicente e pela água da maré.
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A 25 DE JUNHO
Conferência Fernão Magalhães e os 500 anos da viagem de circum-navegação
O Clube de Oficiais da Marinha Mercante vai levar a efeito uma Conferência sobre Fernão Magalhães e os seus 500 anos da viagem de circum-navegação.
De registar a preseença do Coronel João Santos Fernandes, que no Dia Mundial do Homem do Mar abordará o maior feito da navegação por mar.
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Porto de Lisboa celebra a Primavera com visitas escolares
Celebrando a chegada da Primavera, o Porto de Lisboa acolheu em março cerca de 300 visitantes oriundos de várias escolas nacionais, bem como de grupos de particulares e universidades sénior.
Consoante a tipologia de visita, quer aos painéis de Almada Negreiros (Gare Marítima de Alcântara) ou no auditório do Centro de Formação da APL, (Gare Rocha Conde D´Óbidos), no âmbito do programa da disciplina de Geografia, os alunos assistiram a apresentações do Porto de Lisboa, sua multifuncionalidade e a sua importância para o desenvolvimento da economia regional e nacional.
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7 DE ABRIL, DIA NACIONAL DOS MOINHOS
MOINHOS DE MARÉ | Como funcionam, para que servem
Os moinhos de maré são habitualmente construídos em rios, perto da sua foz, onde a acção das marés é mais forte. É aproveitada a existência de uma enseada, isto é, de uma reentrância no terreno, natural ou artificial, onde a água da maré cheia possa ser armazenada. Esta enseada é separada do resto do rio por um açude. No enfiamento do açude fica o próprio edifício do moinho, por baixo do qual existem aberturas para a passagem da água: uma passagem para a água que sobe e outra ou outras para a água que desce, onde se encontram os rodízios que fazem girar as mós.
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Navio-escola Sagres em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo
O navio-escola Sagres largou de Lisboa no dia 13 de junho de 2014 para a Viagem de Instrução de cadetes do 2º ano da Escola Naval, que decorrerá até 20 de julho. Durante esse período, o navio fez escala no porto de Las Palmas nas Canárias e chegará ao arquipélago dos Açores em 3 de julho para fazer escala nos portos de Ponta Delgada (3 a 6 de julho) e Angra do Heroísmo (12 a 14 de julho).
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PRIMEIRA PALESTRA ESTA SEGUNDA-FEIRA
A Matemática dos instrumentos astronómicos no Museu de Marinha
No âmbito de Protocolo de Cooperação entre a Marinha e o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai ocorrer no Museu de Marinha um Ciclo de Palestras sobre “A Matemática dos instrumentos astronómicos”.
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Carapau de corrida
O peixe é vendido pelos pescadores nas lotas, em leilões «invertidos», ou seja, com os preços a serem rapidamente anunciados por ordem decrescente, até que o comprador interessado o arremate com o tradicional «chiu!». Isto implica que o melhor peixe, e o mais caro, é o que é vendido primeiro, ficando para o fim o de menor qualidade.
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LISBOA
Oceanário recebe família 17 milhões
Poucos dias depois de completar sete anos, o pequeno Luís não sonhava com tamanha surpresa na primeira visita ao Oceanário de Lisboa, no Parque das Nações. A família Ribeiro teve este sábado a sorte de ser o visitante 17 milhões e... vai dormir com os tubarões...
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UM VÍDEO EM DESTAQUE
Uma fracção da luz vinda do Sol alimenta toda a energia da Terra
O petróleo ou a energia das ondas só existem graças à energia solar. Mas a luz que chega à Terra é apenas uma fracção do que o Sol produz, explica o “Engenharia num minuto”, uma rubrica feita pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
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UM VÍDEO EM DESTAQUE
A largura das vias-férreas condiciona a exploração dos comboios
A largura das vias-férreas, chamada bitola, não é igual em toda a Europa, o que condiciona a economia associada ao transporte ferroviário. A engenharia teve uma palavra a dizer nisso, explica o “Engenharia num minuto”, uma rubrica feita pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
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PONTO DE INTERROGAÇÃO
Polvos de orelhas, o que são?
Povoando as profundidades dos oceanos, e predando pequenos organismos, existe um grupo de animais que a nossa imaginação de animais terrenos tende a caracterizar como bizarros. Falamos dos polvos de orelhas.
O que são polvos-de-orelhas? Para começar, como todos os polvos (Ordem Octopodida), têm 8 braços. Mais concretamente, pertencem à Sub-ordem Cirrina, que engloba polvos com papilas alongadas nos braços, denominadas de cirros. Os cirros são usados na captura e manuseamento de presas, uma vez que a alimentação destes animais é composta por pequenos crustáceos, moluscos e peixes.
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PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que é a superfície de Benioff?
É uma zona de espessura reduzida, semelhante a um plano, onde se situam os focos dos sismos próximo das fossas oceânicas. Partindo de uma fossa, a superfície de Benioff funde-se debaixo do continente ou arco insular próximo, com uma inclinação que varia dos 15º a 75º, até à profundidade. A repartição dos focos sísmicos manifesta o afundimento ou subducção de parte da litosfera oceânica por baixo da litosfera continental.
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CONCHAS MARINHAS
A simplicidade e beleza da sua descrição matemática
Quando o bicho que vive numa concha cresce, é necessário que a concha onde vive também cresça, para o acomodar. O modo de crescimento das conchas permite que a sua forma se mantenha. As medidas dos segmentos que unem o centro da concha aos pontos da concha aumentam, mas as amplitudes dos ângulos formados por esses segmentos e as tangentes à concha mantêm-se, ou seja, as conchas seguem uma espiral equiangular ou logaritmica.
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A beleza matemática das conchas
Muitos aspectos do crescimento de animais e plantas, apesar de, pelas suas formas elaboradas, parecerem governados por regras muito complexas, podem ser descritos por leis matemáticas muito simples. Um exemplo claro disso são as conchas e os búzios marinhos já que se consegue, com um modelo relativamente simples, descrever e gerar facilmente a grande maioria dos muitos tipos de conchas que existem na natureza. O modelo matemático é construído, passo a passo, a partir da equação de uma simples espiral, passando por uma helicoidal e terminando, finalmente, na modelação das paredes das conchas.
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Elementos de Astronomia
O interesse da Humanidade no aperfeiçoamento do conhecimento sobre o Universo reparte-se por diversas razões. Antes de mais por razão de ordem prática. Alguns fenómenos celestes são periódicos e por isso fornecem cronómetros naturais de importância extrema para a evolução e organização da vida humana. A navegação marítima, do período das Descobertas, teve também como consequência o desenvolvimento da arte de observar e medir os céus.
Mas há também razões de interesse puro no avanço dos conhecimentos. São inúmeros os exemplos que cruzam a História da civilização.