Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
Protocolo entre a APA e a UA estabelece Cátedra Não Académica UA/CESAM – Porto de Aveiro
A Cátedra UA/CESAM – Porto de Aveiro focar-se-á na modelação hidrodinâmica e na avaliação dos impactos ambientais e climáticos associados à operação portuária, com ênfase na Ria de Aveiro, um ecossistema classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE).
A colaboração abordará desafios relacionados com:
• Monitorização e modelação numérica de processos hidrodinâmicos;
• Impactos ambientais de obras portuárias, como as melhorias nas acessibilidades marítimas do Porto de Aveiro;
• Cenários de adaptação às alterações climáticas, incluindo subida do nível do mar e alterações dos padrões de circulação da água na laguna.
O contrato que prevê a contratação de um investigador doutorado, em regime permanente, e a possibilidade de financiamento de uma bolsa de doutoramento em ambiente não académico, prevê um apoio de 180 000 euros durante 6 anos, 30 000 euros/ano, por parte da Administração do Porto de Aveiro.
A nova cátedra insere-se no âmbito do Concurso FCT-Tenure, um instrumento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa cofinanciar até 1000 posições permanentes para investigadores doutorados. Esta iniciativa reforça a contratação em instituições de investigação e fomenta parcerias com entidades não académicas, como a APA.
Este protocolo vem reforçar a ligação entre a ciência e a indústria, promovendo a excelência na investigação e contribuindo para a construção de soluções inovadoras que assegurem o equilíbrio entre o desenvolvimento económico, a proteção ambiental e a adaptação às mudanças climáticas.