Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




DOCAPESCA ADJUDICA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PORTO DE PESCA DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

A Docapesca adjudicou, por cerca de 21 mil euros, a empreitada de melhoria da eficiência energética no porto de pesca de Vila Real de Santo António, que prevê a substituição de 42 luminárias por equipamentos LED.
Nestas luminárias serão montados elementos de proteção contra aves.

DOCAPESCA ADJUDICA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PORTO DE PESCA DO RIO ARADE

A Docapesca adjudicou, por 56 mil euros, a empreitada de melhoria da eficiência energética no porto de pesca do Rio Arade, que prevê a substituição de 18 luminárias e 34 projetores por equipamentos LED.
Com esta mudança para LED, a potência instalada é reduzida de 24.720 para 9.690 Watts (W), ou seja, menos 61 por cento, permitindo ganhos ambientais e uma menor fatura energética.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM VÍDEOS | 2011

Mar Salgado

Programa de informação sobre a faina dos pescadores em Portugal, a sua rotina de ganhar o pão no mar deixando a angústia em terra com as famílias que os seguem na areia das praias, uma reportagem da autoria da jornalista Rita Ramos.

NOVE LOTAS COM CERTIFICAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR DESDE 2017

A Docapesca obteve a certificação ISO22000, pela APCER, do sistema de gestão da segurança alimentar de nove lotas nos últimos quatro anos e, além disso, também foi concluída com sucesso a transição para o referencial de 2018 desta norma.

Em 2020 a certificação foi alargada às lotas de Setúbal e Quarteira, tendo igualmente sido renovada a certificação das lotas de Póvoa de Varzim, Figueira da Foz, Sagres, Sesimbra, Viana do Castelo, Aveiro e Vila Real de Santo António.

RICARDO SERRÃO SANTOS:

Oportunidade de pesca para 2021 está em linha com pareceres científicos e princípios da Política Comum

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, em representação de Portugal,Conselho de Ministros da União Europeia na área das pescas, em que foram definidas as quotas para 2021 e para o biénio 2021-2022 para as espécies de profundidade “balizou o estabelecimento das oportunidades de pesca em linha com os melhores pareceres científicos e de acordo com os princípios da Política Comum das Pescas, nas suas vertentes ambiental, social e económica”.

DOCAPESCA LANÇA CONCURSO PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SAGRES

A Docapesca lançou um concurso público para melhoria da eficiência energética do porto de pesca de Sagres, com o preço base de 35 mil euros, envolvendo a montagem de 56 luminárias LED que irão permitir reduzir a potência instalada em 60 por cento.

ESTA SEXTA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO

Resultados do projecto ValorMAR apresentados em webinar sobre «Digitalização da Cadeia de Valor do Pescado»

No âmbito do projeto Mobilizador ValorMAR, cofinanciado pelo Compete2020, será dinamizado o 2º webinar de disseminação de resultados, no dia 18 de dezembro às 14h30.
Subordinada ao tema “Digitalização da Cadeia de Valor do Pescado”, a sessão abordará o crescente interesse dos consumidores europeus em conhecer a origem dos produtos que consomem e a rastreabilidade da cadeia de valor do pescado.

Novas escadas e defensas no porto de pesca de Vila Real de Santo António

A Docapesca adjudicou a empreitada de substituição das escadas e defensas do cais de descarga de pescado do porto de pesca de Vila Real de Santo António, por cerca de 29 mil euros, na sequência de concurso lançado em setembro.

Projecto PESCAz - Pescarias Sustentáveis nos Açores apresentado na Horta

O projecto “PESCAz – Pescarias Sustentáveis nos Açores: como pode ser melhorada a base científica para avaliações do estado dos recursos pesqueiros?” foi apresentado na cidade da Horta. Um projecto que que juntou o IMAR — Instituto do Mar, o Instituto Okeanos da Universidade dos Açores, a Federação das Pescas dos Açores e a APEDA – Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores, e correspondeu a um investimento de mais de 190 mil euros.

Certificação MSC suspensa para todas as pescarias de arenque e verdinho atlântico-escandinavo

A certificação do Marine Stewardship Council (MSC) para a pesca do arenque e verdinho atlântico-escandinavo será suspensa a 30 de Dezembro de 2020. Esta medida foi anunciada pelos organismos de certificação independentes responsáveis por essas pescarias.

A razão para a suspensão é a falta de um acordo internacional sobre como gerir os níveis de captura entre diferentes nações.

DOCAPESCA CONCLUI REABILITAÇÃO DA RAMPA VARADOURO DE QUARTEIRA

A Docapesca concluiu a reabilitação da rampa varadouro do porto de pesca de Quarteira, na sequência de concurso lançado em setembro e adjudicação da obra em outubro pelo valor de 50 mil euros.
Esta empreitada destinou-se à reparação das juntas das lajetas e das lajes da rampa varadouro, que é utilizada para as operações de alagem a bota-abaixo das embarcações.
 

DOCAPESCA LANÇA SITE «LOTA EM CASA»

A Docapesca lançou sexta-feira o site “Lota em Casa” que permite ao consumidor final identificar os locais de venda de pescado fresco com origem nas lotas portuguesas em cada região, incluindo mercados municipais, peixarias, grandes superfícies e circuitos curtos de comercialização de pescado (cabazes).

Através da localização GPS, o novo site apresenta todos os pontos de venda aderentes ao CCL – Comprovativo de Compra em Lota perto de nossas casas, disponibilizando também uma funcionalidade que permite ao utilizador aumentar o raio de pesquisa até 100 km.

Leilão do pescado já pode ser feito na nova Lota do Funchal

Os serviços de Lotas e Entrepostos da Secretaria regional de Mar e Pescas da Madeira e os técnicos das empresas continentais que se deslocaram à Região, concluíram “com sucesso” a operação de transferência da antiga lota do Funchal para as novas instalações do sistema electrónico que auxilia no leilão do pescado.

DOCAPESCA CONCLUI CENTRAL FOTOVOLTAICA E LANÇA CONCURSO PARA ILUMINAÇÃO LED EM VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

A Docapesca concluiu a instalação de uma central fotovoltaica, que transforma energia solar em elétrica, no porto de pesca de Vila Real de Santo António, que representou um investimento próximo dos 50 mil euros.
O sistema fotovoltaico, que é o primeiro instalado em portos de pesca a nível nacional, permite cobrir cerca de 30 por cento dos consumos da lota, tendo uma produção anual estimada em 40 mil kWh, e é composto por cem módulos com a potência unitária de 310 Wp.

Docapesca investe 178 mil euros no porto de pesca do Rio Arade

A Docapesca lançou dois concursos públicos para a instalação de central fotovoltaica e reabilitação dos tanques de água salgada no porto de pesca de Rio Arade com um preço base global de 178 mil euros.
A central fotovoltaica, que transforma energia solar em elétrica, visa a melhoria da eficiência energética do porto e trata-se de uma unidade de produção para autoconsumo de energia. Este concurso tem o preço base de 146.500 euros.

Docapesca lança concurso para central de água salgada na Figueira da Foz

A Docapesca lançou um concurso, com o preço base de 100 mil euros, para a instalação de uma nova central de bombagem de água salgada na lota da Figueira da Foz.
A nova central de bombagem será totalmente equipada para as condições de funcionamento resultantes da necessidade de aumento da capacidade. Estão igualmente previstos trabalhos de construção civil que visam a manutenção de condições perfeitas de utilização.
 

Manancial ibérico de sardinha dá sinal claro de recuperação

Os resultados da campanha IBERAS0920 dão conta do melhor recrutamento de sardinha dos últimos 15 anos. Tal como em anos anteriores, a maior concentração de juvenis foi observada na costa ocidental norte de Portugal.
A campanha de investigação IBERAS0920, realizada pelo IPMA e pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), a bordo do Navio de Investigação do IEO "Ramón Margalef", que teve como principal objetivo a estimação da abundância, por métodos acústicos, de sardinha na costa ocidental da Península Ibérica, decorreu entre 9 e 30 de setembro de 2020.

Secretária de Estado das Pescas em Madrid

A Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, reuniu-se dia18, em Madrid, com a Secretária-Geral das Pescas do Governo de Espanha, Alicia Villauriz, para analisar as propostas do próximo Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia sobre os totais admissíveis de capturas (TAC), quotas e outros assuntos de interesse comum relacionados com a atividade das pescas.

AÇORES

VAB da pesca foi de 283 milhões de euros em 2017

Em 2016 e 2017, os Açores e a Região da Madeira representaram, em conjunto, 10,7% do Valor Acrescentado Bruto da Economia do Mar nacional (4,1% nos Açores e 6,6% na Madeira, respectivamente).
Esta proporção compara com um peso relativo inferior das duas regiões autónomas (4,5%) no total do Valor Acrescentado Bruto do país (2,1% nos Açores e 2,4% na Madeira).

ESTA QUINTA-FEIRA

Sciaena debate pesca de pequena escala em webinário. Participação gratuita

A Sciaena continua o seu ciclo de webinars com o evento “Uma nova luz sobre a Pesca de Pequena Escala: Benefícios e Oportunidades de uma Monitorização e Controlo Melhoradas”, a realizar esta quinta-feira, 19 de Novembro, entre as 10 horas e as 11h30. A participação é gratuita.

Total: 538