Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




GOVERNO DOS AÇORES REPRESENTADO NA REUNIÃO ANUAL DA COMISSÃO INTERNACIONAL PARA A CONSERVAÇÃO DOS TUNÍDEOS DO ATLÂNTICO

Entre os dias 13 e 20 de novembro de 2023 teve lugar, no Cairo (Egipto), a 28.ª reunião anual da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT), cujo principal objetivo foi determinar medidas de gestão das pescarias mundiais de tunídeos e afins praticadas no Atlântico e mares adjacentes.

Esta reunião contou com a participação de cerca de 600 delegados de 52 Partes Contratantes (PC), 5 Partes Cooperantes (Bolívia, Taipei Chinês, Suriname, Guiana e Costa Rica) e Organizações Não Governamentais (ONGs).

DOCAPESCA REQUALIFICA LOTA DE CASCAIS

A Docapesca e a Câmara Municipal de Cascais apresentaram esta terça-feira a nova lota e o novo cais de aprestos de Cascais, em cerimónia que contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

O investimento de cerca de 600 mil euros, cofinanciado pelo programa operacional Mar 2020, contemplou a requalificação total da lota, dotando o espaço de todas as condições para a obtenção de número de controlo veterinário, que permite a comercialização do pescado com todas as garantias de segurança alimentar.

Indústria conserveira garante 14 mil toneladas de sardinha

Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco e Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe assinaram segunda-feira, em Matosinhos, um acordo de parceria.

Governo dos Açores lança campanha de valorização do pescado da Região

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, tem em marcha uma campanha de valorização e promoção do pescado da Região Autónoma, denominada “Do Pescado saber tratar”, visando a promoção do pescado dos Açores, conforme anunciado pelo presidente do Governo, na visita que efectuou ao porto de pescas de Rabo de Peixe, em 2022.

Vila Praia de Âncora acolheu II Congresso da Pequena Pesca

A pequena pesca foi tema, no último sábado, de um congresso, o segundo que se realiza em Portugal, e que teve lugar em Vila Praia de Âncora. Uma ocasião que permitiu uma reflexão multifacetada, reunindo responsáveis dos vários sectores ligados à pesca, e que trouxe boas notícias à Vila e ao Concelho, já que a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, prometeu voltar brevemente para fazer o ponto de situação sobre o processo de reconfiguração do Portinho de Vila Praia de Âncora, um assunto que o presidente da Câmara, Rui Lages, tinha de resto elencado na sua intervenção, que abriu os trabalhos.

A 4 DE NOVEMBRO, EM VILA PRAIA DE ÂNCORA

2.º Congresso da Pequena Pesca

A Docapesca, com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e da Alimentação e o apoio institucional da Associação Natureza Portugal/WWF e da Câmara Municipal de Caminha, vai promover o 2.º Congresso da Pequena Pesca, no dia 4 de novembro, a partir das 9h00, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, Caminha.

A iniciativa vai reunir organizações de produtores, associações de armadores, organizações não-governamentais, universidades e centros de investigação. Em cima da mesa de debate, estarão temas como a valorização da pequena pesca, os seus desafios numa perspetiva ibero-americana, as mulheres na pesca, assim como as potencialidades e desafios futuros que se colocam e colocarão no setor.

Docapesca lança concurso para conjunto de melhorias no porto de pesca de Setúbal

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. acaba de lançar o concurso para a “requalificação da zona de alagem e reparação de embarcações de pesca e respetiva área de apoio do porto de pesca de Setúbal”.

Em comunicado, revela que o investimento tem um valor base de 500 mil euros e permitirá “a melhoria das condições de segurança das embarcações, das condições técnico-funcionais de apoio à pesca, da organização e, naturalmente, das condições de trabalho no porto de pesca”.

REPORTAGEM

Marinheiros imigrantes, o lado invisível das pescas portuguesas

Ao meio da manhã, no Porto de Peniche, são poucos os barcos que descarregaram peixe. Mas Juan Arrazaba não tem mãos a medir. O peruano de 29 anos orienta os colegas indonésios que içam caixas de peixe do porão do barco para cima da muralha. “Faço de tudo um pouco”, diz, “virar redes, desembarcar o peixe, ajudo na casa das máquinas, faço de contramestre também”. Chegou a Portugal em 2019, está em Peniche há dois meses.

EXPO FISH PORTUGAL a 16 e 17 de Novembro

A Docapesca, com o alto patrocínio institucional do Ministério do Mar, vai organizar a EXPO FISH PORTUGAL, o maior espaço virtual de promoção de pescado português e das atividades ligadas ao Mar, nos dias 16 e 17 de novembro, e que vai centralizar a oferta de pescado nacional - fresco e transformado - num evento virtual, agregando comércio, investigação e inovação.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA EM VÍDEOS | 2011

Mar Salgado

Programa de informação sobre a faina dos pescadores em Portugal, a sua rotina de ganhar o pão no mar deixando a angústia em terra com as famílias que os seguem na areia das praias, uma reportagem da autoria da jornalista Rita Ramos.

CONSERVEIRA DE LISBOA

Ter tempo para conversar. Com muita lata à mistura

O negócio funciona há 90 anos na Baixa da cidade. À sua frente está a família Ferreira, que se diz empenhada em chegar ao centenário sem abdicar de princípios simples: manter a qualidade dos produtos e receber bem quem os visita.

A sardinha é rainha da costa nacional, o bacalhau vem de outros mares...

A sardinha é rainha da costa nacional, o bacalhau vem de outros mares. Uma e outro dominam a gastronomia e trazem consigo muita história que ajuda a explicar quem somos.
Qual dos dois representa melhor o sentimento de portugalidade? Chefs e outras figuras públicas dizem de sua justiça.
E escolheram um vencedor, claro.

Ó freguês, há sardinha e há carapau lindo! Olhó carapau manteiga!

Os santos populares rimam com sardinha, mas os stocks desta espécie inspiram alguns cuidados. Uma forma inteligente de ajudarmos a recuperá-los é comendo mais carapau. É abundante, variado, barato e dá para muita receita saborosa. Conhece o misterioso carapau manteiga?

LAGOS

Arte Xávega, a pesca por arrasto na Meia Praia

Um dos tipos de pesca mais antigos do Algarve continua a persistir no areal da Meia-Praia por um dos únicos mestres da arte xávega que ainda tem licença, em Lagos – José Glória, mais conhecido por Mestre Zé Bala.

Fileira do Pescado

A FILEIRA DO PESCADO pretende promover e valorizar a qualidade e a sustentabilidade do pescado consumido em Portugal, assumindo-se como um interlocutor privilegiado com as diversas instituições e com o consumidor.

LOTAÇOR

A Pesca nos Açores

A Pesca que nos Açores remonta à colonização das ilhas, explora cerca de 80 das mais de 500 espécies marinhas que compõem o ecossistema. Maioritariamente artesanal, os aparelhos de linha e anzol dominam as diversas pescarias.
Aliás, nas águas em torno dos Açores a potencialidade pesqueira é condicionada pela profundidade, fortes correntes e pela natureza e irregularidade do fundo, que dificultam a utilização de artes de pesca. Assim, a pesca praticada pela frota regional é realizada na proximidade das ilhas, nos bancos de pesca e nos montes submarinos que apresentam profundidades menores do que os 1.000 metros.

Mulheres-arrais, as pescadeiras com o dever do mar

Andam no mar desde sempre, ou pelo menos desde há 100 anos, o que é um tempo imemorial. Mas são uma rareza num mundo masculino e ainda parecem gostar de se invisibilizar: são as mulheres que vão com os seus homens de barco e começam a mandar. A NM andou com elas, e com eles, todos são casais, na costa brava do Alto Minho, da Apúlia até Viana e elas contam porque é que não resistem ao mar.

DOCAPESCA

Leilão Online - Pescado do Mar

Total: 42
1 [2] 3