Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
AÇORES | CANDIDATURAS ATÉ 30 DE ABRIL
Publicado Aviso PRR para incentivos ao sector da pesca e aquicultura
A Secretaria Regional do Mar e das Pescas dos Açores, através da Direcção Regional das Pescas, informa que foi já publicado o Aviso N.º 02/C10-i05-RAA/2024, referente ao Sistema de Incentivos à Transição Energética, Digitalização e Redução do Impacto Ambiental no Sector da Pesca e da Aquicultura. O período para submissão de candidaturas decorre entre terça-feira, 14 de Janeiro, e as 17h00 de 30 de Abril.
Este sistema, integrado no investimento TC-C10-i05-RAA, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dispõe de um montante global de cinco milhões de euros para apoiar operações que promovam a modernização, a inovação e a sustentabilidade no sector das pescas e da aquicultura nos Açores.
São elegíveis operações que visem a modernização e renovação da frota de pesca, a inovação nos sectores das pescas e da aquicultura com vista a melhorar o desempenho energético, a modernização de processos, a redução da produção de resíduos no mar e a promoção da economia circular, avança uma nota de imprensa do Executivo açoriano.
Poderão candidatar-se ao sistema os proprietários ou armadores de navios de pesca registados em portos da Região Autónoma dos Açores, os operadores do sector da transformação e comercialização de produtos da pesca e da aquicultura, as organizações de pescadores, incluindo organizações de produtores, as empresas aquícolas, bem como empresas públicas com atribuições e responsabilidades na administração do sector das pescas.
Este sistema de incentivos reforça o compromisso com a sustentabilidade e resiliência do sector, promovendo a modernização da frota, a eficiência energética, a redução de resíduos e a economia circular, alinhando-se com os objectivos estratégicos do PRR e com as necessidades do sector das pescas e da aquicultura na Região Autónoma dos Açores, adianta a mesma nota.