Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PRR

Governo dos Açores regulamenta apoios à sustentabilidade na pesca e aquicultura

 O Conselho do Governo Regional dos Açores, reunido na vila da Madalena, Ilha do Pico, aprovou a Resolução que regulamenta o Sistema de Incentivos à Transição Energética, Digitalização e Redução do Impacto Ambiental no Sector da Pesca e da Aquicultura, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência dos Açores (PRR Açores).

Este Sistema de Incentivos ao sector das pescas contará com uma verba de 1,1 milhões de euros, no Orçamento Regional de 2025, e de 3,9 milhões de euros, em 2026.

Esta medida “pretende tornar a actividade da pesca, bem como as actividades conexas, ambientalmente mais sustentáveis, procurando estabelecer um sector mais moderno, atractivo e mais competitivo”, avança o Comunicado do Conselho do Governo, acrescentando que este “sistema de incentivos contempla o apoio a proprietários e armadores de navios de pesca registados em Portos da Região, aos operadores do sector da transformação e comercialização, às organizações de pescadores, às empresas aquícolas e às empresas públicas com atribuições e responsabilidades no sector da Pesca”.

Por outro lado, “este sistema de incentivos visa a modernização e a melhoria do desempenho energético da frota pesqueira da Região” e tem, ainda, como objectivo “a inovação em aquicultura, de modo a melhorar o desempenho energético do sector, a redução da produção de resíduos no mar e a pegada de carbono”.

Com esta Resolução, o Governo dos Açores pretende “promover a economia circular em toda a fileira da pesca e da aquicultura e a diversificação da actividade, promovendo uma pesca mais sustentável e competitiva, alinhada com as metas da União Europeia para a sustentabilidade ambiental e para a eficiência energética e digital”, realça o mesmo comunicado.

fonte