Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




Esta é a praia mais pequena do mundo. Fica aqui ao lado e «não tem mar»

É espanhola, fica a 100 metros do mar e recebe água por túneis subterrâneos. Foi declarada Monumento Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Playa de Gulpiyuri é uma pequena praia localizada no concelho de Llanes, nas Astúrias. Tem cerca de 50 metros de diâmetro, e é o resultado do abatimento de uma gruta, uma formação conhecida como dolina e tornou-se conhecida por ser "a praia mais pequena do mundo".

No meio da ria de Aveiro, as estrelas ficam mais brilhantes

A bordo de um barco moliceiro também se aprendem grandes lições de astronomia. Guiados pela estrela Polar, rumámos à escuridão da ria para aprender a distinguir estrelas de planetas e desconstruir alguns mitos. E ainda tivemos direito a avistar um cometa.

NO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA - VEM CONHECER O MEU SITE

Olá, eu sou o Vasco!

O Vasco é um menino curioso e simpático que nasceu na Atlântida, a 8 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos. Este super-herói, defensor dos oceanos, age a favor da natureza e do planeta. O seu carácter, forte e determinado, é admirado no Oceanário de Lisboa e o seu estilo de vida incentiva todos que o conhecem, miúdos e graúdos, a agirem como ele.

FIQUE EM CASA, COM O PORTO DE SINES

Sintonizado com a campanha nacional para que todos os que possam fiquem em casa neste período crítico, o Porto de Sines iniciou há dias a publicação de uma série de passatempos nas suas redes sociais – Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.

O cenário para estes passatempos é sempre o Porto de Sines. Atendendo ao sucesso do post inaugural, com muitas centenas de participantes desempoeirando o livrinho da tabuada, resolvemos partilhá-lo com os milhares de leitores que visitam o portal da APP, recebendo também a sua newsletter diária.
 

FERREIRA FERNANDES

Ode a uma obra-prima

No primeiro livro impresso da culinária portuguesa, em 1680, Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, cozinheiro do príncipe regente D. Pedro II, não se escreve uma só linha sobre pastéis ou bolinhos de bacalhau. É natural, embora o bacalhau já cá aportasse antes dos Descobrimentos, a sua companheira batata só chegaria às mesas portuguesas quando D. Maria I incentivou o cultivo do tubérculo na ilha Terceira, Açores, mais de um século depois das receitas de Domingos Rodrigues.

Quem me dera que a praia de Odeceixe fosse um segredo

Quem não gostaria de ter uma praia assim só para si? Guardá-la, como um segredo de poucos, uma praia só para os amigos do peito? Um paraíso, quase para o ano todo, onde se possa passear entre as memórias das férias grandes de outros tempos e as novas memórias criadas em cenário de beleza visceral? Mas, se bem que todos temos direito aos nossos grandes sonhos e pequenos egoísmos, o certo é que esta nossa praia já não é segredo nenhum, nem é só para alguns felizardos.

A Praia do Sul da Ericeira corre-nos nas veias há cinco gerações

Sair de Lisboa, com o tempo quente e abafado, e chegar à Ericeira, onde passa uma brisa fresca, é uma alegria constante e sempre renovada. Há um condicionamento qualquer, que Pavlov explicará, que nos faz cantar o hino da terra, mal vemos uma pontinha daquele mar: “Ericeira, Onde o Mar é Mais Azul / Nas belas praias do sul / De doirada e fresca areia / Ericeira, és tão bela e tão formosa...” Embora já sejamos todos crescidos, não resistimos a acompanhar o ritmo com palmas e gargalhadas, de tão ridículos que somos. Mas repetimos, sempre, porque ver aquele mar imenso enche-nos o peito; imaginar o seu cheiro tão característico, por causa das algas, faz-nos esquecer de imediato as correrias da semana.

À VOLTA DA PRAIA

Os areais do Malhão-Aivados não têm nada e por isso têm tudo

Ao contrário das praias talhadas pela falésia noutras zonas da costa alentejana, a extensão Aivados-Malhão é acompanhada apenas pelas dunas. Escapou às tentativas de desenvolvimento regional e aos interesses imobiliários. E hoje é um paraíso.

À VOLTA DA PRAIA

Mega Fundeira: esta praia não é para todos

Sob o quilómetro 306 da icónica EN2, na fronteira entre Góis e Pedrógão Grande, esconde-se uma pequena área de recreio onde, no Verão, se vive de refrescantes mergulhos em plena comunhão com a natureza.

Guia para descobrir os animais marinhos da sua praia

Chegados à praia, começamos por ver pouco da vida selvagem marinha. A ave que sobrevoa o mar ao longo da costa, a concha meio partida no areal junto à rebentação das ondas, os fiapos de algas agarrados a cascas de mexilhão.

À VOLTA DA PRAIA

O Canal é uma das últimas praias selvagens (e desertas) do Algarve

O acesso pode ser desafiante e, ao contrário da vizinha Arrifana, não tem apoios de praia, restaurantes nem nadador-salvador. Mas é toda só para nós. Quantas vezes se pode dizer isto no Algarve?

Cabedelo, a praia que alimenta a arte bruta

Joaquim Pires fala da praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, como ninguém. Joaquim, aliás, vive a sua praia como ninguém. É lá que se abastece para criar “peças bonitas”, feitas de paus, galhos, “pinheiros tortos”.

“Não está. Foi aos paus”, informou-nos Emília. À segunda, depois de um copo na Taberna do Poita, não foi preciso bater à porta da arrecadação, onde o seu marido vai acumulando paus e coisas que vai esculpindo enquanto cria arte bruta.

Na Berlenga, longe de tudo

Menos de 13km separam a costa continental da Berlenga Grande. Mas ela é outro mundo, garantem os habitantes e exploradores da ilha agora limitada a 550 visitantes por dia. Uma medida para proteger um lugar pequeno de coisas únicas.

A 25 DE ABRIL

Oceanário vai celebrar Dia Mundial do Pinguim

O Oceanário de Lisboa, onde habita uma colónia de pinguins, celebra celebra o Dia Mundial dos Pinguins esta quinta-feira, 25 de Abril. “Com o objectivo de promover o conhecimento e sensibilizar para a conservação destas aves marinhas, educadores marinhos vão estar no habitat do Antártico para dar a conhecer estes residentes tão especiais, através de diversas actividades”, refere o Oceanário.

No caso do Oceanário, ali habita uma colónia “de cerca de 30 indivíduos, de duas espécies diferentes, o pinguim-de-magalhães e o pinguim-saltador-da-rocha, sendo que a maioria já nasceu no Oceanário”, refere a instituição.

Mil Paisagens à Beira-mar

Do Meco ao Espichel

A praia do Moinho de Baixo, mais conhecida como Meco, devido à proximidade da aldeia com o mesmo nome, distingue-se pelos extensos areais que se prolongam até à Praia das Bicas, e tornou-se conhecida por ser uma das primeiras praias de nudismo de Portugal. Depois das Bicas, surge uma costa escarpada que desenha a paisagem até ao majestoso Cabo Espichel.

Pela terceira vez, Oceanário distinguido como melhor aquário do mundo

No ano em que celebra o 20º aniversário, o Oceanário de Lisboa foi considerado, pela terceira vez e segunda consecutiva, o melhor aquário do mundo pelo Travelers’ Choice 2018 do TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo. Com 33.854 reviews, o Oceanário de Lisboa teve uma avaliação global de 4,5 em 5.

Conhecer Portugal de barco

Em terra de navegadores, quem se aventura nas águas doces e salgadas tem o mundo a seus pés. O GPS vestiu o colete e embarcou numa viagem de norte a sul para descobrir os encantos que o país guarda entre margens.

TSF

Recordar Cego do Maio: o grande herói dos pescadores poveiros

As águas da Praia Verde , na Póvoa de Varzim, são frias e por isso consideradas terapêuticas, mas também perigosas. Num tempo em que para salvar os camaradas tinham de ser os próprios pescadores a fazer-se ao mar, um homem apenas salvou a vida de muitos.

José Rodrigues Maio, mais conhecido como Cego do Maio, ficou para a história pelas vidas que salvou. Póvoa de Varzim está a comemorar os 200 anos do seu nascimento.

EU GOSTO É DO VERÃO...

Sobre a areia, na cidade

São de fácil acesso acesso e têm todas as comodidades para quem gosta de estar sobre a areia sem sair do conforto que as cidades têm para oferecer.
As praias do Porto, de Matosinhos e de Gaia são muitas e estão bem equipadas para aproveitar os fins de semana de verão em familia, para praticar desporto ou visitar património que conta histórias da nossa costa.

TESOUROS DA NOSSA COSTA

Zambujeira do Mar

Inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Praia da Zambujeira do Mar encontra-se anichada numa alta falésia que parece protegê-la do mundo, com a aldeia a espreitar o areal. Localiza-se entre arribas e vale, sendo atravessada por uma linha de água que desagua no mar.
De areal fino que se mistura com algum rochedo, a praia convive com o movimento das marés, que deixam a descoberto uma maior extensão de areal, que convida à descoberta dos seus recantos e ao exercício físico. Pelas suas características convida também à prática de surf, bodyboard, ao mergulho e à pesca desportiva. Também à contemplação e à reunião familiar.

Total: 64
1 [2] 3 4