Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

POR LUÍS MIGUEL CORREIA

Maurício de Oliveira e a «Revista de Marinha»

A 31 de Janeiro de 1937 saiu o primeiro número da Revista de Marinha, uma publicação que tinha como Director Maurício de Oliveira, um jornalista cheio de entusiasmo pelos assuntos do mar, então com 27 anos.

Maurício Carlos Paiva de Oliveira nasceu em Abrantes a 20 de Outubro de 1909. Em 1926, concluído o curso secundário no Liceu Camões, iniciou uma carreira brilhante de jornalista no "Rebate", transitando em 1929 para o "Diário de Lisboa."

Em paralelo, foi colaborador próximo do armador Bernardino Alves Corrêa, para quem começou a trabalhar em 1928 na Sociedade Agrícola da Ganda, transitando alguns anos mais tarde para a Companhia Colonial de Navegação, por cuja imagem foi responsável ao longo de várias décadas. Foi igualmente gerente da Pescal, a empresa de pesca do bacalhau criada por Bernardino Corrêa a seguir à segunda grande guerra.

Desde o começo da actividade jornalistica que deu especial atenção aos assuntos de marinha, lutando contra o "zero naval" dos anos vinte, desdobrando-se em actos de divulgação e propaganda no sentido do regresso de Portugal ao mar. Organizou exposições e debates, escreveu centenas de artigos e foi autor de 35 livros sobre a temática naval, alguns dos quais registaram diversas edições, inclusivé em linguas castelhana e inglesa.

CONTINUE A LER ESTA EVOCAÇÃO HISTÓRICA NO "BLOGUE DOS NAVIOS E DO MAR", DE LUÍS MIGUEL CORREIA
 







Artigos relacionados:

  • «Revista de Marinha» comemorou 75 anos