Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
![]() |
Tecnologia da Roma Antiga inspirou um novo barco luxuoso
O Domus é um novo conceito de trimarã inspirado numa tecnologia da Roma Antiga. A embarcação de luxo planeia ser emissões zero.
Os antigos romanos foram responsáveis por invenções que mudaram a nossa vida para sempre. Estradas, aquedutos e saneamento foram algumas das maiores proezas deste povo, que ainda hoje são cruciais para as mais diversas sociedades.
Agora, um novo conceito de trimarã é inspirado em casas térreas construídas no tempo da Roma Antiga. A embarcação chama-se Domus e foi criada pela Van Geest Design, em parceria com a Rob Doyle Design, escreve a Interesting Engineering. Aliás, “domus” é a palavra latina para “casa”.
![]() |
AÇORES
Embarcação não tripulada pela primeira vez na marina da Horta
Encontra-se na marina da Horta o “Mayflower 400”, uma embarcação “trimaran” com 15 metros de comprimento.
Procedendo de Plymouth(Inglaterra) e com destino a Plymouth(Estados Unidos) , propõe-se ser a primeira embarcação de viagem não tripulada.
Está dotada de sofisticado equipamento eletrónico que lhe permite efetuar a sua navegação autónoma apoiada em satélites, bem como com um sistema de câmaras capaz de detetar outras embarcações que se apresentem em rota de colisão com a sua, possibilitando-lhe, deste modo, alterar a sua rota, para evitar colisões.
![]() |
O «oitavo continente» pode vir a recolher e reciclar plástico dos oceanos
Um grande laboratório de investigação, flutuante e autossustentável, do tamanho de uma ilha, pode ser a próxima grande novidade no que toca a limpeza dos oceanos.
Segundo a Euronews, o objetivo é que o “oitavo continente” leve a cabo uma série de atividades com a missão principal de limpar a Grande Mancha de Lixo do Pacífico.
A Mancha é composta por 1.6 milhões de metros quadrados de lixo à tona do Oceano, cerca de 79 mil toneladas de restos de plástico.
![]() |
Porto de Leixões testa software de Inteligência Artificial AllRead
A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., em parceria com a ALLREAD Machine Learning Technologies, startup especializada em software de visão computacional, iniciativa do Centro de Visão por Computador da Catalunha (Universidade Autónoma de Barcelona) e do programa The Collider (Mobile World Capital Barcelona), testou com sucesso, no Porto de Leixões, um software de inteligência artificial.
![]() |
APDL E A NOS APRESENTAM O PRIMEIRO PORTO 5G EM PORTUGAL
Desde 2019 que Matosinhos é um laboratório vivo de inovação, para o qual a NOS tem contribuído ativamente, tornando a cidade mais inteligente e aplicando a tecnologia 5G a projetos que contribuam para o aumento da sua eficiência e competitividade em diversas áreas, nomeadamente na da indústria.
É neste contexto que a NOS e a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo – apresentam o Primeiro Porto 5G em Portugal. Integralmente coberto com a quinta geração de redes móveis da NOS, o Porto de Leixões poderá agora contar com significativos incrementos em termos de competitividade, eficiência e segurança na gestão desta importante infraestrutura nacional.
![]() |
UNIÃO EUROPEIA QUER APOSTAR NA «PONTE GLOBAL»
Von der Leyen dá como exemplo o cabo submarino que liga o Porto de Sines ao Brasil
A Presidente do executivo comunitário afirmou que a União Europeia (UE) deve "aprofundar as relações comerciais, reforçar as cadeias de abastecimento globais e desenvolver novos projectos de investimento em tecnologias verdes e digitais", sendo esse o propósito da Ponte Global.
Von der Leyen indicou assim que a Ponte Global irá "criar ligações e não dependências", dando o exemplo do cabo submarino de transmissão de dados Ella Link, que liga o Porto de Sines ao Brasil, e que foi inaugurado em Junho deste ano pela presidência portuguesa do Conselho da UE.
![]() |
MAN e DB estudam base científica para transporte 100% autónomo em terminal de contentores
A MAN Truck & Bus, juntamente com a Deutsche Bahn e a Fresenius University of Applied Sciences e a Götting KG, está apostada em desenvolver a digitalização e automatização dos processos logísticos nos terminais de contentores, de forma a que o futuro do transporte rodoviário deste tipo de carga possa ser feito de forma autónoma, eficiente, coordenada e flexível. Para tal, está em andamento o projecto ANITA, em Ulm Dornstadt.
![]() |
Rangel aposta na Inteligência Artificial para monitorização das cargas marítimas
A Rangel implementou uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de monitorizar, em tempo real, cargas marítimas a partir de informações de múltiplas fontes, antecipar mudanças de programação e criar soluções para situações inesperadas da actividade marítima e até contingências extremas, como o bloqueio do Canal de Suez, na sequência do encalhamento do porta-contentores ‘Ever Given’.
![]() |
Porto de Sines e ESRI Portugal promovem debate sobre os portos de nova geração
Esta quinta-feira, dia 17 de junho, a ESRI Portugal realiza o evento "Portos de Nova Geração: A Transformação Digital dos Portos Portugueses", em parceria com a APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve.
O evento enquadra-se nas Comemorações do Dia do Porto de Sines, que este ano assinala o 50.º aniversário da publicação do Decreto-Lei que definiu a criação do Gabinete da Área de Sines, entidade promotora do desenvolvimento do complexo portuário, industrial e logístico de Sines.
A necessidade de digitalização das organizações e o papel central da informação geográfica enquanto realidade inegável e fortemente acelerada pela crise pandémica mundial será um dos aspetos a discutir durante o evento, salientando ainda a necessidade de adaptação das empresas a esta dinâmica digital, sob pena de perderem competitividade.
![]() |
Google diz que futuros cabos submarinos vão render 500 milhões de euros por ano ao PIB português
Segundo um estudo da Copenhagen Economics, encomendado pela Google, os cabos submarinos EllaLink e Equiano, este segundo financiado pela Google, podem render até 500 milhões de euros por ano no PIB português. A gigante tecnológica afirma que os cabos terão um impacto nas melhorias da infraestrutura digital, quando estes estiverem operacionais, daqui a cerca de um ano.
![]() |
Apresentada candidatura para o reconhecimento de um Polo de Inovação Digital na área do Mar
A Fórum Oceano, com o envolvimento e a colaboração de uma rede que integra uma diversidade de organizações das diferentes fileiras do Mar, num total de 40 parceiros, entre Centros de IDT, Instituições de Ensino Superior, Empresas e Associações Empresariais, Centros de Interface Tecnológico, CoLABs e entidades da Administração Pública, submeteu uma candidatura para o reconhecimento de um Polo de Inovação Digital na área do Mar, no âmbito do Aviso n.º 01/2020 - Polos de Inovação Digital. Até ao dia 22 de janeiro, e dando seguimento ao processo de candidatura, será submetida uma Memória Descritiva que complementará a proposta já apresentada.
![]() |
Já começou a ser instalado o cabo submarino de fibra óptica que liga o Brasil a Sines
Já está em curso a ligação entre o continente sul-americano e a Europa, a partir de Fortaleza, no Brasil, até Sines, em Portugal, através do cabo submarino de fibra óptica da EllaLink. A instalação começou a 14 de Dezembro a com a ancoragem do cabo submarino na Praia do Futuro, em Fortaleza, informou o governo do Estado do Ceará.
Os trabalhos em Fortaleza vão estender-se pelos próximos meses, prevendo-se que a partir do segundo trimestre de 2021 entre em funcionamento a operação comercial desta ligação transatlântica, que irá permitir, pela primeira vez, o tráfego de dados entre os dois continentes.
![]() |
WEBINAR ESTA QUARTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO
O impacto do 5G na indústria e logística 4.0
A aicep Global Parques, em colaboração com a Nokia, promove esta quarta-feira um webinar subordinado ao tema “O impacto do 5G na indústria e logística 4.0”
A tecnologia 5G induzirá a uma revolução sem paralelo na indústria, logística e mobilidade e permitirá novas abordagens, prometendo mudar tudo e todos.
![]() |
O que a automação vai trazer à logística
O estudo da McKinsey “Automação na Logística. Grandes oportunidades, grandes incertezas” analisa principais razões pelas quais a automação está a transformar o sector da logística. A machine learning está a tornar-se numa tecnologia essencial para muitas organizações do sector à medida que estas procuram uma maior eficiência e avaliam a forma mais rápida e eficaz de chegar ao mercado.
![]() |
JOÃO SILVA (IP):
«O mundo do papel a acompanhar as cargas tem que acabar»
«O mundo do papel a acompanhar as cargas tem que acabar – não faz sentido absolutamente nenhum duplicarmos, em cada ponto das cadeias, os mesmos procedimentos, as mesmas tarefas. A missão é tornar tudo isto mais eficaz e mais barato, no fundo mais competitivo. É transformar todos estes processos em processos mais competitivos, simples e baratos. É importante para todos».
![]() |
NABO MARTINS (APAT):
«Desmaterialização é imprescindível para a nossa futura vida logística»
Obstáculos serão vários mas o caminho continuará a ser trilhado com sucesso – «Trata-se de um desafio para todos. Pode, como em tudo na vida, haver alguma resistência à mudança, podendo haver actores que resistirão mais do que outros. Por isso é essencial a comissão: esta será a locomotiva deste processo. Todos os actores irão, mais facilmente, atrás de uma entidade que está legislada, regulamentada e devidamente credenciada para levar este processo adiante, enquanto que, se isto fosse apenas assente em algum voluntarismo inorgânico ou menos estruturado, as resistências seriam, eventualmente, maiores e a evolução mais lenta», considera António Nabo Martins.
![]() |
A necessidade de aumentar a distância social estimula a robotização logística
A automação e a robotização na sociedade viverão um crescimento mais acentuado no sector da logística nos próximos anos, com o objectivo de, entre outros, manter a distância de segurança em armazéns e centros de trabalho.
Esta é a conclusão de várias empresas de tecnologia que garantem que a robótica permite realizar tarefas pesadas de ‘intermediação’ que evitam o contacto físico e facilitam o trabalho dos operadores. Se a tendência já estiver consolidada nos últimos anos, a crise sanitária acelerará e estimulará uma maior implementação destas equipas e soluções.
![]() |
Os desafios do «booking online» e da impressão 3D para o transporte marítimo
O "booking online" para cargas marítimas e a impressão 3D são dois dos grandes desafios que o director-geral da MSC Portugal identifica para o sector. Marco Vale não tem dúvidas que os barcos autónomos também serão, a prazo, uma realidade.
![]() |
MSC apoia projecto de construção de embarcação autónoma da ENIDH
O Departamento de Engenharia Marítima (DEM) da ENIDH (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique) vai voltar a contar com o apoio da MSC para mais um projecto inovador. Trata-se, desta vez, da construção de uma embarcação autónoma com controlo remoto para as suas investigações científicas.
![]() |
DE QUINTA A SÁBADO
Porto de Aveiro e CPA presentes na TECHDAYS AVEIRO 2019
Tem início esta quinta-feira, dia 10, prolongando-se até sábado, a 5ª edição do TECHDAYS, um evento dedicado à tecnologia e inovação, que procura estabelecer-se como um acontecimento de referência a nível nacional.
O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro marcam presença no evento, sendo "Silver Sponsors" desta edição. Em destaque a Janela Única Logística e o projecto 5G para a ferrovia.