Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




CIÊNCIA VIVA | VIANA DO CASTELO

A geologia da orla costeira - praia Norte

A área protegida do SIC (Sítio de Interesse Comunitário) litoral norte, tem diversas áreas de afloramentos rochosos que nos contam histórias da evolução da terra. Estes afloramentos datam do paleozóico, quando o nosso território era muito diferente daquilo que hoje observamos. Nestas zonas tínhamos um oceano primitivo, onde atualmente podem ser observadas diversas formações geológicas desse período.

A atividade pretende levar os participantes a observar os afloramentos rochosos e, através desta observação, a entenderem de que forma a terra evoluiu nos últimos milhões de anos. Poderão ainda observar, nestes afloramentos, indícios da biodiversidade do oceano Rheic.

ESCOLA DO MAR DOS AÇORES

Curso de Pescador

Pretende-se que o formando adquira as competências necessárias para exercer as funções inerentes à captura, à manipulação, à estiva e ao acondicionamento do pescado, bem como efetuar serviços de conservação, de beneficiação e de limpeza das embarcações e das artes e dos aparelhos de pesca. o formando apenas conclui formação de pescador, após a conclusão de Segurança Básica com certificação STCW emitida pela Escola do Mar (curso homologado pela DGRM).

Curso em logística e transportes chega este ano a Mangualde

O concelho de Mangualde vai ter uma nova pós-graduação a partir do mês de novembro. O anúncio aconteceu no âmbito de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Mangualde, a Coimbra Business School | ISCAC (Instituto Superior de Contabilidade e Administração), e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) da região Centro.

Fontes hidrotermais, o berço da vida

Descubra o fascinante mundo do oceano com a revista digital mensal para professores «Um oceano para ensinar» do Oceanário de Lisboa!

FOR-MAR

Curso de CONTRAMESTRE PESCADOR

Objectivos
Desenvolvimento das competências para exercer funções de:
a) Mestre de embarcações de pesca de comprimento entre perpendiculares inferior a 24m ou de arqueação bruta até 100, desde que opere: Na área limitada a norte pelo paralelo 43ºN, a oeste pelo meridiano 11ºW, a sul pelo paralelo 36ºN e a leste pela costa ibérica, e nos bancos Gorringe (Cettysburg), Josephine, Ampère, Seine e Dácia, com embarcações registadas nos portos do continente;
b) Segundo de navegação, de embarcações de pesca de comprimento entre perpendiculares inferior a 33m ou de arqueação bruta até 250;
c) Chefe de quarto de navegação de qualquer embarcação de pesca.

CIÊNCIA VIVA | 14 DE AGOSTO

À descoberta das salinas!

Vamos saber como nasce o sal de Aveiro, obtido através do método milenar ainda hoje presente nas marinhas de sal ativas. Será uma experiência única, no convívio com o marnoto, na observação da avifauna característica e no fim produzir sais de banho, tudo isto com muita ciência à mistura.

CIÊNCIA VIVA

Sal e Salinas

Desde a antiguidade que o sal tem sido explorado pelos diferentes povos que habitaram o Algarve. Rapidamente, o sal tornou-se um recurso extremamente valioso sendo mesmo utilizado como importante moeda de troca comercial.
Os romanos deixaram na Ria Formosa um importante legado de exploração de sal que se mantém nos dias atuais. Atualmente a região do Algarve é responsável por mais de 90% de todo o sal nacional.

Nesta ação os participantes têm a oportunidade de visitar uma salina tradicional em funcionamento e conhecer como se faz a produção de sal assim como a história associada a tal atividade. Esta ação é dinamizada em parceria com a Tavisal Lda.

Tartarugas marinhas, boa filha à praia torna

Descubra o fascinante mundo do oceano com a revista digital mensal para professores «Um oceano para ensinar» do Oceanário de Lisboa!

Tartarugas marinhas, boa filha a praia torna
Como nascem as tartarugas marinhas? Como viajam pelo oceano? As tartarugas-marinhas estão ameaçadas? Estas são algumas das muitas perguntas que terão resposta na 28.ª edição da revista digital destinada a professores do Oceanário de Lisboa.

CIÊNCIA VIVA | 14 DE AGOSTO

À descoberta da vida submersa da Ria Formosa

Nesta ação, oferece-se a oportunidade de testemunhar e compreender, as riquezas da Ria Formosa, através de um mergulho de apneia nos canais da Ria Formosa. Os participantes serão levados de barco da Câmara Municipal de Faro até a um ilhote, onde o monitor explicará um pouco sobre a Ria Formosa e todo o seu ambiente. Serão fornecidas barbatanas e óculos de mergulho aos participantes. Aconselha-se a participação de pessoas que saibam nadar.

Esta atividade conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro através da Unidade de Praias e Utilização Marítima de Faro.

ESCOLA DO MAR DOS AÇORES

Curso de Arrais de Pesca Local

Objectivos gerais: Preparação para exame de avaliação da aptidão para Arrais de pesca Local.
Desenvolver as competências para exercício do governo de embarcações de pesca de comprimento entre perpendiculares inferior a 9 m, desde que opere na área do porto de registo da embarcação e nas áreas dos portos limítrofes, de acordo com o tipo da embarcação (convés aberto ou fechado) e com os limites estabelecidos nas normas reguladoras do exercício da pesca local.

COOPERAÇÃO COM ANGOLA

Leixões acolhe formandos dos portos de Luanda e Lobito

O Porto de Leixões recebeu a visita de um grupo de formandos dos Portos de Luanda e Lobito, que faz parte de um programa de formação coordenado pela Universidade Católica e que proporcionou a estes alunos uma maior compreensão das operações portuárias e logísticas do Porto de Leixões.

Estas visitas representam uma oportunidade para a APDL partilhar o conhecimento e as melhores práticas com a próxima geração de profissionais do setor portuário e logístico, assim como promover a sua estratégia de sustentabilidade e inovação.

Marinha Portuguesa ministra o primeiro Curso de Buscas Avançadas em Ambiente Marítimo

Decorreu o primeiro Curso de Buscas Avançadas em Ambiente Marítimo (Advance Search in Maritime Domain (ASMD), ministrado pela Escola de Mergulhadores.
O curso ASMD, ministrado pela Marinha Portuguesa, faz parte dos compromissos assumidos por Portugal no âmbito do projeto de edificação de Capacidade de Buscas Militares, sob a égide da Agência Europeia de Defesa.

A 11 DE JULHO | ORGANIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO OCEANO AZUL

Salvar os Tubarões. Salvar o Oceano

A próxima edição online da Academia COOL, organizada pela Fundação Oceano Azul, vai decorrer no dia 11 de julho, entre as 15h e as 17; intitulada «Salvar os Tubarões. Salvar o Oceano», tem como objetivo sensibilizar para a importância destas espécies marinhas e para a sua proteção.

O evento tem como convidados oradores especialistas na temática para apresentar e debater temas da atualidade, de forma a capacitar as organizações da sociedade civil e munindo-as de ferramentas e conhecimentos que venham a ser desenvolvidos e trabalhados nas suas atividades.

241 alunos visitaram o Porto de Setúbal no ano letivo 2023/2024

O que se pode aprender num porto? Tanto, sobre a nossa cidade de Setúbal, da economia à sociedade, e tanto, também sobre o nosso mundo cada vez mais interconectado.

Foi com essas lições de vida em mente, que o Porto de Setúbal recebeu no ano lectivo que agora termina, 241 alunos de todos os graus de ensino, do básico ao universitário e formação profissional.

FOR-MAR PRESENTE NA FEIRA DE EMPREGO E CARREIRAS AZUIS

O For-Mar vai estar presente como expositor na Feira de Emprego e Carreiras Azuis, que se realiza a 17 de outubro de 2024, em Lisboa.

O For-Mar realiza formação e consultoria nos vários sectores de atividade da economia azul. As suas competências abrangem as áreas do transporte marítimo, atividades portuárias, pesca e aquicultura, construção naval, marítimo-turística, náutica de recreio, energias renováveis oceânicas, certificação STCW, sustentabilidade, entre outras.

9.ª EDIÇÃO: 19 a 22 de NOVEMBRO de 2024 | Inscrições abertas

PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO E LIDERANÇA EM ECONOMIA AZUL (PLEA)

O Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA) tem um objetivo claro: potenciar o aproveitamento económico, social e ambiental do oceano e recursos aquáticos, de forma sustentável e regenerativa, através da capacitação de pessoas com o conhecimento e as ferramentas fundamentais.

Para alcançar este objetivo foi desenvolvido um programa curricular holístico, que inclui a abordagem aos pilares do direito e da economia do mar; a caracterização dos setores de atividade tradicionais e emergentes; a identificação de desafios e oportunidades; a partilha de estratégias eficazes e boas práticas de planeamento, gestão e inovação; e a visão das atuais e futuras carreiras profissionais relacionadas com o oceano.

CLUBE DE ROBÓTICA DA ENIDH

O Clube de Robótica é aberto a todos os professores e alunos da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) que queiram transmitir aprender e consolidar conhecimentos no âmbito da Robótica.

Transpor a teoria para a prática é um dos objetivos da criação deste Clube. Através dele, os professores e estudantes da ENIDH conseguem chegar a projetos reais nas áreas de automação, visão computacional, machine learning e controlo, proporcionando, desta forma, uma cultura de empreendedorismo e independência.

17 A 21 DE JUNHO

Escola de Verão RedeMAR ULisboa 2024

A Escola de Verão RedeMAR ULisboa: "Um Oceano: uma abordagem multidisciplinar aos desafios marinhos e costeiros", oferece um momento único para combinar os seus talentos com os recursos deste ambicioso grupo, numa experiência de partilha de ideias em Português, sobre os nossos possíveis futuros comuns e para contribuir para o desenvolvimento de soluções baseadas no conhecimento, visando enfrentar ameaças e criar oportunidades.

DE 3 A 7 DE JUNHO

2.ª edição do Curso «Restauro Ecológico de Rios e Sistemas Costeiros»

A Universidade de Coimbra promove a 2.ª edição do curso breve "Restauro Ecológico de Rios e Sistemas Costeiros", com início previsto no dia 3 de junho e final a 7 de junho de 2024, a ser lecionado no Campus da Universidade da Coimbra na Figueira da Foz.

O curso é organizado pelos investigadores da UC, Departamento de Ciências da Vida e do MARE/ARNET, Maria João Feio e João Neto. Fazem parte do programa mais de uma dezena de palestras de professores que irão abordar temas como a história do restauro ecológico em rios e estuários, drenagem urbana e gestão de cheias ou avaliação de risco ambiental em zonas portuárias.

ENIDH

EMBARQUE NO NAVIO PORTA CONTENTORES FUNCHALENSE 5

Com o objetivo de proporcionar um contacto real com o mundo do trabalho desenvolvido a bordo de navios de mar, três alunos do curso da licenciatura de Engenharia de Máquinas Marítimas (LEMM) embarcaram no navio Porta Contentores "FUNCHALENSE 5" de propriedade do armador Grupo Sousa, acompanhados por uma docente que lecciona nos referidos cursos.

Total: 122
[1] 2 3 4 5 6 7