Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Economia azul abre um mar de oportunidades em Peniche

  A economia azul poderá abrir um capítulo na inovação e no emprego, explorando o mar, para lá da pesca e turismo. O Politécnico de Leiria tem apostado na investigação, o que está a levar ao desenvolvimento de startups.

A Zona Económica Exclusiva (ZEE) ou área de oceano que está sob administração portuguesa atinge mais de 1,7 milhão de km2 (cerca de 19 vezes maior do que a área terrestre do País), a economia azul representa 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor é do Compete 2030, que dá conta de que 4,1% do emprego está ligado a esta fleira.

Com a Estratégia Nacional para o Mar 2030 a reservar 539 milhões de euros de investimento, as startups do ecossistema azul nacional atingiram uma avaliação de 194 milhões de euros e, em Peniche, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) está a apostar na criação de um ecossistema azul na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM).

“Estamos ligados ou temos investigação a decorrer em diversas áreas. Desde bactericidas e fungicidas para aplicação na agricultura, a restauro de ecossistemas com forestas de algas castanhas, ao packaging ,combioflmepara pescado, produzido a partir de algas”, enumera o director da ESTM, Sérgio Leandro.

Na ESTM, a grande aposta passa pela criação do Smart Ocean, um hub para dinamizar iniciativas ligadas à economia do mar, ou outros recursos que possam ser usados, numa exploração “equilibrada e regenerativa”, a partir de Peniche.

Este centro está a ser construído no Porto de Pesca de Peniche e servirá como incubadora de empresas e startups dedicadas à economia azul. Acolherá também iniciativas inovadoras nas áreas de aquacultura, biotecnologia marinha e inovação, promoverá a cooperação e a transferência de conhecimento entre a academia, as empresas e a sociedade e catalisará a modernização de fleiras tradicionais, como a pesca e a transformação do pescado.

mais detalhes