Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Economia azul abre um mar de oportunidades em Peniche
A economia azul poderá abrir um capítulo na inovação e no emprego, explorando o mar, para lá da pesca e turismo. O Politécnico de Leiria tem apostado na investigação, o que está a levar ao desenvolvimento de startups.
A Zona Económica Exclusiva (ZEE) ou área de oceano que está sob administração portuguesa atinge mais de 1,7 milhão de km2 (cerca de 19 vezes maior do que a área terrestre do País), a economia azul representa 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB). O valor é do Compete 2030, que dá conta de que 4,1% do emprego está ligado a esta fleira.
Com a Estratégia Nacional para o Mar 2030 a reservar 539 milhões de euros de investimento, as startups do ecossistema azul nacional atingiram uma avaliação de 194 milhões de euros e, em Peniche, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) está a apostar na criação de um ecossistema azul na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM).
“Estamos ligados ou temos investigação a decorrer em diversas áreas. Desde bactericidas e fungicidas para aplicação na agricultura, a restauro de ecossistemas com forestas de algas castanhas, ao packaging ,combioflmepara pescado, produzido a partir de algas”, enumera o director da ESTM, Sérgio Leandro.
Na ESTM, a grande aposta passa pela criação do Smart Ocean, um hub para dinamizar iniciativas ligadas à economia do mar, ou outros recursos que possam ser usados, numa exploração “equilibrada e regenerativa”, a partir de Peniche.
Este centro está a ser construído no Porto de Pesca de Peniche e servirá como incubadora de empresas e startups dedicadas à economia azul. Acolherá também iniciativas inovadoras nas áreas de aquacultura, biotecnologia marinha e inovação, promoverá a cooperação e a transferência de conhecimento entre a academia, as empresas e a sociedade e catalisará a modernização de fleiras tradicionais, como a pesca e a transformação do pescado.
