Portos de Portugal
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Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
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Porto de Lisboa
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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Descobertas quase 20 mil montanhas submarinas até agora desconhecidas

O número de montanhas submarinas conhecidas acaba de duplicar. Uma análise de dados de satélites levou à descoberta de cerca de 20.000 montanhas submarinas desconhecidas.

As montanhas submarinas são conhecidas pela sua biodiversidade marinha, já que as suas paredes vulcânicas proporcionam uma vasta gama de habitats. Além disso, induzem a circulação de água rica em nutrientes, distribuindo compostos benéficos, como nitratos e fosfatos, por todo o oceano.

Porto de Aveiro encomendou estudos para a modernização do VTS

A Administração do Porto de Aveiro (APA) adjudicou, este mês, a elaboração de estudos prévios para a modernização tecnológica do VTS do Porto de Aveiro e Porto da Figueira da Foz.

O serviço de tráfego de navios (VTS, Vessel Traffic Service) é um sistema de monitorização do tráfego marítimo, semelhante ao controlo de tráfego aéreo.

«A-medir-o-mar» desde 1882

Último marégrafo analógico do mundo está em Cascais

Fica aos pés da Marina de Cascais o último marégrafo analógico do mundo. Continua a funcionar como um relógio, há já mais de cem anos. Regista o movimento das marés, a subida do nível do mar e dá a referência exacta para medirmos a altitude de tudo o que se ergue ao longo do mapa nacional.

A máquina é imponente, mas não é tudo. Neste caso, de pouco serviria sem os cuidados e o carinho de José Campos, o "guardião" do Marégrafo de Cascais que um relojoeiro francês concebeu lá pelos finais do século XIX.
"É um mecanismo 100% analógico. Tem este rolo que dá uma volta inteira em 24 horas, aqui em cima está uma caneta "Bic" que vai registando a amplitude das águas do mar durante os sete dias da semana."
 

Empresa portuguesa desenvolve microssatélites direccionados para tráfego marítimo

A empresa portuguesa LusoSpace está a desenvolver uma constelação de 12 microssatélites de monitorização do tráfego marítimo, com um sistema de comunicação entre navios, um projecto orçado em cerca de 20 milhões de euros.

A constelação de microssatélites será comparticipada em 10 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no quadro da “Agenda New Space Portugal”, que “visa transformar o perfil de especialização do setor espacial português com novos produtos e serviços inovadores, exportáveis e de maior complexidade tecnológica”.

Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos

O navio da Marinha, NRP D. Carlos I, no âmbito do programa SEAMAP 2030, encontra-se, até ao final do mês de fevereiro, a realizar levantamentos hidrográficos de grande escala em Portugal continental.

Estes levantamentos hidrográficos têm como objetivo a sondagem de seis áreas nas proximidades de Sines e Sagres, mais especificamente no esquema de separação de tráfego, o que facilita os trabalhos de posicionamento do navio mais dinâmico em virtude da densidade de tráfego marítimo.

Navsafety, uma ajuda na gestão do tráfego marítimo

Cinco docentes e investigadores do Instituto Dom Luiz (IDL) participaram no consórcio do projeto NAVSAFETY, que teve como principal objectivoi o desenvolvimento de uma plataforma digital de auxílio às entidades portuárias na gestão do tráfego marítimo. O projecto, coordenado pela Universidade de Aveiro (UA), e financiado pelo programa Fundo Azul, terminou no mês de setembro.

Monitorização dos mares dos Açores com investimento de 650 mil euros para 2023

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, anunciou, para 2023, um investimento de 650 mil euros para a monitorização dos mares dos Açores.

“Em 2023, pretende-se também assegurar, através da Inspecção Regional das Pescas, a aquisição e instalação de 150 equipamentos de monitorização contínua MONICAP para as embarcações da Região Autónoma dos Açores, licenciadas com arte de palangre, num investimento a rondar os 650 mil euros”, sublinhou Manuel São João, falando na discussão do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o próximo ano, que decorreu no Parlamento açoriano.

Brigada Hidrográfica da Marinha faz levantamento topo-hidrográfico de São Torpes

Sabia que as construções efetuadas ao longo da linha de costa podem por vezes provocar alterações nas praias aumentado a erosão ou, pelo contrário, levar ao depósito natural de areia e aumento do areal?

Por essa razão, uma equipa de sete militares da Brigada Hidrográfica, em colaboração com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, realizou, entre os dias 23 de setembro e 17 de outubro, uma série de trabalhos de monitorização do impacto das obras de ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines.

Este robot foi feito para explorar as profundezas do oceano e quer ir mais longe do que humanos

Em Julho, o OceanOneK aventurou-se em novas duas expedições de exploração bem sucedidas e os investigadores que o desenvolveram estão já a planear as próximas, entre cidades perdidas em lagos profundos, recifes de corais e destroços marinhos de grande importância arqueológica.

IH no Projecto «SimShore», para um serviço operacional de actualização da topo-batimetria do litoral

Este projecto pretende construir um protótipo de um serviço para a actualização operacional da topo-batimetria do litoral fazendo uso de todas as metodologias disponíveis, essencialmente aquelas baseadas em sensores remotos para observação da superfície do oceano. Será dada especial ênfase à derivação batimétrica pela cor do oceano bem como à inversão do campo de ondas de superfície observada em baixa altitude com veículos autónomos.

Lancha Hidrográfica Andrómeda realizou missão de mapeamento do fundo marinho

A Lancha Hidrográfica Andrómeda, terminou a missão de mapeamento de alta resolução do fundo marinho, em colaboração com a divisão de Geologia Marinha do Instituto Hidrográfico, ao largo de Sesimbra e de Tróia.

Explica a Marinha Portuguesa que, durante a missão, os trabalhos foram realizados com recurso a sistemas de sonar lateral Klein 3900 e Klein 5000, com o objectivo de obter informação de referência que servirá de apoio ao exercício REP(MUS)22.

Navio da Marinha acrescenta 48 mil km2 ao projecto do mapeamento do mar português

O NRP D. Carlos I, actualmente nos Açores, realizou, nos primeiros dois meses de missão, análise a uma área de 47.997 km2, sendo a mesma equivalente a metade das áreas de Portugal Continental e dos Arquipélagos juntas.

​​​​Na actual missão o navio hidrográfico da Marinha já navegou 6.263 milhas náuticas, o equivalente a mais de 11 mil quilómetros.

CEiiA exibe em Londres o seu ASV

Foi recentemente apresentado no rio Tamisa, em Londres, o veículo autónomo de superfície ORCA, desenvolvido em Portugal de raiz pelo CEiiA para utilizações como cartografia, monitorização ambiental, vigilância e missões de segurança e defesa marítima, com recolha de dados e controlo de perímetros portuários e estruturas subaquáticas (oleodutos e gasodutos, návios naufragados, submarinos ou minas). É esta, aliás, uma das valências do ORCA que maior atenção recebeu por parte dos visitantes da Oi - Oceanlogy International 2022, o maior evento mundial dedicado ao setor do mar.

NAZARÉ

Porque é que esta vila portuguesa tem ondas gigantes?

A Nazaré é conhecida mundialmente pelas ondas gigantes que podem chegar aos 30 metros de altura. Todos os anos, na época do inverno, os mais aficionados dirigem-se a esta região do país para observar, e até surfar, as ondas que chegam à Praia do Norte.

Ora, a principal razão para a existência destas ondas está no Canhão da Nazaré, um canhão subaquático – dos maiores do mundo – com uma extensão de mais de 220 quilómetros e de 5 mil metros de profundidade.

Inundação Cataclísmica Deu Vida a Um Mediterrâneo Quase Seco

As serenas águas turquesa do Mar Mediterrâneo escondem um segredo de paladar acentuado: uma camada de sal de até 3 quilómetros de espessura escondida nas profundezas da bacia. Estes minerais brancos são os vestígios de um antigo mar Mediterrâneo que desapareceu há milhões de anos. Alguns cientistas acreditam que o mar se evaporou por completo durante algum tempo – dissecou como o Saara mais a sul.

Porto de Lisboa lança segunda webcam TejoLIVE

A Administração do Porto de Lisboa (APL) já tem em funcionamento a segunda webcam do projeto TejoLIVE, um serviço gratuito 24 horas por dia, com imagens e visão global entre a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, através de uma webcam instalada em Cacilhas.

O Porto de Lisboa lançou o serviço TEJO LIVE em maio deste ano, com imagens de uma webcam instalada no 7º piso do Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança (Edifício VTS, em Algés), permitindo a visão da área de aproximação ao porto de Lisboa e uma perspetiva privilegiada do rio Tejo.

COM VÍDEO

Ligação sem fios entre a superfície da água e o fundo do mar

O INESC-Tec e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera desenvolveram uma solução de comunicações de longo alcance para ambiente subaquático. A tecnologia torna possível uma ligação sem fios entre a superfície da água e o fundo do mar.

Entrevista a Rui Campos, do Instituto de Engenharia e Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

28 de Novembro de 2021 marca a primeira celebração anual do Dia do Mediterrâneo

O novo Dia do Mediterrâneo vai ser celebrado pela primeira a 28 de Novembro 2021, com o objectivo de reconhecer a cultura Mediterrânica, acolhendo a grande diversidade da região, bem como alertar para a necessidade de todos os países trabalharem em conjunto.

As comunidades e culturas já trocam ideias, negócios e aprendizagens através do mar há muito tempo. Este dia serve para fortalecer estes laços, promover o diálogo e destacar os resultados conseguidos na região, bem como falar de assuntos de interesse e mobilizar vontade política e recursos para responder aos desafios conjuntos, refere a União para o Mediterrâneo (UpM).

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO

Apresentação do projecto de arqueologia náutica e subaquática «Water World»

O Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em parceria com o Museu Marítimo da Noruega (NMM), promove uma sessão de apresentação do Projeto de Arqueologia Náutica e Subaquática: “Water World - Building capacity and skills for the conservation and management of underwater heritage”, financiado pelo Programa Cultura Portugal, no âmbito do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021.

A sessão realiza-se esta segunda-feira, dia 22, pelas 10h00, no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), na Rua da Manutenção 5, 1900-318 Lisboa.

DGRM finaliza estudo de alargamento do VTS a todo o mar português

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) realizou esta semana os trabalhos finais com vista à conclusão do estudo de alargamento do Vessel Traffic System and Service (VTS) a todo o mar português, designadamente às sub-áreas da Madeira e dos Açores.

A última etapa foi a visita às Ilhas Selvagens para estudo da melhor localização e condições para instalação dos sensores no território emerso mais a sul de Portugal. A deslocação contou com a imprescindível colaboração da Força Aérea e da Direção-Geral da Autoridade Marítima, que participaram na visita ao IFCN – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e a APRAM da Região Autónoma da Madeira.

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