Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Navsafety, uma ajuda na gestão do tráfego marítimo
Cinco docentes e investigadores do Instituto Dom Luiz (IDL) participaram no consórcio do projeto NAVSAFETY, que teve como principal objectivoi o desenvolvimento de uma plataforma digital de auxílio às entidades portuárias na gestão do tráfego marítimo. O projecto, coordenado pela Universidade de Aveiro (UA), e financiado pelo programa Fundo Azul, terminou no mês de setembro.
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Monitorização dos mares dos Açores com investimento de 650 mil euros para 2023
O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, anunciou, para 2023, um investimento de 650 mil euros para a monitorização dos mares dos Açores.
“Em 2023, pretende-se também assegurar, através da Inspecção Regional das Pescas, a aquisição e instalação de 150 equipamentos de monitorização contínua MONICAP para as embarcações da Região Autónoma dos Açores, licenciadas com arte de palangre, num investimento a rondar os 650 mil euros”, sublinhou Manuel São João, falando na discussão do Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores para o próximo ano, que decorreu no Parlamento açoriano.
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Brigada Hidrográfica da Marinha faz levantamento topo-hidrográfico de São Torpes
Sabia que as construções efetuadas ao longo da linha de costa podem por vezes provocar alterações nas praias aumentado a erosão ou, pelo contrário, levar ao depósito natural de areia e aumento do areal?
Por essa razão, uma equipa de sete militares da Brigada Hidrográfica, em colaboração com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, realizou, entre os dias 23 de setembro e 17 de outubro, uma série de trabalhos de monitorização do impacto das obras de ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines.
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Este robot foi feito para explorar as profundezas do oceano e quer ir mais longe do que humanos
Em Julho, o OceanOneK aventurou-se em novas duas expedições de exploração bem sucedidas e os investigadores que o desenvolveram estão já a planear as próximas, entre cidades perdidas em lagos profundos, recifes de corais e destroços marinhos de grande importância arqueológica.
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IH no Projecto «SimShore», para um serviço operacional de actualização da topo-batimetria do litoral
Este projecto pretende construir um protótipo de um serviço para a actualização operacional da topo-batimetria do litoral fazendo uso de todas as metodologias disponíveis, essencialmente aquelas baseadas em sensores remotos para observação da superfície do oceano. Será dada especial ênfase à derivação batimétrica pela cor do oceano bem como à inversão do campo de ondas de superfície observada em baixa altitude com veículos autónomos.
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Lancha Hidrográfica Andrómeda realizou missão de mapeamento do fundo marinho
A Lancha Hidrográfica Andrómeda, terminou a missão de mapeamento de alta resolução do fundo marinho, em colaboração com a divisão de Geologia Marinha do Instituto Hidrográfico, ao largo de Sesimbra e de Tróia.
Explica a Marinha Portuguesa que, durante a missão, os trabalhos foram realizados com recurso a sistemas de sonar lateral Klein 3900 e Klein 5000, com o objectivo de obter informação de referência que servirá de apoio ao exercício REP(MUS)22.
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Navio da Marinha acrescenta 48 mil km2 ao projecto do mapeamento do mar português
O NRP D. Carlos I, actualmente nos Açores, realizou, nos primeiros dois meses de missão, análise a uma área de 47.997 km2, sendo a mesma equivalente a metade das áreas de Portugal Continental e dos Arquipélagos juntas.
Na actual missão o navio hidrográfico da Marinha já navegou 6.263 milhas náuticas, o equivalente a mais de 11 mil quilómetros.
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CEiiA exibe em Londres o seu ASV
Foi recentemente apresentado no rio Tamisa, em Londres, o veículo autónomo de superfície ORCA, desenvolvido em Portugal de raiz pelo CEiiA para utilizações como cartografia, monitorização ambiental, vigilância e missões de segurança e defesa marítima, com recolha de dados e controlo de perímetros portuários e estruturas subaquáticas (oleodutos e gasodutos, návios naufragados, submarinos ou minas). É esta, aliás, uma das valências do ORCA que maior atenção recebeu por parte dos visitantes da Oi - Oceanlogy International 2022, o maior evento mundial dedicado ao setor do mar.
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NAZARÉ
Porque é que esta vila portuguesa tem ondas gigantes?
A Nazaré é conhecida mundialmente pelas ondas gigantes que podem chegar aos 30 metros de altura. Todos os anos, na época do inverno, os mais aficionados dirigem-se a esta região do país para observar, e até surfar, as ondas que chegam à Praia do Norte.
Ora, a principal razão para a existência destas ondas está no Canhão da Nazaré, um canhão subaquático – dos maiores do mundo – com uma extensão de mais de 220 quilómetros e de 5 mil metros de profundidade.
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Inundação Cataclísmica Deu Vida a Um Mediterrâneo Quase Seco
As serenas águas turquesa do Mar Mediterrâneo escondem um segredo de paladar acentuado: uma camada de sal de até 3 quilómetros de espessura escondida nas profundezas da bacia. Estes minerais brancos são os vestígios de um antigo mar Mediterrâneo que desapareceu há milhões de anos. Alguns cientistas acreditam que o mar se evaporou por completo durante algum tempo – dissecou como o Saara mais a sul.
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Porto de Lisboa lança segunda webcam TejoLIVE
A Administração do Porto de Lisboa (APL) já tem em funcionamento a segunda webcam do projeto TejoLIVE, um serviço gratuito 24 horas por dia, com imagens e visão global entre a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, através de uma webcam instalada em Cacilhas.
O Porto de Lisboa lançou o serviço TEJO LIVE em maio deste ano, com imagens de uma webcam instalada no 7º piso do Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança (Edifício VTS, em Algés), permitindo a visão da área de aproximação ao porto de Lisboa e uma perspetiva privilegiada do rio Tejo.
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COM VÍDEO
Ligação sem fios entre a superfície da água e o fundo do mar
O INESC-Tec e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera desenvolveram uma solução de comunicações de longo alcance para ambiente subaquático. A tecnologia torna possível uma ligação sem fios entre a superfície da água e o fundo do mar.
Entrevista a Rui Campos, do Instituto de Engenharia e Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.
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28 de Novembro de 2021 marca a primeira celebração anual do Dia do Mediterrâneo
O novo Dia do Mediterrâneo vai ser celebrado pela primeira a 28 de Novembro 2021, com o objectivo de reconhecer a cultura Mediterrânica, acolhendo a grande diversidade da região, bem como alertar para a necessidade de todos os países trabalharem em conjunto.
As comunidades e culturas já trocam ideias, negócios e aprendizagens através do mar há muito tempo. Este dia serve para fortalecer estes laços, promover o diálogo e destacar os resultados conseguidos na região, bem como falar de assuntos de interesse e mobilizar vontade política e recursos para responder aos desafios conjuntos, refere a União para o Mediterrâneo (UpM).
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ESTA SEGUNDA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO
Apresentação do projecto de arqueologia náutica e subaquática «Water World»
O Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em parceria com o Museu Marítimo da Noruega (NMM), promove uma sessão de apresentação do Projeto de Arqueologia Náutica e Subaquática: “Water World - Building capacity and skills for the conservation and management of underwater heritage”, financiado pelo Programa Cultura Portugal, no âmbito do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021.
A sessão realiza-se esta segunda-feira, dia 22, pelas 10h00, no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), na Rua da Manutenção 5, 1900-318 Lisboa.
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DGRM finaliza estudo de alargamento do VTS a todo o mar português
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) realizou esta semana os trabalhos finais com vista à conclusão do estudo de alargamento do Vessel Traffic System and Service (VTS) a todo o mar português, designadamente às sub-áreas da Madeira e dos Açores.
A última etapa foi a visita às Ilhas Selvagens para estudo da melhor localização e condições para instalação dos sensores no território emerso mais a sul de Portugal. A deslocação contou com a imprescindível colaboração da Força Aérea e da Direção-Geral da Autoridade Marítima, que participaram na visita ao IFCN – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e a APRAM da Região Autónoma da Madeira.
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DGRM testa tecnologia informática de última geração a bordo de embarcações portuguesas
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) iniciou o projeto piloto para testar uma nova geração de equipamentos informáticos a bordo das embarcações portuguesas, no sentido de modernizar a frota e prepará-la para os novos desafios das atividades no mar.
O projeto piloto contempla a instalação e teste em ambiente real de 5 diferentes protótipos de equipamentos embarcados, que se destinam ao teste de novas capacidades e tecnologias no âmbito do Vessel Monitoring System (VMS) e do Diário de Pesca Eletrónico na frota pesqueira, com transmissão de dados multicanal: o VHF Data Exchange System VHF (VDES), comunicações por satélite, por rede móvel e ainda por wifi.
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A 28 DE OUTUBRO, NA APDL
Conferência: A Plataforma Continental e a exploração dos recursos marinhos
O Instituto da Defesa Nacional (IDN), em parceria com a APDL, realiza no dia 28 de outubro de 2021, pelas 18H00, no Auditório Infante D. Henrique, uma conferência subordinada ao tema “A Plataforma Continental e a exploração dos recursos marinhos“, tendo como oradores os Prof. Doutores Manuel Pinto de Abreu e João Sousa.
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Estado português e Google assinam contrato de concessão do novo cabo submarino
O contrato de concessão para a instalação do novo Cabo Submarino Equiano, para ligar Portugal à África do Sul, foi assinado na segunda-feira entre o Estado português e a Google Corporation.
De acordo com a DGRM, o Cabo Submarino Equiano, um investimento da multinacional Google Corporation, "deverá começar a operar em 2022" e vai ter "uma extensão de 15 mil quilómetros".
O cabo de fibra ótica vai permitir ligar Portugal à África do Sul, com ligações intermédias a Accra (Gana), Lagos (Nigéria), Swakopmund (Namíbia) e Santa Helena (Rupert's bay).
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DO TOPO DO EVERESTE À FOSSA DAS MARIANAS:
Depois de subir aos sete cumes, explorador desce aos locais mais profundos dos oceanos
Icebergs, tempestades tropicais e falhas sísmicas foram alguns dos obstáculos pelos quais a equipa do multimilionário Victor Vescovo passou para recolher informações inéditas sobre o fundo do nosso planeta.
Para tal viagem poder ser feita, muitos desafios técnicos foram superados na construção do Limiting Factor, o submersível de dois lugares capaz de viajar às maiores profundezas dos oceanos. Victor Vescovo e a sua equipa percorreram 87 mil quilómetros à volta do mundo e, em dez meses, visitaram os destroços do Titanic, a fossa das Marianas (no oceano Pacífico) e os locais mais fundos dos outros oceanos, e onde nenhum homem ainda tinha ido: fossa de Molloy (Ártico), a de Porto Rico (Atlântico), a de Java (Índico) e a Sandwich do Sul (Antártico).
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IPMA lança aplicação «PescApanha»
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA) lançou a app “PescApanha”, desenvolvida no âmbito do projeto de investigação “MONTEREAL” (financiado pelo Programa Operacional MAR2020, cofinanciado pelo FEAMP) e apoiada pela "40in40 Travel Matters Foundation".
A app “PescApanha” é uma aplicação móvel de uso gratuito e constitui uma ferramenta simples, acessível e de uso voluntário, direcionada para a recolha de informação-base, até à data inexistente, sobre a pequena pesca e apanha, por forma a melhorar o conhecimento sobre estas atividades com enorme importância socioeconómica.