Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é a superfície de Benioff?

É uma zona de espessura reduzida, semelhante a um plano, onde se situam os focos dos sismos próximo das fossas oceânicas. Partindo de uma fossa, a superfície de Benioff funde-se debaixo do continente ou arco insular próximo, com uma inclinação que varia dos 15º a 75º, até à profundidade. A repartição dos focos sísmicos manifesta o afundimento ou subducção de parte da litosfera oceânica por baixo da litosfera continental.

CONCHAS MARINHAS

A simplicidade e beleza da sua descrição matemática

Quando o bicho que vive numa concha cresce, é necessário que a concha onde vive também cresça, para o acomodar. O modo de crescimento das conchas permite que a sua forma se mantenha. As medidas dos segmentos que unem o centro da concha aos pontos da concha aumentam, mas as amplitudes dos ângulos formados por esses segmentos e as tangentes à concha mantêm-se, ou seja, as conchas seguem uma espiral equiangular ou logaritmica.

A beleza matemática das conchas

Muitos aspectos do crescimento de animais e plantas, apesar de, pelas suas formas elaboradas, parecerem governados por regras muito complexas, podem ser descritos por leis matemáticas muito simples. Um exemplo claro disso são as conchas e os búzios marinhos já que se consegue, com um modelo relativamente simples, descrever e gerar facilmente a grande maioria dos muitos tipos de conchas que existem na natureza. O modelo matemático é construído, passo a passo, a partir da equação de uma simples espiral, passando por uma helicoidal e terminando, finalmente, na modelação das paredes das conchas.

Elementos de Astronomia

O interesse da Humanidade no aperfeiçoamento do conhecimento sobre o Universo reparte-se por diversas razões. Antes de mais por razão de ordem prática. Alguns fenómenos celestes são periódicos e por isso fornecem cronómetros naturais de importância extrema para a evolução e organização da vida humana. A navegação marítima, do período das Descobertas, teve também como consequência o desenvolvimento da arte de observar e medir os céus.
Mas há também razões de interesse puro no avanço dos conhecimentos. São inúmeros os exemplos que cruzam a História da civilização.

Aprendendo com o SEBAS

O projecto Biomares desenvolveu um conjunto de produtos direcionados para os mais novos. Um guia de vida marinha para que aprendam sobre os recursos marinhos e desenvolvam sensibilidade e espírito crítico sobre a conservação da Natureza. Foram também desenvolvidas actividades para os professores desenvolverem na sala de aula.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Conhece os nudibrânquios?

Pouco conhecido pelo homem, o oceano possui espécies surpreendentes. Geralmente os animais marinhos possuem aparência diferente e alguns fazem coisas bem estranhas. Talvez por isso fiquemos tão fascinados. Um bom exemplo disso são os Nudibrânquios. Molusco da ordem das lesmas do mar, tem este nome por possuir os brânquios expostos, "desprotegidos.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é a espuma do mar e como se forma?

A espuma do mar é um fenómeno natural do oceano que envolve a formação de uma substância branca ensaboada que flutua na superfície da água e se acumula à beira-mar. A formação da espuma do mar é vista em várias partes do mundo e continua a intrigar as pessoas ainda hoje.

Navio-Escola Sagres na Figueira da Foz

O Navio-Escola Sagres partiu dia 31 de Março, da Base Naval de Lisboa rumo à Figueira da Foz, onde chegou este domingo, dia 1 de Abril. O navio encontra-se atracado no Porto Comercial da Figueira da Foz (junto à Praça Europa).
O navio-escola vai receber a bordo um total de 100 estudantes das escolas Dr. João de Barros, Cristina Torres, Infante D. Pedro e Dr. Joaquim de Carvalho. Os jovens figueirenses têm a oportunidade de efectuar a viagem Lisboa – Figueira da Foz, ou vice-versa; o navio estará também aberto a visitas ainda nesta manhã de dia 3, no porto figueirense, de onde partirá de regresso à base naval do Alfeite.
 

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Pepinos do mar - um legume ou um animal?

Apesar das suas semelhanças com os pepinos das nossas hortas, os pepinos do mar são animais marinhos aparentados com as estrelas-do-mar e com os ouriços-do-mar, possuindo um conjunto de características particularmente interessantes e inesperadas.
 

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é um TEU?

Uma Unidade equivalente a 20 Pés (em inglês: Twenty-foot Equivalent Unit ou TEU), é uma medida standard utilizada para calcular o volume de um contentor.
Um TEU representa a capacidade de carga de um contentor marítimo normal, de 20pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. A altura de um TEU pode variar de uma baixa de 4,25 pés (1,30 m) para os mais comuns 8,5 pés (2,6 m) a 9,5 pés (2,9 m).

Lonely Planet destaca o Oceanário como local a visitar em família

"É o mais próximo que estará de mergulhar sem ter que vestir um fato de mergulho. O Oceanário de Lisboa é simplesmente impressionante. Os maiores adjectivos que possam ser utilizados para o aclamar como o segundo maior aquário da Europa, onde 8.000 organismos vivem em sete milhões de litros de água salgada, far-lhe-ão justiça".
É assim que o guia Lonely Planet descreve o Oceanário e recomenda-o como ponto de passagem obrigatória, no destaque que dá a Lisboa no seu ranking Top 10 City Breaks com crianças.

Atlas Europeu dos Mares

O atlas é uma forma fácil e divertida de estudantes, profissionais e todos os outros interessados ficarem a conhecer melhor os mares e as costas da Europa, os seus problemas ambientais, as actividades humanas que aí se desenvolvem e as políticas europeias na matéria.

POR LUÍS SOUSA

A Plataforma Continental

Dadas as suas características geomorfológicas, a plataforma continental constitui a mais importante área do relevo submarino, uma vez que aí se encontram grande parte dos recursos marinhos vivos ou não vivos e hidrocarbonetos naturais.
A importância dada pelos Estados Costeiros à extensão até ao limite máximo possível das suas Plataformas Continentais legais, deve-se em grande parte à possibilidade de garantir soberania sobre estes recursos.

ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS

A ameaça silenciosa

A emissão da gases poluentes é um problema que vem preocupando pesquisadores e ambientalistas há várias décadas. O desmatamento das reservas florestais e o aquecimento global são temas sempre lembrados quando se fala em meio ambiente. Mas existe uma ameaça ainda pouco conhecida da maioria da população: a acidificação dos oceanos.
 

Como é que a observação da Terra por satélites pode ajudar a aumentar a segurança marítima?

Dos factores naturais, como mudança das correntes oceânicas, gelo no trajecto, até à pirataria ou às marés negras, para tudo isto e muito mais, a observação do nosso planeta pelos satélite dá uma grande ajuda.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O que é o zooplâncton Estuarino?

O zooplâncton é constituído por pequenos animais cujas deslocações são asseguradas pelas correntes, ainda que a maioria destes organismos efectue migrações verticais e/ou sazonais. Desempenham um papel fundamental nos ecossistemas estuarinos.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

Porque é que a água do mar é mais salgada em alguns dias do que noutros?

Porque é que a água do mar é mais salgada em alguns dias do que noutros? A Marinha responde a esta pergunta, em dossier da revista "Sábado". Leia a resposta aqui.

HOJE, 6 DE AGOSTO - PROGRAMA CIÊNCIA VIVA NOS FARÓIS 2011

Visite o Farol de Aveiro

A Marinha/Autoridade Marítima Nacional, através da Direcção de Faróis, encontra-se a participar no programa “Ciência Viva nos Faróis - 2011”, na sequência do convite formulado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
O programa teve início a 15 de Julho, terminando a 11 de Setembro. Ao todo, são 13 os faróis portugueses incluídos nesta meritória iniciativa.
Destacamos o Farol de Aveiro, um dos que pode ser visitado hoje, 6 de Agosto, a par dos faróis de Leça, do Penedo da Saudade, do Cabo da Roca, do Cabo Espichel e de S. Vicente.

Balhacus, cabozes, apara-lápis e marachombas

Estes nomes não lhe dizem nada? Ou dizem muito pouco? E se os traduzirmos por Sphoeroides marmoratus, Gobius cobitis, Gobius cruentatus, Gobius paganellus, Macrorhamphosus scolopax, Parablennius pilicornis, Lipophrys pholis e Lipophrys trigloides? Também não?

PARA A MARGEM IBÉRICA

Projecto Observatório Oceanográfico RAIA

Se ainda não conhece, sugerimos-lhe visita à página oficial do projecto RAIA, que conta com a participação da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) do INESC Porto, onde se disponibilizam alguns exemplos funcionais - já com dados reais - para a publicação e partilha de dados e modelos, como por exemplo as observações mais recentes obtidas na Plataforma de Cortegada, do Pilar de Rande e da Boia de Cíes, bem como uma lista actualizada dos restantes serviços disponíveis.

Total: 155
1 2 3 4 5 6 [7] 8