Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PRADARIAS MARINHAS

Florestas no Fundo do Mar

As pradarias marinhas são um habitat constituído por plantas aquáticas – as ervas marinhas - que formam um complexo sistema de rizomas em zonas costeiras, lagoas, rias e estuários.

As ervas marinhas são plantas vasculares. Ao contrário das algas, têm raízes, caule e folhas, e têm a capacidade de produzir flores, frutos e sementes, pertencendo ao grupo das “plantas com flor” (angiospérmicas). Evoluíram a partir de ancestrais terrestres há cerca de 100 milhões de anos.

Geralmente ocupam apenas águas pouco profundas. Dependendo das características de cada espécie, ocupam zonas intertidais (que ficam emersas em marés baixas) e subtidais (sempre submersas). Como qualquer planta, apenas sobrevivem até profundidades com luz suficiente para realizar a fotossíntese, atingindo o máximo de ~70 metros em águas cristalinas e apenas ~10 metros no estuário do Sado, zona de transição entre o rio e o mar onde a água é naturalmente mais turva.

para ler na íntegra aqui

imagem: Ocean Alive