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A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Obras de Pavimentação no molhe poente da docas das fontainhas

Obras de Pavimentação no molhe poente da docas das fontainhas, sd, APSS

"Compreendida, entre outras coisas, a regularização da margem do Sado numa extensão de 3 546 metros e a construção de uma grande doca, com cerca de 5,90 hectares de superfície molhada, entre as Fontainhas e o Baluarte do Livramento, sendo o seu orçamento de cerca de 1 500 000$00 e o projecto mais avançado de todos os que até então tinham sido apresentados.(...)".

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Montagem da imagem da Nossa Senhora do Cais

Estrutura para montagem da base para a imagem da Nossa Senhora do Cais, no atual Jardim Engº Luiz da Fonseca, 1952, APSS.

"No primeiro dia de Maio de 1953, com a presença das autoridades civis e militares, acompanhadas de grande parte da população setubalense, procedeu-se à transferência, a pedido dos pescadores, da imagem de Nossa Senhora da Conceição, que permanecera no nicho do quartel de Infantaria 11 desde o reinado de D. João V, para o monumento, construído para esse fim, no centro dos jardins dos terraplenos do Porto de Setúbal. A imagem é conhecida como Nossa Senhora do Cais.(...)"

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Panorâmica da frente ribeirinha

Panorâmica (vista do rio) da frente ribeirinha desde a rampa do estaleiro até à atual do Clube Naval Setubalense.

"Revalorizar e requalificar a frente ribeirinha, potenciação espaços públicos e de contacto com o rio através de um conjunto de intervenções associadas às actividades de turismo, recreio náutico e lazer, coordenadas com as diversas entidades envolvidas; [...](...)"
 

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Primeira Prova Desportiva realizada na Doca de Recreio do Clube Naval Setubalense

"O Clube Naval colaborou nas festas da inauguração do Porto de Setúbal, depois de realizadas as obras, organizando desportos náuticos com várias provas a remo e à vela. Ainda em 1934 abriu uma aula para timoneiros, construiu outra jangada, organizou um passeio à serra da Arrábida e dinamizou provas de natação na doca de recreio.(...)"

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA | 1947

Planta da Ligação de Água e Luz ao Abrigo de Passageiros e Oficio de depósito do pagamento dos trabalhos

"Em Janeiro de 1947 foi aprovado pelo Subsecretário de Estado das Obras Públicas o projecto do edifício destinado à instalação dos serviços da Junta Autónoma, foi feito o calcetamento do passeio junto ao novo edifício da Alfândega que começara a funcionar em 21 de Julho, foi realizada a ligação das instalações de água e de electricidade do abrigo para passageiros e a instalação da luz eléctrica num dos armazéns do edifício da lota.(...)".

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Doca das Fontainhas

Doca das Fontainhas onde se vêem as estacadas que foram posteriormente demolidas, sd, APSS

"A reparação mais importante efectuada no ano de 1939 foi a da rampa de construções navais, cujo pavimento foi reconstruido com terra argilosa e enrocamento miudo. Nos "perrés" efectuaram-se reparações de "refechamento" de juntas, em profundidade, tal como nos "perrés" interiores dos molhes da Doca de Comércio e no exterior compreendido entre a Estacada nº 1 e a rampa de construções navais..(...)"

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Régua de Marés em ferro de fixação no cais | 1937

Régua de Marés em ferro de fixação no cais para medição da altura da maré, 1937, APSS
"Dentro da área de jurisdição de cada porto o Engenheiro Director passou a ter a competência conferida aos Engenheiros Directores das Direcções Hidráulicas pelos Regulamentos dos Serviços Hidráulicos, de 1982, e mais legislação aplicável.

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Ensaio geotécnico

Ensaio geotécnico para elaboração do projecto das obras da 1ª fase do prolongamento do Cais Comercial (Cais 5) onde hoje se encontra o terminal Multiusos Zona 1 - TERSADO, 1965 - 1971, APSS
"De entre as principais mercadorias movimentadas destacam-se, pelo seu crescimento, o fuelóleo, o cimento, os adubos, o cliquer, o gasóleo, a gasolina e a pasta de madeira.(...)"
 

PORTO DE SETÚBAL - NAVEGANDO PELA HISTÓRIA

Navio acostado no antigo Cais 4 | 1974

Navio acostado no antigo Cais 4, onde se pode ver as fundações dos armazéns que viriam a ser construidos (hoje o terminal Multiusos Zona 1 - TERSADO), 1974, APSS

"Inserido no Projecto de execução do "Plano anual de obras e aquisições de equipamento", em 1974 foi levada a efeito a construção do armazém do Cais 4, o arranjo da zona de atracação de "ferry-boats", os melhoramentos nos pavimentos anexos ao Cais nº5 e a construção da via-férrea de acesso aos Cais nº 4 e nº 5.(...)".

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

Rebocador «Monte de São Brás» | Figueira da Foz

Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram, a 5 de Abril de 2018, o navio “Cederborg”. Fizeram também uma curta viagem no rebocador “Monte de São Brás”, tempo suficiente para alguns dos visitantes ficarem a conhecer a complexidade das manobras executadas por este tipo de embarcações.
Neste álbum, 30 registos fotográficos da autoria de Inês Neto Silva.

ÁLBUM COM 80 FOTOS NO FLICKR

O interior do CEDERBORG revelado

Cerca de 40 formandos do IEFP visitaram, a 5 de Abril de 2018, o navio “Cederborg”, estreando-se também a bordo do rebocador “Monte de São Brás”.
O navio de carga geral, presença habitual no porto figueirense, foi literalmente esquadrinhado pelos visitantes, numa visita demorada, tendo como cicerone o Cte. Joaquim Sotto Mayor, quadro da APFF. Neste álbum, 80 registos fotográficos da autoria de Inês Neto Silva.

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SETÚBAL

Doca das Fontainhas ainda antes da demolição das estacadas

"Foram muitos os povos que por aqui passaram, alguns estabeleceram-se e exploraram as riquezas que existiam.Salientámos os fenícios, os romanos e os árabes, porque deles encontrámos vestígios, mas quantos mais nos visitaram? É uma interrogação que fica e à qual, talvez, jamais obtenhamos resposta.(...)"

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE SETÚBAL

Pormenor de uma draga de corte e sucção de sedimentos, acostada no cais 4

"No entanto, só no século XVII foi construída uma doca junto à foz do ribeiro do Livramento e, sucessivamente, o cais do baluarte da Conceição, uma estacada de madeira e alguns troços de empedrados marginais para protecção de terraplenos[...] (...)"
(In “ Porto de Setúbal - Um actor de desenvolvimento, História de um passado com futuro”, 2003, Pág. 43, Maria da Conceição Quintas)

ÁLBUM FOTOGRÁFICO DISPONÍVEL NO FLICKR

Nova Gare do Terminal de Cruzeiros de Lisboa - Primeira operação no novo edifício (2)

O navio Monarch foi o primeiro a utilizar a nova Gare de passageiros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Na segunda-feira, 18 de Setembro, passaram pelo terminal cerca de 3500 pessoas, numa operação de turnaround, com o desembarque dos passageiros que terminaram uma viagem com origem em Warnemunde (Alemanha), e o embarque para um cruzeiro de 8 dias com destino às Ilhas Canárias.

NESTE ÁLBUM, 104 REGISTOS FOTOGRÁFICOS DA PRIMEIRA OPERAÇÃO NO LISBON CRUISE TERMINAL

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA

Desportos náuticos. Doca de Belém - Fevereiro de 1956

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA

Montagem de guindastes em Alcântara - 1948

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA

Bateria de guindastes Nomag em Alcântara

VIAJANDO PELA HISTÓRIA DO PORTO DE LISBOA

Chegada do rebocador Dom Luiz | 07-03-1948

Total: 778