Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística




PÓS-GRADUAÇÃO

Marketing para a Economia Azul

A pós-graduação em Marketing para a Economia Azul, desenvolvida no âmbito do PRR-BDA, tem como objetivo oferecer formação especializada na área do marketing para todas as organizações que se relacionem com a Economia Azul.

O curso destina-se a licenciados, com experiência profissional, que tenham como objetivo vir a exercer funções nesta área ou que, trabalhando já na área, queiram aprimorar os conhecimentos, podendo assim ser capazes de satisfazer de forma esclarecida as necessidades, desafios e oportunidades empresariais e políticas, bem como a futuros empreendedores nesta área profissional e de conhecimento.

24 HORAS DE LOGÍSTICA

O 24 HORAS DE LOGÍSTICA é um evento formativo, de carácter experiencial, focado no desenvolvimento de equipas logísticas.​

​Decorre em contexto real, durante 24 horas ininterruptas, visando testar a destreza intelectual dos participantes, bem como colocar à prova as capacidades relacionais dos mesmos, através de desafios alusivos à área funcional da logística e distribuição.​

Núcleo de Simulação da APDL conclui projecto formativo desenvolvido para a Portos dos Açores

O Núcleo de Simulação da APDL desenvolveu um projecto formativo para a Portos dos Açores, no qual os formandos, Mestres de Tráfego Local e Pilotos, para além da prática em Simulador, tiveram a possibilidade de acompanhar várias manobras, em contexto real, com a equipa de profissionais da APDL.

Reunião da Rede Hub Azul em Peniche

O FOR-MAR, enquanto Hub Azul School, esteve presente na Reunião da Rede Hub Azul que teve lugar na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do IPL, em Peniche. No evento, cada HUB apresentou o seu projeto e estratégia de negócio e realizaram-se vários workshops de partilha de conhecimento e de estratégias de inovação, internacionalização e de comunicação.

A Rede de Infraestruturas para a Economia Azul - Hub Azul inscreve-se no Programa de Recuperação e Resiliência e tem por objetivo contribuir para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, tornando-a mais competitiva, mais coesa, mais inclusiva e mais sustentável, aproveitando as oportunidades abertas pelas transições energética e digital.

Oceanário de Lisboa lança revista para professores

Os professores são os mais fortes aliados para a criação de uma geração azul.

Para continuar a contribuir para uma comunidade escolar mais consciente da importância do oceano, o Oceanário de Lisboa lança a revista digital mensal «Um oceano para ensinar», com conteúdos preparados exclusivamente para os professores.

No Auditório da APS

Protecção Civil promove workshop sobre riscos tecnológicos e industriais

O Comando Regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo, em conjunto com o Comando Sub-regional do Alentejo Litoral promovem, no dia 2 de fevereiro, um workshop sobre risco tecnológico.

O evento decorrerá no Auditório da Administração do Porto de Sines e será subordinado ao tema “Riscos Tecnológicos – Indústrias Seveso”.

JANEIRO

Workshops para professores no Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa desenvolve acções de formação profissional para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas actividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar.

ÁREA DAS PESCAS INCLUÍDA

Sines Tecnopolo ultrapassa marca histórica na formação

O Sines Tecnopolo anuncia que atingiu um marco significativo na sua trajetória, ultrapassando pela primeira vez a marca de 4000 formandos em apenas um ano, cujo feito reflecte não apenas um número, mas um compromisso duradouro com a excelência da formação e o desenvolvimento regional.

Curso de Construção Naval em Madeira entra na fase final

O curso de Construção Naval em Madeira, realizado pelo FOR-MAR em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, está na sua fase final!

O resultado foi a construção de duas embarcações à escala e de uma bateira em tamanho real destinada à exploração marítimo-turística, que aguarda o licenciamento pela DGRM para entrar em operação.

Centro de Formação da APDL promoveu curso de Operação de Rebocadores Portuários

O Centro de Formação da APDL promoveu, nos dias 29 e 30 de novembro, mais uma edição do curso de Operação de Rebocadores Portuários, no Núcleo de Simulação da APDL.

Os participantes são mestres, profissionais do setor que individualmente se inscreveram para consolidar conhecimentos e usufruir deste formato de formação caraterizado por uma experiência mais imersiva.

PORTO DE AVEIRO ACOLHE ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE COMBATE À POLUIÇÃO

O Porto de Aveiro acolheu, entre 22 e 24 de novembro, o curso de “Operador de Combate à Poluição do Mar”, ministrado pela Direcção de Combate à Poluição do Mar (DCPM), organismo da Direção-geral da Autoridade Marítima (DGAM).

No curso participaram 31 formandos, pertencentes aos quadros da Administração do Porto de Aveiro, da Autoridade Marítima e das Corporações Voluntárias dos Bombeiros de Ílhavo e Velhos de Aveiro.

Póvoa de Varzim, Marinha e Universidade Católica juntam-se para criar Curso em Estudos do Mar

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, anunciou o estabelecimento de um Protocolo de Cooperação entre o Município, a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e a Marinha Portuguesa com vista à criação de um Curso de Especialização em Estudos do Mar, Estratégia e Segurança Global, assunto que será submetido a aprovação na próxima reunião de câmara.

O presidente da Câmara recordou que esta iniciativa é a concretização de um dos compromissos assumidos no Plano Estratégico 2020-2030 (“incentivos à criação de um Centro de Investigação e Estudos das potencialidades dos recursos marítimos”). Além disso, trata-se de uma parceria que “consolida, ainda mais, a relação institucional forte entre o nosso Município, a Academia e as Forças Armadas Portuguesas”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Mar&Ar - Capacitar para Empreender: os resultados

O Projeto Mar&Ar – Capacitar para Empreender, que decorreu entre Maio de 2021 e Junho de 2023, foi cofinanciado pelo Compete 2020 – SIAC Promoção do Espírito Empresarial, promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, e pela AED Cluster Portugal – Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

Focado nas regiões Norte, Centro e Alentejo, o Mar&Ar levou às escolas e estabelecimentos de ensino superior ações de demonstração de tecnologia associada a resultados de investigação marinha e marítima, procurando potenciar nos jovens a apetência para escolhas formativas e profissionais alinhadas com as necessidades de investigação e inovação.

PRADARIAS MARINHAS

Florestas no Fundo do Mar

As pradarias marinhas são um habitat constituído por plantas aquáticas – as ervas marinhas - que formam um complexo sistema de rizomas em zonas costeiras, lagoas, rias e estuários.

As ervas marinhas são plantas vasculares. Ao contrário das algas, têm raízes, caule e folhas, e têm a capacidade de produzir flores, frutos e sementes, pertencendo ao grupo das “plantas com flor” (angiospérmicas). Evoluíram a partir de ancestrais terrestres há cerca de 100 milhões de anos.

Promovidas pelo Centro de Formação da APDL

Acções do Curso Europeu de Primeiros Socorros (CEPS)

O Centro de Formação da APDL promoveu, nos dias 24 e 25 de outubro, duas ações do Curso Europeu de Primeiros Socorros (CEPS), dirigido a colaboradores e à comunidade externa.

Ministrado pela Cruz Vermelha Portuguesa, o CEPS privilegia uma componente prática, incluindo a simulação dos conteúdos programáticos, para se adquirir conhecimentos gerais de primeiros socorros e competências ao nível da estabilização de uma vítima, em caso de acidente ou doença, até à chegada dos meios de socorro.

MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO

Workshops para professores no Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa desenvolve ações de formação profissional para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas atividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar.

Saiba quais são os workshops para os meses de novembro e dezembro.

Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar | ESTA QUINTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO

A Relação Porto-Cidade na Agenda 2030: desafios e oportunidades para o Porto de Setúbal

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Câmara Municipal de Setúbal, convidam-no para mais uma sessão do Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar, com o tema “A Relação Porto-Cidade na Agenda 2030: Desafios e oportunidades para o Porto de Setúbal”, que se realiza esta quinta-feira, dia 21 de setembro, às 9:00, no Fórum Luísa Todi.

O evento tem como objetivo assinalar o Dia Mundial Marítimo apresentando uma reflexão sobres os desafios e oportunidades para o porto de Setúbal, na sua ligação com a cidade e com o estuário do Sado, alicerçada nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

PERGUNTAS FREQUENTES

Extensão da Plataforma Continental

Se a plataforma continental diz respeito à parte submersa dos continentes, como é possível que se possa alargar?

“Alargar” ou “estender” a plataforma continental são designações simplificadas de um processo complexo que consiste na definição do limite exterior da plataforma continental quando este se situa para lá das 200 milhas marítimas. A fixação do limite exterior da plataforma continental para lá das 200 milhas marítimas respeita regras que estão enunciadas no artigo 76º da Convenção e é neste contexto que o conceito de Plataforma Continental de Portugal, cujo limite se encontra representado no "Mapa do Projeto de Extensão”, deve ser entendido.

Aprender no Oceanário é o desafio lançado às Escolas

O Oceanário de Lisboa desafia as escolas a participar num programa educativo, com visita ao aquário, para conhecerem o oceano e as 500 espécies diferentes, estimulando uma cidadania ambiental mais activa.

Academia Portuária de Setúbal na formação sobre concessões portuárias

A Academia Portuária de Setúbal realizou, dia 24 de outubro, mais uma acção de formação portuária específica, desta vez sobre Concessões Portuárias, tendo sido abordados temas relacionados com as vantagens das concessões, acompanhamento, dimensões administrativas, operacional, financeiro e logístico, bem como a gestão da concessão no dia a dia do ponto de vista do concedente, operador e utilizador, navio e dono da carga.

Total: 108
1 [2] 3 4 5 6