Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
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Sabia que a Ilha Mais Remota do Mundo tem Nome Português?
Tristão da Cunha, é o nome – de origem portuguesa – da ilha mais remota do mundo. Localiza-se num arquipélago a Sul do Oceano Atlântico e pertence ao território ultramarino britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha.
O nome deriva do navegador português Tristão da Cunha, que descobriu a ilha em 1507. Contudo, devido às difíceis condições de acesso, o pioneiro português não conseguiu lá atracar. Segundo o Telegraph, foi apenas em 1700 que a ilha se tornou habitável, depois de três caçadores de baleias americanos lá atracarem, tornando-se nos primeiros membros fundadores da Ilha Tristão da Cunha.
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Bikini, atol antes de ser fato de banho
O paradisíaco Atol de Bikini é membro das Ilhas Marshall, um país da Micronésia, em pleno Oceano Pacífico. Por estar tão distante de zonas habitadas foi condenado a ser usado pelo exército norte-americano para realizar testes nucleares durante a Guerra Fria, nas décadas de 1940 e 1950.
Após evacuar os povos indígenas, o exército dos EUA estabeleceu-se ali para realizar 23 testes nucleares entre 1946 e 1958. Em causa estavam bombas de potência muito superior que as usadas nas terríveis explosões de Nagasaki e Hiroshima (Japão).
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Pedro Nunes e as voltas da linha de rumo
Em 1537 Pedro Nunes publicara um livro com resultados surpreendentes, que abriam perspectivas novas acerca da navegação. Discutira, pela primeira vez, as complexas propriedades geométricas das cartas náuticas e fizera propostas matemáticas relacionadas com as navegações de longa distância. Em concreto, mostrou que o trajecto mais curto entre dois pontos à superfície da esfera terrestre – o arco de círculo máximo – era distinto do caminho percorrido pelos navios a rumo constante. Este caminho correspondia a uma nova e estranha curva, que descrevia uma espiral em direcção ao pólo. Nunes chamou-lhe “linha de rumo”, e mais tarde ficaria conhecida por “curva loxodrómica”. Tudo isto tinha potencialmente implicações na cosmografia, na cartografia e na navegação.
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SUGESTÃO DE VISITA
Geoportal SNIMar
O projeto SNIMar teve como objetivo desenvolver um geoportal para facilitar o acesso à informação sobre o ambiente marinho em Portugal. O Geoportal SNIMar encontra-se online e pode ser acedido aqui.
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Das construções góticas aos belos parques de Bremen
Um porto, uma catedral, um parque: conheça três pontos turísticos imperdíveis da cidade hanseática de Bremen, um dos principais destinos de viagem do norte da Alemanha, apresentados pelo actor e director Knut Schakinnis.
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Instrumentos e técnicas de navegação
A navegação marítima nos Descobrimentos portugueses consistia essencialmente em três tipos, quanto ao longo curso: de cabotagem, costeira e costeira internacional - termo moderno para enquadrar as viagens transoceânicas efetuadas entre o Atlântico e o Índico pelos navegadores portugueses. Tinha componentes de guerra e de comércio, que muitas vezes se confundiam num só navio.
A cabotagem era, por razões de segurança, o tipo de navegação medieval por excelência: navegar à vista da costa entre dois portos ou localidades seguras.
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NAVEGAÇÃO ASTRONÓMICA:
Definição, importância e resenha histórica
A simplicidade da Navegação Astronómica é admirável. Bastam um sextante confiável, que, normalmente, dispensa manutenção complicada, um bom cronómetro e um conjunto de Tábuas para determinar a nossa posição em qualquer ponto da Terra. Energia eléctrica não é necessária.
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VIAJANDO PELA HISTÓRIA | 22.01.2012
EM FINAL DE EXPEDIÇÃO | Navio oceanográfico «Joides Resolution» despede-se hoje do Porto de Lisboa
O navio oceanográfico “Joides Resolution”, representado na maioria dos livros de Ciências da Terra publicados no mundo inteiro, despede-se do Porto de Lisboa este domingo, 22 de Janeiro. Atendendo a que se trata de um dos mais notáveis navios oceanográficos do mundo, estão previstas numerosas visitas a bordo quer por diversas entidades escolares de norte a sul do País, quer por muitas edilidades e individualidades nacionais e estrangeiras.
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EMPRESA PORTUGUESA INTEGROU O PROJECTO
Satélite Cryosat-2 revela mapa das correntes do Ártico
O satélite Cryosat-2, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia, conseguiu obter resultados de relevo desde que foi lançado para a órbita terrestre, em Abril de 2010. Os dados recolhidos já permitiram a criação de um mapa mostrando a circulação oceânica na bacia do Ártico, no Pólo Norte, e o impacto que poderão ter as alterações a estas correntes no futuro do Planeta.
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WEDDAR
Aplicação (app) portuguesa de meteorologia já corre meio mundo
A aplicação de iPhone Weddar, desenvolvida por portugueses, ainda nem uma semana tem, mas o certo é que já conquistou utilizadores de uma ponta à outra do globo.
Para si o tempo é só uma questão de graus, Sol, nuvens e chuva? Gonçalo Catarino e Ricardo Fonseca quiseram ir mais longe e desenvolveram o Weddar, uma aplicação de iPhone que permite ao utilizador usar as suas próprias palavras para definir o estado do tempo num determinado lugar.
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Sinalização Homógrafa, sabe o que é?
Este tipo de sinalização baseia-se no telégrafo de semáforos, que ao longo das costas e junto aos portos noticiavam a chegada, largada ou localização de navios. Foi inventado pelo engenheiro francês Claude Chappe em 1793 e o seu uso era puramente militar e pretendia ser um complemento do sistema defensivo relativamente aos ingleses e holandeses. Rápidamente se espalhou por toda a Europa de então permitindo que uma mensagem de S.Petersburgo a Inglaterra demorasse apenas um dia.