Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

EMPRESA PORTUGUESA INTEGROU O PROJECTO

Satélite Cryosat-2 revela mapa das correntes do Ártico

O satélite Cryosat-2, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia, conseguiu obter resultados de relevo desde que foi lançado para a órbita terrestre, em Abril de 2010. Os dados recolhidos já permitiram a criação de um mapa mostrando a circulação oceânica na bacia do Ártico, no Pólo Norte, e o impacto que poderão ter as alterações a estas correntes no futuro do Planeta.

A primeira missão do Cryosat-2 era a de medir a grossura das placas de gelo marítimo, que têm vindo a tornar-se mais finas nas últimas décadas, em consequência do fenómeno conhecido por aquecimento global.

Paralelamente, os cientistas querem saber se as correntes marítimas poderão sofrer alterações em resultado de uma maior actuação do vento na água gelada, se esta perder a sua camada protectora de gelo.

“Ninguém sabe realmente como é que o Ártico irá comportar-se à medida que o gelo for recuando, mas antecipamos mudanças significativas”, indicou Seymour Laxon, um cientista e membro da equipa de cientistas da Cryosat, da University College London.

VERSÃO INTEGRAL DA NOTÍCIA, AQUI

Quem validou e verificou os sistemas de sftware deste satélite foi a tecnológica portuguesa, sediada em Coimbra, Critical Software.







Artigos relacionados:

  • LIXO ESPACIAL NO FUNDO DO MAR - Satélite da NASA caiu no Oceano Pacífico