Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sinalização Homógrafa, sabe o que é?

Este tipo de sinalização baseia-se no telégrafo de semáforos, que ao longo das costas e junto aos portos noticiavam a chegada, largada ou localização de navios. Foi inventado pelo engenheiro francês Claude Chappe em 1793 e o seu uso era puramente militar e pretendia ser um complemento do sistema defensivo relativamente aos ingleses e holandeses. Rápidamente se espalhou por toda a Europa de então permitindo que uma mensagem de S.Petersburgo a Inglaterra demorasse apenas um dia.

Os semáforos eram estruturas fixas com braços de cores escuras, normalmente preto, que segundo as suas posições relativas tinham o significado de sinais. Os códigos semafóricos ou homográficos de Maryatti em 1856, Reynold em 1858 ou ainda de Larkins em 1868 foram alguns dos usados.

Entre nós há noticia que em 1803 já havia diversas estações de semáforos junto ao Cabo da Roca, Guia, etc...

O sistema de sinais homógrafos é baseado na movimentação de um par de bandeiras por um sinaleiro seguras com os braços esticados. Usa-se normalmente em comunicações entre navios, obviamente à vista, quando por qualquer razão não se pode ou não se quer usar transmições rádio. A bandeira de homógrafo ("J" do C.I.S.) é içada indicando que se pretende efectuar uma comunicação por homógrafo. Deve estar desfraldada enquanto durar a mensagem e arriada indicando o final da comunicação. No fim da cada palavra os braços devem voltar à posição "fim de palavra" assim como com as letras repetidas, não havendo desta vez pausa. A recepção da palavra é feita pelo receptor com a letra "C". As mensagens devem terminar com o sinal de fim de comunicação ("AR").

fonte