Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
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Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

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Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

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Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



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Janela Única Logística




Lesmas do Mar que roubam Cloroplastos a Algas

Sónia Cruz e Paulo Cartaxana, Investigadores do CESAM - Laboratório Associado da Universidade de Aveiro falam-nos do seu trabalho com lesmas marinhas. Estes moluscos têm a capacidade de sequestrar e reter cloroplastos funcionais no seu organismo. Descobrir como este mecanismo natural poderá permitir o desenvolvimento de aplicações na área da biotecnologia e desvendar processos evolutivos são objectivos desta equipa de investigação.

A Terra primitiva pode ter sido um mundo de água

A Terra primitiva, lar das primeiras formas de vida do planeta, pode ter estado completamente coberta de água, de acordo com um novo estudo.

Publicado na revista científica Nature Geoscience, aproveita uma peculiaridade da química hidrotermal para sugerir que a superfície da Terra estaria completamente coberta por um oceano há 3.200 milhões de anos.

Descobertos jardins de corais em misteriosos desfiladeiros subaquáticos

Uma equipa de cientistas encontrou jardins de corais no fundo do mar, durante uma expedição oceânica de um mês na costa do sudoeste da Austrália.

A equipa de investigadores da Universidade da Austrália Ocidental (UWA) explorou áreas nunca antes vistas do desfiladeiro submarino de Bremer, com a ajuda de um veículo operado remotamente apelidado de SuBastian.

Navio de investigação «Mar Portugal»

O Navio inicialmente construído como navio de defesa e salvamento submarino foi convertido em 2013, pela Hays Ships, como navio de investigação e “survey” para águas profundas seguindo os padrões mais exigentes da indústria, apresentando um certificado de classe emitido pela Loyds.
Na configuração actual está capacitado para a realização de operações geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV’s (“remotely operated vehicles”) e levantamentos geofísicos. Também permite operações de pesca de arrasto, construção de um laboratório seco e um túnel de congelação.
 

Navio de investigação «Noruega»

Navio de investigação com capacidade para investigação costeira e oceânica foi construído em Bergen, na Noruega, nos estaleiros Mjellem & Karlsen. No dia 1 de setembro de 1978 foi oferecido pela Noruega a Portugal.

Da configuração básica do navio fazem parte laboratórios de Hidrografia, Biologia, Química, Amostragem e Acústica. Este navio dedica-se à realização de campanhas de bio-oceanografia e pescas, que estudam oceanografia e plâncton, sedimentos e fauna bentónica, realizando ainda rastreio acústico, arrasto pelo fundo e arrasto pelágico. É um elemento fundamental das campanhas de monitorização previstas no Plano Nacional de Amostragem Biológica.

90 SEGUNDOS DE CIÊNCIA | ÁUDIO

Projecto CORAL desenvolve sensores para explorar o mar profundo

Filipe Castro, investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), participa no projeto CORAL – Sustainable Ocean Exploitation: Tools and Sensors, um projeto de parceria entre o CIIMAR e o INESC TEC, que recorre ao uso de novas ferramentas tecnológicas para a exploração sustentável dos recursos marinhos do mar profundo.

“Nós procuramos conhecer aquilo que em muitas circunstâncias é designado como a última fronteira, ou seja, o mar profundo. Uma zona do Planeta que se mantém ainda muito pouco conhecida e que tem seguramente desafios ao nível do conhecimento biológico mas também das tecnologias que é preciso ultrapassar”, conta.

Maersk avança com impressão 3D a bordo dos seus navios

A impressão 3D tem sido apontada como um fenónemo que poderá revolucionar o sector dos transportes e da logística e eis que a Maersk aparece a dar o exemplo: O grupo dinamarquês – através dos seus membros Maersk Line, Maersk Tankers e Maersk Drilling – faz parte de um consórcio (denominado Green Ship) que está a desenvolver um projecto-piloto que recorre à impressão 3D de peças sobressalentes nos seus navios e nas suas plataformas offshore.

DE 4 A 6 DE SETEMBRO

Universidade do Porto organiza reunião sobre transportes

O INESC Porto, o Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Universidade do Porto e o Instituto de Engenharia Mecânica (Instituto Superior Técnico) vão organizar a 16.ª reunião anual do Grupo de Trabalho Europeu sobre os Transportes (Euro Working Group on Transportation), que se vai realizar entre 4 e 6 de setembro de 2013 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

CIÊNCIAS DO MAR

Onde o gosto pela biologia se aprofunda

O Mar Profundo é o domínio dos oceanos para além das 200 milhas de profundidade, uma linha divisória um tanto arbitrária, mas funcional do ponto de vista descritivo.
O mar profundo é também aquele que fica para além do acesso directo da luz solar, uma definição de fronteira e transição que deve ser entendida com amplitude. Este espaço tridimensional dos nossos oceanos foi durante séculos um campo de incógnitas, um gerador de mitos, um reduto de incertezas e indiferença e um desafio desconhecido.

Farmácias vivas marinhas

O que a baba de um caracol marinho tem a ver com as túnicas dos imperadores romanos? E o vómito de uma baleia com a perfumaria francesa do século XIX? E os corais moles do Caribe com o parto de uma vaca? Essas relações absurdas foram possíveis graças à Biotecnologia, uma ciência multidisciplinar formada pela interacção entre a Biologia, Bioquímica, Citologia, Engenharia Genética e uma boa dose de criatividade e paciência dos cientistas.

Bioprospecção a partir dos oceanos

No que diz respeito ao nosso planeta, estima-se que existam cerca de 30 milhões de insectos, 1,5 milhão de algas, 1,5 milhão de fungos, 1 milhão de animais, além da existência de mais de 400 mil espécies de plantas. Grande parte dessa riqueza natural é oriunda dos oceanos, que representam a maior concentração de vida no planeta, cobrindo 70,8% da superfície da Terra.

Organismos marinhos como fonte de novos fármacos: histórico & perspectivas

Nesta breve revisão comentam-se alguns aspectos históricos dos estudos químicos e farmacológicos realizados com organismos marinhos e suas implicações científicas, como a descoberta de novos produtos naturais com acção em alvos moleculares peculiares, além da utilização desse conhecimento pela indústria farmacêutica no processo de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de fármacos.

VÍDEO RTP - 1975

Sabe o que é a Malacologia?

Segundo programa conduzido por Ruy Ferrão sobre o ramo da biologia que estuda os moluscos designada por malacologia, com destaque para as actividades de mergulho e recolha de espécies efetuadas no Centro Português de Actividades Subaquáticas (CPAS).

O fenómeno do Raio Verde

O Raio Verde, popularizado pelo romance de Júlio Verne com o mesmo nome, não é fácil de observar. É um raro fenómeno meteorológico que se dá ao nascer ou ao pôr-do-sol, em condições muito particulares de tempo. É mais frequente no mar e só pode ser observado se o horizonte estiver absolutamente visível, isto é, sem qualquer neblina. Com determinados valores de temperatura e humidade relativa há boas probabilidades de se dar.

UNIVERSIDADE DE ÉVORA

CIEMAR | Laboratório de Ciências do Mar

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