Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
LIGANDO A PÁTRIA-MÃE ÀS TERRAS MOÇAS DA AMÉRICA
Ramón Franco, o Gago Coutinho espanhol
Quatro annos volvidos sobre a aventura gloriosa de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que descobriram um novo caminho para a união fraternal dos povos da America e da Europa, um outro aviador, seguindo a esteira magnifica dos dois "azes" portuguezes, ergueu com audacia e galhardia as azas do seu apparelho e fez-se de rumo para a Argentina, sorrindo ao perigo que o não atemoriza, sorrindo à gloria que lhe da de retribuir o seu sorriso, sorrindo á propria morte que o deixará passar, pasmada de tamanho atrevimento.
O valoroso capitão Franco desceu, hontem à tarde, na cidade de Praia, em Cabo Verde, ponto final da segunda etapa da travessia aérea Palos-Rio-Buenos Aires.
Não foi acolhida indifferentemente a noticia. Pelo contrario! A viagem de maravilha, que continua constituindo um feito notavel, merecedor do interesse de todo o mundo culto, entrou já no dominio dos casos do dia. E hontem, desde o meio da tarde até à hora em que "Folha da Noite" espalhou pela cidade a grata nova do exito do capitão Franco, a anciedade perturbou todos os espíritos, não porque haja quem duvide do triumpho de quem tão bem soube iniciar a aventura, mas porque não é possivel dominar a emoção quando, para que nos vangloriemos da nossa raça, emprehendedora e audaz, algumas vidas affrontam impavidas os maiores e mais temiveis perigos.
Se o tempo permittir, como é de crêr, poucas horas faltam para que o illustre hespanhol, com os seus valorosos companheiros, enfrente a vastidão infinita do Occeano, para vir pousar, coberto dos louros da victoria, na terra brasileira, que muito se honrará em ser a primeira da America que ha de acolher, no seu solo hospitaleiro, o mensageiro da fidalga e heroica Hespanha, a qual está agora revivendo, com todo o mundo, as horas mais bellas da sua historia assombrosa.
Mais dois dias, se tanto, e o Brasil poderá dar as boas vindas aos bravos tripulantes do "Plus Ultra".
Entretanto, todos os corações brasileiros, pulsando unisonos no mesmo desejo e na mesma emoção, fazem votos identicos aos dos compatriotas de Franco, rogando á Providencia a sua alta proteção para os que mais alto se elevam, a fim de que mais facilmente os attinja a graça de Deus.
VEJA O DESTAQUE NA REVISTA "ILUSTRAÇÃO"
Artigos relacionados: