Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Militares e Sociedade, Marinha e Política: um século de história

O livro estrutura-se em duas partes (uma centrada na Marinha, outra alargada às Forças Armadas em geral), assinalando o centenário da proclamação da República e a apresentação pública do projecto “A Marinha na Transição para a Democracia: acção e memória.

Para uma melhor análise das dimensões políticas da Marinha e do seu lugar na conjuntura revolucionária portuguesa, num quadro marcado por grandes transformações como as que caracterizaram o país nas décadas de 1960 a 1990, tentou-se uma perspectiva alargada, a partir de um olhar sobre o papel da Marinha na vida política portuguesa no século XX e sobre as relações entre militares e sociedade.

Quer o processo iniciado a 25 de Abril de 1974 quer o começado a 5 de Outubro de 1910 foram marcados por novos movimentos sociais e forte participação política, inscrevendo novas práticas de cidadania na sociedade portuguesa. Procurou-se uma visão plural dos problemas, fazendo dialogar investigações a iniciar com outras mais adiantadas, provenientes de áreas disciplinares diversas.

Pretendeu-se, assim, estimular análises nos mais diversos campos, desde os trabalhos sobre a Marinha e os militares na sociedade aos estudos sobre elementos de mudança e permanência na transição para a Democracia, esse processo que levou Portugal e colónias para a boca de cena geo-estratégica mundial e que, segundo Samuel Huntington abriu uma nova vaga revolucionária mundial.

EBOOK PARA LER AQUI (formato pdf, 114 páginas)

OLIVEIRA, Luisa Tiago de, ed. lit.; FREIRE, João, ed. lit. - Militares e Sociedade, Marinha e Política: um século de história. Actas de Jornada de Estudos [Em linha]. Lisboa : ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, 2012. 114 p. [Consult. dia mês ano] Disponível em WWW:<http://hdl.handle.net/10071/3302>. ISBN 978-989-8154-72-9.


 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • A Marinha no 25 de Abril de 1974: antecendentes
  • O 25 de Abril de 1974 na fragata «Almirante Gago Coutinho»
  • A NATO no 25 de Abril de 1974